Judiciário abre processo seletivo para estagiários(as)

O seletivo destina-se ao preenchimento de vagas de estágio para alunos(as) do Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) torna pública a realização de processo seletivo para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva para o Programa de Estágio Remunerado no Poder Judiciário do Estado do Maranhão. 

As inscrições gratuitas e as provas on-line serão recebidas somente via internet, no período de 27 de fevereiro até às 12 horas (horário de Brasília) do dia 5 de março, incluindo sábados, domingos e feriados. Não serão aceitas outras formas de inscrições.

Edital 72024 foi assinado pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, no dia 1º de fevereiro. 

O Processo Seletivo será regido pelo referido edital, anexos, avisos, atos complementares e eventuais retificações, com a execução sob responsabilidade do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), com supervisão da Comissão do Processo Seletivo do TJMA.

VAGAS

A Seleção destina-se ao preenchimento de 298 vagas para estágios extracurriculares de ensino médio e graduação e 234 vagas para estágio extracurricular de Pós-Graduação em Direito (Residentes Jurídicos) e nas áreas de interesse do TJMA, a quem estiver regularmente matriculado nos cursos e semestres ou etapa equivalente, conforme previsto no Anexo I do edital e formação do cadastro de reserva.

O valor da Bolsa-Auxílio corresponderá a 1 salário mínimo vigente por mês para Ensino Superior; 2 salários mínimos por mês para Pós-Graduação; 60% do salário mínimo vigente para o Ensino Médio. O estágio não contempla outros benefícios, tais como auxílio-alimentação, auxílio-saúde e similares, exceto auxílio-transporte, que compreenderá valores pagos vigentes a servidores(as) do TJMA.

O regime do estágio será de 20 horas semanais para estudantes do Ensino Médio, 25 horas semanais para estudantes do Ensino Superior e 30 horas semanais para estudantes de Pós-graduação, a serem cumpridas em horários e turnos definidos pelo TJMA, considerando-se as necessidades do órgão.

INSCRIÇÃO

As inscrições serão gratuitas e só poderão ser realizadas para os cursos divulgados conforme o Anexo I do edital.

Acesse AQUI o Edital.

ALUNO DO CURSO DE NUTRIÇÃO É AGRACIADO COM A COMENDA PROF. EXPEDITO ALVES DE MELO NO JUBILEU DE PRATA DO CEST

Profa. Rosanna Couto (Pró-reitora Acadêmica); Profa. Thalita Veras (Curso de Nutrição); o aluno premiado Vinícius Castro; Profa. Dra. Conceição Lima Melo Rolim (Reitora em Exercício); Profa. Tereza Medeiros (Coord. Curso de Nutrição) e Profa. Elisangela Teixeira (Curso de Nutrição)

Tornou-se uma importante tradição o CEST homenagear, em cada Cerimônia de Colação de Grau Oficial, dicentes de cada curso que se destacaram nos estudos no decorrer do seu curso; o que representa o esforço, a dedicação e o empenho na busca de conhecimento e de uma formação de vida, como profissional e como cidadão.

A Colação de Grau do CEST do semestre 2023.2, contou com um momento muito especial, pois além da entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao(à) Aluno(a) Destaque de cada curso; também foi concedida a Comenda “Professor Expedito Alves de Melo”, pelo Jubileu de Prata da Faculdade Santa Terezinha – CEST, ao aluno Vinícius da Silva de Castro, destaque do Curso de Nutrição Matutino. Ele obteve a maior nota entre todos os(as) formandos(as) do segundo semestre de 2023 do Centro Universitário Santa Terezinha – CEST.

Vinícius Castro e seus familiares com a Profa. Dra. Conceição Lima Melo Rolim, Reitora em Exercício do CEST

A entrega da distinção foi realizada pela Profa. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, Reitora em Exercício do CEST, junto à Profa. Tereza Medeiros, Coordenadora do Curso de Nutrição e da Profa. Rosanna Maria Couto de Sá Monteiro, Pró-Reitora Acadêmica do CEST.

De acordo com Vinícius “ter sido premiado com essa comenda foi uma surpresa e uma honra, sendo resultado de muito esforço e dedicação durante esses 4 anos intensos e proveitosos da graduação. Poder ver a emoção e felicidade nos olhos dos meus familiares e amigos que estavam ali presentes foi uma sensação incrível” declarou o aluno, muito emocionado ao receber a condecoração.

Toda a emoção e alegria do formando de Nutrição do CEST Vinícius Castro após ser condecorado com a comenda “Professor Expedito Alves de Melo”

Vale ressaltar que, a Comenda “Professor Expedito Alves de Melo” leva o nome do fundador da APAE e do CEST, instituída pela Portaria Nº 19/2023, com o objetivo de prestigiar e reconhecer personalidades, docentes e discentes que se destacam pelos trabalhos desenvolvidos em prol da educação superior, do seu papel nesse processo e no desenvolvimento social.

Universidade do Lojista: plataforma de capacitação impulsiona estratégias de vendas no Rio Anil Shopping

Excelência no atendimento ao cliente e melhores resultados nas vendas! Com esses objetivos, uma iniciativa tem transformado a vida de lojistas do Rio Anil Shopping. Por meio de cursos, palestras, ações práticas e acessíveis, a Universidade do Lojista tem compartilhado conhecimento e ajudado centenas de empreendedores e vendedores a colocar em prática novas estratégias para atrair e fidelizar clientes. 

Já chamada de “Netflix dos lojistas”, a Universidade do Lojista oferece capacitação gratuita nas áreas de neuromarketing e comportamento do consumidor; precificação e alta performance de vendas, entre outros temas. 

A plataforma de ensino corporativo foi fundada por Reinaldo Lopes. Em sua trajetória de mais de 24 anos de experiência na indústria de shoppings centers, ele já foi desde lojista à superintendente. Experiência acumulada que despertou nele a ideia de dividir soluções com quem enfrenta o competitivo segmento do varejo. “Desenvolvemos conteúdos customizados com a realidade dos lojistas e disponibilizamos na plataforma de forma prática, direta e com tudo o que ele precisa para aperfeiçoar a sua jornada”, afirma Reinaldo.

E como parte do seu compromisso com a responsabilidade social, o Rio Anil Shopping adotou a plataforma como canal de relacionamento com os lojistas há um ano. Já são mais de 350 alunos inscritos, lojistas e vendedores que passaram a ter acesso livre acesso a ricos conteúdos na área de negócios e vendas. São mais de 4 mil vídeos e materiais de apoio disponíveis em uma plataforma digital que permite a capacitação em qualquer hora e lugar. Na palma da mão, tanto os lojistas quanto seus colaboradores podem aprender sobre estratégias para aumento do ticket médio; estratégias de venda em grupos de WhatsApp; participar de lives sobre diversos temas na área. 

“Este investimento reforça o nosso compromisso com a educação. Possibilitando o acesso ao conhecimento segmentado de forma gratuita e funcional, nós estamos contribuindo com os resultados positivos dos lojistas e transformando a experiência de compra dos nossos clientes”, fala João Almeida, gerente de marketing do Rio Anil Shopping, sobre os resultados da Universidade.

Volta às aulas: o exame oftalmológico dos pequenos está em dia?

“Eu não entendia direito as aulas porque não conseguia enxergar bem o que a tia escrevia no quadro, ficava franzindo os olhos pra ver”, conta a pequena Catarina Silveira, 8. Para muitas crianças, assistir às aulas com esse desconforto visual é um desafio diário que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) já registrou: cerca de 30% dos estudantes possui problemas de visão e 80% nunca fizeram exames oftalmológicos.

Afetando o desempenho escolar, um dos problemas mais comuns nos olhinhos é a miopia e, ainda de acordo com o CBO, 10% das crianças na faixa dos sete aos dez anos precisam usar óculos, como a Catarina. “A escola mandou recado na agenda solicitando que os pais levassem os filhos ao oftalmologista e compartilhassem o resultado dos exames. Levei sem imaginar que ela apresentaria qualquer dificuldade, até porque nunca havia se queixado até então. Para minha surpresa, no exame, Catarina errou várias letras e saiu do consultório com a indicação de óculos com quase 2 graus de correção para miopia”, recorda a mãe de Catarina, a jornalista Juliana Silveira. 

Somando a dificuldade para acompanhar desde atividades simples, como reconhecer palavras ou frases curtas, até as mais complexas, como interpretar textos ou realizar anotações no caderno, o resultado na vida estudantil pode ser pior que nota vermelha: o desinteresse pelo aprendizado, prejudicando até o bem estar emocional das crianças.

“Os impactos podem ser significativos e, muitas vezes, subestimados principalmente pelos familiares e educadores, comprometendo o envolvimento efetivo da criança nas atividades”, afirma a coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio, Grace Kelly Silva Sobral Souza. Mas, como os problemas de visão podem atrapalhar a vida estudantil na prática? 

SINAIS

De acordo com a pedagoga, vários sinais demonstrados pela criança podem indicar que há algo errado com a visão, como franzir a testa para conseguir enxergar a lousa, queixar-se de dores de cabeça ou apresentar olhos lacrimejando com frequência. “Dificuldade para identificar pessoas e objetos; dispersão na aula e dificuldade de concentração, além de incômodo com a luz ou com secreções oculares são indícios comuns”, alerta Grace. 

Grace Kelly explica, ainda, que o relacionamento social e emocional dos estudantes também pode ser afetado. “Crianças com problemas de visão muitas vezes se sentem isoladas, incapazes de participar totalmente das atividades cotidianas com seus colegas. Isso pode resultar em uma diminuição da autoestima e da confiança”, explica. 

A especialista frisa a importância de conscientizar a família para ida da criança ao oftalmopediatra, garantindo diagnóstico precoce e tratamento adequado. “Por isso, é importante que as famílias cuidem da visão dos filhos e da saúde como um todo”,alerta a profissional. 

Para Catarina, além da melhora no desempenho escolar, os óculos foram promovidos de instrumento de melhoria da visão a acessório de moda. “Com os óculos, mudou muito. Eu enxergo tudo direitinho. Hoje, não deixo de usar! Amei chegar na escola de óculos e mostrar para os meus amigos a novidade”, relembra.

Oito em cada dez brasileiros estão endividados, aponta pesquisa; especialista oferece dicas de organização financeira para o início do ano

Segundo Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência, o cartão de crédito é fonte de 60% dos débitos em aberto em 2023 e 43% da população busca negociar com bancos

Período em que muitas pessoas buscam organização financeira, o mês de janeiro é hora de colocar tudo nos eixos para que os próximos 11 meses possam fluir com mais clareza. Segundo o relatório Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência, oito em cada dez famílias brasileiras encerraram o ano de 2023 endividadas, e um terço têm dívidas em atraso.

Para as contas ficarem em ordem em 2024, o professor Leandro Esquincalha, do curso de Gestão da Estácio, orienta como primeiro passo ter uma relação de todas as dívidas previstas para o período, seja no papel ou em uma planilha digital, antes de fazer novos débitos. “A visualização das dívidas nos ajuda a ter clareza para onde nosso dinheiro está indo de fato, o que faz com que tomemos melhor consciência nas próximas compras e evitemos um possível comportamento repetitivo de gastos impulsivos”, aconselha. Para o especialista, é essencial que a pessoa sempre confira seu extrato bancário, monitore, mais do que nunca, a fatura do cartão de crédito e controle as entradas e saídas da conta.

De acordo com a pesquisa, feita pelo Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia, o cartão é a fonte de 60% dos débitos em aberto no ano passado, porcentagem que superou a de 2022, de 56%. “Para quem tem contas atrasadas, a dica é tentar negociar buscando um desconto para pagar à vista ou tentar um parcelamento”, direciona Leandro. Ainda segundo o levantamento, 43% da população lida com esse desafio atualmente, proporção que subiu em relação ao ano passado, quando era de 40%.

Para aqueles que estão com o financeiro saudável, o ideal para mantê-lo assim é estabelecer objetivos financeiros. Seja fazer uma viagem, comprar um novo celular ou guardar para a aposentadoria. Saber onde a pessoa deseja investir o dinheiro ajuda a tomar melhores decisões. O especialista lembra ainda que um bom planejamento pode levar à redução de gastos com supérfluos.

“É muito importante manter o hábito de saber exatamente quanto se ganha e qual o valor das despesas fixas, assim, fica mais clara a visualização sobre qual o valor disponível. Desta forma, é possível ter um controle maior e evitar gastar mais do que se ganha ao fazer compra de algo que não estava na sua relação de custos fixos ou que não seja essencial”, afirma o especialista.

Além desses passos para a organização, é aconselhado que uma porcentagem da renda seja guardada todo mês para compor uma reserva de emergência. “Imprevistos acontecem e para não desequilibrar as finanças, ter um fundo de reserva é ideal para cobrir os gastos que podem vir sem avisar, como despesas de hospital, por exemplo. O equivalente a três meses de salário são um bom começo”, orienta.

SUSTENTABILIDADE: BRK INAUGURA SISTEMA MODERNO DE TRATAMENTO DE LODO NO MARANHÃO

FOTOS – DIVULGAÇÃO: Sustentabilidade na prática: BRK inaugurar um sistema de tratamento de lodo pioneiro no estado do Maranhão

Com o objetivo promover melhorias no saneamento ambiental de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, a BRK – concessionária dos serviços de água e esgoto desses municípios – acaba de inaugurar um sistema de tratamento de lodo pioneiro no estado do Maranhão.

O lodo é um subproduto do processo de tratamento do esgoto, um componente que é gerado em todas as Estações de Tratamento (ETEs), e assim como o efluente que é devolvido ao corpo hídrico, também necessita passar pela desinfecção adequada antes de ser direcionado ao seu destino final.

A nova tecnologia implantada pela BRK consiste na desidratação do lodo gerado nas ETEs durante o tratamento do efluente sanitário, por meio de um equipamento moderno (TEKNOBAG DRAIMAD), que funciona em etapas automatizadas (bombeamento, adição de polímero para coagulação, disposição em “bags” e desidratação) proporcionando melhor rendimento e efetividade na remoção da umidade do lodo.

Vale ressaltar que, após o tratamento correto, o lodo pode servir de matéria para a construção civil, na fabricação cimento e tijolos; na indústria e na agricultura, podendo ser utilizado em aterros e fertilizantes.

O novo sistema da BRK, além de gerar praticidade e menores custos com transporte e descarte desses resíduos, irá garantir melhoras significativas no tratamento dos efluentes e eficiência para a destinação segura do material.

Estácio oferece mais de 30 cursos livres gratuitos em São Luís

Uma oportunidade para aprimorar conhecimentos, trocar experiências e ampliar habilidades profissionais. O Centro Universitário Estácio São Luís oferece, até a próxima sexta-feira (9), mais de 30 cursos gratuitos. As qualificações são válidas tanto para estudantes da instituição quanto para a comunidade em geral. A lista completa dos cursos disponíveis, bem como o formulário de inscrição, está disponível no link: https://forms.office.com/r/rQUU9p5F0s

Os cursos livres estão disponíveis em áreas como Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Engenharia, Educação Física e Odontologia. As oportunidades de aprendizado abrangem desde temas técnicos como “Manejo Nutricional das Doenças Cardiovasculares” e “Reabilitação Neurológica” até “Oficina de Ritmos”, “Estado Brasileiro e estratégias antirracistas”. Em caso de dúvidas, também é possível procurar a coordenação de curso responsável pela formação desejada e, assim, obter mais informações. 

Outros cursos que também constam da lista são “Incentivo à leitura e contação de história”; “Imposto de Renda 2024”; “Técnicas de fotografia profissional”; e “Como crescer nas redes sociais”. As formações serão realizadas de forma presencial, no campus do Centro Universitário Estácio São Luís, localizado à Rua Grande, 1455 – Centro. 

O reitor do Centro Universitário Estácio São Luís, Luís Ribeiro, destacou a importância da iniciativa. “A educação é um direito fundamental e quebrar barreiras de acesso é uma missão essencial para uma instituição de ensino comprometida com o desenvolvimento da comunidade, como é o caso da Estácio. Os cursos livres são gratuitos e proporcionam uma oportunidade para todos adquirirem novos conhecimentos e habilidades”, frisou Luís Ribeiro.

Posse nova diretoria da Associação de Jovens Empresários do Maranhão

Nesta terça-feira, 6, a Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE – MA) uma entidade sem fins lucrativos de utilidade pública, fará a nomeação de sua nova diretoria da gestão 2024/2025 às 15h no auditório Fernando Falcão na Assembléia Legislativa do Maranhão. Criada em 30 de janeiro de 2004, filiada à Confederação Nacional dos Jovens Empresários – CONAJE, a AJE também celebra 20 anos de funcionamento.

“Congregamos jovens empresários de 18 a 45 anos com o propósito de gerar valor ao ecossistema empreendedor e fortalecer o ambiente de negócios do Maranhão, disseminando conhecimentos, cultivando lideranças, expandindo o relacionamento e difundindo o associativismo”, lembra Felipe Mesquita, novo diretor AJE.

“Desde a fundação, inspiramos, integramos e defendemos os jovens empresários do Maranhão, coordenando ações que possibilitem o intercâmbio de experiências e informações úteis aos interesses dos associados, principalmente por vivências internas e parcerias com outras entidades e instituições públicas ou privadas ligadas aos empreendedores”, finaliza Felipe.

A nova diretoria é composta por: Felipe Mesquita, presidente, Thiago Sereno, Vice presidente, Adriana Campos, diretoria de Capacitação, Juliana Aragão, diretora de Comunicação, Lorena Barbosa, Diretoria Executiva, Luiza Carneiro, diretoria da Jovem Empresária, Raphaela Dias, diretoria de eventos, Dyego Fernandes, diretor de negócios, Leandro Vidal, diretor de projetos e parcerias e Paulo Brito diretor financeiro.

Serviço: Posse da nova diretoria da Associação de Jovens Empresários do Maranhão

Hora: 15h

Local: auditório Fernando Falcão na Assembléia Legislativa do Maranhão

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima