Estudantes de Turismo do Câmpus São Luís, realizaram, no dia 08 deste mês, uma viagem técnica ao município de Alcântara. A viagem foi organizada pela Empresa Junior de Turismo (Labotur), que realizou o planejamento e toda a parte de operacionalização dos serviços de logística, como transporte, hospedagem, alimentação e guiamento.
A viagem integra a disciplina de Tópicos Especiais 1, ministrada pela professora Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo, e tem como finalizadade oferecer aos alunos o conhecimento in loco, em um município turístico que faz parte do polo de São Luís, de forma a aprofundar o conhecimento sobre os aspectos ambientais, culturais e urbanos da cidade de Alcântara.
A turma realizou city tour pelo centro histórico com visitas ao Museu Histórico, Museu do Divino Espírito Santo, Fonte da Miritiua, Praça Matriz, Pelourinho e outras. Além disso visitaram a Ilha do Livramento, em que tiveram a oportunidade de fazer uma roda de conversa com a dona Mocinha, a única moradora daquele espaço natural que tratou de temas como meio ambiente, turismo e novos projetos para a Ilha. Em seguida, o grupo fez o passeio Revoada dos Guarás, quando tiveram a oportunidade de observar essas aves, contemplar a paisagem e ainda avistaram golfinhos e outras aves.
A professora Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo, responsável pela disciplina explica que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer vários aspectos da cidade de Alcântara, como o seu patrimônio histórico, cultural e natural além de experienciar os serviços de restaurantes, transportes e agenciamento, e, além disso, verificar os problemas da cidade com relação ao transporte e a dificuldade que os empreendedores tem com relação ao não pernoite do turista naquela localidade, o que enfraquece o mercado turístico local.
Para a aluna Rayssa Salazar Rodrigues Barros, a cidade de Alcântara é realmente um ambiente fascinante. “Desde a nossa chegada, até descobrir a história da cidade, contemplar as casas e suas cores, degustar o famoso doce de espécie, olhar as ruínas e saber que existe um passado grandioso, foi cativante. No entanto, atenta-se para o fator de extrema importância que é o Turismo. Ele traz consigo diversas posturas diante de um novo ambiente, e que pode ser benéfico ou não para os residentes, bem como para o atrativo em si”, finaliza.