O Congresso aconteceu de 25 a 27 de outubro, em São Luís
Encerrou nessa sexta-feira (27) a 11ª edição doCongresso de Inovaçãot Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico – Citeenel. Com o tema “Inovação sob a perspectiva ESG: ambiental, social e governança”, o congresso reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater resultados, desafios e oportunidades de modernização que estão transformando o futuro energético do Brasil e do mundo.
Considerado o maior evento de inovação do setor elétrico, o tradicional congresso contou com 350 participantes presenciais e mais de 2 mil congressistas que acompanharam a programação virtualmente. Foram três dias de imersão, com painéis, workshops e visitas técnicas, em que os entusiastas da inovação compartilharamconhecimentos e visões de futuro sob a ótica do ESG.
O encerramento do Citeenel 2023 foi marcado por uma rodada de visitas técnicas simultâneas, em que os participantes conheceram alguns dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) e de Eficiência Energética (EE) desenvolvidos pela Equatorial Maranhão. Na oportunidade, os congressistas puderam entender de que forma os pilares do ESG (ambiental, social e governança) são traduzidos em benefícios para a sociedade e em incentivo para uma transição energética mais sustentável.
Um dos destaques da programação foi a visita ao Projeto “Rede Elétrica Inteligente do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara). A iniciativa é pioneira no Brasil e consiste em uma rede elétrica inteligente e de grande potência, que atende as demandas de energia durante os lançamentos de satélites e foguetes, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Com mais de 2,8 mil placas solares, a usina garante mais autonomia às operações, proporcionando uma redução de até 40% no consumo de energia no local. O sistema também provê segurança e geração de energia limpa, além de diminuir o uso de geradores à diesel utilizados como backup durante os lançamentos do CLA, permitindo também a redução de CO2.
A Secretária Adjunta de Inovação e Transição energética, Carmen Sanches, destaca a importância das visitas técnicas para a programação do Citeenel2023.
“Um dos focos do congresso é possibilitar que a empresa anfitriã apresente para a comunidade os seus próprios projetos, destacando a adaptabilidade das soluções tecnológicas para problemas locais, regionais ou setoriais. O projeto do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), por exemplo, demonstra como iniciativas inovadoras permitem que o setor elétrico fortaleça o desenvolvimento econômico de outros setores. Nesse sentido, as visitas enriquecem a programação, pois fecham o evento com experiências que refletem a temática do congresso e evidenciam como funcionam, na prática, os aspectos da pauta ESG: sustentabilidade, governança e integração com a sociedade.”
Outro destaque da programação foi Projeto EQT Lab – HUB de inovação da Equatorial Maranhãovoltado à execução de projetos estratégicos com foco em inovação e transformação digital. O projeto faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Equatorial em parceria com a Aneel e visa incubar soluções tecnológicas do setor elétrico, promover capacitação de times de desenvolvimento associados a projetos de P&D financiados pela Distribuidora, bem como aproximar o setor elétrico da academia, empresas e pesquisadores.
Também fizeram parte da programação de visitas o Projeto de EE “E+ Comunidade” – Centro Educacional José Operário (CESJO) e a Sede da Equatorial Maranhão.