OPERAÇÃO PAZ: QUATRO PESSOAS SÃO PRESAS PELA POLÍCIA CIVIL POR PARTICIPAÇÃO EM HOMICÍDIO OCORRIDO NA GRANDE ILHA

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira(13), uma força-tarefa foi deflagrada por equipes da Polícia Civil do Maranhão, com a missão de cumprir mandados de busca e de apreensão e de prisão contra alvos investigados por participação no crime de homicídio triplamente qualificado que vitimou uma mulher identificada como Carla Priscila Fonseca Santos, de 27 anos. O crime teria ocorrido no dia 13 de junho deste ano, no bairro do Pau Deitado, em Paço do Lumiar, região Metropolitana de São Luís.

Segundo as investigações, a vítima estava em um bar, quando foi até uma residência vizinha ao estabelecimento para usar o banheiro, ocasião essa, onde Carla Priscila foi alvejada com vários disparos de arma de fogo, e ainda teve a sua motocicleta subtraída pelos criminosos. As investigações revelaram que a vítima foi morta pelo fato de ter descumprido uma ordem de uma facção criminosa, além de ter ameaçado de entregar alguns integrantes à Polícia.

Nessa manhã, equipes policiais estiveram em endereços nos bairros do Pau Deitado, em Paço do Lumiar e Turiúba, em São José de Ribamar, onde foram cumpridos às ordens judiciais, incluindo as prisões de quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher, todos suspeitos de participação no crime.

A força-tarefa que foi realizada no âmbito da “Operação Paz”, foi coordenada pelo Departamento de Feminicídio, vinculado à Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), com apoio operacional da SPCC, SENARC e SECCOR.

Maracap abre vagas para cadastro de novos colaboradores e novas colaboradoras

Vagas abertas para cadastro de novos colaboradores e novas colaboradoras

Estão abertas as vagas para cadastro de novos colaboradores e novas colaboradoras do Maracap. A venda do “Bilhete Premiável Maracap”, da “Rapidinha do Mara” e do “Cartão de Descontos”, que dá direito à Rede de Benefícios do Maracap, é uma das melhores oportunidades para jovens e adultos, com idade a partir dos 18 anos, empreenderem e garantirem renda e autonomia, melhorarem suas técnicas de vendas e o relacionamento profissional com o público.

Os novos colaboradores (as) poderão definir os melhores dias e horários para venderem os produtos do Maracap ou, se preferirem, vender dentro das estratégias definidas em comum acordo com as suas regionais. Se você já revende produtos de beleza, água mineral, bombons caseiros, frutas e verduras nas ruas ou de casa em casa, seja também um colaborador ou uma colaboradora do Maracap no dia a dia. Vender os produtos Maracap é mais uma oportunidade de renda em suas mãos! Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe da sede, na avenida São Luís Rei de França, 12, no Olho D’Água, em São Luís – MA, ou pelos telefones 3303-3001 ou 3303-3000.   

Projeto Meninas do Futebol promove torneio neste sábado

Competição marca o encerramento da 2ª edição do projeto, que é patrocinado via Lei de Incentivo ao Esporte. Iniciativa atendeu meninas de 10 a 17 anos em Bacabal

Atletas da Escolinha Meninas do Futebol disputarão torneio neste sábado (16). (Ravelly Vieira / AP Assessoria)

A Escolinha Meninas do Futebol, iniciativa patrocinada pelo Governo do Estado do Maranhão e pela Construnorte Materiais de Construção, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, realizará, na manhã deste sábado (16), o evento de encerramento da segunda edição do projeto na Associação Atlética Boa Vida, no Bairro Areal, na cidade de Bacabal. No último dia de atividades, as atletas da Escolinha vão disputar um Torneio Interno. A disputa terá início às 8h.

Em sua segunda edição, que teve duração de seis meses, a Escolinha Meninas do Futebol atendeu meninas de 10 a 17 anos com treinos esportivos e acompanhamento pedagógico de forma completamente gratuita. As jovens atletas participaram de aulas teóricas e práticas, voltadas para iniciação e treinamento do esporte, em atividades desenvolvidas por profissionais capacitados, que seguiram uma metodologia especializada e pensada exclusivamente para as participantes do projeto. Além disso, as meninas também receberam alimentação nos dias de treinos.

Vale destacar que todas as atletas participantes da segunda edição da Escolinha Meninas do Futebol ganharam um kit com o material esportivo necessário (uniforme, chuteiras, caneleiras e bolsas esportivas) para participarem dos treinos, além de receberem cadernos e garrafinhas de água individuais.

“A segunda edição da Escolinha Meninas do Futebol foi um grande sucesso, estamos felizes por ver a animação das atletas durante esses seis meses de atividades e o envolvimento de suas famílias, que entendem a importância de unir esporte e educação. Temos certeza de que essas jovens vão levar esse aprendizado para toda a vida e ajudar na construção de uma sociedade melhor. Mais uma vez, fica o nosso agradecimento ao Governo do Maranhão e à Construnorte por todo apoio às atividades da Escolinha”, diz o coordenador da Escolinha Meninas do Futebol, Kléber Muniz.

Mais informações sobre a Escolinha Meninas do Futebol estão disponíveis nas redes sociais oficiais do projeto (@projetomeninasdofutebol) no Instagram e no Facebook.

MARANHÃO NOS CINEMAS: filme ‘Tire 5 Cartas’ tem estreia nacional confirmada para quinta-feira (14)

A comédia produzida e gravada em São Luís tem patrocínio da Equatorial

Foto / Divilgação: Elenco do Filme MARANHÃO NOS CINEMAS: filme ‘Tire 5 Cartas’ tem estreianacional confirmada para quinta-feira (14) e tem o patrocínio da Equatorial Maranhão

A partir desta quinta-feira (14) estará em cartaznos cinemas de todo o país a comédia estreladapor Lília Cabral e Stepan Nercessian, dirigida porDiego Freitas e roteirizada por Joaquim Haickel, “Tire 5 Cartas”, a maior produção cinematográficatotalmente maranhense. O filme conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.  

Produzida e gravada em São Luís, a comédia “Tire 5 Cartas” conta a história da taróloga ludovicense Fátima (Lília Cabral) e do seumarido Lindoval (Stepan Nercessian) que se surpreendem ao encontrar um valioso anelroubado. O casal decide ficar com o anel a qualquer custo e para isso fogem dos bandidosque o procuram e vão para São Luís a fim de se esconderem.

O filme conta com participações especiais como a de Alcione e Sidney Magal, além das influencersThaynara OG e Mathy Lemos. O elenco também traz vários atores maranhenses como Áurea Maranhão, César Boaes, Claudiana Cotrim, DeoGarcez, Al Danúsio, Xyco Pedrosa, Tássia Dhur, dentre outros.

A pré-estreia do filme aconteceu no dia 7 de setembro, na capital maranhense, e a estreia emtodo território nacional está marcada para estaquinta-feira, dia 14 de setembro. “Tire 5 Cartas”possui classificação indicativa 12 anos.

Evento TecnoMaxx apresentou Novos Serviços e o Clube de Vantagens da Operadora Maxx para clientes

Telefonia 5G, Call Center, Telemedicina e Sistema de Segurança com Monitoramento de Câmeras

O Ger. Comercial da Maxx Fábio Silva falou sobre os novos serviços e a Coordenadora Comercial da Maxx Yorrana Feitosa apresentou o novo Clube de Vantagens Maxx

Uma empresa focada no pioneirismo e na inovação. Essa é a trajetória da Maxx, empresa genuinamente maranhense, que há 24 anos oferece serviços que conectam os maranhenses.

Primeiro foi a oferta da TV a cabo e seus múltiplos canais nacionais e internacionais, quando o mundo nem era tão global ainda…. A empresa, que surgiu como TVN, foi pioneira na região na oferta de entretenimento e informação em múltiplos canais.

Depois foram diversas fases evolutivas até a troca do nome de TVN para Maxx. Já na nova visão empresarial de reunir diversos serviços de conexão e tecnologia em uma só empresa, vieram também os serviços de telefonia móvel e fixa, internet 100 % fibra associados à TV HD.

E agora, como um verdadeiro presente para o aniversário de 411 anos de São Luís, a Maxx promoveu o evento “Tecno Maxx” para apresentar aos clientes mais evolução e novidades em serviços de tecnologia que chegam para ampliar o portifólio da primeira operadora maranhense de telefonia e tecnologia. O Tecno Maxx aconteceu na loja da operadora em São Luís, no bairro do São Francisco. Além das novidades tecnológicas, os clientes foram brindados com um pocket show da cantora maranhense radicada em Paris Anna Torres; reforçando também a valorização e apoio que a empresa sempre deu aos artistas maranhenses ao longo de sua história.

O CEO da Maxx Augusto Diniz foi representado pelo Gerente Comercial Fábio Silva, que juntamente com a Diretoria da operadora, fez o anúncio das novidades tecnológicas que prometem facilitar e conectar ainda mais pessoas e empresas a novos serviços que garantem comodidade, segurança e muita tecnologia de ponta embarcada. Isso tudo fez com que a Maxx deixe de ser um operador de internet e passe ao novo status de operadora de telefonia e tecnologia; uma empresa de tecnologia de ponta, com os mais variados serviços, além de benefícios inéditos.

“Evoluir e crescer de acordo com as necessidades dos clientes. Essa é a nossa missão, tendo sempre a conexão como foco. Assim, além dos serviços já ofertados, anunciamos a chegada da tecnologia 5G no serviço de telefonia móvel, e agora como uma operadora completa. E implementamos também a qualidade da nossa internet 100% fibra, e agora ainda mais potente com a adoção da tecnologia revolucionária que é a internet por fibra óptica GPON (Gigabit Passive Optical Network). Isso traz vantagens imediatas ao cliente, tais como velocidades ultrarápidas; conexão mais confiável; maior largura de banda; menos manutenção e segurança aprimorada. E por fim, graças à evolução da nossa internet, também passamos a oferecer novos serviços online que chegam para integrar os pacotes Maxx: Telemedicina, com atendimentos por vídeo chamadas em 15 especialidades médicas além de Psicólogos, Psiquiatras e Nutricionistas. E mais, monitoramento de saúde e descontos em exames e medicamentos. E voltado para a área de segurança residencial e corporativa, lançamos um exclusivo Serviço de Monitoramento de Câmeras, com reconhecimento facial e circuito interno de câmeras. Para empresas, lançamos também um serviço de Call Center que pode ser terceirizado em nome das empresas. Entendemos que conexão é acima de tudo desenvolvimento. Portanto esse pacote de investimentos e novos serviços é o nosso presente para os clientes Maxx de todo o estado” anunciou Fábio Silva, Gerente Comercial da operadora Maxx.   

E teve mais pioneirismo da Maxx, com o anúncio da implantação do primeiro sistema de bonificação inédito no Estado, o Clube de Vantagens Maxx. Um sistema que visa valorizar e bonificar os clientes da operadora.

São mais de 1.200 estabelecimentos espalhados pelo Brasil e no Maranhão. A proposta é oferecer descontos sucessivos aos clientes Maxx nas lojas parceiras. O cliente deve consultar o regulamento antes de aderir.

Ao baixar o aplicativo, o usuário pode ficar por dentro do que está acontecendo nos estabelecimentos parceiros, como promoções exclusivas, cupons de descontos e mimos. O cliente vai usando os descontos disponíveis em cada loja e no final do mês, poderá ter uma economia maior até do que o valor pago na mensalidade do seu pacote Maxx. E para a operadora, há a vantagem de poder fidelizar sua marca e conhecer de forma mais profunda os seus clientes.

“O Clube de Vantagens Maxx é o resultado de um grande investimento de trabalho, de tecnologia e de pesquisa, visando valorizar ainda mais cada cliente Maxx. O Clube também vai nos ajudar a ter uma relação ainda mais próxima com nossos clientes” reforçou o Gerente Comercial da Maxx Fábio Silva.

Todos os novos serviços já estão disponíveis em todos os canais de atendimentos e lojas da operadora Maxx, em São Luís e em diversas cidades parceiras distribuídas no Maranhão.

“Nosso lema, um convite real aos clientes é “Seja Mais, Seja Max”. É com o compromisso de evoluir sempre, para fazermos jus a esse slogan, que seguiremos investindo mais e mais em tecnologia, para manter nosso pioneirismo no Estado” completou o CEO da Maxx Augusto Diniz.

Yglésio anuncia PL para coibir abusos e regulamentar jogos eletrônicos na Internet

O deputado alertou para o problema e condenou a divulgação feita por diversos influenciadores que incentivam os jovens a utilizarem essas plataformas com moderação

O deputado Yglésio Moyses (PSB) anunciou, na sessão plenária desta terça-feira (12), que deu entrada em um projeto de lei para coibir abusos e promover a regulamentação de jogos eletrônicos na internet. O parlamentar repercutiu um caso recente em que um jovem do município de Formosa da Serra Negra cometeu suicídio após contrair dívidas decorrentes dessas plataformas. 

“Rafael Mendes, de 18 anos de idade, começou a jogar, perdeu dinheiro, foi recorrendo a empréstimos, agiotas, que começaram a pressionar o rapaz que, claro, desesperado, deprimido e vítima de uma evidente compulsão, diagnosticada como ludopatia, chegou a tirar a própria vida. Não foi o primeiro e não será o último caso enquanto não tomarmos medidas de regulação nesta Casa”, afirmou Yglésio Moyses. 

O deputado alertou ainda para a divulgação feita por diversos influenciadores, incentivando os jovens a utilizarem essas plataformas com moderação. 

“Não é só dizer aprecie com moderação, jogue com moderação. Existem problemas que são subjacentes a isso. É claro que existe um crime de pirâmide financeira, crime contra o sistema econômico, estelionato, gente que está utilizando a boa-fé alheia, oferecendo links para levar essas pessoas a esses lugares, infelizmente”, concluiu Yglésio. 

Polícia Federal combate abuso sexual e faz prisão em flagrante em Caxias (MA)

Uma pessoa foi presa em flagrante por crimes relacionados a estupro de vulnerável

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a Operação Conteúdo Proibido, na cidade de Caxias, visando combater o abuso sexual infantil. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na residência de investigados por crimes relacionados estupro de vulnerável, associação criminosa, produção, venda, armazenamento e disponibilização de imagens e vídeos contendo cenas de abuso e exploração sexual infantil.

Durante a realização das buscas, um dos investigados foi preso em flagrante por possuir material da mesma natureza.

O combate a essa prática é prioridade na Polícia Federal, considerando que o consumo desse tipo de conteúdo proibido fomenta a prática de violência sexual contra crianças, cujos danos psicológicos e sociais causados às vítimas são permanentes. Por isso, ressalta-se a importância da participação da sociedade ao denunciar toda e qualquer forma de violência praticada contra crianças e adolescentes.

Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder, dentre outros, pelos crimes de estupro de vulnerável e associação criminosa, bem como os crimes relacionados a produção, venda, armazenamento, disponibilização e aliciamento de menor para a produção de conteúdo pornográfico infantil. Esses crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 44 anos de prisão.

As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias e seguem em andamento.

Mês do Cliente: Grupo Mateus lança campanha com diversos prêmios

Segue até o dia 29 de setembro a campanha “Cliente Para Sempre”, realizada pelo Grupo Mateus em alusão ao Dia do Cliente, comemorado no mês de setembro. Válida para todas as compras no varejo, a campanha oferece diversos prêmios, desde compras grátis até automóveis. 

A gerente de Marketing do Grupo Mateus, Anna Flávia Montalvão, destaca a relevância da data. “O mês do cliente é sempre muito aguardado. Depois do sucesso que foi o aniversário do Grupo Mateus, com um mês inteiro de promoções, nossa Companhia homenageia todos os clientes com vantagens para as compras no varejo”, completa.

Promoção

As promoções são válidas a cada R$ 100 em compras no varejo, realizadas em qualquer loja do Grupo Mateus. Serão sorteados milhares de vales-compra no valor de R$ 100; um vale-compra de 15 anos de compras grátis; uma moto e um iPhone por dia; além de dois carros. 

Para participar da campanha “Cliente Pra Sempre”, é necessário estar cadastrado no aplicativo “Mateus Mais” e/ou no site da promoção www.clienteprasempre.com.br e, no momento da compra, informar o CPF.

Banco eletrônico PagSeguro é condenado a indenizar cliente por compras fraudulentas

A instituição eletrônica PagSeguro Internet LTDA foi condenada a cancelar compras no cartão de crédito de uma cliente, bem como a indenizá-la. A sentença foi proferida pelo 4º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís. Na ação, uma mulher relatou que haveria contas desconhecidas em sua fatura, referentes ao cartão de crédito Visa, totalizando a quantia de R$ 7.986,48. Afirmou que teria tentado solucionar a controvérsia administrativamente, mas teria sido creditado em sua fatura tão somente o importe de R$ 1.698,92.

Seguiu afirmando que, além disso, o limite do seu cartão de crédito seria vinculado a seus investimentos na conta bancária do réu, e que está impedida de fazer movimentações, não sendo possível resgatar a quantia que seria sua, de R$ 7.986,48. Diante disso, requereu o cancelamento dos débitos indevidos, a liberação do valor correspondente e a indenização por danos morais. Em contestação, a parte requerida afirmou que não há nenhuma responsabilidade a lhe ser imputada, alegando que as operações teriam sido realizadas presencialmente, por meio de cartão com tecnologia de chip, com a inserção de senha pessoal.

O Judiciário promoveu uma audiência de conciliação, mas as partes não chegaram em um acordo. “Trata-se de relação jurídica de consumo, enquadrando-se, com perfeição, a parte autora e a parte requerida aos conceitos de consumidor e fornecedor, respectivamente, na forma dos artigos 2º e 3º do Código de Defesa do Consumidor (…) A partir desse pressuposto, verifica-se que a inversão do ônus da prova decorre da norma consumerista, a saber, artigo 6º, VIII, incumbindo à parte requerida demonstrar inexistência de defeito da prestação do serviço ou culpa exclusiva do consumidor ou de terceiros, para que seja excluída a sua responsabilidade”, esclareceu a Justiça na sentença.

COMPRAS EM SITE

E continuou: “Compulsando os autos, verifica-se que a demandada não obteve sucesso em demonstrar regularidade das compras efetuadas a partir do cartão de crédito da parte autora (…) Com efeito, aduz a parte requerida que as aquisições impugnadas teriam sido realizadas de forma presencial, com a correspondente inserção de senha pessoal do titular, que é intransferível (…) No entanto, é fato notório e decorrente da experiência comum que compras no site Aliexpress.com são realizadas por meio da Rede Mundial de Computadores (…) Deduzir que foram efetuadas presencialmente as compras pelas quais constam na fatura de cartão de crédito sob a rubrica ‘Aliexpress.com’ seria sobretudo contraditório”.

Para o Judiciário, a requerida possui o dever de aplicar métodos e sistemas de segurança adequados com o escopo de prevenir e evitar resultados danosos, decorrentes inclusive de atos fraudulentos, como é o caso em questão. “A parte requerente, por sua vez, juntou documentos suficientes dos fatos constitutivos do seu direito (…) Nesse liame, demonstrou as reiteradas tentativas inexitosas de resolução do imbróglio de forma administrativa (…) Assim, patente o dever da parte requerida em proceder ao cancelamento dos débitos decorrentes das compras objeto da presente demanda, bem como, por via reflexa, desbloquear os valores retidos correspondentes”, destacou, frisando que estão presentes elementos que configuram existência de dano moral.

Por fim, decidiu: “Ante o que foi exposto, há de se julgar procedentes os pedidos, no sentido de que a requerida proceda ao cancelamento das compras em litígio, bem como a desbloquear os valores que tenha a parte autora a título de investimento, até o montante de R$ 7.986,48 (…) Ademais, há de se condenar a parte requerida a pagar para a parte autora, a título de danos morais, o importe de R$ 5.000,00”.

DREX: entenda a nova moeda brasileira e o que muda

Me. Kennedy Chaves Veloso, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, explica como serão as mudanças para população e uso no mercado
 

No horizonte financeiro do Brasil, uma revolução está se formando, e seu nome é DREX. Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Me. Kennedy Chaves Veloso, a sigla que combina as letras “D” e “R” de Real Digital, o “E” de Eletrônico e o “X” de modernidade e conexão representa mais do que apenas uma moeda digital. É uma promessa de transformação profunda na maneira como conduzimos transações comerciais, compras e vendas de ativos.
 

“Diferente das criptomoedas, o DREX é uma moeda emitida pelo Banco Central, evoluindo a moeda física para uma forma eletrônica inovadora. Isso significa que nossa relação com os bancos não sofrerá mudanças drásticas. Continuaremos a ter contas correntes, usar o PIX e todas as nossas atividades financeiras habituais. A diferença reside na integração dos princípios das criptomoedas, que permitem a transformação de ativos em tokens verificáveis, redefinindo como compramos e vendemos”, explica o especialista.
 

Veloso aponta que o real digital traz como premissa diminuir o risco de contraparte em transações comerciais do Brasil.
 

“Risco de contraparte é a possibilidade de uma das partes envolvidas em uma transação financeira não cumprir sua obrigação contratual, causando perda para o outro lado. Por exemplo, se você compra um veículo e efetua um PIX, mas o vendedor não efetua o registro em seu nome, você sofre um risco de contraparte. Assim, para garantir confiança às transações de compra e venda, especialmente no mercado de ativos como imóveis, veículos e investimentos, serão simplificadas. Os intermediários como DETRAN, B3 e cartórios, que tradicionalmente garantem a legitimidade das transações, cederão espaço a tokens digitais. Esses tokens, representando os ativos reais, agirão como garantias em transações. Imagine poder vender seu veículo diretamente a alguém, transferindo o token digital que representa seu automóvel com confiança e simplicidade”, orienta.
 

O docente destaca que uma característica notável do DREX é sua integração com contratos inteligentes (Smart Contract). “Esses documentos digitais executam automaticamente acordos predefinidos, eliminando intermediários e garantindo que as condições sejam cumpridas. Isso impulsiona a segurança jurídica e a eficiência nas transações comerciais”.
 

Os pontos positivos do DREX, segundo Veloso, é que os riscos de contraparte irão desaparecer, a segurança das transações é aprimorada e a burocracia é reduzida a um mínimo. O DREX está previsto para ser lançado ao público até o final de 2024, e é a representação digital do real, trazendo uma nova era de eficiência e confiança para economia.
 

Por fim, o coordenador da Faculdade Anhanguera elencou alguns pontos importantes sobre a nova moeda, confira:
 

– A relação das pessoas com os bancos não irá mudar.

– Não trará mudança nos pagamentos e sim nas transações de compra e venda.

– Não será permitido aos Bancos emprestarem a terceiros.

– Não terá rendimento automático.

– Haverá garantia de segurança jurídica, cibernética e privacidade nas operações.

– As operações com o DREX não serão gratuitas, pois estarão associadas à prestação de um serviço financeiro que irá gerar despesa e, de alguma forma, serão repassadas ao consumidor. Mesmo a operação não sendo gratuita, a automatização dos processos com o DREX irá trazer mais economia para o bolso do consumidor.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima