Polícia Federal deflagra operação contra emissão de diplomas falsos

A operação se concentrou na desarticulação de um esquema ilegal voltado à oferta de cursos de graduação por faculdades sem credenciamento e autorização do MEC, com a subsequente emissão de diplomas falsos

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 21/2, a Operação Mendacius, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos municípios de Buriticupu/MA, Santa Inês/MA, Imperatriz/MA, Teresina/PI e Porto Nacional/TO, com a finalidade de combater grupo criminoso envolvido na oferta irregular de cursos de nível superior e emissão de diplomas falsos.

A operação se concentrou na desarticulação de um consolidado esquema ilegal instalado no estado do Maranhão e imediações, voltado à oferta de cursos de graduação por faculdades sem credenciamento e autorização do MEC, com a subsequente emissão de diplomas falsos, utilizados posteriormente em requerimentos de registro profissional junto aos Conselhos Profissionais.

Os dirigentes destas Instituições de Ensino Superior (IES) clandestinas anunciavam a oferta de cursos de ensino superior de forma irregular, alegando possuírem “parcerias/convênios” com faculdades credenciadas pelo Ministério da Educação, que viriam a expedir os diplomas de graduação ao final dos cursos.

Assim, inúmeros alunos foram ludibriados, acreditando estudarem em cursos de graduação regulares (Serviço Social, Administração, Pedagogia, Letras), que lhes daria direito à diplomação e possibilitaria o exercício profissional, quando, na verdade, tratava-se do esquema fraudulento exposto.

Esta rede criminosa, portanto, está sendo investigada pela prática de delitos como estelionato, falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso, crime contra as relações de consumo, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Para interromper estas atividades criminosas, foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão em residências e faculdades envolvidas, cumpridos nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

Além disso, a ação resultou no arresto de bens – com bloqueio de valores em contas bancárias e indisponibilidade de veículos e imóveis, como forma de assegurar o ressarcimento aos lesados, bem como inibir a reiteração delitiva, impedindo o enriquecimento ilícito dos envolvidos.  

Durante o cumprimento dos mandados foi realizada, ainda, a prisão em flagrante de um dos alvos por posse irregular de arma de fogo.

A Operação Mendacius contou com a participação de 50 policiais federais dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

Gastrite: especialista dá dicas para prevenir e tratar a doença

O Google Trends, um dos sites mais famosos de busca na internet, vem apontando “gastrite” como um dos temas mais pesquisados pelos usuários. A dúvida das pessoas, que chegam em massa à plataforma, pode ser um reflexo de um dado divulgado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). 

Segundo a instituição, aproximadamente 70% da população brasileira pode ter sintomas ligados ao mau funcionamento do sistema digestivo. O médico gastroenterologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Paulo Markman, explica que a definição clínica da gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica, ou seja, no estômago, um órgão muito importante no processo de digestão dos alimentos.  

Segundo o especialista, há dois principais tipos de gastrite: a crônica e a aguda. Os fatores desencadeantes estão comumente relacionados ao uso de álcool e medicamentos, como anti-inflamatórios e corticoides. A presença da bactéria Helicobacter pylori, conhecida como H. pylori, também é um fator de alerta. Muitas úlceras pépticas, alguns tipos de gastrite e de câncer do estômago decorrem da infecção causada por ela.  

Dentre os sintomas mais comuns, destacam-se azia, dor abdominal, empachamento, náuseas, vômitos e, em suas formas mais graves, vômitos e evacuações sanguinolentas. Paulo Markman destaca, ainda, que existe outro tipo comum, que é a gastrite nervosa, conhecida como dispepsia funcional. “Ela não causa inflamação na mucosa. Porém, seus sintomas são relacionados, principalmente, ao quadro de estômago e surgem devido a fatores emocionais, estresse e ansiedade”, afirma. 

Prevenção

Como forma de prevenção à doença, Paulo Markman sugere, dentre as principais atitudes, evitar bebidas alcoólicas e não ingerir medicamentos anti-inflamatórios sem orientação médica. Medidas de higiene dietética configuram importantes condutas aliadas, a exemplo da higienização das mãos, das frutas e das verduras.  
Sobre o tratamento, o gastroenterologista orienta buscar ajuda médica, pois o especialista vai indicar uso de medicamentos adequados a cada quadro. “Além de antiácidos, há também a adaptação de dietas específicas e, em outros casos, o uso do antibiótico para a erradicação do H.pylori”, finaliza.

TESE DE DOUTORADO DE DOCENTE DO CEST INOVA NO TRATO DA ENDOMETRIOSE

FOTO – DIVULGAÇÃO: A profa. do Curso de Enfermagem do CEST Isabella Bastos Jacome de Souza conquistou o título de Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão com tese inovadora que apresenta uma alternativa ao tratamento da endometriose

A Professora Isabela Bastos Jacome de Souza, ex – aluna e atual docente do Curso de Enfermagem do CEST, conquistou o título de Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão com a tese intitulada “Efeitos da talidomida no tratamento da endometriose experimental em ratas”.

A tese apresenta uma perspectiva inovadora no tratamento de uma das doenças que mais afetam mulheres em idade reprodutiva: a endometriose, que é uma condição dolorosa e muitas vezes debilitante, afetando a qualidade de vida de milhões de mulheres em todo o mundo.

O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito analgésico e anti-inflamatório da talidomida no tratamento de endometriose experimental. Após testes, foi possível constatar que a talidomida teve uma ação analgésica, anti-inflamatória e reduziu o tamanho dos implantes, podendo ser sugerida como uma opção no tratamento da dor da endometriose.

Graduada em Enfermagem pela Faculdade CEST, Professora das disciplinas Enfermagem em Saúde Coletiva e Doenças Transmissíveis, do Curso de Enfermagem, Isabela Bastos também é Enfermeira da Estratégia Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

Sua abordagem inovadora não apenas destaca a importância da pesquisa contínua em doenças ginecológicas, mas também reafirma o compromisso do CEST com a excelência acadêmica e a contribuição para o avanço científico.

Judô: FMJ abre inscrições para seletiva do Brasileiro Regional

Evento promovido pela Federação Maranhense de Judô (FMJ) será realizado no dia 2 de março, em São Luís, e concederá vagas para competição regional no mês de abril

A Federação Maranhense de Judô (FMJ) abriu as inscrições para a seletiva estadual do Campeonato Brasileiro Regional. As disputas serão realizadas no próximo dia 2 de março, no Ginásio Paulo Leite, em São Luís, e vão definir os atletas que serão convocados para representar o Maranhão no Brasileiro Regional deste ano, que ocorrerá no mês de abril, na cidade de Teresina (PI). 

A seletiva estadual do Campeonato Brasileiro Regional vai reunir judocas de diversas classes: do Sub-13 ao Sênior (Graduados). Os atletas podem se inscrever pela plataforma Zempo (www.zempo.com.br). A taxa de inscrição custa R$ 50. 

“Nossa expectativa é por uma seletiva de altíssimo nível, onde os melhores judocas do Estado estarão em ação em busca de um lugar na Seleção Maranhense que vai competir no Brasileiro Regional de 2024. Vai ser uma disputa muito acirrada, o que mostra a evolução do nível do nosso judô a cada ano. Esperamos uma bela competição no próximo da 2 de março”, afirmou Rodolfo Leite, presidente da FMJ. 

Vale lembrar que, na temporada 2023, o Time Maranhão brilhou no Campeonato Brasileiro Regional na cidade de Macapá (AP). O selecionado maranhense conquistou o título de campeão geral masculino com um grande desempenho de seus judocas que levaram 25 medalhas, sendo 12 de ouro, 3 de prata e 10 de bronze. No feminino, o Maranhão terminou na 6ª posição com 10 medalhas: 6 pratas e 4 bronzes. 

Somando todas as conquistas do Time Maranhão – tanto no masculino quanto no feminino –, as 35 medalhas no total colocaram o Estado na quarta colocação geral no Brasileiro de Judô da Região I, atrás do Amapá, Pará e Piauí. 

Credenciamento Técnico 

Abrindo oficialmente o calendário de atividades da Federação Maranhense de Judô (FMJ) em 2024, neste sábado (24), a entidade promoverá o Credenciamento Técnico. O objetivo do evento é de apresentar o cronograma da temporada do judô maranhense, as normas e regulamentos dos torneios previstos para este ano. 

O Credenciamento Técnico é obrigatório para todos os treinadores e auxiliares que vão atuar ao longo da atual temporada. Durante o encontro, também será promovido o Seminário de Arbitragem da FMJ. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Zempo (www.zempo.com.br).   

Carnaval da Associação de Jovens Empresários do Maranhão

Sob nova gestão com o presidente Felipe Mesquita, a Associação de Jovens Empresários do Maranhão realizou uma grande confraternização de alegria durante o Carnaval na Avenida Litorânea com o Camarote AJE

Felipe Mesquita Lorena Barbosa, Paulo Jose e Julia Barbosa


Por lá ‘ajeanos’ (como são chamados os associados) reuniram-se com amigos e família e prestigiaram a passagem dos trios durante o carnaval. Para o presidente foi uma forma de iniciar a nova gestão de forma alegre e com segurança para os associados: “Convidamos todos nossos associados a prestigiarem de forma exclusiva o Carnaval do Maranhão com suas famílias e amigos em um local com conforto e segurança. Já começamos nossa nova gestão com o pé direito!”, disse Felipe.


A nova diretoria é composta por: Felipe Mesquita, presidente, Thiago Sereno, Vice presidente, Adriana Campos, diretoria de Capacitação, Juliana Aragão, diretora de Comunicação, Lorena Barbosa, Diretoria Executiva, Luiza Carneiro, diretoria da Jovem Empresária, Raphaela Dias, diretoria de eventos, Dyego Fernandes, diretor de negócios, Leandro Vidal, diretor de projetos e parcerias e Paulo Brito diretor financeiro.

Mulheres na Ciência: Superando desafios e construindo caminhos para o futuro

Lucyane Mendes Silva: docente dos Cursos de Ciências da Saúde da Wyden

A presença das mulheres na ciência tem sido marcada por desafios históricos, que vão desde a falta de reconhecimento até a sub-representação em cargos de liderança. No entanto, ao longo dos anos, as mulheres têm conquistado espaço e contribuído significativamente para avanços científicos em diversas áreas. 

Este artigo explora a trajetória das mulheres na ciência, destacando suas realizações, desafios enfrentados e as iniciativas que buscam promover a igualdade de gênero nesse campo. 

Ao longo dos séculos, as mulheres enfrentaram barreiras significativas ao ingressar no mundo científico. Na Grécia Antiga, por exemplo, mulheres eram excluídas de escolas e academias. Durante a Idade Média, a participação feminina na ciência foi limitada, sendo raras as exceções, como Hildegard de Bingen. No Renascimento, apesar de algumas mulheres terem se destacado, a maioria enfrentava o preconceito de uma sociedade predominantemente patriarcal. 

O século XIX testemunhou avanços com a entrada de mulheres em instituições de ensino superior, mas ainda havia discriminação e obstáculos para o acesso a cargos de pesquisa e liderança. 

O movimento feminista do século XX impulsionou mudanças, mas as disparidades persistiram. Até hoje, a sub-representação feminina em ciências exatas e engenharia é notável. 

Apesar dos desafios, inúmeras mulheres deixaram sua marca na história da ciência. Marie Curie, duas vezes ganhadora do Prêmio Nobel, destacou-se na física e na química. Rosalind Franklin contribuiu significativamente para a descoberta da estrutura do DNA. Jane Goodall revolucionou a primatologia com suas pesquisas sobre chimpanzés. Esses exemplos ilustram a importância das mulheres na expansão do conhecimento científico. 

No entanto, a história também revela muitos casos de mulheres cujas contribuições foram ignoradas ou creditadas a colegas masculinos. A narrativa científica muitas vezes negligenciou mulheres brilhantes, reforçando a necessidade de reconhecimento e valorização de suas realizações. 

Apesar dos avanços, as mulheres na ciência ainda enfrentam desafios significativos. A falta de representatividade em cargos de liderança persiste, assim como disparidades salariais. Além disso, o viés de gênero pode afetar o reconhecimento e a atribuição de créditos em trabalhos científicos. 

A maternidade também é um ponto crítico, com muitas mulheres enfrentando dificuldades para conciliar a carreira científica com as responsabilidades familiares. A criação de ambientes inclusivos e políticas de apoio à maternidade torna-se fundamental para garantir a igualdade de oportunidades. 

Diversas iniciativas têm sido implementadas para promover a participação feminina na ciência. Programas de mentoria, redes de apoio e políticas de equidade de gênero têm demonstrado impacto positivo. Além disso, a conscientização sobre a importância da diversidade e inclusão tem levado instituições a implementar mudanças estruturais para criar ambientes mais acolhedores. 

As mulheres na ciência têm enfrentado desafios históricos, mas seu papel é inegável na construção do conhecimento científico. A busca pela igualdade de gênero continua a ser crucial para garantir que todas as mentes talentosas, independentemente do gênero, possam contribuir plenamente para avanços científicos futuros. Reconhecer e celebrar as realizações das mulheres na ciência é um passo importante para inspirar futuras gerações e construir uma comunidade científica mais diversificada e inovadora. 

SUSTENTABILIDADE: BRK INAUGURA SISTEMA MODERNO DE TRATAMENTO DE LODO NO MARANHÃO

Com o objetivo promover melhorias no saneamento ambiental de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, a BRK – concessionária dos serviços de água e esgoto desses municípios – acaba de inaugurar um sistema de tratamento de lodo pioneiro no estado do Maranhão.

O lodo é um subproduto do processo de tratamento do esgoto, um componente que é gerado em todas as Estações de Tratamento (ETEs), e assim como o efluente que é devolvido ao corpo hídrico, também necessita passar pela desinfecção adequada antes de ser direcionado ao seu destino final.

A nova tecnologia implantada pela BRK consiste na desidratação do lodo gerado nas ETEs durante o tratamento do efluente sanitário, por meio de um equipamento moderno (TEKNOBAG DRAIMAD), que funciona em etapas automatizadas (bombeamento, adição de polímero para coagulação, disposição em “bags” e desidratação) proporcionando melhor rendimento e efetividade na remoção da umidade do lodo.

Vale ressaltar que, após o tratamento correto, o lodo pode servir de matéria para a construção civil, na fabricação cimento e tijolos; na indústria e na agricultura, podendo ser utilizado em aterros e fertilizantes.

O novo sistema da BRK, além de gerar praticidade e menores custos com transporte e descarte desses resíduos, irá garantir melhoras significativas no tratamento dos efluentes e eficiência para a destinação segura do material.

Equatorial Maranhão promove mutirão de serviços gratuitos em municípios do Maranhão

As cidades de São Luís, Imperatriz, Açailândia,Coroatá,Timbiras, São José dos Basílios e São Vicente Ferrer serão contempladas com a ação 

Nesta semana, até o dia 22 de fevereiro, diversas cidades do Maranhão serão contempladas com o Mutirão de Serviços “Pelo Cliente Todo Dia”, um conjunto de ações oferecidas pela Equatorial Maranhão, com atendimentos gratuitos para a população. Os clientes poderão realizar cadastro e atualização na Tarifa Social de Energia Elétrica, negociar débitos com descontos especiais, trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por novas de LED, trocar geladeiras e receber bônus na conta de energia por meio da troca de materiais recicláveis.

O Mutirão de Serviços será realizado simultaneamente em São Luís, Imperatriz, Açailândia, Timbiras, Chapadinha, São José dos Basílios e Coroatá. Para participar das ações é necessário que o consumidor esteja com os seguintes documentos em mãos:

·         CPF, documento de identificação oficial com foto, ou ainda, o RANI (no caso de indígenas);

·         Número da conta contrato;

·         Número de identificação social – NIS e/ou o Código Familiar no Cadastro Único;

·         Número do Benefício BPC (em caso de família que possui Benefício de Prestação Continuada);

·         Relatório e atestado subscrito por profissional médico (em caso de famílias com uso continuado de aparelhos).

Em relação a troca de lâmpadas, é preciso que o titular da conta contrato tenha em mãos RG, CPF e a última conta de energia quitada.

Mais benefícios

Além de receber diversos serviços gratuitos, nos dias 20 e 21 de fevereiro os moradores de Imperatriz e Açailândia também poderão realizar o cadastro para concorrer ao sorteio gratuito de troca de geladeiras. Para se cadastrar é necessário que o cliente esteja inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica; ser morador da cidade em que está se inscrevendo; ser o titular da conta, estar em dia com a Equatorial Maranhão e possuir uma geladeira velha em funcionamento. Além disso, os clientes devem levar a última conta de energia quitada, juntamente com o RG, CPF e o NIS.

A ação faz parte do programa E + Geladeira Nova, projeto da Equatorial Maranhão que promove a troca do refrigerador antigo por um novo, proporcionando maior economia e qualidade de vida às famílias de baixa renda. Esta iniciativa também faz parte do programa de Eficiência Energética da Distribuidora, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL), que tem atuado amplamente em diversos municípios do estado para garantir o fornecimento de energia elétrica e oportunidades de economia aos clientes. Com foco na colaboração mútua com a sociedade, as ações em prol dos clientes fortalecem o compromisso da Equatorial com a população maranhense.

E+ Profissional


Por meio do projeto E+ Profissional da Equatorial Maranhão, os moradores das cidades de São Vicente Ferrer e Penalva também serão contemplados com cursos profissionalizantes gratuitos. Em São Vicente Ferrer, a Distribuidora irá ofertar o curso de Corte e Costura, e em Penalva, o curso de Design de Sobrancelhas. As inscrições para o curso de Corte e Costura iniciam nesta segunda-feira (19) e se estendem até o dia 23 de fevereiro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de São Vicente Ferrer, das 08h às 17h. Já para o curso de Design de Sobrancelhas, as inscrições começam no dia 26 e encerram no dia 27 de fevereiro, das 8h às 17h, na Secretaria de Assistência Social do município de Penalva.

Para se inscrever, é necessário ser maior de 18 anos, levar documento de identificação original, comprovante de energia e ter concluído o 6° ano do ensino fundamental. A ação é uma iniciativa do Projeto E+ Profissional da Equatorial Maranhão, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, e tem como objetivo capacitar e fomentar oportunidades para clientes baixa renda, com qualificação profissional gratuita dentro do estado.


Serviço:


Mutirões de Serviços Pelo Cliente Todo Dia

Açailândia

Onde: Quadra da Cultura – Residencial Tropical, Vila Ildemar.

Quando: 20 e 21 de fevereiro

Horário: 09h às 17h


Coroatá

Onde: Secretaria de Assistência Social, Avenida Nagib Haickel – Centro

Quando: Até  22 de fevereiro

Horário: 08 às 17h

Imperatriz

Onde: Quadra Recanto Universitário, Avenida Urbano Rocha

Quando: 20 e 21 de fevereiro

Horário: 09h às 17h


São José dos Basílios

Onde: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, rua Orfelino Gomes -Centro

Quando: 20 e 21 de fevereiro

Horário: 09 às 16h

São Luís

Onde: Quadra Poliesportiva da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Anil, Avenida Casemiro Júnior

Quando: 22 de fevereiro

Horário: 08h às 17h

Timbiras

Onde: Associação do bairro São Sebastião – Ambas

Quando: 20 de fevereiro

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima