Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros...
A Faculdade CEST, através dos alunos do 3º período do Curso de Gastronomia, promoveu a palestra “Nutrição, Vegetarianismo e Meio Ambiente” no auditório da Faculdade.
Em debate no evento, o poder do vegetarianismo para o meio ambiente e a saúde. O objetivo foi promover o conhecimento teórico sobre a prática alimentar vegetariana, sua aplicação e subdivisões, com a presença de nutricionistas e chefs renomados, com ampla experiência no mercado.
O evento contou com a presença da Diretora Geral do CEST, Profa. Nazareth Mendes e com a participação da Coordenadora do Curso de Gastronomia, Profa. Tereza Medeiros e docentes do curso. Entre os palestrantes convidados estavam os Chefs Gopa e Gabriela Borges e os nutricionistas Cadu Ferreira e Raiza Lima.
Disponível no ambiente virtual, o programa foca no sucesso dos estudantes e ajuda a alcançar as metas traçadas além da graduação
A Estácio inova mais uma vez e passa a oferecer aos seus alunos de graduação digital uma oportunidade única de traçar um caminho personalizado de aprendizado, alinhando seus interesses pessoais e profissionais com o conteúdo do curso. Pioneira no país a disponibilizar um suporte em escala, com alto padrão de desempenho, a Estácio lança o programa Singular beneficiando, durante toda a jornada acadêmica, os estudantes que compõem a base de ensino digital (EaD) da Estácio, que atualmente reúne cerca de 560 mil alunos. Ao todo, são sete opções de trilhas para o desenvolvimento dos estudantes: Trilha do Concurseiro; Trilha do Empreendedor; Trilha Mudar de Carreira; Trilha Progredir na Área; Trilha Carreira Acadêmica; Trilha Primeiro Emprego; e Trilha Paixão ou Hobby.
Hospedado no ambiente virtual de aprendizado da instituição, o programa permite ao aluno escolher entre diversas trilhas de conteúdo, cuidadosamente elaboradas e alinhadas com seus objetivos profissionais e pessoais. Oferecido de forma gratuita, o Singular proporciona uma fonte adicional de conteúdos de suporte ao aluno para que ele possa explorar diversas possibilidades de carreira. As trilhas de desenvolvimento são segmentadas por etapas de progresso e incluem podcasts, vídeos, lives, contato com especialistas e conteúdos digitais sobre temas relevantes para o mercado de trabalho. Além disso, os alunos podem acompanhar seu desenvolvimento e interagir com comunidades de aprendizagem durante toda a graduação.
O CEO da Estácio, Aroldo Alves, explica que o Singular foi concebido para atender à necessidade dos alunos de construir, ainda durante a graduação, uma jornada de aprendizado que dialogasse com o mercado de trabalho. “Esse programa, além de fortalecer o pilar de empregabilidade que a instituição se orgulha em ter, permite que os estudantes moldem sua formação com conteúdo direcionado e conectado às suas aspirações de carreira”, diz Aroldo.
Dentre os benefícios, a instituição identificou que o programa aumenta o engajamento do aluno ao longo do curso, bem como seu rendimento acadêmico, além de fornecer aos universitários uma maior compreensão das possibilidades do mercado de trabalho, preparando-os para atingir alguns dos seus objetivos, ainda durante o curso, o que impulsiona o progresso de suas carreiras.
O programa piloto, que começou ainda em 2022 com o lançamento da primeira trilha com foco em concursos, já beneficiou mais de 8 mil alunos da Estácio. Leide Laura Ribeiro, que frequenta o quarto período de Psicopedagogia da Estácio no Rio de Janeiro, conta que o programa tem se mostrado muito útil para complementar sua formação e ampliar seus horizontes. “O programa me ensinou a estudar através das melhores ferramentas e assim realizar o concurso dos meus sonhos”, compartilha.
Já Jociel Almeida, formando do curso de Gestão da Segurança Privada da Estácio em Boa vista, Roraima, acredita que o programa foi um fator motivador na sua vida pessoal quanto profissional. “O programa trouxe sucesso à minha preparação para concursos públicos, que eu comemoro e transformo em bem-estar pessoal, familiar e coletivo”, comemora.
Como uma das maiores referências no ensino superior brasileiro, a Estácio vai além de possibilitar a conquista de um diploma, ao oferecer uma experiência única e adaptada às ambições individuais de seus alunos. Dentro desse ambiente virtual, o estudante tem acesso a um amplo hub de conteúdo capaz de transformar sua vida acadêmica e profissional. Essa jornada personalizada buscar atender a diversos interesses dos estudantes, como prestar concursos públicos, realizar a transição de carreira, avançar em uma área específica, empreender, seguir carreira acadêmica, conseguir o primeiro emprego, ou até mesmo se aprofundar nos conteúdos por hobby.
O Singular se conecta às diversas iniciativas realizadas continuamente pela Estácio com foco na empregabilidade dos estudantes. Há mais de 10 anos, a instituição se orgulha de investir em tecnologia e inovação para beneficiar milhares de estudantes. Uma equipe dedicada promove continuamente diferentes ações com o objetivo de desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais, oferecendo dicas sobre processos seletivos e sobre empreendedorismo, noções de carreira e mercado de trabalho, networking com empresas, seminários e eventos, como a tradicional Feira Virtual de Estágios e Empregos, que oferta anualmente mais de 100 mil vagas, além de disponibilizar um portal permanente com mais de 60 mil oportunidades de estágio e emprego.
A Faculdade CEST, através dos alunos do 3º período do Curso de Gastronomia, promoveu a palestra “Nutrição, Vegetarianismo e Meio Ambiente” no auditório da Faculdade.
Em debate no evento, o poder do vegetarianismo para o meio ambiente e a saúde. O objetivo foi promover o conhecimento teórico sobre a prática alimentar vegetariana, sua aplicação e subdivisões, com a presença de nutricionistas e chefs renomados, com ampla experiência no mercado.
O evento contou com a presença da Diretora Geral do CEST, Profa. Nazareth Mendes e com a participação da Coordenadora do Curso de Gastronomia, Profa. Tereza Medeiros e docentes do curso. Entre os palestrantes convidados estavam os Chefs Gopa e Gabriela Borges e os nutricionistas Cadu Ferreira e Raiza Lima.
Detalhe solidário: Os alunos organizadores do evento arrecadaram alimentos, que foram doados à APAE de São Luís. Os alimentos já foram entregues e repassados para a gestora do setor de captação de recursos da APAE de São Luis Janaina Sagres.
Ato solene aconteceu na Semana de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência
APAE de São Luís promoveu a Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência 2023, que teve como o tema central “Acessibilidade Digital também é Inclusão”.
E dentre as diversas atividades da ampla programação da Semana, destaque para o Ato de Conscientização que aconteceu na Plenária da Câmara Municipal de São Luís. Cerca de 40 alunos do CAEE Eney Santana, escola assistida pela APAE de São Luís, ocuparam a plenária para fazerem um ato de sensibilização sobre “A Importância das Políticas Públicas & Implantação de Recursos Tecnológicos nas Escolas para a Inclusão Social das Pessoas com Deficiência”.
Os alunos estavam acompanhados da Coord. do Centro de Atendimento Educacional Especializado / CAEE Eney Santana Elizeth Sarges; pelo assessor de comunicação da APAE Gabriel Bartowski, e pelos deficientes Werbeth Christian e Joseana Cajueiro, que atuam como Autodefensores (representantes) da APAE de São Luís. Eles ocuparam a mesa diretora e discursaram sobre o tema, reivindicando mais políticas públicas para viabilizar a inclusão digital entre o público PCD.
O Pres. da Câmara Municipal de São Luís, Ver. Paulo Victor destacou a importância de receber esses alunos e de dar mais visibilidade a essa luta da inclusão digital, que segundo ele, deve ser uma causa coletiva:
“Ficamos lisonjeados com essa visita, e podermos participar de uma sessão alusiva à Inclusão. Na ordem do dia, nos chamamos os alunos para comporem a mesa nas funções da 1ª e 2ª secretarias. A inclusão precisa ser uma realidade do dia a dia na cidade; e a Câmara Municipal não poderia ficar só na teoria dessa defesa. Por isso na prática, abrimos as portas para esse grupo hoje, para que eles conhecessem melhor a rotina e a prática legislativa municipal, e da nossa parte, foi importante ouvir suas reivindicações para que possamos atuar de forma mais efetiva na defesa desse público” declarou o Ver. Paulo Victor.
Para a aluna do CAEE Eney Santana Debora Raquel Araújo, de 11 anos, a experiência foi inesquecível:
“Ter vindo à Câmara hoje foi ótimo, eu não conhecia como funcionava e amei entender melhor como os vereadores trabalham aqui. A gente foi muito bem recebido e me senti feliz” disse a aluna.
Apesar de ser um direito garantido por lei no Brasil, muitos sites ainda não estão em conformidade com os padrões de acessibilidade digital. De acordo com um estudo realizado em parceria com o Movimento Web para Todos, menos de 1% dos sites brasileiros foram considerados acessíveis, com a grande maioria apresentando falhas de acessibilidade. Esses números alarmantes destacam a necessidade urgente de promover mudanças e melhorar a acessibilidade digital em nosso país.
“Trazer essa pauta da luta pela inclusão das pessoas com deficiência para dentro da Câmara Municipal foi um marco. É aqui que são feitas as leis e com essa aproximação, os vereadores poderão ajudar de forma mais concreta na construção de novas leis e políticas públicas mais inclusivas” declarou o Ass. de Comunicação da APAE de São Luís Gabriel Bartowski.
Em clima de festa e de muita alegria, o primeiro sorteio da campanha “Colaborador Premiado” do Maracap foi realizado na última quarta-feira, 27, às 19h, pelas redes sociais da empresa. Cada uma das regionais premiadas também recebeu um pix no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), cada, como bonificação pé quente. A campanha abrange mais de cinco mil colaboradores do Maracap, responsáveis pelas vendas físicas do Bilhete Premiável e da Rapidinha do Mara.
A campanha vai sortear mais de R$ 10 mil reais em prêmios. Os colaboradores premiados com dez pix no valor de R$ 100,00 (cem reais), cada, no primeiro sorteio da campanha foram Rosyelma de L.M (Regional Rede de Supermercado), Miraci L. (Centro), Jeane dos S.L. (Rede de Supermercado), Natália S.P (Terminais Integrados), Ana K.C (Regional Cidade Operária), Laureny D.C. (Rede de Supermercado), Maria C.A.M.S. (São Francisco), Delvone F de A. (São Bernardo), Maria R.S. (Maiobão) e Rosivet (Regional Turu). Veja: https://www.instagram.com/oficialmaracap/.
Os próximos sorteios acontecerão nos dias 04, 11, 18 e 25 de outubro, finalizando com o prêmio principal do dia 1º de novembro. Para participar é muito fácil. A cada vinte bilhetes vendidos, o (a) colaborador (a) receberá um cupom para concorrer a dez Pix no valor de R$ 100,00 (cem reais) semanais, na sua região de atuação, na capital ou interior. A venda de bilhetes de uma semana não pode somar a da semana seguinte.
Objetivo da empresa é promover principais destinos dos aeroportos onde atua
“Você está merecendo uma viagem dessa.” Com este mote, a CCR Aeroportos inicia em setembro uma campanha de estímulo ao turismo focada em alguns dos principais cartões-postais do Brasil, cujo acesso aéreo se dá através dos 14 terminais com voos comerciais que administra, como Curitiba (PR), Goiânia Palmas (GOTO), Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC) e São Luís (MA). O investimento na produção e veiculação de mídia é estimado em R$ 20 milhões.
O objetivo da empresa é promover alguns dos destinos turísticos conectados por seus aeroportos: Os Lençóis Maranhenses, Parque Nacional do Iguaçu, a região de Balneário Camboriú (SC), o Parque Estadual do Jalapão (TO) e todos os atrativos da cidade multicultural de Curitiba.
A campanha, que estará no ar até o final do ano, coloca essas regiões icônicas do Brasil no centro das atenções. Veiculada em linhas de trem e metrô de São Paulo, além dos próprios aeroportos da rede CCR, a campanha busca alcançar as pessoas em meio às suas rotinas diárias, quando muitas vezes estão cansadas, mas também se sentem orgulhosas de suas conquistas. “Você está merecendo uma viagem dessa” soa como o convite perfeito neste contexto.
De acordo com Fábio Russo, CEO da CCR Aeroportos, ao encorajar brasileiros a explorar as belezas e riquezas culturais dessas regiões, a empresa tem o objetivo de elevar o número de passageiros que circulam pelos aeroportos que administra no país. “Há uma boa perspectiva de aumento no número de passageiros fora dos períodos de alta temporada e queremos atrair parte significativa deste novo público para criar possibilidades de desenvolvimento econômico nas cidades onde estamos presentes. Estamos aproveitando a sinergia entre os modais de mobilidade humana do Grupo CCR para fazer isto”, comenta.
A campanha também consolida o papel social da empresa ao promover o turismo nos mercados onde atua. “Atraindo mais turistas para estas regiões, estamos contribuindo para que a rede hoteleira tenha mais hóspedes, os estabelecimentos de gastronomia tenham mais clientes, os produtores culturais tenham mais público e o poder público arrecade mais, por exemplo. A campanha extrapola os limites do aeroporto e beneficia todo um ecossistema de negócios envolvidos”, afirma Josy Tibério, Gerente de Comunicação e de Relações Governamentais da CCR Aeroportos.
A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental tornou-se um consenso entre os profissionais de saúde. Segundo indicam estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas moderadamente ativas têm menos probabilidade de serem afetadas por transtornos mentais do que pessoas que não praticam nenhuma atividade física. Pessoas sedentárias costumam ter problemas com a autoestima, autoimagem, depressão, ansiedade, aumento do estresse.
O professor de Educação Física da Estácio, Rafael Ramos, destaca os benefícios da atividade física para a saúde mental, mas destaca que essa atividade deve ser uma aliada e nunca substitutiva ao tratamento, principalmente se for medicamentoso.
“Estudos demonstram que a prática regular de atividade física ajuda na liberação de hormônios como endorfina, serotonina e dopamina, que vão auxiliar na regulação de sono, controle de estresse, sensação de prazer, motivação e na melhora do humor, para além disso, essa prática ajuda também nas condições de saúde cardiovascular, redução e controle de peso, do colesterol e de doenças metabólicas”, afirma.
O professor salienta ainda que os exercícios físicos também são importantes para a saúde mental das crianças e que é importante que os pais incentivem as crianças a movimentar o corpo desde cedo, através de atividades orientadas por profissionais, de acordo com a idade da criança.
“O desenvolvimento de atividades físicas não tem idade, o que o profissional de Educação Física deve fazer é orientar e adaptar para o desenvolvimento da prática de acordo a necessidade e idade do indivíduo. Para as crianças, podemos trabalhar com circuitos funcionais, práticas esportivas, jogos e brincadeiras. A depender da idade, pode ser feita a musculação. Movimentar o corpo vai trazer mais qualidade de vida, desenvolvimento corpóreo, bem como auxílio no tratamento ou desenvolvimento da saúde mental”, destacou.
Rafael ainda falou sobre a importância de buscar uma atividade física que a pessoa se identifique e que gere prazer, para assim a pessoa se manter motivada e não abandone a prática do exercício.
“Para uma boa aderência a uma prática de atividade física, é muito importante que o indivíduo entenda qual é o objetivo e necessidade que ele apresenta no momento, para isso é muito importante o contato com um profissional de Educação Física, pois é ele que vai auxiliar na escolha correta da atividade, apresentando as diversas modalidades existentes que podem ser escolhidas por afinidade, o que ajuda na aderência, levando em consideração os desejos pessoais, mas sem esquecer de avaliar as limitações ou restrições caso haja, para que o desenvolvimento da atividade seja o mais correto possível, e assim tenha uma boa constância”, explica o especialista Rafael Ramos.
Você é do time dos que comem no automático ou aproveita para, literalmente, saborear aquele momento? Mais do que simplesmente uma necessidade fisiológica, o hábito de comer é uma oportunidade de nutrir não apenas o corpo, mas também a mente. As refeições à mesa, a maneira como nos alimentamos e o ambiente em que o fazemos têm um impacto significativo na saúde física e mental. Especialistas afirmam que valorizar a hora das refeições é fundamental para uma vida saudável e equilibrada.
Pela correria do dia a dia, o hábito de sentar para comer vem se perdendo pelo caminho. Boa parte das refeições são feitas em pé, de maneira apressada e não é raro “beliscar” alimentos durante o dia. A nutricionista do Grupo Mateus, Alana Diniz, explica como a forma de se alimentar impacta na sua digestão. “Apesar de não parecer relevante, o fato de comer sentado faz com que nosso corpo e mente se preparem para receber o alimento de uma maneira mais concentrada, melhorando assim a digestão e absorção dos nutrientes, além de aumentar a sensação de saciedade. Comer sentado faz com que se preste atenção no que se está fazendo. A digestão começa na boca e é lá que os alimentos são quebrados em partes menores e as enzimas da saliva trabalham”, afirma.
Então, a digestão depende muito de uma refeição feita de forma lenta, durando de 20 a 40 minutos, num ambiente calmo, de acordo com a especialista. “A falta de tempo acaba nos impedindo de comer bem. Já está virando hábito buscar por fast food ou algo rápido, comidas que muitas vezes não possuem os nutrientes necessários para o corpo funcionar bem. Ninguém quer perder tempo e isso se reflete no comportamento alimentar. Só que quando se senta à mesa, você consegue visualizar o que vai ser consumido, percebe a textura e o sabor dos alimentos servidos, é uma forma de ativar todos os seus sentidos”, destaca.
E se você costuma comer em frente à TV ou mexendo no celular ao mesmo tempo, atenção: há sim prejuízo para a sua digestão. “Uma pesquisa feita pela UFLA mostrou que comer em frente a tela ou lendo aumenta em até 20% o consumo de calorias. Alimentos industrializados são fáceis de serem abertos, o consumo é rápido, a pessoa nem percebe que o pacote acabou e muito menos que está saciado. Muitos estudos mostram que ter atenção ao que se come está associado ao estado nutricional. Sentar para comer é resistir às tentações que fazem com que a pessoa seja empurrada para as telas e coma bem rápido e de forma menos saudável”, aponta a nutricionista.
ESTRATÉGIAS SAUDÁVEIS
A refeição é a hora de dividir o tempo e a atenção com as pessoas que queremos bem. Sentar à mesa, seja com a família ou amigos, é uma forma de promover o entrosamento entre as pessoas, de compartilhar seus sentimentos e histórias e de não perder o vínculo. Ter um hábito alimentar saudável ajuda a liberar neurotransmissores como a serotonina (que promove o bom humor) e vai contra os sentimentos de estresse e ansiedade.
Por isso, a profissional listou algumas dicas para incluir esse hábito na sua rotina:
Convide alguém para fazer uma refeição com você à mesa;
Faça uma receita que faz tempo que você está querendo e saborear;
Coma em um local tranquilo e que faça você se sentir bem;
Convide a família ou amigos e cada um levar um prato diferente;
Lembre-se: todo hábito requer disciplina. Então, pode começar fazendo pelo menos uma refeição à mesa todos os dias e quando perceber, já virou costume!
Estão abertas as inscrições para o Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico – Citeenel 2023. Considerado o maior evento de inovação do setor elétrico, o encontro ocorrerá de 25 a 27 de outubro, em São Luís, capital do Maranhão.
Com o tema “Inovação sob a perspectiva ESG: ambiental, social e governança”, o Citeenel reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater resultados, desafios e oportunidades em pautas, como a transição energética, digitalização e sustentabilidade. Serão três dias de programação, com painéis, workshops e visitas em que os entusiastas da inovação vão compartilhar conhecimentos e visões de futuro sob a ótica do ESG.
Em sua 11ª edição, o Citeenel será realizado na modalidade híbrida, oferecendo experiência exclusiva em sua programação presencial. Além de networking com especialistas nacionais e internacionais do setor elétrico, a participação presencial garantirá acesso a atividades práticas como workshops e visitas técnicas. Já a participação virtual contará com a transmissão em tempo real dos painéis e palestras e vagas ilimitadas.
Para se inscrever e conferir a programação completa, basta acessar o site oficial do evento www.citeenel2023.com.br.
Conheça São Luís – MA
Muito mais que beleza, São Luís pode oferecer aos seus visitantes as melhores sensações. Da Arquitetura à gastronomia, a capital maranhense se mostra uma terra de encantos com seus monumentos históricos, manifestações tradicionais e festas populares.
Além dos seus 32 km de praias, a capital fica próxima ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com um percurso que dura apenas 4h. O Parque, que fica localizado entre os municípios de Santo Amaro e Barreirinhas, é um paraíso formado por dunas de areia branca e lagoas de água doce e cristalina, oferecendo experiência paradisíaca e inesquecível, reconhecida internacionalmente.
Celeiro de inovação do Grupo Equatorial Energia – a cidade que receberá o Citeenel conta com investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento. A Plataforma Eosolar, projeto exemplar da transição energética no estado, reúne de forma inédita os estudos e informações sobre o potencial de geração de energia renovável (eólica e solar) que o Maranhão possui, associado a outros importantes indicadores estratégicos desse segmento.
O projeto conta com uma rede de interação das empresas do setor elétrico com a academia, setor público, indústria e investidores, dentre outros setores que poderão contribuir para propor e exportar soluções para os desafios tecnológicos do setor.
Sobre o Citeenel
O Citeenel, realizado bienalmente pela ANEEL em parceria com as distribuidoras de energia, é o principal momento para discussão dos resultados e impactos dos Programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) e de Eficiência Energética (EE), regulados pela Agência e implementados pelas empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia.
O evento é uma grande oportunidade para que empresas de energia elétrica e instituições divulguem as inovações tecnológicas desenvolvidas no âmbito dos programas de P&D e EE regulados pela ANEEL, além de ser um momento para discussão da regulamentação ora vigente. Também é um canal para discutir as tendências de modernização do setor elétrico, as transformações do mercado de energia e eficiência energética, entre outros temas.
O Congresso é voltado para profissionais do setor elétrico, fabricantes, universidades, startups, instituições de pesquisa e profissionais de inovação. E, nesta edição, conta com a realização da ANEEL em parceria com o Grupo Equatorial Energia e a Distribuidora Equatorial Maranhão.
De acordo com o estudo, que ouviu 3.038 pessoas pelo método de recrutamento digital aleatório, são 20% os brasileiros que consideram o desempenho do governo na área como ótimo e 16% os que veem como bom. Por outro lado, são 47% os que apontam a gestão do setor como péssima e 9% como ruim. Os outros 9% viram desempenho regular. A margem de erro do estudo é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Também vêm da segurança pública os dois pontos mais questionados pelos entrevistados entre 10 iniciativas do governo testadas na pesquisa. A falha na entrega de imagens de 181 câmeras de segurança do Ministério da Justiça para a CPI do 8 de Janeiro é apontada como um erro por 61% dos entrevistados e como acerto por 13% deles. Outros 26% não souberam. Já atraso no envio ao STF do acordo de cooperação com a Suíça no âmbito da Lava Jato antes da decisão de Dias Toffoli que anulou provas da operação no caso Odebrecht é apontado como erro por 48% dos entrevistados e como acerto por apenas 14%. A mesma pesquisa mostrou que a maioria da população rejeita a decisão do ministro do STF e apontou a avaliação do governo como estável.
Segundo a pesquisa, o melhor índice de avaliação ótima no governo está na área de direitos humanos e igualdade racial, que inclui, entre outros, o ministério de Anielle Franco, alvo de polêmicas na última semana por conta do uso de avião da FAB e da postura de suas assessoras em viagem a São Paulo. São 39% os que consideram o desempenho no setor ótimo e 10% os que veem como bom. Na sequência vêm relações internacionais (38% ótimo e 10% bom), meio ambiente (35% ótimo e 9% bom) e redução da pobreza e políticas sociais (35% ótimo e 11% bom).
Quanto às iniciativas mais bem avaliadas do governo entre as testadas na pesquisa, o pacote financeiro de R$ 1,6 bilhão para o Rio Grande do Sul foi apontado como acerto por 80% dos brasileiros. Já o investimento na ampliação da Escola em Tempo Integral para 3,2 milhões de novas matrículas em 2026 recebeu avaliação positiva de 77% dos entrevistados.