Sessão contou com a presença de surfistas de diversas gerações e da atualidade, além de admiradores do esporte, parentes e amigos dos personagens retratados no filme
Um dia para ficar na história das produções cinematográficas e, também, na cena do Surf maranhense: assim foi a noite de lançamento do documentário “A história do início do Surf no Maranhão”, no último sábado (02), no Kinoplex Cinema (Golden Shopping), em São Luís. “Que honra estar aqui cercado por pessoas que tiveram a coragem de desbravar essa jornada, com pioneirismo. É motivo de muito orgulho contar com essas presenças aqui no lançamento oficial do documentário”, enfatizou logo no início da saudação o publicitário e surfista Marcelo Vasconcelos, diretor do filme.
Em clima descontraído e de confraternização, a sessão de apresentação oficial e inédita do documentário foi marcada por muitos reencontros entre surfistas de diversas gerações. Já com o filme em exibição na telona, a cada personagem que surgia e dava o depoimento a respeito de como tudo teve início, em meados da década de 1970, e como tudo se desenrolou até o fim da década de 1990, a plateia vibrava e aplaudia com entusiasmo.
“É muito emocionante conhecer a história dessa turma que veio antes da gente, que tanto fortaleceu a cena Surf e inspirou incontáveis atletas. Sou bicampeã maranhense de bodyboard e me sinto grata pela oportunidade de testemunhar mais esse marco na história do Surf no Maranhão”, afirmou a executiva e surfista Viviane Meister, que não desgrudou os olhos da tela um só instante.
Já quem participou do documentário tinha uma ideia aproximada do que esperar da produção, mas não fazia ideia do sentimento de poder se ver na tela como personagem dessa história. “Muita honra fazer parte e dar minha colaboração! Chamam-me até de ‘Dinossauro do Surf’ porque ainda pratico. Muita felicidade estar aqui hoje envolvido em tudo isso”, contou o fotógrafo e surfista Meireles Júnior.
O documentário “A história do início do Surf no Maranhão” foi produzido ao longo de 6 anos e registrou mais de 2.600 minutos de depoimentos de 45 personagens históricos da cena Surf maranhense. A produção contou com a direção de fotografia assinada em conjunto por Hélio Lopes e Eduardo Moura. Na construção do documentário, há arquivos de jornais impressos, vídeos em VHS e Betacam, reportagens exibidas na televisão e muitas informações preciosas adquiridas a partir dos 6 anos de pesquisa desenvolvida pelo diretor do filme, o surfista Marcelo Vasconcelos.
“Durante esse período de pesquisa e de captação dos depoimentos, nós ouvimos muita gente, recebemos muitas histórias e reviramos os baús das competições. Tivemos um trabalho grandioso e minucioso para validar todas as informações, com muita responsabilidade pelo legado que deixamos como uma espécie de memorial audiovisual do Surf no Maranhão. Infelizmente, perdemos alguns amigos durante o processo, no momento em que atravessamos a pandemia da Covid-19; e quero dedicar o lançamento do documentário à memória desses amigos inspiradores”, emocionou-se o diretor Marcelo Vasconcelos.
O filme “A história do início do Surf no Maranhão” tem patrocínio da Potiguar Home Center, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Maranhão (Secretaria de Estado da Cultura), e também conta com o apoio da loja Over All Skate Surf Shop.
Agora, o filme passa por adaptação para ser disponibilizado em plataformas de streaming gratuito, a começar pelo Youtube, onde deve ser publicado ainda em dezembro, após mais alguns lançamentos locais já programados pelo diretor do filme, Marcelo Vasconcelos.