Polícia Civil prende mulher que vendia “brigadeiros” à base de maconha em Imperatriz (MA)

Na tarde da última quinta-feira(10), a Polícia Civil do Maranhão, em uma ação realizada no municipio de Imperatriz, conseguiu prender em flagrante uma mulher, de 19 anos, que comercializava brigadeiros feitos com substância vegetal análoga à droga conhecida popularmente como maconha. A comercialização ilegal foi descoberta pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) de Imperatriz.

A delegada Jessica Ingrid, titular da delegacia especializada, disse que a mulher fazia ampla divulgação do comércio ilícito nas redes sociais utilizando logomarca, postagens dos efeitos do uso do produto bem como entregava pessoalmente o produto solicitado por seus clientes e também através de aplicativos de entrega.

Foto: Imagem do card de divulgação nas redes sociais.

Nas redes sociais onde divulgava os produtos, a autuada explicava que os efeitos de ingerir a maconha, invés de fumar, poderiam ser um pouco mais lentos para começar, mas seriam muito mais intensos e duradouros. Ela prevenia, ainda, que caso os clientes estivessem ingerindo o doce com THC pela primeira vez, tivessem “cuidado com a dose”.

Durante a ação policial, os policiais civis apreenderam 11 brigadeiros produzidos com substância vegetal conhecida como maconha, 1 (um) pote contendo substância pastosa à base de maconha utilizada no preparado dos “doces”, 1 (uma) porção de substância vegetal análoga à droga conhecida como maconha, balança de precisão e caderno com a contabilidade das vendas.

Diante dos fatos, a mulher recebeu voz de prisão em flagrante, sendo conduzida à Delegacia de Repressão ao Narcotráfico para os devidos procedimentos legais, encontrando-se à disposição da Justiça.


Polícia Civil desmonta esquema de venda de vagas para o curso de Medicina da UEMA de Caxias (MA)

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira(11), investigadores da Polícia Civil do Maranhão, saíram às ruas da capital maranhense e Região Metropolitana , com a missão de cumprir um mandado de busca e apreensão contra endereços ligados ao ex-procurador chefe da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do período de 2018 e 2020, que é alvo de uma investigação que tramita na Superintendência de Prevenção e de Combate à Corrupção(SECCOR).

As investigações comprovaram a venda de vagas para quatro alunas provenientes de uma Faculdade de medicina do Paraguai para a faculdade de medicina do campus da UEMA, em Caxias.  As investigações revelaram que cada aluna pagava uma quantia que variavam de 10 a 15 mil reais para que a vaga fosse garantida pelo ex-procurador.

De acordo com a delegada Katherine Chaves, chefe da SECCOR, em um dos casos, houve apenas a determinação da matrícula sem exigência de nenhuma documentação, a matrícula seria por ordem do ex- servidor da UEMA. Quanto os demais casos, foram apresentadas decisões judiciais falsas concedendo as matrículas destas alunas no curso de medicina.

Ainda segundo a delegada, a investigação começou em desfavor de duas alunas, porém com o avanço dos trabalhos verificou-se que mais duas alunas também estavam em situação irregular. Diante disso, a polícia representou na justiça pela suspensão imediata das quatro alunas do curso de medicina, bem como pela busca e apreensão na residência do ex-procurador investigado.

Durante as buscas em um endereço na capital, o ex-procurador não foi encontrado no local. Segundo informações dos vizinhos, o mesmo mudou-se há poucos dias e não souberam informar aonde poderia ser encontrado.

Dando continuidade nas diligências, os policiais da SECCOR , conseguiram lograr êxito em encontrar o ex-procurador no município de São José de Ribamar, local onde foi realizada a busca pessoal e aprendido o aparelho celular do mesmo.

O investigado se recusou a colaborar com a investigação e negou acesso à senha do aparelho, que deverá ser encaminhado ao serviço de inteligência para a extração dos dados telemáticos, conforme decisão judicial.

A UEMA, que sempre colaborou com a investigação, também foi comunicada na manhã desta sexta, formalmente, através da SECCOR, sobre a suspensão das alunas que estão proibidas de frequentar a instituição.

Mais de 730 mil passageiros passam pelo Aeroporto Internacional de São Luís no primeiro semestre de 2023

Número é 18% maior que o mesmo período do ano passado

O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), administrado pela CCR Aeroportos, registrou um crescimento significativo do número de passageiros. Entre janeiro a junho de 2023, foram 730.764 passageiros que circularam pelo terminal.

O aumento, em comparação com o mesmo período de 2022, quando 620.788 passageiros estiveram no Aeroporto de São Luís, é de 18%. Os feriados prolongados, a ampliação da oferta de passeios e atrativos na cidade e do turismo de eventos cada vez mais frequente, foram fatores que impulsionaram os bons números.

Segundo o gerente do Aeroporto de São Luís, Marcelo Frazão Angelim, os dados positivos refletem os investimentos realizados periodicamente pela CCR Aeroportos, tornando o terminal mais confortável, negociando novos voos regulares e para a alta temporada, além de contribuir para a divulgação da região.

“Tivemos um primeiro semestre bastante interessante. Aumento de 18% na movimentação de passageiros em relação a 2022, além de diversas ações de melhorias, para tornar a experiência dos nossos clientes cada vez melhores. E a expectativa para o restante do ano é extremamente positiva, assim como para 2024, com as obras de ampliação”, disse Marcelo Frazão Angelim.

O crescimento em São Luís acompanha a tendência dos 14 aeroportos com voos comerciais administrados pela CCR Aeroportos em todo o Brasil, por onde circularam mais de 8,7 milhões de passageiros ao longo dos primeiros seis meses deste ano, 22% a mais que o mesmo período de 2022.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

Sofia Duailibe conquista quatro ouros na disputa da natação dos JEMs

Jovem nadadora maranhense acumula títulos durante toda a temporada de 2023

A nadadora Sofia Duailibe é uma das grandes revelações do esporte maranhense. (João Victor Santos)

A nadadora maranhense Sofia Duailibe, que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, brilhou na disputa dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2023. Representando o Colégio Literato, a atleta da DM Aquatic conquistou quatro medalhas de ouro e registrou o melhor tempo da carreira em três provas da categoria Infantil Feminino (12 a 14 anos) da natação nos JEMs, que teve suas provas realizadas entre quarta (9) e quinta-feira (10), na piscina da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal – Maranhão (Apcef-MA), em São Luís. 

Em grande fase na temporada de 2023, Sofia Duailibe faturou o ouro nas provas dos 50m costas, 100m costas, 100m livre e 400m livre dos JEMs. Além dos títulos, a jovem atleta mostrou evolução ao melhorar as suas marcas pessoais nos 50m costas, 100m livre e 400m livre. 

Sofia Duailibe acumula conquistas nas piscinas durante todo o ano. Em junho, a atleta da DM Aquatic faturou duas medalhas de ouro nas provas dos 100m costas e 400m livre do Campeonato Maranhense de Natação de Inverno – Troféu João Vitor Caldas, realizado na piscina do Nina Natação, em São Luís.  

Antes dos dois ouros no Maranhense de Inverno, Sofia Duailibe representou o Colégio Literato na categoria infantil feminino dos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs), no início de junho, faturando três medalhas de ouro nas provas dos 50m costas, 100m costas e 400m livre.  

Sofia também brilhou na Copa Norte de Natação / Troféu Leônidas Marques, que foi realizada em abril, em São Luís. A nadadora maranhense conquistou 10 medalhas na categoria Infantil 1 da competição regional: foram cinco ouros nas disputas dos 200m costas, 400m livre, 800m livre, 1.500m livre e 2,5km (águas abertas), quatro pratas nos 50m costas, 100m costas, 200m livre e 200m medley, e um bronze no revezamento 4x50m livre misto. 

Águas Abertas 

Em meio aos resultados expressivos nas piscinas, Sofia Duailibe se destaca ainda nas competições de águas abertas. No fim de julho, a nadadora maranhense subiu quatro vezes ao pódio na 11ª etapa da Copa Brasil de Águas Abertas, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e realizada em Brasília, sendo campeã Infantil I e terceira colocada Geral Feminina nas provas de 1,5 km e 2,5 km.  

Com a atuação de alto nível em Brasília, Sofia Duailibe aumentou a sua coleção de conquistas na Copa Brasil e se consolida como uma das maiores revelações das águas abertas no país. Nas últimas seis etapas do evento nacional, a nadadora maranhense faturou 10 títulos, além de quatro vice-campeonatos e duas terceiras colocações, disputando provas de 1,5 km, 2,5km e 5km nas categorias Infantil I e Geral Feminino.  

Em julho, Sofia Duailibe também foi campeã geral da prova dos 1.650m feminino e garantiu a primeira colocação do Aquathlon feminino na 10ª edição do Desafio do Cassó, um dos eventos mais tradicionais de águas abertas do Maranhão, que foi disputado em Primeira Cruz, a 215km de São Luís.  

Já no fim de abril, Sofia Duailibe sagrou-se campeã na prova dos 5 km da categoria Infantil I Feminino no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas e venceu a disputa geral dos 2,5 km na Copa São Luís. 

A nadadora Sofia Duailibe é patrocinada pelo governo do Estado e pela Potiguar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Ela ainda conta com os apoios da DM Aquatic e do Colégio Literato.

Maranhão Open de Snooker Six Red iniciará na quinta-feira, 17, reunindo os melhores jogadores da elite profissional do esporte

A abertura oficial e os jogos acontecerão na sexta-feira, 18, a partir das 9h

Os jogos oficiais do Maranhão Open de Snooker Six Red iniciarão na sexta-feira, 18.

O 1º Maranhão Open de Snooker Six Red (8º Campeonato Norte-Nordeste de Sinuca) reunirá os melhores atletas profissionais do país na atualidade, de 17 a 20 deste mês, na Arena de Jogos e no Salão de Sinuca João Bosco da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-São Luís), em São Luís do Maranhão. A competição iniciará na quinta-feira, 17, às 19h, com a realização do Congresso Técnico, onde será definida a formação das chaves e seus respectivos atletas concorrentes. 

Com patrocínio oficial do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Maranhão (Sedel) e Grupo Mateus, via Lei Estadual de Incentivo aos Esportes, o evento é uma realização da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS) e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-São Luís), com apoio do Jornal Pequeno, Champs Mall, Mar Doce, Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Portal O Informante, Sebrae, AM Arte Móveis e Golden Shopping Calhau.

Jogos oficiais – A abertura oficial com a presença de todos os atletas concorrentes, autoridades, imprensa e convidados será na sexta-feira, 18, às 9h. Em seguida, às 10h, iniciarão os jogos oficiais da primeira fase do Maranhão Open de Snooker Six Red terá a participação de 128 atletas, nacionais em categoria única, e com idade mínima de 12 anos. A competição objetiva aos atletas locais e nacionais promover o aprimoramento de seus jogos e de suas técnicas no Snooker Six Red.

“Feras” em São Luís – Entre os melhores atletas brasileiros na atualidade que estarão competindo no evento estão Igor Figueiredo, Fabinho, Ítaro Santos, Bebeto, Sobradinho,  Zico (RJ), Jairzinho (RJ),  Carioca,  Jota (SP).O presidente da FMBS, Manoel Castro, informou que “o evento será disputado com exclusividade por atletas brasileiros, indicados ou convidados pelas suas respectivas federações, ligas ou por dirigentes de eventos profissionais de sinuca em nosso país”, disse Manoel Castro.

A competição será regida pelas regras do Snooker Six Red Internacional, regulamento dos Esportes do Bilhar Nacional e pelas regras oficiais do Snooker Six Red e as normas técnicas contidas no regulamento do evento. A marcação dos pontos será na Regra Internacional do Snooker Six Reds. Os jogos serão disputados em 14 mesas profissionais de fabricação Jocari e Só Snooker,forradas com pano Inglês Stracham Club 6811, e disputados com bolas Aramith de 52.4mm.

Congresso Técnico – Nesta quinta-feira (17), às 20h, após todos os atletas confirmados, será realizado o Congresso Técnico. O evento objetiva a confecção das chaves concorrentes, que serão encabeçadas por atletas indicados por uma comissão, que será formada especialmente para esta finalidade.  “As mesas serão sorteadas somente para o início da competição, sendo que para demais jogos as mesas serão indicadas pela coordenação do evento”, finalizou o presidente Manoel Castro.

Grupo Mateus realiza workshop com analistas e generalistas de regionais

Transformar vidas através da educação. Esse foi o objetivo do 1º Workshop de Gestão de Pessoas realizado de maneira presencial nos dias 26 e 28 de junho em São Luís pela Universidade Mateus. A preparação de Analistas de Treinamento e Generalistas para assumir novas posições estratégicas segue o plano de expansão do grupo. 

Simone Rocha, diretora da Universidade, conta que 113 profissionais participaram de diversas atividades oferecidas no evento e destaca as trocas positivas e o entrosamento da equipe. “Eles participaram de treinamentos, dinâmicas e competições voltadas para os temas de comunicação, gestão do tempo, formação de multiplicadores e seleção por competências. Além disso, destacamos como um fator representativo a sinergia dos participantes com o alinhamento estratégico da Universidade, bem como seus papéis e responsabilidades, reafirmando o nosso compromisso de mudar realidades por meio da educação”, afirma.

Para a analista de Recursos Humanos do grupo, Naíla Moraes, que fez parte da organização, gratidão é a palavra que define o encontro realizado. “Acredito que esse evento foi um marco para Unimateus, tendo em vista que foi o primeiro workshop onde foi possível reunir todos os Analistas de Treinamento e Generalistas de todas as regionais. Foi extremamente gratificante perceber o envolvimento dos participantes e o comprometimento na aplicação dos nossos programas”, celebra. 

Participante dos três dias de Workshop, o analista Alex Silva lembra dois pilares para a progressão de carreira: foco e investimento em educação corporativa para aprimorar e tornar a atuação profissional ainda mais estratégica e assertiva. “Foram três dias intensos. Não posso deixar de ressaltar nosso foco na Unimateus, que foi um dos nossos diamantes neste workshop. Afinal quando se investe na educação corporativa, cria-se uma cultura de aprendizagem. Certamente, quando se investe em educação corporativa, se promove um ambiente organizacional de satisfação. E o cliente interno se torna advogado da marca de forma natural. Educação corporativa é a estratégia, o objetivo é de capacitar e desenvolver as pessoas da empresa para sua melhor performance”, finaliza.

O dinheiro acabou? Pix faz cair volume de cédulas em circulação no Brasil

Qual foi a última vez que você usou dinheiro físico? Entre 1994 e 2020, o valor em circulação deu um salto de R$6 bilhões para R$370 bilhões – um valor muito superior aos de hoje em dia, graças a uma nova forma de pagamento: o Pix, que tem sido o protagonista das transações financeiras no Brasil. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, atualmente, as transações realizadas em aplicativos de celular superam mais da metade do total de pagamentos realizados no Brasil, corresondendo a 67% do total de transações desse tipo. Afinal, moedas e cédulas se tornarão peças de museu? 

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio São Luís, Reis Rocha, pondera tando as consequências positivas quanto as negativas desse mecanismo. “Ainda não podemos afirmar com segurança, mas o avanço das transações financeiras eletrônicas em detrimento do uso do dinheiro em papel pode ser benéfico para a economia. Apesar de parecer uma realidade distante, o Brasil já está dando seus primeiros passos em direção a isso e o Banco Central está empenhado em acelerar essa transformação digital. Mas um dos fatores que escoram a circulação de papel-moeda no Brasil é a informalidade. Há um número gigantesco de pessoas no país que exercem atividades econômicas de movimentação financeira baixa ou irregular”, explica.

Ou seja, para muitas delas, o dinheiro que chega em uma mão precisa ser gasto logo em seguida pela outra. Então, meios eletrônicos podem não ser viáveis nessas circunstâncias. Além disso, o professor destaca que a circulação do dinheiro físico também está atrelado às restrições geográficas. “Cidades pequenas, vilarejos ou bairros periféricos com pouco ou nenhum serviço bancário também favorecem a continuidade do uso do dinheiro em espécie. Para muita gente que faz parte dessa turma, dinheiro vivo é dinheiro recebido ou pago na hora”, afirma. 

Mas o uso diário do Pix oferece diversas vantagens tanto para quem envia, quanto para quem recebe. Em relação às vendas, por exemplo, o tempo se torna valioso. “Esse mecanismo veio para permitir transações em qualquer horário e dia, incluindo finais de semana e feriados, sendo realizadas em até 10 segundos. O dinheiro entra no caixa da empresa em questão de segundos após o cliente ter feito o pagamento, o que facilita a administração do fluxo de caixa”, ressalta o profissional.

Cuidado com golpes online!

No entanto, como é utilizado, em geral, pelos celulares, é preciso ter muita atenção aos roubos e golpes. “Para quem opta pelos pagamentos via Pix, o ideal é ter um limite de cheque especial mais baixo e não andar  com muito dinheiro disponível na conta corrente. O Pix contendo grande valores para transferência será, sem dúvida, um chamariz para os golpistas. Isso também pode levar a um aumento do sequestro relâmpago, roubo de celulares e até nos golpes digitais pela internet”, finaliza o coordenador. 

Dira Paes e Celso Borges são os homenageados da edição comemorativa dos 15 anos de Maranhão na Tela

O Festival contará com uma programação especialmente preparada para homenagear a atriz paraense e o poeta, diretor e roteirista maranhense

A tradicional homenagem realizada pelo Festival, ganhará enorme destaque nesta edição comemorativa, que acontecerá de 04 a 09 de setembro, patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do MinC. Esta será uma oportunidade para o público conhecer a atriz de Belém do Pará, reconhecida e premiada nacional e internacionalmente, e para se sentir mais perto do multifacetado poeta ludovicense, também roteirista, produtor e diretor, que nos deixou em 23 de abril.

A homenagem nacional será no dia 05 de setembro e contará com uma masterclass realizada por Dira Paes e com a exibição especial do filme Pureza, num momento único no qual acontecerá o encontro da atriz com Dona Pureza Lopes Loyola e o diretor do filme, Renato Barbieri. A história da maranhense inspirou o filme sobre sua jornada de três anos atrás do filho mantido em cativeiro em uma fazenda na década de 1990 e seu combate ao trabalho em condições análogas à escravidão ajudou o Brasil a se tornar referência mundial, trazendo reconhecimento internacional para a ativista.

“A premiação do TIP HERO, conferido à Dona Pureza Lopes Loyola pela Secretaria de Estado dos Estados Unidos, é de relevância histórica, pois trata-se da única pessoa do Brasil a receber as duas maiores condecorações abolicionistas que conhecemos: o TIP HERO, em Washington, em 2023, e o ANTI-SLAVERY AWARD, conferido pela Anti Slavery International, em Londres, em 1997. É a coroação da luta incansável dessa nossa heroína cabocla em favor dos direitos à vida, vivida de forma impactante por Dira Paes no filme Pureza, como também fortalece sobremaneira a luta abolicionista no Brasil em todos os campos.”, comenta Renato Barbieri.

O dia do homenageado maranhense será 09 de setembro, quando acontecerá a estreia de Miguel Damus e José, dois longas-metragens inéditos, dirigidos por Celso Borges em parceria com Beto Matuck. A homenagem também terá a exibição do videoclipe da música São Luís – Havana, composta por Celso em parceria com a dupla Criolina, e do documentário Nenhuma das Respostas Anteriores, título homônimo ao livro lançado pelo poeta em 1996. O videoclipe e o documentário estão sendo especialmente produzidos para homenagem, numa parceria do Maranhão na Tela com o IEMA – Unidade Vocacional Escola de Cinema, em duas oficinas realizadas com a orientação de Lucas Sá e Jessica Lauane.

Andrea Oliveira, jornalista e escritora, mulher de Celso Borges, falou da homenagem. “Recebo essa homenagem do Maranhão na Tela 2023 ao poeta Celso Borges, amor da minha vida, como uma semente da alegria possível nesse momento. Posso sentir a presença dele em cada ação pensada, coisa de gente que ama e teve escuta para fazer tudo em sintonia com a sua alma livre. Que a fúria e a delicadeza de sua voz sejam alimento para novas possibilidades de criação, seja na literatura, na música, no cinema e principalmente na vida, a nossa vida real e cotidiana, que tanto precisa de poesia”, disse Andrea. A jornalista ainda acrescentou: “Poetas não morrem e Celso Borges vive em cada um de nós. Em nome do amor que nos une e deu frutos, da grande família dos Borges, Araújos e Oliveiras, dos que vieram antes e dos que chegaram depois, meu muito, muito obrigada!”.

Homenageados

Dira Paes – Atriz paraense, consagrada no cinema, na TV e no teatro. Ao longo de mais de três décadas de carreira, se popularizou por trabalhos no cinema como “2 Filhos de Francisco” e “Divino Amor”, entre outros. Recentemente teve grande destaque com o filme “Pureza”, de Renato Barbieri, que conta a história real de uma abolicionista contemporânea, a maranhense Pureza Lopes Loyola, nascida na cidade de Presidente Juscelino, e residente em Bacabal. Dira também aguarda sua estreia como diretora de cinema com o filme “Pasárgada”, em que também escreveu o roteiro e protagonizou a história.

No teatro foram oito espetáculos dirigidos por nomes consagrados como Amir Haddad em “O Avarento”, de Molière; na televisão somam-se 17 trabalhos, entre eles a novela de grande sucesso de audiência e crítica “Velho Chico” com a direção de Luiz Fernando Carvalho, “Verão 90” com direção de Jorge Fernando, e o mais recente sucesso da TV Globo, o remake da novela “Pantanal”, com a personagem Filó.
Dira Paes além de ser uma das atrizes mais premiadas e respeitadas de sua geração, frequentemente está envolvida em causas sociais, ambientais e é ativista pelos direitos humanos, sendo uma das dirigentes do Movimento Humanos Direitos.

Celso Borges – Poeta, jornalista e letrista, Celso Borges ou CB, como é conhecido, sempre foi um artista inquieto e antenado com seu tempo, transitando com muita naturalidade entre todas as gerações. Parceiro de Zeca Baleiro, Chico César, Assis Medeiros, Nosly e Criolina em várias músicas, estreou na literatura com a obra No Instante da Cidade (1983) e publicou 16 livros, dentre eles NRA (1996), XXI (2000), Música (2006) e O futuro tem o coração antigo (2010).

Desenvolveu projetos de poesia no palco: Poesia Dub, com Otávio Rodrigues; A Posição da Poesia é Oposição, com Christian Portela e Luiz Claudio Farias; e Sarau Cerol, com Beto Ehong. Tem poemas publicados em revistas de literatura, entre elas Coyote, Oroboro, Acrobata e Poesia Sempre. Foi curador da Feira do Livro de São Luís (FeliS) em 2013 e 2014. Ao lado de Beto Matuck, atuou como roteirista, diretor e montador nos documentários A Estrela e o Vagalume, O Futuro tem o Coração Antigo (filme experimental) e nos longas inéditos José (sobre o poeta Bandeira Tribuzi) e Damus (sobre o cantor Miguel Damus).

Dia do Papai Mara

Presente em mais de 20 municípios, Maracap sorteará nesta semana mais de meio milhão de reais em prêmios

Com doações destinadas ao Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB), mantido pela Fundação Antonio Dino, o Bilhete Premiável Maracap está presente em mais de vinte cidades maranhenses, beneficiando moradores e moradoras com a geração de renda por meio das vendas físicas. Nesta semana do Dia dos Pais, a população dessas cidades, de todo o Maranhão e do Brasil poderão concorrer a mais de meio milhão de reais em prêmios na edição deste domingo, 13 de agosto.

Para concorrer basta adquirir o Bilhete Premiável Maracap nas barracas amarelas, em pontos de vendas credenciados, pelo aplicativo, nas maquininhas de recargas de créditos de celular e ainda na loja digital do Maracap. Tem um Fiat Mobi na Riscadinha, 10 Rodadas da Sorte com TVs LED de 32 polegadas, 10 Rodadas da Sorte com Samsumg Galaxy, 4 Motos Avelloz do 1º ao 4º prêmio, uma Toyota Hilux no 5º prêmio, e no 6º e 7º prêmios, rodadas da sorte com Iphone Pro Max, cada.

Entre as cidades que o Maracap está presente com vendas físicas estão Caxias, Timon, Cajapió, Viana, Pinheiro, Miranda, Turiaçu, São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Brejo, Raposa, Rosário, Itapecuru, Alto Alegre, Santa Inês, Balsas e Godofredo Viana. Em todo o estado, o Maracap gera renda extra para mais de cinco mil famílias de colaboradores, que fazem os seus próprios dias e horários de comercialização nas barracas amarelas. Mais informações: 3303 3000.

Dia dos Pais com segurança e muita emoção: Equatorial Maranhão promove sensibilização de colaboradores em campo

O mês de agosto é marcado por homenagens aos pais. E para deixar esta época ainda mais cheia de emoção, a área de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão promoveu um momento de encontro entre colaboradores que estavam em atividade em algumas cidades do estado e suas famílias. A ideia era sensibilizar os pais homenageados e os demais colegas de trabalho para o cumprimento correto dos procedimentos de segurança. Para isso, as famílias prepararam cartazes, vestiram as crianças com os equipamentos do papai e deixaram o sentimento aflorar, afinal, o que todos esperam no final do dia é estarem juntos e seguros em casa.

Em São Luís, o colaborador Leandro Saminez que é Técnico Distribuição da Equatorial Maranhão, estava inspecionando o serviço de lavagem de isoladores na Subestação Olho d’Água, quando foi surpreendido por sua esposa Márcia acompanhada pelo filho Gustavo. Ao chegar, a criança mostrou para Leandro as mensagens de segurança que estavam escritas nos cartazes e logo correram para o tão esperado abraço. Leandro conta que até tentou, mas não conseguiu segurar a emoção. “Foi muito especial. Momentos como estes nos fazem refletir e valorizar o reencontro do fim do dia, o abraço, o ‘papai, eu te amo’. O Gustavo e o Guilherme (filho mais velho) sempre se preocupam realmente com a minha segurança e perguntam em casa se eu usei o capacete e os outros equipamentos que eles sabem que eu uso no dia a dia”, conta.

Quem também não conteve a emoção foi a LeizianeCarvalho, Executiva de Segurança da Equatorial Maranhão. Como idealizadora da ação, ela disse que se sentiu realizada ao perceber que uma mensagem tão séria estava chegando de forma leve e acolhedora no coração dos colaboradores. “Para nós da Equatorial, a Segurança é um valor inegociável, batemos muito nessa tecla e diariamente reforçamos a necessidade do uso dos EPIs e demais cuidados que o trabalho de campo requer. E quando a gente percebe que essa mensagem está sendo passada pela família, pelos filhos, por crianças, isso é muito forte”, comenta.

Leiziane completa ainda dizendo que esse tipo de ação não reflete somente no momento da homenagem, “essa mensagem vai para dentro de casa. A criança já começa a entender que aquele capacete, a farda, o colete e os outros equipamentos não são de brincadeira, são coisas sérias. Além dessa conscientização ser implantada em toda a família, a gente começa a contar com a parceria deles como uma espécie de ‘fiscais’ da segurança dentro de casa”, conclui.

A Equatorial Maranhão reforça que a Segurança é um dos principais valores da empresa. Por isso, durante todo o ano são feitas várias campanhas e ações para conscientizar os colaboradores, clientes e demais públicos da Distribuidora sobre a importância de estar sempre atento e utilizar a energia elétrica de forma consciente e responsável.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima