C de Coragem: saiba mais sobre a vitamina que aumenta a disposição e fortalece a imunidade

0comentário

Quando falamos de Vitamina C, a primeira imagem que vem à mente é o combate ao resfriado e as frutas como a laranja e a acerola. Mas você sabia que as utilidades da Vitamina C para o organismo vão muito além? Esse nutriente fortalece o sistema imunológico, ajuda na saúde da pele, amplia a absorção de ferro e ainda ajuda a prevenir doenças.   

A Vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, protege nossas células dos radicais livres e contribui também para a formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo e colágeno dos ossos. 

A nutricionista do Grupo Mateus, Kátia Sousa, explica que as fontes dessa vitamina são tão diversas quanto saborosas. Frutas como laranja, limão, caju, acerola, abacaxi e até mesmo o subestimado tomate estão na lista. O pimentão, que muitos nem imaginam ser um fruto, também é um herói nessa história. Além disso, frutos do mar cozidos no vapor e até verduras cruas como couve-flor, brócolis, agrião, e legumes como batata-doce e cebola fazem parte do time dos ricos em Vitamina C.

Mas calma lá, não vá pensando que pode sair por aí tomando vitamina C sem medida! A quantidade recomendada para adultos é de 90 miligramas para homens e 75 miligramas para mulheres. Ultrapassar o limite de 2.000 miligramas por dia pode causar estragos. “O excesso pode prejudicar o organismo e provocar diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça e insônia. Lembre-se ainda de consultar o médico antes de tomar qualquer suplemento, inclusive vitamínico”, alerta Katia Sousa.

Por último: o excesso prejudica a saúde, mas a falta de vitamina C também faz mal! A ausência desse nutriente pode resultar em problemas como o escorbuto, causando sangramentos nas gengivas, inflamação nas articulações e até anemia. Portanto, não subestime a poderosa Vitamina C: ela é a estrela de uma dieta balanceada e cheia de sabor.

Sem comentário para "C de Coragem: saiba mais sobre a vitamina que aumenta a disposição e fortalece a imunidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS