Estamos na campanha internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, conhecida como Maio Amarelo. No Brasil, o movimento está na sua 11ª edição e visa sensibilizar a sociedade para a importância de um trânsito mais seguro e a necessidade de adotar comportamentos que evitem acidentes. Para a Equatorial Maranhão, a segurança é uma prioridade, por isso, durante todo o ano, a Distribuidora orienta a população sobre os cuidados em relação aos acidentes de trânsito envolvendo quebra de postes de energia elétrica.
A Distribuidora aproveita o movimento Maio Amarelo para conscientizar seus colaboradores e clientes a respeito de atitudes imprudentes, que podem acontecer no dia a dia por falta de atenção ao dirigir. A colisão em postes de energia elétrica pode ocorrer por atitudes imprudentes no trânsito e, além de colocar em risco a vida das pessoas envolvidas, acaba prejudicando a população em geral ao afetar o fornecimento de energia elétrica.
De acordo com um balanço realizado pela Equatorial Maranhão, somente em 2023, foram contabilizadas 1.026 ocorrências envolvendo postes da rede de energia elétrica em todo o Maranhão e, somente no primeiro trimestre deste ano, já foram registrados 250 acidentes no estado.
Por isso, é sempre importante atentar para medidas que podem evitar acidentes, como fazer regularmente a revisão do veículo, seguir as normas de trânsito, jamais utilizar o celular dirigindo, respeitar a sinalização das vias, não ultrapassar a velocidade máxima permitida e dirigir de forma defensiva. Para o Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Renan Accioly, dirigir com segurança é um ato coletivo, que preserva a vida de quem conduz e de todos ao redor. “É preciso estar atento e dirigir de maneira defensiva, pois acidentes com postes, dependendo da gravidade, podem afetar não apenas os envolvidos, mas centenas de pessoas, que podem ser prejudicadas com a falta de energia e, dependendo da complexidade da operação, o serviço de reparo ou a troca dos componentes pode levar cerca de três a quatro horas, já que o serviço envolve processos para garantir a segurança de todos”, destacou o Gerente.
É importante salientar que, dependendo da situação, o custo para realizar a troca de um poste pode ser de R$ 3 mil até R$ 44 mil e o valor varia de acordo com o dano causado à estrutura atingida: o tipo de poste, os componentes instalados nele, etc. Nas situações em que é possível identificar o proprietário do veículo e condutor, ele é responsabilizado para arcar com o valor dos danos causados ao patrimônio da Distribuidora.
Fique atento às dicas de segurança para casos de acidentes com postes da rede elétrica:
• Respeite os limites de velocidade estabelecidos nas vias de trânsito, não dirija sob efeito de bebida alcóolica e jamais utilize o celular ao volante. Essas regras são fundamentais para preservar a vida do motorista, dos passageiros e da população de modo geral;
• Se estiver na rua e algum cabo de energia cair ao solo, não se aproxime do mesmo, nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica;
• Em caso de acidentes em que as vítimas estejam com contato com a rede de distribuição, alerte as pessoas que estiverem ao redor sobre o risco, tente manter a calma e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e SAMU (192). Por ser um acidente em via pública, acione também a Equatorial Maranhão pela Central de Atendimento 116.