Relatório alternativo da oposição na CPMI do 8 de Janeiro pede indiciamento de Lula

Oposição também pede o indiciamento do ministro Flávio Dino e de militares; votação está marcada para esta quarta-feira, às 9 horas

Delegado Ramagem e Nikolas Ferreira durante reunião da CPMI do 8 de Janeiro / foto: Marcos Oliveira/Fonte: Agência Câmara de Notícias

Parlamentares da oposição apresentaram voto em separado na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os ataques às sedes do três Poderes em 8 de janeiro. Eles pedem o indiciamento do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sob acusação dos crimes de destruição do patrimônio público, dano qualificado e prevaricação.

No entendimento dos 16 parlamentares da oposição que assinam o voto em separado (que equivale a um relatório alternativo ou paralelo), houve omissão deliberada de Lula diante das invasões aos prédios públicos, para colher frutos políticos com os ataques. 

 “A leniência de Lula teve uma contribuição fundamental para permitir a invasão e a destruição do patrimônio público. Se ele tivesse agido, conforme determina o arcabouço de atribuições legais, não [tivesse] abandonado a cidade, impondo, sem tergiversar, a proteção dos prédios públicos federais, em especial o Palácio do Planalto, certamente as invasões não teriam ocorrido ou os danos seriam minimizados”, disse o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). 

Flávio Dino e militares
Além de Lula, a oposição pede o indiciamento de mais cinco autoridades, que acusa de atos ilegais e omissões no contexto dos eventos de 8 de janeiro:

  • o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino;
  • o general Gonçalves Dias, ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • o ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Saulo Moura;
  • o ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Klepter Rosa Gonçalves; e
  • o tenente coronel Paulo José Ferreira de Souza Bezerra, ex-chefe interino do Departamento Operacional da PMDF.

O deputado Delegado Ramagem (PL-RJ) acusou os integrantes do governo atual de terem conhecimento prévio das invasões, e o ministro Flávio Dino de sumir com provas dos atos, negando-se a entregar imagens internas do Ministério da Justiça. “Deixaram mil vândalos quebrar tudo e não fizeram nada”, criticou. 

Indiciamento de Bolsonaro
No relatório principal da CPMI, com mais de mil páginas, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) pediu o indiciamento de 61 pessoas, entre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele é acusado no de associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

O presidente do colegiado, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA), marcou a votação do parecer da relatora para esta quarta-feira (18), às 9 horas. 

Propostas legislativas
No voto em separado, a oposição pede ainda a aprovação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para garantir que as CPMIs sejam necessariamente integradas por signatários do pedido de criação da comissão.

O deputado André Fernandes (PL-CE) ressaltou que, dos 64 membros da CPMI do 8 de Janeiro, 38 não assinaram o pedido de criação da comissão. Ele observou ainda que a mesa da comissão, incluindo a relatora, não foi formada por assinantes do pedido e acusou a relatora de acolher a narrativa do PT no parecer. 

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou a adoção, pela relatora, da narrativa de golpe de Estado e de crime de multidão. Ele pediu a individualização das condutas dos manifestantes, alegando que uma reduzida minoria foi responsável pela depredação de patrimônio público. Nikolas acusou a relatora de tentar criminalizar movimentos populares de direita.

Na avaliação dele, há perseguição do Poder Judiciário ao governo Bolsonaro. Por isso, o voto em separado sugere a aprovação de uma PEC para submeter expressamente o Supremo Tribunal Federal ao Conselho Nacional de Justiça. Para a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), “o STF é incompetente para todos os julgamentos de exceção que estão ocorrendo”.

A oposição pede também a aprovação de um projeto de lei revisando os artigos do Código Penal que tratam de golpe de Estado e da abolição violenta do Estado Democrático de Direito, para promover “anistia a todos os prejudicados pela interpretação desses artigos de forma absolutamente divorciada do intento da lei”. 

Voto de Izalci
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) apresentou outro voto em separado em que pede ao Ministério Público Federal que responsabilize civil e criminal o ministro Flávio Dino e Gonçalves Dias, por crimes como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, omissão imprópria, dano qualificado contra patrimônio da União, obstrução de justiça, entre outros crimes.

Em seguida, no entanto, o próprio senador pediu a incorporação do seu relatório ao voto em separado dos outros 16 parlamentares da oposição.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Relatora da CPMI do 8 de Janeiro propõe indiciamento de Bolsonaro e mais 60 pessoas

Na lista também estão os nomes dos generais Walter Braga Neto e Augusto Heleno e do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid

Deputado Arthur Oliveira Maia e senadora Eliziane Gama durante a leitura do relatório Foto:Bruno Spada / Câmara dos Deputadas

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi o primeiro nome incluído na lista de indiciamentos do relatório final da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investiga os ataques às sedes do Três Poderes em 8 de janeiro. O relatório propõe o indiciamento de 61 pessoas e recomenda que o ex-presidente seja acusado de associação criminosa, violência política, abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

A relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), afirmou, no relatório, que Jair Bolsonaro tem responsabilidade direta como mentor moral dos ataques e apontou que ele “descredibilizou o processo eleitoral ao longo de sua carreira política”.

A senadora destacou, logo na introdução do texto de mais de 1.300 páginas, o nome de Bolsonaro e afirmou que os atos de vandalismo foram “o maior ataque à democracia da história recente”, classificando os invasores como vândalos e pessoas inconformadas com o resultado das eleições de outubro de 2022.

“Diferentemente do que defendem os bolsonaristas, o 8 de Janeiro não foi um movimento espontâneo ou desorganizado: foi uma mobilização idealizada, planejada e preparada com antecedência”, afirmou Eliziane Gama. “Os executores foram insuflados e arregimentados por instigadores, que definiram, de forma coordenada, datas, percurso e estratégia de enfrentamento e ocupação dos espaços. Houve método na invasão: os edifícios-sede dos Três Poderes foram tomados quase simultaneamente, a intervalos muito curtos de tempo”, disse a senadora.

Ela ressaltou que os eventos do 8 de janeiro não foram ações isoladas e lembrou os episódios de 12 de dezembro do ano passado, com a tentativa de invasão da sede da Polícia Federal, e de 24 de dezembro, com a colocação de uma bomba nas proximidades do aeroporto de Brasília.

Militares
Os generais Walter Braga Neto, ex-ministro da Defesa; e Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Bolsonaro, são alguns dos 13 militares com indiciamento pedido pelo relatório da CPMI. Também fazem parte da lista o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid.

Entre os civis, foram incluídos a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Pronunciamento de Zambelli
Depois da leitura do relatório na CPMI, Carla Zambelli se defendeu durante sessão do Plenário da Câmara, dizendo que, apesar de não terem lhe dado direito a defesa, vai enfrentar a Justiça sem medo.

Em nota divulgada em seguida, Zambelli afirma que “as imputações propostas são absolutamente desprovidas de qualquer embasamento fático e jurídico, constituindo-se em verdadeiro documento inquisitorial, permeado da repugnante parcialidade de quem o elaborou e o subscreveu”.

Integrantes do GSI
Também estão no rol de pedidos de indiciamento nove integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), acusados de não terem cumprido suas obrigações, mesmo, nas palavras da relatora, “conhecendo os riscos concretos de atentado à integridade física de pessoas e bens públicos”.

O relatório, no entanto, isenta de culpa o general G.Dias, ex-ministro-chefe do GSI, por ele estar no cargo há sete dias no momento dos ataques antidemocráticos.

PMs e empresários
A relatora também aponta um grupo de sete oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal por falha em missão institucional já que, segundo ela, não houve um plano operacional para enfrentar possíveis manifestações violentas e o efetivo empregado não foi suficiente.

O relatório lista ainda 16 empresários que teriam financiado os manifestantes que participaram dos atos de 8 de janeiro e propõe o indiciamento deles por incitação ao crime.

Investigação
Além dos indiciamentos, o parecer da CPMI sugere o aprofundamento de investigações sobre a atuação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por não ter acionado a Força Nacional para proteger a Praça dos Três Poderes. Também recomenda maior investigação sobre o hacker Walter Delgatti Neto e agradece a contribuição dele aos trabalhos da comissão.

Outras sugestões de continuidade da apuração dos fatos incluem a atuação de empresários no financiamento dos manifestantes; os atos de 12 e 24 de dezembro; a suposta apropriação de joias recebidas pela Presidência da República como presentes oficiais; e a suposta falsificação de cartões de vacinação.

Ameaças à democracia
Em seu parecer, a relatora Eliziane Gama pede o fim do radicalismo, para que os ataques de 8 de janeiro não se repitam, mas opina que a ameaça à democracia ainda não está solucionada.

“As milícias digitais continuam ativas e operantes: fazem da retórica do ódio o seu meio, e das fake news o seu objeto. Continuam os linchamentos virtuais, a criminalização da política, a multiplicação dos falsos especialistas, a circulação irrestrita de mentiras e teorias conspiratórias, a dissonância cognitiva”, afirmou.

O relatório final da CPMI do 8 de janeiro salienta a importância da aprovação de projetos como o PL das Fake News (PL 2630/20). Também cita propostas que criam o Dia Nacional de Defesa da Democracia em 25 de outubro, data da morte do jornalista Vladimir Herzog durante a ditadura militar, e o Dia da Resistência Democrática, em 8 de janeiro (PL 79/23).

O relatório poderá ser votado nesta quarta-feira (18) pela CPMI.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Especialista explica alguns cuidados com automedicamento e organização de remédios de idosos

Com a chegada da melhor idade, a partir dos 60 anos, a pessoa já é considerada idosa. Nessa fase, é comum o aparecimento de doenças crônicas e perda cognitiva progressiva, tornando frequente a automedicação, o que exige atenção, cuidado e organização dos medicamentos para o uso seguro.

Nem sempre o paciente possui habilidade para gerenciar a farmacoterapia prescrita sozinho. Esquecer, tomar a dose mais de uma vez, trocá-la por outro medicamento, são erros comuns entre os idosos que fazem uso diário de medicamentos. Esses erros podem gerar riscos à saúde, atrapalhar o tratamento do paciente e dificultar o controle de doenças crônicas. Quando associado as medicações de uso diário com automedicação os riscos aumentam muito.

Juliana Veríssimo, Farmacêutica e especialista em gestão pública da Estácio, explica que tem algumas ferramentas que podem ajudar no gerenciamento e organização da ingestão de remédios:

“Hoje temos várias ferramentas para ajudar no gerenciamento dos medicamentos: aplicativos de celular, alarmes, tabelas coladas em local visível, etiquetas nas embalagens e caixas organizadoras, que podem ser utilizadas até que o paciente encontrar a alternativa que melhor atende a rotina diária. Não recomendamos retirar os medicamentos da embalagem original e da cartela, para não o confundir ou, expor o medicamento a condições que possa comprometer a qualidade”, relata.

Embora 35% dos remédios adquiridos no Brasil sejam feitos através de automedicação, não é aconselhável que o idoso utilize medicamentos sem orientação, pois com o avanço da idade, situações de debilidade física e cognitiva, além das doenças crônicas que surgem de forma progressiva, torna arriscado ingerirem a dose sozinhos, mesmo quando prescritos. Alguns medicamentos como a insulina, uma medição injetável, possui cuidados rigorosos para evitar riscos como hipoglicemia (queda abrupta da glicemia) que, em casos graves, o paciente pode perder a consciência.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através das estatísticas do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), 27% das intoxicações no Brasil, e 16% dos casos de morte por intoxicações são causados por medicamentos.

Além do automedicamento com uso de doses por receitas e indicações médicas, a farmacêutica ainda explica que existe a automedicação sem prescrição, quando a pessoa, sem uma receita, compra e ingere os remédios a sua própria escolha. Essas situações ainda podem ser mais perigosas, pois o uso de outros medicamentos pode gerar alterações indesejadas e efeitos colaterais perigosos, por isso, os farmacêuticos têm conhecimento técnico para auxiliar o paciente em uma escolha segura, considerando seu quadro clínico.

“O farmacêutico é um profissional de saúde que está inserido na comunidade, nas farmácias comerciais e públicas, e que pode ser consultado com facilidade. Eles oferecem serviços de acompanhamento dos pacientes e podem ajudar no processo de cuidado da pessoa idosa, assim, diminuindo internações, agravos e óbitos”, completa Juliana.

Adriano Balluz, ator, criador de conteúdo digital e produtor maranhense  tá voando longe literalmente

O ator e produtor maranhense Adriano Balluz  tá voando longe literalmente. Agfastado dos palcos e da carreira artística desde quando saiu pra morar fora do Brasil, o agora, criador de conteúdos digitais, teve que se reinventar.

Ano passado, em 2022, quando ainda morava em Lisboa ele recebeu uma oferta para trabalhar como social media em uma agência de turismo nos EUA. Há 1 ano na Flórida, Ballu, como assina seu nome agora nas redes sociais @gpsdoballu , tem decolado por vôos cada vez maiores, passando por algumas cidades dentre os 10 países que já circulou nesse período.

Ballu, aproveitou o gancho do novo trabalho e se jogou no universo de criador de conteúdo no segmento de viagens e outfits, o que possibilitou convites pra performar como UGC Creator, nova modalidade do mercado digital, para marcas de roupas, Jóias e perfumes. A carreira parece ser tão promissória que na última semana ganhou uma homenagem da sua agência, tornando-o primeiro maranhense a aparecer na Times Square, estando em Nova York, o que gerou um vídeo bem divertido nas suas redes sociais.

Cláudio Carvalho faz doações de brinquedos para várias instituições no dia das criança

Recentemente no Palazo eventos foi realizado a 8ª edição da grande Feijoada beneficente do topíssimo Cláudio Carvalho.

Contou com a presença de várias atrações e convidados Vip: Ex BBB Natália Deodato (Madrinha Digital do Evento), Ex BBB Bruno Gaga (Padrinho Digital do Evento), a influenciadora Mathy Lemoss (Madrinha Digital do Evento) e o designer de moda Layélio Mesquita (Padrinho Digital do Evento). Além de vários outros padrinhos e madrinhas e convidados que fizeram doações de brinquedos.

Foi arrecadado mais de 3 mil brinquedos e foram doados para: Projeto Criança Feliz da Jordoa, Escola comunitária Tio Lula na Cidade Olímpica, Centro de Capacitação dos moradores da Santa Clara, Escola comunitária São Lázaro na Santa Clara, Educandário Manoel da Conceição Pinheiro Sobrinho e Escola comunitária Canna na Cidade Olímpica.

” Sou muito grato a Deus, a minha família, minha equipe, amigos, padrinhos, madrinhas e patrocinadores, pois sem vocês nada disso seria possível” declarou Cláudio Carvalho.

SAÚDE MENTAL DOS COLABORADORES FRIBAL

O psicólogo e professor Dr. Gilberto Sousa Alves palestrou sobre como manter em alta a saúde mental

Cuidar da saúde mental, assim como da física, nunca foi tão importante e urgente. É importante também aprender como se prevenir de depressão, stress e ansiedade, mesmo em meio a um cenário desafiador e de velocidade imposto pela sociedade moderna.

E melhor ainda quando essa oportunidade de cuidar da saúde mental acontece no próprio ambiente de trabalho. No Grupo Fribal por exemplo, há ações voltadas para essa área, como as que foram recentemente realizadas na campanha Setembro Amarelo.

Com o título “A Importância do Autoconhecimento para a Saúde Mental no Trabalho” foram realizadas palestras com profissionais da área voltadas para colaboradores de diversos setores. A palestra de abertura da campanha foi feita na sede da empresa pelo psicólogo Ramon Ferreira.

Outros encontros aconteceram em dias diferentes na empresa, sempre com temas relevantes. O psicólogo e professor Dr. Gilberto Sousa Alves palestrou sobre a importância da prevenção e o que é necessário para a boa saúde mental. Já a psicóloga Michele Adler falou sobre a importância do autoconhecimento para a saúde mental no trabalho. Essas ações fazem parte do programa Fribal Acolhe, em prol de um ambiente de trabalho mais saudável e maior qualidade de vida.

Sorteio define confrontos da semifinal da Copa da BR de Seleções

Foram definidos nesta terça-feira (17) através de sorteio, os confrontos da fase semifinal, da Copa da BR de Seleções 2023. Turiaçu, Pindaré-Mirim, Santa Luzia do Paruá e Junco do Maranhão, seguem na luta por uma vaga na decisão da competição.

A fase de ida da semifinal, será disputada neste sábado (21), com os seguintes confrontos: Turiaçu enfrenta Pindaré-Mirim, às 15h45 na Arena Castanhal ( Turiaçu) e Santa Luzia do Paruá encara Junco do Maranhão, às 16h no estádio Serra Dourada (Santa Luzia do Paruá).

As partidas de volta, estão programadas para o dia 28. Pindaré enfrenta Turiaçu, às 15h45 no estádio Nagibão Pindaré) e Junco do Maranhão encara Santa Luzia do Paruá, às 15h45 no estádio Palmeirão (Governador Nunes Freire)
A Copa da BR de Seleções 2023, contou com a participação de 22 Seleções, das regiões do Alto Turi e Vale do Pindaré. A competição conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel).

CONFRONTOS DA SEMIFINAL

Dia 21/10/2023(Sábado)

Turiaçu x Pindaré-Mirim

Horário: 15h45min

Estádio: Arena Castanhal

Cidade: Turiaçu 

Santa Luzia do Paruá x Junco do Maranhão

Horário: 16h00

Estádio: Serra Dourada

Cidade: Santa Luzia do Paruá

CONFRONTOS DA SEMIFINAL (VOLTA)

Dia 28/10/2023(Sábado)

Pindaré-Mirim x Turiaçu

Horário: 15h45min

Estádio: Nagibão 

Cidade: Pindaré-Mirim 

Junco do Maranhão x Santa Luzia do Paruá

Horário: 15h45min

Estádio: Palmeirão

Cidade: Governador Nunes Freire

CULTURARTE MARANHÃO 2023

O festival vai potencializar a Economia Criativa como atrativo cultural e turístico em São Luís e Barreirinhas em Novembro

Música. Cultura Popular. Culinária. Artesanato. Artes Visuais e Literatura. Tudo do nosso jeito.. Do jeito que a gente gosta, em um espaço aberto, totalmente gratuito, potencializando a Economia Criativa local, recebendo expressões do universo instrumental do país, junto de manifestações da Cultura Popular Maranhense, em especial, bumba-meu-boi e tambor de crioula.

Essa é tônica do Culturarte, festival que estreia este ano, com edições dos dias 02 a 04 de novembro, na Praça da Matriz, em Barreirinhas (MA) e de 10 a 12 de novembro no pátio do Convento das Mercês, no bairro do Desterro, Centro Histórico de São Luís.  

Culturarte é uma iniciativa feita através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Barreirinhas, patrocínio do Instituto Cultural Vale, numa realização da Tutuca Viana Produções, Ministério da Cultura, Governo Federal.  

Esse período foi escolhido, exatamente, para aquecer a baixa temporada turística, possibilitando a visitantes, turistas e população tanto de Barreirinhas quanto de São Luís, o conhecimento e apreciação das belezas naturais únicas, dos sabores, dos artistas, do folclore regional e da cultura envolvendo toda a cadeia produtiva da região.

Além dos shows, exposição, recital poético, haverá, no Culturarte, barracas padronizadas para comercialização do artesanato e degustação da culinária típica e também a realização de palestras voltadas aos alunos das escolas públicas federais, estaduais ou municipais.

Barreirinhas – No palco do Culturarte, na cidade que é porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, dia 02, quinta-feira, haverá shows de Israel Dantas e Rui Mário (projeto Dois Tons), Armandinho Macedo e Marcel Powell em “Baden Powell Tribute”. A saber, Armandinho é filho de Osmar Macêdo, inventor do trio elétrico, e membro do grupo A Cor do Som. Marcel Powell começou a tocar profissionalmente aos nove anos de idade, tendo como professor o seu pai, Baden Powell, com quem tocou por vários países. Depois deles, tem Bumba-meu-boi Pérola dos Lençóis, sotaque de orquestra. No Coreto da Praça da Matriz, a festança segue com o Forró do Ceará.

Na sexta-feira, 03, inicia o Duo Siqueira Lima, seguido do show de Anastácia Lia e Banda e apresentação do Bumba-meu-boi Encanto dos Lençóis, sotaque de orquestra. A banda de forró Tripa de Bode ocupa o Coreto para encerrar a noite.

Já no sábado, 04, tem Wendel de La Salles e Trio, shows com artistas de Barreirinhas no comando de Clayber Rocha e o pernambucano Spok Frevo Quinteto encerra o Festival, com direito a esticada ao Baile do Agarradinho, de Tutuca Viana, no Coreto da Praça.

Todas as noites do Culturarte terão início às 18h, com lançamentos de obras literárias e palco livre para Poesia Falada, na coordenação de Ronildo Calisto. Exposição de Luiz Thadeu, considerado o brasileiro com mobilidade reduzida considerado o mais viajado do mundo.

O Culturarte em Barreirinhas receberá o apoio da Prefeitura Municipal.

São Luís – No final de semana seguinte, será a vez da edição do Culturarte em São Luís (MA), com programação a ser realizada no belíssimo Convento das Mercês. 

Dia 10, sexta-feira, tem roda de tambor de crioula da Capelinha de São Benedito, de Carla Coreia; show com Chiquinho França Quarteto; e diretamente do Rio de Janeiro, virá a São Luís, pela primeira vez, a cantora Indiana Nomma, natural de Honduras, interpretando todos os clássicos de Mercedes Sosa, depois dela; magnificamente, tem apresentação do Bumba-meu-boi de Santa Fé, sotaque da baixada. 

No sábado, 11, o Tambor de Crioula Arte Nossa vai se apresentar seguido de show de artistas maranhenses: Célia Maria, Sandra Duailibe, Luciana Pinheiro, Gildomar Marinho, Daffé e Nivaldo, na direção musical do guitarrista Edson Bastos. A noite contará ainda com o show Desengaiola, dos amigos cantores, compositores e instrumentistas Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda. A saber, Desengaiola (Som Livre/MPB Discos) traz vivências de 20 anos de quarteto de músicos e foi indicado ao Grammy Latino como “Melhor Álbum de Samba”. 

No domingo, 12, última noite do Culturarte tem Duo Gisbranco, formado pelas pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco. Depois, no palco, a banda na direção musical de João Simas terá participações especiais de Klícia, Regiane Araújo, Léo Viana, Paulão e Tássia Campos. A noite terá encerramento com o Bumba-meu-boi Boi Revelação de São Marçal. 

A programação do Culturarte no Convento das Mercês terá sempre abertura às 18h,  com lançamentos de obras literárias e palco livre para Poesia Falada, nas coordenações de Moisés Nobre, Karla Castro e Eloy Melônio. No espaço haverá barracas padronizadas para comercialização do artesanato e degustação da culinária típica, palestras voltadas aos alunos das escolas públicas federais, estaduais ou municipais; e exposição fotográfica da maranhense Silvia Estrela.

SERVIÇO:

CULTURARTE

BARREIRINHAS, Praça da Matriz, dias 02 a 04 de novembro de 2023.

SÃO LUÍS, Convento das Mercês, dias 10 a 12 de novembro de 2023.

Sempre a partir de 18h. Toda programação é gratuita.

Lei de Incentivo à Cultura. Apoio: Prefeitura de Barreirinhas. Patrocínio: Instituto Cultural Vale.

Realização: Tutuca Viana Produções, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Saiba mais: @culturarte_maranhao 

PROGRAMAÇÃO I CULTURARTE

BARREIRINHAS

02 a 04 de Novembro 2023, Praça da Matriz 

02/11 – QUINTA-FEIRA

18h – Lançamentos de Livros e Poesia Falada 

20h – Israel Dantas e Rui Mário – Projeto Dois Tons 

21h – Armandinho Macedo e Marcel Powell – Baden Powell Tribute

22h15 – Bumba Boi Pérola dos Lençóis 

23h – Forró do Ceará 

03/11 – SEXTA-FEIRA

18h – Lançamento de livros e Poesia Falada

20h – Duo Siqueira Lima 

21h – Anastácia Lia e Banda 

22h15 – Bumba-meu-boi Encanto dos Lençóis 

23h – Forró Tripa de Bode 

04/11 – SÁBADO

18h – Lançamento de Livros e Poesia Falada

19h30 – Wendel de La Salles Trio

20h30 – Shows com artistas de Barreirinhas 

22h15 – Spok Frevo Quinteto 

23h – Baile do Agarradinho 

*Exposição fotográfica de Luiz Thadeu.

SÃO LUÍS

10 A 12 de Novembro de 2023 – Convento das Mercês (Desterro)

10/11 – SEXTA-FEIRA

18h – Lançamento de Livros e Poesia Falada 

19h – Tambor de Crioula Capelinha de São Benedito 

20h – Chiquinho França Quarteto

21h – Indiana Nomma canta Mercedes Sosa 

22h15 – Boi de Santa Fé, sotaque da baixada 

11/11 – SÁBADO

18h – Lançamento de Livros e Poesia Falada

19h – Tambor de Crioula Arte Nossa 

20h – Shows de Célia Maria, Sandra Duailibe, Luciana Pinheiro, Gildomar Marinho, Daffé e Nivaldo, com direção musical de Edson Bastos.

21h – Desengaiola  – Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda 

12/11 – DOMINGO

18h – Lançamento de Livros e Poesia Falada

20h – Duo Gisbranco 

21h – Show com Klícia, Regiane Araujo, Léo Viana, Paulão, Tássia Campos, na direção musical de João Simas. 

22h15 – Bumba Boi Revelação de São Marçal 

NO BAIRRO DO VINHAIS, MULHER É PRESA PELA POLÍCIA CIVIL POR TRÁFICO DE DROGAS

Em uma ação realizada na tarde da última segunda-feira(16), a Polícia Civil do Maranhão conseguiu, prender em flagrante uma mulher, de 32 anos, pelo crime de tráfico de drogas no bairro do Vinhais, em São Luís. De acordo com os primeiros levantamentos policiais, a mulher utilizava um veículo para realizar delivey de drogas.

Após denúncias, uma equipe de investigadores da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico(SENARC), passou a monitorar a rotina de investigada.  Nesta segunda, os policiais realizaram uma abordagem ao veículo, onde encontraram duas pedras de crack de aproximadamente 100 gramas.

Durante os questionamentos feitos pelos investigadores, a mulher confessou que o restante do entorpecente estava em sua residência. No imóvel, foram apreendidos mais 03 quilos de crack, além do veículo usado pela autuada.

A mulher e o material apreendido foram apresentados na sede da SENARC para serem tomadas as medidas de praxe. A autuada foi levada posteriormente para uma unidade prisional da capital maranhense.

Polícia Federal combate fraudes previdenciárias na região Nordeste

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato majorado, falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, corrupção passiva e ativa

A Polícia Federal, em parceria com a Coordenação de Inteligência Previdenciária – COINP, deflagrou, nesta terça-feira (17/10), a Operação Falsa Chancela, com o objetivo de desarticular esquema criminoso especializado na execução de fraudes previdenciárias, que utilizavam de documentos falsos para obtenção de benefícios da espécie aposentadoria por idade de trabalhador rural.

A investigação teve início a partir de material encaminhado pela 1ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina (PI). Esse material consistia em uma série de documentos com sinais de falsificação e preparação para fraudes previdenciárias que foram apreendidos pela Polícia Civil do Estado do Piauí no curso da apuração de um homicídio no ano de 2016.

A Operação mobilizou 28 Policiais Federais para o cumprimento de sete mandados judiciais de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal de Teresina (PI). Os mandados foram cumpridos nos municípios de Teresina (PI), Timon (MA) e Mossoró (RN).

No decorrer das investigações, foram identificados 347 benefícios atrelados ao esquema, bem como foram coletados indícios de participação de dois servidores do INSS e um empregado público da INFRAERO, suposto líder do grupo criminoso.

Para os benefícios com indícios de fraude, constatou-se o prejuízo aproximado de R$ 47 milhões. Estima-se que, com a posterior revisão administrativa por parte do INSS e cessação destes pagamentos, haverá uma economia aos cofres públicos no importe superior a R$ 73 milhões.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato majorado, falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, corrupção passiva e ativa.

O nome Falsa Chancela foi escolhido em razão dos documentos preparados pelo esquema criminoso conterem selos falsos de fiscalização e autenticação utilizados por Cartórios.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima