Saiba como votou cada senador do Maranhão na PEC que limita poderes do STF

PEC foi aprovada com o aval de senadores da base do presidente Lula, incluindo o líder Jaques Wagner (PT-BA)

“Fiel” ao presidente Lula, Eliziane Gama (PSD), voltou contra a PEC que limita os poderes do STF

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovada no Senado, na noite da quarta-feira (23/11), em dois turnos, por 52 votos a favor e 18, contra.

Dos três senadores da bancada maranhense, a única que não compareceu à votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita os poderes dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foi a senadora Ana Paula Lobato (PSB), suplente do senador licenciado e ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na Casa. Vale lembrar que Dino é cotado para ser indicado por Lula ao STF.

Já os demais senadores, Weverton Rocha (PDT), votando a favor, e Eliziane Gama (PSD), votando contra, divergiram na votação da matéria. Por 52 votos a 18, o Senado aprovou a PEC. A proposta foi encabeçada pela oposição ao governo do presidente Lula (PT), mas também ganhou apoio de congressistas governistas.

A PEC proíbe qualquer ministros do STF de tomar decisões monocráticas, ou seja, sozinho para suspender leis com efeitos gerais por inconstitucionalidade. As decisões monocráticas também não poderão ser emitidas para suspender atos de chefes de Poderes, ou seja, dos presidentes do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da República, Lula (PT).

A vitória dos congressistas contra o STF abriu uma ferida entre o governo Lula e oos ministros da mais alta corte de justiça do país, por conta do apoio do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), à PEC.

Como votou cada senador do Maranhão:

01. Ana Paula Lobato (PSB)- Não compareceu

02. Eliziane Gama (PSD)- Não à PEC contra o STF

03. Weverton Rocha (PDT)- Sim à PEC contra o STF

Em concorrida solenidade na Alema, Gabriel Furtado e Alberto Bastos recebem títulos de cidadãos maranhenses

O defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, e o secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos, foram agraciados com o Título de Cidadão Maranhense, honraria concedida em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (23). As homenagens são oriundas de proposições aprovadas por unanimidade e propostas pelos deputados estaduais Neto Evangelista e Othelino Neto, em reconhecimento aos mais de 10 anos de atuação de Gabriel Furtado e Alberto Bastos como defensores públicos do Maranhão.      

Bastante concorrida, a sessão solene foi prestigiada por autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, representantes da sociedade civil, familiares e amigos dos homenageados, bem como servidores e demais colaboradores da Defensoria maranhense e da Secretaria de Monitoramento e Ações Governamentais (Semag).

Logo no início da solenidade, foram exibidos vídeos sobre a trajetória dos homenageados, destacando suas contribuições para o desenvolvimento do estado do Maranhão. Representando o governador Carlos Brandão, o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, ressaltou o apreço do governo aos defensores homenageados, pela parceria sempre demonstrada com o Executivo.

“O deputado Neto Evangelista está de parabéns pelo senso de oportunidade e sensibilidade em homenagear esses dois grandes homens públicos, que tanto trabalham pelo nosso estado. Sejam bem-vindos à cidadania maranhense, doutor Gabriel e doutor Alberto”.   

Em seu pronunciamento, a presidente da Assembleia Legislativa, a deputada Iracema Vale, conduzindo a cerimônia, disse que a iniciativa é um gesto de gratidão e apreço por tudo que os homenageados fazem e continuarão fazendo em prol dos maranhenses.

“Expressamos nossa gratidão por terem escolhido o Maranhão como sua casa, por elegerem nossa terra como palco para suas batalhas em prol da justiça. Que seus títulos sejam uma afirmação do reconhecimento de sua importância para a sociedade maranhense e um estímulo para que continuem suas nobres missões”, destacou Iracema Vale.

Pernambucano de nascimento, Gabriel Furtado vive no Maranhão desde que tomou posse como defensor público estadual, em 2009. Ao receber a comenda, o defensor-geral proferiu discurso marcado pela emoção.  

“É com grande honra que hoje me torno cidadão desta terra, um reconhecimento muito importante para mim e que será mais um catalisador no trabalho em defesa dos direitos dos mais vulneráveis. Ao Maranhão que me acolheu como filho, digo que retribuirei tamanha hospitalidade e conquistas, ajudando a Defensoria a construir um estado mais justo, igualitário e com acesso à justiça para todos e todas”, completou Gabriel Furtado, que formou família no estado e da união com a maranhense Elane Hortegal, tornou-se pai de Lucas (6) e Davi (1), nascidos em São Luís.    

Já o titular da Semag mudou-se para o estado no final de novembro de 2010, também após receber a missão de promover acesso a direitos a quem mais precisa. Alberto Bastos é natural do município de Santo Antônio de Pádua, região de Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro. No Maranhão, casou-se com Natália Coimbra com quem concebeu os filhos Luís Alberto (5) e Augusto (2), nascidos no estado que acolheu a família.

“Desde que cheguei ao Maranhão, em 2010, tive a benção de ter encontrado anjos no caminho. Também tive a benção de conviver com pessoas que acreditam no poder transformador da união, do jogo em equipe, da vitória coletiva! E foi neste contexto que chegamos até aqui, depois de realizar um importante trabalho na gestão da Defensoria, chegando mais próximo da parcela vulnerável da população, com criatividade, economia e sustentabilidade. Hoje, na Semag, continuo contribuindo para a efetivação de políticas públicas urgentes e necessárias à população maranhense, sobretudo, a que mais precisa”, ressaltou.

Um dos autores da proposição dos títulos, Neto Evangelista, lembrou que a comenda entregue nesta quinta-feira, vai além do reconhecimento à trajetória profissional dos homenageados. “Esse título é fruto de minha admiração por Gabriel e Alberto como pessoas, como chefes de família e agentes públicos. As missões da Defensoria e da Assembleia se confundem, uma vez que ambas buscam cuidar das pessoas que mais precisam. Então, nada mais justo que esse reconhecimento, onde o mais representativo é a presença da sociedade civil, mostrando que a Defensoria tem cumprindo com o seu papel no nosso estado”, assinalou. 

Em nome dos membros, servidores e demais colaboradores da Defensoria, a 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques, foi só elogios à trajetória de sucesso dos mais que colegas de profissão. “São dois amigos queridos que tive a felicidade de conhecer no Maranhão, terra abençoada que adotamos para construir carreira e constituir família. Obrigada meus amigos por serem um presente para todos aqueles que têm o privilégio de conhecê-los e também para o Estado do Maranhão”, declarou a defensora pública em seu discurso.

A mesa das autoridades da sessão solene foi composta também pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Kaio Saraiva, o segundo secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Costa, o procurador federal Hilton Melo, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Daniel Brandão, e o presidente da Academia Maranhense de Letras, desembargador Lourival Serejo.   

Trajetória de Gabriel Furtado

Em 14 anos de carreira como defensor público do Maranhão, Gabriel Santana Furtado Soares foi titular dos Núcleos Itinerante (atual Núcleo de Direitos Humanos), de Defesa da Criança e do Adolescente, e do Consumidor. É, também, doutorando em Engenharia de Software, pela instituição de ensino CESAR School. Já foi premiado em duas edições do Prêmio Innovare, em 2014 e 2016.

Entre junho de 2018 a maio de 2022, atuou como subdefensor-geral do Maranhão. No mesmo ano, tomou posse como defensor-geral do Estado, tendo como uma das principais bandeiras a erradicação do sub-registro de nascimento no Maranhão.

Em 2023, os voos alçados como gestor na DPE/MA o fez chegar à marca de 11 novos núcleos entregues, 43 salas verdes, alcançando mais de 60 municípios e em benefício de mais de 500 mil pessoas. Neste ano, a Carreta dos Direitos que é um dos principais instrumentos itinerantes na erradicação do sub-registro, realizou 22.622 atendimentos, rodando mais de 13.220 km pelo Maranhão.

Trajetória de Alberto Bastos

Também aprovado no concurso da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, em 2010, Alberto Bastos tomou posse como membro da DPE/MA. No período de 2011 a 2013, Alberto Bastos integrou a Comissão de Execução Penal do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e do Conselho Penitenciário do Maranhão.

Já no período de 2012 a 2014, Alberto Bastos foi vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos Humanos do Maranhão. Em 2016, ele foi coordenador nacional do Condege, e, no mesmo ano, conquistou o 13º Prêmio Innovare. Alberto Bastos foi eleito como defensor público-geral do estado por dois mandatos consecutivos, no período de 2018 a 2022. A gestão foi marcada pela maior interiorização da história da Defensoria Pública, com a inauguração de 27 novas unidades de atendimento nos municípios do estado, além da aquisição de um novo prédio-sede na capital e três unidades móveis de atendimentos (carreta, ônibus e van).

De 2022 a 2023, Alberto Bastos ocupou o cargo de diretor de Assuntos Institucionais e Estratégicos da DPE/MA, e, em março de 2023, o defensor foi convidado pelo governador reeleito Carlos Brandão para assumir a Secretaria de Monitoramento das Ações Governamentais (Semag), pasta responsável pela otimização dos recursos públicos e pela busca frequente de maior eficiência ao poder executivo estadual. 

MINISTRA DO TST DELAÍDE ARANTES CONDECORADA PELA FACULDADE CEST

A Min. do TST Delaíde Miranda Arantes sendo condecorada com a comenda “Prof. Expedito Alves de Melo” pelo representante da mantenedora Sebastião Vanderlaan Rolim, e do CEST Dra. Maria da Conceição de Melo Rolim, Vice- Dir. Geral e Profa. Ma Maria de Nazareth Mendes, Diretora Geral

A Faculdade CEST promoveu a sua XIV Jornada Jurídica, que durante dois dias debateu questões associadas ao tema central Direito 4.0: Atualidades e transformações digitais na nova era jurídica”. As palestras foram ministradas por profissionais de renome, com ampla experiência em suas áreas de atuação.

Sebastião Vanderlaan Rolim com o palestrante convidado, juiz do trabalho e professor Paulo Sérgio Mont´Alverne Frota

O objetivo foi refletir sobre as Transformações Digitais no campo jurídico, destacando como as novas tecnologias estão impactando a prática do Direito e o sistema de justiça.

A Dir. Geral do CEST, Profa. Ma Maria de Nazareth Mendes com o palestrante convidado, Des. James Magno Araújo Farias (TRT-MA 16ª Região)

A palestra magna de encerramento “Direitos Sociais e os Desafios das Relações de Trabalho em um mundo Digital” contou com uma convidada muito especial: A Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Miranda Arantes, uma das personalidades mais respeitadas no mundo jurídico; com um currículo marcado por contribuições significativas e uma história de vida profissional e pessoal inspiradoras. Ela dividiu a mesa com os palestrantes locais Des. James Magno Farias (TRT-MA), Procurador do Trabalho Luciano Aragão (MPT) e o Juiz do Trabalho e Prof. Paulo Mont´Alverne Frota.

O palestrante convidado e Procurador do Trabalho Luciano Aragão (MPT) com as professoras Rosanna Couto, Dir. Acadêmica e Gláucia Batalha, Coord. Curso de Direito do CEST

Antes da palestra magna, a Ministra Delaíde Arantes – acompanhada do marido e Dep. Constituinte Aldo Arantes – foi condecorada pela Faculdade CEST com a Comenda “Prof. Expedito Alves de Melo”, que visa reconhecer personalidades que se destacam por trabalhos relevantes em prol do ensino superior e do desenvolvimento social. A homenagem que emocionou a Ministra foi conduzida pela Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, Vice-Diretora Geral e Ass. Jurídica do CEST.

Black Friday: Equatorial Maranhão dá dicas para quem vai comprar produtos eletrônicos

Distribuidora alerta para o selo Procel que garante mais economia e segurança

Certifique-se sobre a indicação de eficiência e consumo de energia dos produtos

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que umas das melhores épocas do varejo brasileiro são a Black Friday (24/11) e Natal (25/12). Coincidência ou não, essas datas muito próximas e isso aquece ainda mais o comércio local, bem como as vendas online. No ano passado, o Google apontou os 5 produtos mais comprados durante a Black Friday, entre eles estão os celulares (em 1º lugar), o PlayStation 5 (4º lugar), aparelhos televisores (5º lugar) e os eletrodomésticos em geral (2º lugar).

Por isso, a Equatorial Maranhão preparou algumas dicas para ajudar na escolha de produtos eletrônicos mais econômicos e seguros:

•             Verifique o selo Procel de eficiência energética: o selo indica que o produto foi testado e aprovado quanto a sua eficiência energética. Essa é uma forma de garantir que o produto consumirá menos energia e gerará economia na conta de luz;

•             Prefira produtos com tecnologia LED: essa tecnologia proporciona maior eficiência energética, ajudando a economizar energia e reduzir o impacto ambiental;

•             Verifique as especificações técnicas: antes de adquirir um produto eletrônico, informe-se se ele é indicado para as suas necessidades;

•             Instale corretamente: para garantir a segurança de todos, instale corretamente o produto eletrônico para evitar sobrecargas na rede elétrica;

•             Descarte corretamente: quando um produto eletrônico se torna obsoleto, é importante descartá-lo corretamente para evitar danos ao meio ambiente. Procure sempre um ponto de coleta do E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão, descarte corretamente e ainda receba desconto na conta de energia.

Prefira produtos com tecnologia LED que proporciona maior eficiência energética, economiza energia e reduz o impacto ambiental

Para o Executivo de Eficiência Energética da Equatorial, Júlio Mendes, muitas pessoas aproveitam as promoções da Black Friday e das semanas que antecedem o Natal para comprar aparelhos elétricos e eletrônicos, “por isso, ao pensar nesse tipo de produto, é fundamental observar os quesitos economia e segurança para que a surpresa não seja desagradável. Avalie com cuidado os aspectos de certificação e segurança do produto. Outra dica importante é utilizar os aparelhos com consciência para evitar o desperdício de energia”, comenta.

A Equatorial também chama atenção em relação à segurança com energia elétrica na hora de conectar os equipamentos novos. Por isso, para garantir que não haja acidentes envolvendo eletricidade, seja pela queima dos aparelhos ou o choque elétrico, a recomendação é a revisão das fiações da residência, dos eletrodomésticos e dos equipamentos eletrônicos.

Confira algumas dicas para se prevenir de acidentes elétricos:

•             É indicado solicitar uma revisão das instalações internas a um profissional capacitado pelo menos a cada 5 anos;

•             Evite sobrecarregar tomadas, usando benjamins, também conhecidos como “T´s” e extensões. O ideal é contratar um eletricista para fazer a instalação elétrica de novas tomadas de acordo com as normas técnicas;

•             Use protetores nas tomadas que não estiverem sendo utilizadas, isto evita que crianças insiram materiais dentro das tomadas;

•             Para trocar lâmpadas, desligue os disjuntores e a chave geral e não toque na parte metálica do bocal da lâmpada;

•             Nunca deixe aparelhos eletrônicos próximos de áreas molhadas.

Quando o produto eletrônico se tornar obsoleto, descarte-o num posto E+ Reciclagem e ganhe bônus na conta de luz

Segundo a Executiva de Segurança da Equatorial Maranhão, Leiziane Carvaho, alguns cuidados devem ser redobrados. “Para garantir a segurança e evitar acidentes domésticos com eletricidade, é preciso ter atenção e cuidado com os eletrodomésticos, tomadas sobrecarregadas, carregadores de celulares, superaquecimento de aparelhos ligados por muito tempo e outras situações que podem ser consideradas fatores causadores de acidentes”, enfatizou.

Seguindo essas dicas, você aproveita as promoções de forma tranquila, com segurança e economia.

Instituto CCR segue com campanha de doação de alimentos e lacres

Doações podem ser feitas até 15 de dezembro, no Aeroporto de São Luís. Ao final da ação, os itens serão doados para a Apae

O Instituto CCR, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Brasil, segue com a Campanha da Gentileza, de doação de alimentos e lacres, até o dia 15 de dezembro, em 50 pontos de coleta espalhados pelo país. Na capital maranhense, as doações podem ser feitas no Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), sendo que no final da ação, os itens serão entregues para a Apae.

As doações são de alimentos não perecíveis, como: macarrão, fubá, açúcar, arroz, feijão, polvilho, óleo, farinha de trigo, milho, lentilha, entre outros itens. A caixa de arrecadação dos alimentos está instalada no saguão público do aeroporto. Já a doação de lacres de latas de bebidas pode ser feita na caixa instalada na sala de embarque, próximo à lanchonete Deguste.

Campanha Gentileza

Neste ano, o Instituto CCR aborda a gentileza como tema principal de suas ações institucionais. A temática esteve presente nas campanhas de doação de roupa, itens de higiene pessoal, além das etapas atuais da campanha de alimentos e do lacre solidário. Todas as iniciativas contam com o apoio da Apae Brasil.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

Fórum Jaracaty brilha em disputas nacionais de judô e tênis de mesa

Em duas recentes competições a nível nacional, o Fórum Jaracaty, projeto patrocinado pelo governo do Estado e pela Equatorial Maranhão via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, garantiu resultados bastante expressivas. Ao todo, foram 12 medalhas conquistas pelos atletas do Fórum, sendo 8 nas disputas da Copa Cidade de Fortaleza de Judô e outras 4 na 23ª edição do TMB Challenge Plus, torneio realizado na cidade de Imperatriz.

Na Copa Cidade de Fortaleza de Judô, que ocorreu no último fim de semana na capital cearense, os judocas do Fórum Jaracaty mostraram, mais uma vez, o potencial do projeto em competições fora de casa. Com 16 atletas integrando a equipe, o projeto voltou da competição com 8 medalhas. Destaque para Maria Luiza Birino, ouro na categoria Sub-18 feminino (+73kg).

Já os judocas Luís Gustavo, Olga Maria, Jardiene Correa, Ana Cristina, Marlon Vieira, Marvin Vieira e Gustavo Oliveira voltaram de Fortaleza com medalhas de bronze na bagagem. O campeonato ocorreu entre os dias 17 e 19 de novembro e reuniu cerca de 1.200 atletas do judô de todos os Estados brasileiros.

Bom resultado também em Imperatriz, durante a 23ª edição do TMB Challenge Plus, evento nacional do tênis de mesa que reuniu os melhores atletas do país na modalidade entre os dias 10 e 12 de novembro. No evento, o Fórum Jarcaty foi representado por Hian Sá, Júlio César Valentim e Paola Morais. Dos três atletas, o melhor desempenho foi obtido por Paola, que conquistou a medalha de bronze em todas as categorias em que competiu (Sub-19, Sub-21, Absoluto B e Rating D).

“Disciplina e força de vontade são estimuladas pelos técnicos do projeto aos alunos. Essa aliança é fundamental para determinar o pódio. O objetivo deles nas competições é, claro, vencer. Mas o caminho até lá requer dedicação, e deixamos eles cientes que se dedicar é ter coordenação, foco e calma”, enfatiza o sensei Antônio Luís, um dos quatro técnicos do judô que atuam no Fórum Jaracaty.

“A vivência com outros estilos e técnicas também alimenta a nossa demanda de treinos, nos ajuda a desenvolver novas possibilidades. Além disso, acompanhamos de perto a rotina deles. No projeto, cada um treina de acordo com a sua potencialidade e, dessa forma, conseguimos chegar a bons resultados”, analisa o técnico de tênis de mesa, Antônio Ferreira.

Maria Luiza Birino, medalha de ouro na Copa Cidade de Fortaleza de Judô. (Divulgação)

As competições oficiais das modalidades esportivas em 2023 já foram finalizadas, segundo a diretora-executiva do Fórum Jaracaty, Márcia Assunção. “Até a renovação do incentivo, os treinos vão continuar, para que os alunos não desanimem pois no começo do ano também terão competições importantes”, afirma Márcia.

Fórum Jaracaty

Desenvolver atividades nas áreas esportiva, de informática e brinquedoteca é a missão do Fórum Jaracaty. O projeto existe há duas décadas, ajudando crianças e jovens da região e bairros adjacentes a terem um futuro digno por meio do esporte e de outras ações.

Para a comunidade, o Fórum Jaracaty oferece cursos, palestras e demais atendimentos, com apoio dos patrocinadores e parceiros. Todas as atividades do projeto são gratuitas.

ACADEMIA ASSAÍ OFERECE CURSO PRESENCIAL GRATUITO SOBRE GESTÃO DE NEGÓCIOS EM SÃO LUÍS

Em parceria com a Aliança Empreendedora, o curso traz informações sobre comportamento do(a) empreendedor(a), conceitos de precificação, fidelização do(a) cliente, entre outros

Buscando aproximar-se, cada vez mais, das comunidades onde possui lojas, o Assaí Atacadista, por meio do Instituto Assaí, retoma os cursos presenciais gratuitos, a fim de ofertar conhecimento para os(as) empreendedores(as) locais e contribuir de forma ativa para o desenvolvimento de seus respectivos negócios. Com a premissa de apoiar os empreendedores(as) do ramo alimentício, a Academia Assaí realizará em parceria com a Aliança Empreendedora, nos dias 05, 06 e 07 de dezembro, em São Luís e outras três localidades do país, o curso presencial gratuito “Gestão de Negócio” para empreendedores(as) do ramo alimentício.    

Com conteúdo prático, o curso é dividido em 3 dias com duração de 4 horas cada dia. Serão duas turmas por dia, divididos em dois turnos: das 8h às 12h e das 14h às 18h. A formação abordará as ferramentas existentes para a construção de um melhor relacionamento com os(as) clientes, simulará situações comuns no dia a dia para entender quais os resultados gerados, ensinará como utilizar as redes sociais para aumentar as vendas no ambiente digital, além da construção de um plano de desenvolvimento individual durante as aulas. O curso é gratuito e destinado a micro e pequenos(as) empreendedores(as) de alimentação que já possuem um empreendimento, mesmo que sejam informais. 

Os(as) interessados(as) devem se inscrever pelo link: (https://academiaassai.com.br/eventos.) até o dia 28 de novembro. As pessoas que concluírem o curso receberão um certificado de participação.       

Serviço:     

Curso: Gestão de Negócios    

Data: 05, 06 e 07 de dezembro 

Horários: das 8h às 12h ou das 14h às 18h 

Local: Assaí Angelim – Av. Jerônimo de Albuquerque, Angelim, São Luís

Inscrição: Até 28/11 no site: https://academiaassai.com.br/eventos. 

Saiba mais: www.academiaassai.com.br      

Sobre o Instituto Assaí      

O Instituto Assaí é o responsável pelo investimento social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Mais informações: www.institutoassai.org.br.   

Yglésio Moyses pede apoio de Bolsonaro para sua candidatura a prefeitura de São Luís

O deputado estadual Yglésio Moyses (sem partido) cumpre agenda em Brasília (DF), onde também aproveitou para se encontrar com o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), tendo solicitado apoio do ex-mandatário do Planalto para reforçar sua pré-campanha na disputa à Prefeitura de São Luís para as eleições de outubro de 2024. Embora já tenha sido filiado ao PT.

Yglésio que até bem pouco tem estava filiado ao PSB, teve de deixar a legenda para encarar uma nova corrida para a Prefeitura da capital maranhense, já que a sigla socialista terá como candidato o deputado federal Duarte Jr, que contará com a estrutura da máquina governamental do Palácio dos Leões.

Após o encontro com o ex-presidente Bolsonaro, o polêmico deputado maranhense pode fechar uma filiação com o PL e até ter no palanque, durante a campa eleitoral, a vinda do próprio ex-presidente e bolsonaristas de proa em âmbitos nacional e estadual. O que chama atenção é que Yglésio já foi filiado ao PT, maior rival do ex-presidente.

Mais energia, conforto e investimentos com a nova subestação da Equatorial em Gonçalves Dias

Nova Subestação de Energia, inaugurada nessa quarta (22) em Gonçalves Dias, amplia Rede de Distribuição

Investir em um fornecimento de energia de qualidade é um dos pilares da Equatorial Maranhão, que trabalha sempre com o foco de levar energia elétrica à população de forma segura para todos, além de impulsionar os negócios das regiões contempladas. Com o objetivo diário de garantir bem-estar, a Equatorial inaugurou oficialmente nessa quarta-feira (22) uma nova Subestação de Energia, que fica localizada às margens da MA-352, Centro, na cidade de Gonçalves Dias. Esses investimentos vão beneficiar 40 mil pessoas da localidade, com mais qualidade de energia e oportunidades de crescimento para a região.

Para rápido entendimento, além da entrega da nova subestação, a Equatorial construiu 41,5Km de rede de distribuição de energia entre as cidades de Dom Pedro, Gonçalves Dias e Governador Archer. Ao todo, com a construção da rede e da subestação, foram investidos R$ 13,3 milhões para expansão da rede e os serviços prestados à população. O evento foi aberto à sociedade, com a presença do presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, demais representantes da Distribuidora; assim como do Prefeito do município, Antônio Soares de Sena, outras autoridades locais e público em geral, que contou com serviços e atendimento da empresa.

Importante reiterar que a Equatorial Maranhão é braço forte no incentivo à cultura local. Por isso, para abrilhantar ainda mais o evento de inauguração, convidou o grupo Tramando Teatro para realizar uma apresentação em homenagem aos 200 anos da cidade de Gonçalves Dias. Antes, o município era território da cidade de Caxias e foi rebatizado com o nome deste grande do poeta, que tem história e forte contribuição social no estado e país.

De acordo com Sérvio Túlio, Presidente da Equatorial Maranhão, esta obra faz parte dos investimentos realizados pela Distribuidora em todo o estado. “O Maranhão tem experimentado um crescimento acima da média no Nordeste, destacando-se como um dos estados que mais crescem no Brasil em consumo de energia. Acompanhando esse desenvolvimento, a Equatorial tem empreendido obras em todas as regiões do estado, incluindo a inauguração de uma nova subestação em Gonçalves Dias, a duplicação em Barreirinhas e a expansão em Colinas. Só em 2023, os investimentos totalizam R$ 800 milhões e, para 2024, está previsto um investimento aproximado de R$ 1 bilhão em melhorias na rede elétrica”, afirma.

Para Guilherme Medina, Superintendente da Equatorial Maranhão na região Centro do estado, “boas e novas energias estão chegando para Gonçalves Dias e região. São 40 mil famílias beneficiadas com mais confiabilidade e qualidade no fornecimento de energia elétrica. Tudo isso irá contribuir com o desenvolvimento econômico dos municípios, promovendo maior conforto e qualidade de vida para todos. Onde tem desenvolvimento, tem a energia da Equatorial”, finaliza.

CFM encerra a agenda de leilões com a venda de 834 touros Nelore em 2023

A Agro-Pecuária CFM registrou faturamento de R$ 11 milhões em seus três leilões de 2023. Foram comercializados 834 touros Nelore com o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP). Os animais foram adquiridos por 134 pecuaristas de Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Tocantins. Além de venda em leilões, a CFM também comercializou touros diretamente na Fazenda Lageado, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul. 

“O ano de 2023 apresentou muitos desafios para o nosso setor e, mais uma vez, a CFM esteve ao lado dos pecuaristas fornecendo genética de altíssima qualidade. O expressivo resultado obtido nos leilões reflete a confiança dos pecuaristas em nosso trabalho e nos impulsiona a seguir investindo no melhoramento da raça Nelore”, destaca o gerente de pecuária Tamires Miranda Neto. 

“Com os resultados desse ano, superamos a marca de 47 mil touros produzidos desde 1980, conquista que muito nos orgulha”, complementa Neto. 

O Megaleilão Nelore CFM, em 3 de agosto, vendeu 400 reprodutores, com faturamento de R$ 6,6 milhões (média de R$ 16,5 mil). O primeiro leilão virtual, realizado em 9 de outubro, comercializou 252 touros, com faturamento total de R$ 2,8 milhões e média de R$ 11 mil por animal. O terceiro e último leilão aconteceu em 6 de novembro, com a venda de 182 reprodutores Nelore CEIP para 29 pecuaristas, com faturamento de R$ 1,6 milhão. 

Mais informações no site www.agrocfm.com.br ou no telefone (17) 99775-3618. 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima