NUTRIÇÃO, VEGANISMO E MEIO AMBIENTE EM DEBATE

A Coord. do Curso de Nutrição do CEST Profa. Tereza Medeiros com a Chef Gabriela Borges

A Faculdade CEST, através dos alunos do 3º período do Curso de Gastronomia, promoveu a palestra “Nutrição, Vegetarianismo e Meio Ambiente” no auditório da Faculdade.

Em debate no evento, o poder do vegetarianismo para o meio ambiente e a saúde. O objetivo foi promover o conhecimento teórico sobre a prática alimentar vegetariana, sua aplicação e subdivisões, com a presença de nutricionistas e chefs renomados, com ampla experiência no mercado.

Dani Cerqueira, Profa. Daniela Mariz, Profa. Sheyla Yonara, a Chef Gabriela Borges, Profa. Herika Martins e a nutri Raiza Lima

O evento contou com a presença da Diretora Geral do CEST, Profa. Nazareth Mendes e com a participação da Coordenadora do Curso de Gastronomia, Profa. Tereza Medeiros e docentes do curso. Entre os palestrantes convidados estavam os Chefs Gopa e Gabriela Borges e os nutricionistas Cadu Ferreira e Raiza Lima.

Estácio lança programa inovador para personalizar a jornada dos alunos

Disponível no ambiente virtual, o programa foca no sucesso dos estudantes e ajuda a alcançar as metas traçadas além da graduação

Aroldo Alves, CEO da Estácio

A Estácio inova mais uma vez e passa a oferecer aos seus alunos de graduação digital uma oportunidade única de traçar um caminho personalizado de aprendizado, alinhando seus interesses pessoais e profissionais com o conteúdo do curso. Pioneira no país a disponibilizar um suporte em escala, com alto padrão de desempenho, a Estácio lança o programa Singular beneficiando, durante toda a jornada acadêmica, os estudantes que compõem a base de ensino digital (EaD) da Estácio, que atualmente reúne cerca de 560 mil alunos. Ao todo, são sete opções de trilhas para o desenvolvimento dos estudantes: Trilha do Concurseiro; Trilha do Empreendedor; Trilha Mudar de Carreira; Trilha Progredir na Área; Trilha Carreira Acadêmica; Trilha Primeiro Emprego; e Trilha Paixão ou Hobby.

Hospedado no ambiente virtual de aprendizado da instituição, o programa permite ao aluno escolher entre diversas trilhas de conteúdo, cuidadosamente elaboradas e alinhadas com seus objetivos profissionais e pessoais. Oferecido de forma gratuita, o Singular proporciona uma fonte adicional de conteúdos de suporte ao aluno para que ele possa explorar diversas possibilidades de carreira. As trilhas de desenvolvimento são segmentadas por etapas de progresso e incluem podcasts, vídeos, lives, contato com especialistas e conteúdos digitais sobre temas relevantes para o mercado de trabalho. Além disso, os alunos podem acompanhar seu desenvolvimento e interagir com comunidades de aprendizagem durante toda a graduação.

O CEO da Estácio, Aroldo Alves, explica que o Singular foi concebido para atender à necessidade dos alunos de construir, ainda durante a graduação, uma jornada de aprendizado que dialogasse com o mercado de trabalho. “Esse programa, além de fortalecer o pilar de empregabilidade que a instituição se orgulha em ter, permite que os estudantes moldem sua formação com conteúdo direcionado e conectado às suas aspirações de carreira”, diz Aroldo.

Dentre os benefícios, a instituição identificou que o programa aumenta o engajamento do aluno ao longo do curso, bem como seu rendimento acadêmico, além de fornecer aos universitários uma maior compreensão das possibilidades do mercado de trabalho, preparando-os para atingir alguns dos seus objetivos, ainda durante o curso, o que impulsiona o progresso de suas carreiras.

O programa piloto, que começou ainda em 2022 com o lançamento da primeira trilha com foco em concursos, já beneficiou mais de 8 mil alunos da Estácio. Leide Laura Ribeiro, que frequenta o quarto período de Psicopedagogia da Estácio no Rio de Janeiro, conta que o programa tem se mostrado muito útil para complementar sua formação e ampliar seus horizontes. “O programa me ensinou a estudar através das melhores ferramentas e assim realizar o concurso dos meus sonhos”, compartilha.

Já Jociel Almeida, formando do curso de Gestão da Segurança Privada da Estácio em Boa vista, Roraima, acredita que o programa foi um fator motivador na sua vida pessoal quanto profissional. “O programa trouxe sucesso à minha preparação para concursos públicos, que eu comemoro e transformo em bem-estar pessoal, familiar e coletivo”, comemora.

Como uma das maiores referências no ensino superior brasileiro, a Estácio vai além de possibilitar a conquista de um diploma, ao oferecer uma experiência única e adaptada às ambições individuais de seus alunos. Dentro desse ambiente virtual, o estudante tem acesso a um amplo hub de conteúdo capaz de transformar sua vida acadêmica e profissional. Essa jornada personalizada buscar atender a diversos interesses dos estudantes, como prestar concursos públicos, realizar a transição de carreira, avançar em uma área específica, empreender, seguir carreira acadêmica, conseguir o primeiro emprego, ou até mesmo se aprofundar nos conteúdos por hobby.

O Singular se conecta às diversas iniciativas realizadas continuamente pela Estácio com foco na empregabilidade dos estudantes. Há mais de 10 anos, a instituição se orgulha de investir em tecnologia e inovação para beneficiar milhares de estudantes. Uma equipe dedicada promove continuamente diferentes ações com o objetivo de desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais, oferecendo dicas sobre processos seletivos e sobre empreendedorismo, noções de carreira e mercado de trabalho, networking com empresas, seminários e eventos, como a tradicional Feira Virtual de Estágios e Empregos, que oferta anualmente mais de 100 mil vagas, além de disponibilizar um portal permanente com mais de 60 mil oportunidades de estágio e emprego.

Palestra sobre “Nutrição, Veganismo e Meio Ambiente” no CEST

FOTO – DIVULGAÇÃO: reunidos na palestra: Profa. Daniela Mariz; Chef Gopa; nutri Raiza Lima; Dani Cerqueira; a Chef Gabriela Borges; a Dir. Geral do CEST Profa. Nazareth Mendes; a Coord. do Curso de Gastronomia Profa. Tereza Medeiros; o nutri Cadu Ferreira e a Profa. Sheyla Yonara. E na doação: Janaina Sagres, Gestora de Captação de Recursos da APAE de São Luís com os alunos de Gastronomia Keilson Santos e Raimundo Pereira e a Profa. Daniela Mariz

A Faculdade CEST, através dos alunos do 3º período do Curso de Gastronomia, promoveu a palestra “Nutrição, Vegetarianismo e Meio Ambiente” no auditório da Faculdade.

Em debate no evento, o poder do vegetarianismo para o meio ambiente e a saúde. O objetivo foi promover o conhecimento teórico sobre a prática alimentar vegetariana, sua aplicação e subdivisões, com a presença de nutricionistas e chefs renomados, com ampla experiência no mercado.

O evento contou com a presença da Diretora Geral do CEST, Profa. Nazareth Mendes e com a participação da Coordenadora do Curso de Gastronomia, Profa. Tereza Medeiros e docentes do curso. Entre os palestrantes convidados estavam os Chefs Gopa e Gabriela Borges e os nutricionistas Cadu Ferreira e Raiza Lima.  

Detalhe solidário: Os alunos organizadores do evento arrecadaram alimentos, que foram doados à APAE de São Luís. Os alimentos já foram entregues e repassados para a gestora do setor de captação de recursos da APAE de São Luis Janaina Sagres.

Representantes da Apae de São Luís e do CAEE Eney Santana na Plenária da Câmara Municipal de São Luís

Ato solene aconteceu na Semana de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

O grupo de alunos do CAEE Eney Santana e representantes da APAE de São Luís que participou de ato solene na Câmara Municipal de São Luís

APAE de São Luís promoveu a Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência 2023, que teve como o tema central “Acessibilidade Digital também é Inclusão”.  

E dentre as diversas atividades da ampla programação da Semana, destaque para o Ato de Conscientização que aconteceu na Plenária da Câmara Municipal de São Luís. Cerca de 40 alunos do CAEE Eney Santana, escola assistida pela APAE de São Luís, ocuparam a plenária para fazerem um ato de sensibilização sobre “A Importância das Políticas Públicas & Implantação de Recursos Tecnológicos nas Escolas para a Inclusão Social das Pessoas com Deficiência”.

Os alunos estavam acompanhados da Coord. do Centro de Atendimento Educacional Especializado / CAEE Eney Santana Elizeth Sarges; pelo assessor de comunicação da APAE Gabriel Bartowski, e pelos deficientes Werbeth Christian e Joseana Cajueiro, que atuam como Autodefensores (representantes) da APAE de São Luís. Eles ocuparam a mesa diretora e discursaram sobre o tema, reivindicando mais políticas públicas para viabilizar a inclusão digital entre o público PCD.

O Pres. da Câmara Municipal de São Luís, Ver. Paulo Victor destacou a importância de receber esses alunos e de dar mais visibilidade a essa luta da inclusão digital, que segundo ele, deve ser uma causa coletiva:

“Ficamos lisonjeados com essa visita, e podermos participar de uma sessão alusiva à Inclusão. Na ordem do dia, nos chamamos os alunos para comporem a mesa nas funções da 1ª e 2ª secretarias. A inclusão precisa ser uma realidade do dia a dia na cidade; e a Câmara Municipal não poderia ficar só na teoria dessa defesa. Por isso na prática, abrimos as portas para esse grupo hoje, para que eles conhecessem melhor a rotina e a prática legislativa municipal, e da nossa parte, foi importante ouvir suas reivindicações para que possamos atuar de forma mais efetiva na defesa desse público” declarou o Ver. Paulo Victor.

Para a aluna do CAEE Eney Santana Debora Raquel Araújo, de 11 anos, a experiência foi inesquecível:

“Ter vindo à Câmara hoje foi ótimo, eu não conhecia como funcionava e amei entender melhor como os vereadores trabalham aqui. A gente foi muito bem recebido e me senti feliz” disse a aluna.

Apesar de ser um direito garantido por lei no Brasil, muitos sites ainda não estão em conformidade com os padrões de acessibilidade digital. De acordo com um estudo realizado em parceria com o Movimento Web para Todos, menos de 1% dos sites brasileiros foram considerados acessíveis, com a grande maioria apresentando falhas de acessibilidade. Esses números alarmantes destacam a necessidade urgente de promover mudanças e melhorar a acessibilidade digital em nosso país.

“Trazer essa pauta da luta pela inclusão das pessoas com deficiência para dentro da Câmara Municipal foi um marco. É aqui que são feitas as leis e com essa aproximação, os vereadores poderão ajudar de forma mais concreta na construção de novas leis e políticas públicas mais inclusivas” declarou o Ass. de Comunicação da APAE de São Luís Gabriel Bartowski.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima