Tema central é “Acessibilidade Digital também é Inclusão”
APAE de São Luís promove de 25 a 29 de setembro a Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência 2023 com uma ampla programação de atividades. Este ano com o tema central é “Acessibilidade Digital também é Inclusão”.
A semana visa ressaltar a relevância fundamental da acessibilidade digital na busca contínua por igualdade e inclusão em nossa sociedade. A acessibilidade digital implica na remoção de barreiras que dificultam ou impedem que pessoas com deficiência tenham acesso a conteúdos e serviços online, promovendo assim a igualdade de oportunidades e a participação ativa na era digital.
Dados estatísticos demonstram que a acessibilidade digital é mais do que uma necessidade; é um direito humano fundamental que deve ser garantido a todos. No Brasil, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE de 2010, cerca de 23,9% da população – o equivalente a aproximadamente 45 milhões de pessoas – apresenta pelo menos uma deficiência investigada. Isso destaca a importância de tornar os sítios eletrônicos acessíveis, principalmente os governamentais, para garantir que todos os cidadãos possam perceber, entender, navegar e interagir efetivamente com o conteúdo online.
A implementação da acessibilidade digital democratiza o acesso à informação, serviços governamentais e oportunidades econômicas para todas as pessoas, independentemente de suas capacidades físicas, cognitivas, sensoriais ou sociais. Isso é especialmente relevante em um cenário onde a Internet se tornou uma parte integrante da vida cotidiana, permitindo que as pessoas estudem, trabalhem, façam compras, paguem contas e compartilhem conhecimento sem a necessidade de deslocamento.
No entanto, apesar de ser um direito garantido por lei no Brasil, muitos sites ainda não estão em conformidade com os padrões de acessibilidade digital. De acordo com um estudo realizado em parceria com o Movimento Web para Todos, menos de 1% dos sites brasileiros foram considerados acessíveis, com a grande maioria apresentando falhas de acessibilidade. Esses números alarmantes destacam a necessidade urgente de promover mudanças e melhorar a acessibilidade digital em nosso país. E vale lembrar que, a acessibilidade digital não beneficia apenas as pessoas com deficiência, mas também a sociedade como um todo. Além de criar um ambiente democrático e justo, ela oferece vantagens econômicas significativas.
Na programação das atividades promovidas pela APAE de São Luis constam as seguintes atividades:
25.09 (segunda – feira): Abertura às 8h30 na sede da APAE de São Luís, seguida do Show da Inclusão às 9h com a Banda Fluxo 0. Às 10h tem atividade interativa com alunos da escola O Bom Pastor e às 14h visita de alunos do IFMA de São José de Ribamar.
26.09 (terça – feira): Oficina de Pintura em Tecido para familiares dos alunos assistidos às 8h, seguida da apresentação do Boletim Antoninha com o tema “CER III – Reabilitação como Acessibilidade (ao vivo pelo YouTube). Às 13h30 tem outra turma da Oficina de Pintura em Tecido.
27.09 (quarta – feira): Oficina de sabonetes para familiares dos alunos às 8h. Visita à Casa Legislativa às 9h e nova turma da Oficina de sabonetes para familiares dos alunos às 13h30.
28.09 (quinta – feira): Ação no IEMA (CAEE Eney Santana) às 9h e às 14h tem a Roda de Conversa com o tema “Influência Digital – O que é isso voltada para familiares de alunos.
29.09 (sexta – feira): Torneio Esportivo Inclusivo às 8h. Ação Cuidar com limpeza de pele e maquilagem, consulta psiquiátrica e roda de conversa sobre Setembro Amarelo. Oficina de Plaquinhas às 16h.