O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Estadual todo mês promove atividades fora dos muros da unidade, para que os pacientes em tratamento possam se ressocializar e aprendendo a ter atividades saudáveis sem a necessidade do uso de substâncias. A atividade de hoje (27) foi realizada na Avenida Litorânea.
O time de futebol do CAPS-AD Estadual acompanhado por toda uma equipe de Terapia Ocupacional, Educação Física e Nutricionista .
“Todo mês nosso serviço de Terapia Ocupacional leva por duas vezes nossos usuários para atividades extra muro, em parques , praias, centros culturais. Utilizamos os espaço públicos como forma de ressocializar nossos pacientes que enfrentam as drogas , o que eu como especialista acredito que só tomar medicação não funciona, precisamos trabalhar prevenção e sobretudo a inserção comunitárias”, destacou o Dr. Marcelo Costa, diretor geral do CAPS AD Estadual.
“Agradeço sempre a parceria do nosso secretário de segurança pública que nos cede o ônibus quando solicitamos, o que também é uma forma de contribuição para segurança pública”, completou o Dr. Marcelo Costa, diretor geral do CAPS AD Estadual.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.