CAPS AD Estado realiza atividades alusivas ao Dia dos Pais

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) nesta quinta-feira (10) realizou atividade alusiva ao Dia dos Pais para pacientes que são assistidos pelo centro. O objetivo principal da atividade foi reforçar os laços entre os internos e familiares, relação fundamental para a recuperação do paciente. Além de um reforçado café da manhã, os convidados participaram de um ato ecumênico para comemorar a data. A atividade foi realizada na sede da instituição na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo. O Dia dos Pais será celebrado no próximo domingo (13).

O diretor geral do CAPS AD Estado, Marcelo Costa, explicou a importância da comemoraçãodo Dia dos Pais com os pacientes do centro. “Como sabemos diariamente diversos pais de família diariamente buscam ajuda em nossa unidade para se recuperar da dependência química, e nossa unidade com toda sua equipe consegue devolver estas figuras tão importante para seu seio familiar. Os pais são responsáveis pelos três P: provedor, protetor e procriador. Diante disso somos mais ainda, os responsáveis assim como as mães pela segurança e organização do lar”, declarou.

“As atividades ecumênicas são muito importantes não só para fortalecer o espírito, mas para ajudar na ressocialização dos pacientes. E é dever da nossa unidade zelar pelo bem estar físico, mental, social e espiritual. Feliz Dia dos pais”, ressaltou o diretor geral do CAPS AD Estado, Marcelo Costa.

Dia dos Pais (Brasil) ou Dia do Pai (Portugal) é uma data comemorativa que homenageia anualmente os pais. A data varia de acordo com os países. No Brasil é celebrado no segundo domingo de agosto, em Portugal é no dia 19 de março, nos Estados Unidos e Inglaterra é celebrado no terceiro domingo de junho, nos países ocidentais geralmente coincide com o dia cristão em que se comemora dia de São José, pai adotivo de Jesus Cristo.

Credita-se a criação da data a uma americana chamada Sonora Smart Dodd de Spokane, Washington por volta de 1909. Tal ideia teria surgido enquanto ouvia um sermão no feriado do Dia das Mães com o intuito de homenagear o seu pai. O presidente dos EUA, Calvin Coolidge, deu seu apoio público ao Dia dos Pais em 1924, porém, somente em 1972 o então presidente Richard Nixon, estabeleceu-o como feriado nacional.

No Brasil, é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. No país a implementação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, Diretor do Jornal O Globo e da Rádio Globo, com o propósito de atrair anúncios de produtos que poderiam ser dados de presente. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

Na tradição antiga diz-se que a data teria se originado na Babilônia há mais de quatro mil anos. Segundo os relatos, o jovem Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria moldado em argila o primeiro cartão do Dia dos Pais. A partir daí, a data teria se tornado uma festa nacional.

Serviço

O CAPS AD Estadual fica localizado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea. O serviço atende pacientes por demanda espontânea, encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de hospitais gerais.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. É um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. A unidade possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.

Dia dos pais: médico alerta sobre os cuidados com a saúde masculina

Hábitos saudáveis e consultas de rotina proporcionam maior bem-estar na vida dos pais, possibilitando mais tempo de qualidade com os filhos

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil é de 80,1 anos para as mulheres e de 73,1 anos para os homens, ou seja, mulheres brasileiras vivem, em média, 7 anos a mais do que os homens. Um dos principais motivos para que isso aconteça é a negligência dos homens em relação à própria saúde.

Com a aproximação do Dia dos Pais, o clínico geral do Hapvida NotreDame Intermédica, Rogério Santiago, faz um alerta sobre os cuidados com a saúde masculina. “Os diagnósticos de doenças nos homens geralmente demoram muito mais do que nas mulheres, pois elas procuram ter uma atenção maior com a própria saúde. Em relação aos homens vemos essa desatenção quanto a possíveis sintomas que possam sentir no dia-a-dia, um descaso que, na maioria das vezes, pode custar a própria vida do paciente”.

Para Rogério, o machismo ainda é um tabu a ser quebrado quando se trata de saúde masculina. “Há um preconceito, um senso comum de que o homem deve ser o provedor único e exclusivo de sua casa, então muitas vezes ele vai se dispor a trabalhar além do seu limite para que essa imagem não seja alterada. Essa cultura machista apenas prejudica a saúde do homem e coloca em segundo plano momentos importantes com a família, onde a participação do pai é essencial. O compromisso paterno não se restringe apenas ao material, mas ao emocional também”, explica o médico.

Segundo o especialista, as principais doenças que afetam a saúde masculina são as cardiovasculares, como hipertensão, dislipidemias e a síndrome metabólica como diabetes. “São doenças de manejo simples, onde podem ser tratadas na atenção básica, quando bem controladas previnem diversas comorbidades. A questão é a falta de hábito por parte dos homens de manterem uma rotina de consultas médicas regulares e procurem ajuda apenas quando os sintomas evoluem e se tornam mais graves, o que é extremamente perigoso”, alerta Rogério.

O médico recomenda a adoção de hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos na melhora da qualidade de vida. “Aqui no Pará, por exemplo, temos uma culinária que envolve a ingestão de farinha e comida salgada em excesso, o que prejudica o trato gastrointestinal, então uma alimentação mais equilibrada com legumes, verduras e carnes brancas em geral vai melhorar muito a saúde como um todo. Além, é claro, da realização de check-ups na prevenção de doenças. Tudo isso contribui para uma vida mais longeva”, conclui.

Equatorial Maranhão realiza importantes ações para expansão e qualidade do fornecimento de energia para Santo Amaro

Região tem crescido de forma acelerada e a demanda por energia tem aumentado

A Equatorial Maranhão, atenta às demandas da cidade de Santo Amaro, tem realizado diversas ações para melhoria do fornecimento de energia do município, que é um importante polo turístico do estado e uma das mais belas portas de entrada para os Lençóis Maranhenses.

A cidade tem crescido de maneira bastante acelerada e, consequentemente, aumentado a sua demanda de energia elétrica, principalmente nesse período do ano, em que as chuvas cessam, as lagoas estão mais cheias e o turismo se intensifica.

Plano de ação da Equatorial para expansão da energia em Santo Amaro

Diante desse cenário, está vigente um importante plano de ação de veraneio realizado pela Distribuidora, com ações definidas para melhoria da qualidade do fornecimento de energia de toda a região dos Lençóis. Na última terça-feira (01) lideranças da Equatorial se reuniram com o prefeito e representantes da Câmara Municipal para apresentar o plano com os investimentos já realizados nos últimos anos e o que a Distribuidora preparou para os próximos meses.

De acordo com Rainilton Andrade, Gerente de Relacionamento com clientes, que esteve presente em Santo Amaro na ocasião, a Distribuidora nos anos de 2022 e 2023 investiu mais de 3 milhões e deve realizar ainda este ano um investimento de 7 milhões de reais nos próximos meses no município. “A Equatorial reafirma seu compromisso de continuar investindo no sistema elétrico, contribuindo para o desenvolvimento da região dos lençóis, bem como de todo o estado do Maranhão. Nessa visita que realizamos em Santo Amaro, nos reunimos com os representantes municipais para ouvi-los sobre as necessidades da cidade e mostramos as nossas ações de melhoria para a cidade. Visitamos também os proprietários de pousadas e realizamos diagnósticos para melhor mapeamento e programação de ações direcionadas em busca de soluções definitivas e, também, fornecendo orientações quanto ao possível aumento de cargas desses empreendimentos”, observou Andrade.

O Gerente pontuou ainda sobre as equipes de prontidão na cidade para realizar ações e intervenções necessárias na cidade. “Estamos com ações intensas na cidade e com nossas equipes operacionais compostas de técnicos, engenheiros e eletricistas de prontidão para realizar intervenções e ações que se fizerem necessárias na localidade”, destacou. Entre as ações de manutenção preventiva, a Equatorial realizou lavagem da rede e equipamentos, podas de árvores, além de substituições de cabos e componentes da rede elétrica.

Investimentos na região do Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis hoje é atendido por duas grandes subestações: a Subestação Barreirinhas e a Subestação Lençóis, sendo esta inaugurada em 2021, após a Equatorial ter identificado a necessidade de ampliação da energia para a região. A Subestação Lençóis contou com um investimento de 18 milhões de reais; está localizada na BR-402 e hoje atende os municípios de Santo Amaro, Primeira Cruz e Humberto de Campos. A Subestação Barreirinhas já recebeu diversos investimentos de ampliação de sua potência para acompanhar o crescimento da região e está em andamento a duplicação da oferta de energia para a região. Além da construção e ampliação de subestações, a Equatorial instalou equipamentos com tecnologias na rede elétrica para facilitar intervenções e operações que possibilitem a identificação e o restabelecimento da falta de energia no menor tempo possível.

Nesse contexto, as ações empreendidas pela Equatorial Maranhão para expansão e melhoria do fornecimento de energia em Santo Amaro e na região dos Lençóis Maranhenses evidenciam o compromisso da empresa em atender às crescentes demandas dessa área em constante desenvolvimento. Com investimentos significativos, instalação de tecnologias avançadas e uma ampla equipe operacional, a empresa visa garantir a continuidade do crescimento turístico e econômico da região, proporcionando aos moradores e visitantes um fornecimento de energia mais eficiente.

Santo Amaro será palco da 3ª etapa do Maranhense de Beach Tennis

Competição promovida pela Federação de Beach Tennis do Maranhão (FBTM) será realizada entre os dias 18 e 20 deste mês; evento vale pontos para o ranking estadual

Beach tennis será atração na cidade de Santo Amaro. (Vinicius Felix/Kilometro Studio)

Famosa pela beleza de suas lagoas, a cidade de Santo Amaro, distante 242km de São Luís, vai se tornar a casa do beach tennis no Maranhão. Entre os dias 18 e 20 deste mês, o município sediará a terceira etapa do Campeonato Maranhense de Beach Tennis, competição promovida pela Federação de Beach Tennis do Maranhão (FBTM) com os patrocínios do governo do Estado e do Grupo Mateus por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. 

Para esta etapa, mais de 200 atletas já estão confirmados na competição que somará pontos para o ranking estadual da modalidade. Para receber os competidores, uma grande estrutura será montada às margens do Rio Alegre para receber as disputas de 22 categorias distribuídas entre os naipes masculino e feminino. 

“Nossa expectativa é a melhor possível porque modalidade está em ascensão aqui no Estado. A cada etapa, o nível da competição tem aumentado e, com certeza, teremos mais uma bela competição. Estamos ansiosos para ver Santo Amaro respirando o beach tennis. Quem for prestigiar esta etapa do Campeonato Maranhense não vai se arrepender porque teremos grandes jogos entre os principais atletas do Maranhão na modalidade. Ficamos felizes em contar com o Governo do Maranhão e com o Grupo Mateus como patrocinadores por acreditarem e valorizarem, cada vez mais o nosso esporte”, afirmou Menezes Junior, presidente da FBTM. 

Antes de chegar a Santo Amaro, houve etapas do Campeonato Maranhense de Beach Tennis nas cidades de Imperatriz e de São Luís. Nesta temporada, ainda haverá a realização da quarta e última etapa no mês de setembro, em Balsas. 

Vale destacar que os quatro eventos somam pontos para o ranking estadual, que definirá os atletas da equipe maranhense que serão convocados para o Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Beach Tennis, que ocorrerá em Recife (PE), entre os dias de 2 a 5 de novembro. 

Transmissão ao vivo 

Como forma de divulgar a modalidade, a terceira etapa do Campeonato Maranhense de Beach Tennis terá transmissão ao vivo pelo novo canal Linha dos 3, no YouTube. “O Linha dos 3 é um canal 100% maranhense ligado aos esportes de areia. A estreia das transmissões ocorreu justamente na segunda etapa do Estadual e continuar nesta etapa em Santo Amaro. Estamos conseguindo valorizar a nossa modalidade e, com isso, vamos alcançar ainda mais pessoas e divulgar ainda mais as nossas competições”, explicou Menezes Junior.  

Após virada incrivel, Sampaio Basquete volta a vencer Unimed Campinas e é o primeiro finalista da LBF CAIXA 2023

Érika é festejada por Monteiro (📸 João Marcos/Sampaio Basquete)

Sampaio Basquete está nas Finais da LBF CAIXA 2023. Empurrado por mais de 1.500 torcedores, o atual campeão voltou a vencer o Unimed Campinas nesta quarta, 9, desta vez por 72 a 56, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), fechando em 2 a 1 a série melhor de três jogos.

Tainá Paixão fez 17 pontos e foi a cestinha da casa. Gabi Guimarães teve 12 pontos e 8 rebotes. Érika fez apenas 6 pontos, mas pegou 16 rebotes, igualando o recorde destes playoffs para ficar com o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida.

Pelo Unimed Campinas, Iza Sangalli voltou a atuar bem, anotando seu 13º duplo-duplo na temporada: 20 pontos e 12 rebotes. Licinara teve 13 pontos e 9 rebotes, enquanto Leticia apanhou outros 11 ressaltos.

Primeiro time confirmado na decisão, o Sampaio Basquete aguarda a definição do jogo 3 da série entre SESI Araraquara, disputado nesta quinta, 10, no interior paulista. A partida tem transmissão ao vivo do sportv 2 e do canal do UOL Esporte e do tudoep no YouTube.

Esta é a quinta vez que a Bolívia Querida se classifica para as Finais, tornando-se o segundo clube com mais aparições em decisões na história da LBF, atrás apenas do extinto Americana-SP, que disputou seis finais consecutivas entre 2012 e 2017, conquistando 4 títulos – o tricolor pode igualar o número de troféus nesta temporada.

Informações: LBF

OPERAÇÃO PRÁOS: AÇÃO POLICIAL INTERCEPTA ASSALTANTES DE BANCOS E TRÊS MORREM EM CONFRONTO NA CIDADE DE SÍTIO NOVO

Foto: Imagem dos materiais apreendidos na ação policial.

Na manhã desta quarta-feira(9), no município de Sítio Novo, um trabalho desenvolvido pelo Setor de Inteligência da Polícia Civil do Maranhão, resultou em uma força-tarefa batizada de “Operação Práos”, de combate a uma organização criminosa atuante em todo o Estado do Maranhão, na prática dos crimes de homicídios, extorsão, roubo a banco e cargas, além do tráfico de drogas. Como resultado da operação, os policiais conseguiram interceptar integrantes do grupo que pretendiam assaltar uma agência bancária da cidade.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva, durante um confronto com as forças policiais, três dos meliantes vieram a óbito. Na ocasião, foram apreendidas quatro armas de fogo na posse dos criminosos, sendo dois revólveres calibre .38, um pistola Glock e uma espingarda calibre .12, além da apreensão de um veículo Mobi preto, placa qvp9a32, de Belém, capital d do Pará, que era utilizado nas ações criminosas.

Ainda de acordo com o delegado-geral, dois dos homens que vieram a óbito, possuíam mandados de prisão em aberto pelos crimes de homicídios, além de serem investigados pela prática de inúmeros crimes.

A Operação Práos”, teve como base uma investigação coordenada pela Polícia Civil do Maranhão, através do Setor de Inteligência, que vinha monitorando os criminosos. Tal ação contou apoio de policiais civis da Delegacia Regional de Imperatriz, Delegacia Regional de Barra do Corda , Polícia Militar do Maranhão, Centro Tático Aéreo(CTA) e do Centro de Inteligência de Segurança Pública (Núcleo Imperatriz).

O palavra Práos vem do grego e significa manso, uma referência a um dos alvos da ação policial, que era conhecido como “Mansidão”.

O relator do processo muda voto e Conselho de Ética arquiva processo contra Carla Zambelli, que foi acusada de xingar deputado Duarte Junior em audiência

A deputada Zambelli agradeceu a mudança de voto do relator / Foto Lula Marques/EBC

O relator do processo contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados resolveu mudar o próprio voto. O deputado federal João Leão (PP-BA), na semana passada, votou pela continuidade do processo contra Zambelli. Nesta quarta-feira (9), Leão voltou atrás e votou a favor do arquivamento do caso.  

Em seguida, o Conselho de Ética aprovou o parecer de Leão e arquivou o processo por 15 votos a 4. Zambelli havia sido acusada de proferir xingamentos contra o deputado Duarte Junior (PSB-MA) durante audiência pública com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em abril. 

O relator justificou a mudança no voto dizendo que ficou com dúvidas se a deputada xingou ou não o colega. “Se eu ouvisse bem no vídeo o que dizem que senhora disse, eu não estaria com esse parecer aqui”, explicou. O deputado acrescentou que os ânimos da casa estão mais calmos e, por isso, é possível dar uma nova chance a Zambelli. “Vamos dar uma oportunidade à Casa, à deputada Carla Zambelli, e a todos aqueles que estão com problema. Vamos resolver isso republicamente”, concluiu.  

O deputado Duarte Junior (PSB-MA) durante audiência pública com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em abril, alegou que foi xingado por Zambelli

O único parlamentar que se manifestou após a mudança de voto foi o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ). “Não creio que simplesmente a gente, enquanto Conselho de Ética e Decoro, resolva mandar tudo para o arquivo e, com isso, possa criar um novo patamar de civilidade”, argumentou. 

A deputada Zambelli agradeceu a mudança de voto do relator. “Esse ano todos começaram com ânimos exaltados. Eu comecei com ânimo exaltado e hoje vejo de outra maneira, que a gente pode fazer o debate de ideias sem atacar as pessoas”, afirmou. Zambelli sustentou na sessão anterior do Conselho que falou o palavrão, mas não direcionado ao colega.

Informação: Agência Brasil

Força Nacional auxilia no combate a incêndios florestais em terras indígenas no Maranhão

A superintendente do Ibama-MA, Flávia Alves, informou sobre o deferimento do pedido que foi atendido pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, com o envio da primeira tropa ao Maranhão

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deferiu, nesta quarta-feira (09), solicitação feita no último sábado (05), para envio de brigadas nacionais a uma área de sobreposição entre terras indígenas e o Parque do Mirador, no Leste do estado. Nesta região, estão ocorrendo incêndios florestais que ameaçam as Terras Indígenas Porquinhos e Kanela. A primeira equipe da Força Nacional já está em deslocamento para a região e deve permanecer até que a situação se normalize.

Pelas redes sociais, a superintendente do Ibama-MA, Flávia Alves, informou sobre o deferimento do pedido que foi atendido pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, com o envio da primeira tropa ao Maranhão. “Informo que o Ministério da Justiça deferiu a solicitação feita pelo Ibama e a primeira equipe da Força Nacional já está em deslocamento, nesta quarta-feira (09), para atuar na área de sobreposição entre a Terra Indígena Porquinhos e o Parque do Mirador, no Leste do Maranhão”, anunciou.

Segundo a superintendente, a presença da Força Nacional fortalece o enfrentamento contra a ação criminosa e reforça o trabalho que já vem sendo feito de combate aos incêndios florestais na área de sobreposição entre a Terra Indígena Porquinhos e o Parque do Mirador.

“A situação dos focos de calor na região continuará sendo monitorada com muita atenção. Agradeço ao ministro Flávio Dino pela providência rápida e responsável com as causas ambientais.”, afirmou.

Operação véu de Maquiavel: Gaeco cumpre mandados em São Luís e Palmeirândia

Na manhã desta quinta-feira, 10, o Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou a operação “Véu de Maquiavel” nos municípios de São Luís e Palmeirândia, com a finalidade de desarticular organização criminosa investigada por praticar, em tese, os crimes de lavagem de capitais, peculato e organização criminosa.

Nessa fase da Operação, constam como investigados vereadores, servidores públicos, além de outras pessoas físicas e jurídicas, que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no desvio e apropriação de verbas de emendas parlamentares de vereadores da Câmara Municipal de São Luís, por meio de entidades sem fins lucrativos.

Ao todo, estão sendo cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.

A ação acontece com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no suporte operacional ao cumprimento dos mandados – por meio do emprego de agentes de diversos estados, viaturas e uma aeronave. A cooperação entre Gaeco e PRF repete a parceria ocorrida na Operação Hades, realizada na última terça-feira, 8.

Participam da operação os promotores de justiça integrantes do Gaeco dos núcleos de São Luís, Imperatriz e Timon e a Polícia Civil do Maranhão (1º Deccor de São Luís, 1º Deccor de Imperatriz e 1º Deccor de Timon).

Atuam, ainda, promotores de justiça das comarcas de São Luís, Lago da Pedra, Chapadinha, Guimarães, Pedreiras, Timon, Santa Helena, Viana, Icatu, Santa Inês, Bacabal, São João Batista, Olho D’Água das Cunhãs, Zé Doca, Anajatuba, Açailândia, Raposa e Vitória do Mearim.

ORIGEM DO NOME

O filósofo renascentista Maquiavel é conhecido por suas opiniões sobre engano e manipulação.  O nome da operação “Véu de Maquiavel” remete a ele, e se pretende, por meio do cumprimento das buscas e apreensões, remover o véu de enganação em torno do uso indevido de recursos parlamentares.

Homem que perdeu compromisso de trabalho por cancelamento de voo deve ser ressarcido

Uma empresa de transporte aéreo foi condenada a indenizar um homem que perdeu um compromisso de trabalho, devido ao cancelamento de um voo sem justificativa. A sentença foi proferida no 7º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís e teve como parte demandada a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. O caso tratou de indenização por danos morais, onde o demandante requereu a reparação dos danos em razão de atraso do voo no trecho Belém (PA) até Santarém (PA), fato que lhe levou a perder compromisso de trabalho. Alegou o autor que perdeu uma audiência na Justiça Trabalhista, na manhã do dia 21 de maio de 2019. 

“De início, importa frisar que o objeto da presente demanda será dirimido no âmbito probatório e, por tratar-se de relação consumerista e estarem presentes os requisitos do artigo 6o do Código de Defesa do Consumidor, deve-se inverter o ônus da prova (…) A requerida não apresentou provas de que o voo foi cancelado por motivos técnicos operacionais e uma vez atua no ramo do transporte aéreo, pode se valer de provas do que alega, mas não trouxe nenhum elemento probatório de algum problema de sua própria aeronave”, observou a Justiça na sentença.

O Judiciário entendeu que a parte demandada não cumpriu o ônus probatório, devendo assumir a responsabilidade pelo fato jurídico. “Como existe um nexo causal entre a falha na prestação de serviços com o dano sofrido e diante da responsabilidade civil objetiva, prevista no CDC, a demandada tem o dever de indenizar, nos termos do artigo 14 do CDC, pois a companhia aérea não pode se eximir da responsabilidade (…) Da análise dos autos, verifica-se ser incontroverso o não cumprimento do contrato de transporte aéreo na forma que foi contratado, onde o transportador está sujeito aos horários e itinerários previstos e contratados, sob pena de responder por perdas e danos, salvo motivo de força maior, o que deve ser verificado na análise desta demanda”, esclareceu.

CANCELAMENTO SEM JUSTIFICATIVA

A Justiça pontuou que a falha na prestação do serviço da requerida culminou na perda de trabalho do autor que viajava para cumprir sua agenda profissional, longe de ser um mero aborrecimento. “É injustificável que o consumidor seja penalizado por uma situação de cancelamento, sem justificativa de força maior (…) Daí a necessidade imperiosa de se estabelecer um valor que atenda a proporcionalidade e razoabilidade, mas que cumpra a função pedagógica de compelir a Requerida a evitar casos semelhantes e finalmente, mensurar o abalo sofrido pelos Demandantes”, frisou.

Ao final, assim decidiu a Justiça: “Diante de tudo o que foi exposto, com base na fundamentação supra, há de se julgar procedente o pedido da presente ação para condenar a Azul Linhas Aéreas Brasileiras ao pagamento da quantia de R$ 5.000,00, a título de indenização por danos morais”.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima