Concurso Alema – Taxa de inscrição do certame anulado será ressarcida a partir de 24 de julho

De acordo com o procurador-geral adjunto da Alema, Carlos Eduardo Rocha, os valores serão ressarcidos mediante depósito na chave PIX/CPF informada pelos candidatos

Reunião do procurador-geral adjunto da Alema, Carlos Eduardo Rocha, com representantes do Banco do Brasil

Por determinação da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), a partir de 24 de julho, será ressarcido o valor da taxa de inscrição aos candidatos inscritos no concurso público da Alema que foi anulado e estava sob a responsabilidade da banca Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro CEPERJ/RJ. O inscrito deve ter requerido a devolução.

De acordo com o procurador-geral adjunto da Alema, Carlos Eduardo Rocha, os valores serão ressarcidos mediante depósito na chave PIX/CPF informada pelos candidatos.

“A Assembleia assinou convênio com o Banco do Brasil (BB) para que seja efetivada a devolução dos valores aos mais de dois mil candidatos que requereram o ressarcimento, dentro do prazo estabelecido no Edital do novo concurso, agora, sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Somente terão direito ao ressarcimento da taxa de inscrição os mais de dois mil candidatos que requereram dentro do prazo”, esclareceu.

O gerente do Escritório do Setor Público do BB, Daniel Montelo, explicou que os candidatos aptos à devolução do valor da taxa de inscrição deverão validar sua chave PIX/CPF. “É preciso que a chave PIX/CPF esteja validada para que o candidato possa receber o crédito correspondente ao valor a ser devolvido”, frisou.

Novo concurso

O procurador-geral adjunto da Alema, Carlos Eduardo Rocha, também falou sobre o andamento do novo certame.

“Quanto ao novo concurso da Alema, agora sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), tudo está transcorrendo normalmente de acordo com o cronograma. Estamos cumprindo, rigorosamente, todas as etapas. Como previsto no Edital, as provas objetivas serão realizadas dia 20 de agosto. Como temos feito, manteremos os candidatos informados sobre o andamento do certame. A determinação da presidente Iracema Vale é o mais absoluto compromisso com a transparência e isonomia na condução do concurso da Assembleia”, afirmou Carlos Eduardo Rocha.

Ibama prepara brigadas indígenas do Maranhão para combater incêndios florestais em período crítico

disse a superintendente do Ibama no Maranhão, Flávia Alves Macie

A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mobilizou as brigadas indígenas do Maranhão para um treinamento intensivo, antes do início do período crítico com a chegada do fenômeno El Niño. O objetivo é melhor prepará-las para o enfrentamento aos incêndios florestais que se avizinham com a temporada de calor e aumento da temperatura no estado.

“Esta mobilização teve o objetivo de capacitar as brigadas indígenas do Maranhão com treinamento em campo, preparando-as para prevenção e combate às queimadas florestais, com foco na preservação do meio ambiente e dos nossos recursos naturais”, disse a superintendente do Ibama no Maranhão, Flávia Alves Maciel.

As atividades do treinamento, intitulado MOBPRIMA, conduzido pela coordenadora do Prevfogo no Maranhão, Francinete Pacheco, foram encerradas com uma apresentação da cultura indígena maranhense. A mobilização do Ibama envolveu as brigadas Canudal, Governador, Juçaral, Krikati, Lago Branco, Lagoa Comprida, Porquinhos e Zutiwa, no interior do estado.

No Maranhão, a superintendente do Ibama participou da solenidade que criou o Comitê Estratégico para a Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e Incêndios Florestais (CEDIF). O decreto, autorizando a instalação, foi assinado na quarta-feira (12) pelo governador Carlos Brandão, em solenidade no Palácio dos Leões. A audiência reuniu representantes de diversos órgãos dos governos do estado e federal que atuam na preservação dos recursos naturais e no combate aos crimes ambientais.

Em todo o Brasil, brigadistas indígenas foram contratados pelo Programa PrevFogo, do Ibama, para intensificar o combate às queimadas. Na Amazônia legal, as brigadas representam uma das principais frentes de combate aos incêndios florestais, que destroem milhares de hectares. Eles estão espalhados por 34 terras indígenas. Enquanto a chuva não volta, eles ajudam a apagar as chamas que assolam as matas brasileiras.

Experiência acadêmica no exterior garante melhores salários

Programa da Estácio cria soluções para driblar dificuldade com o idioma e os custos da viagem, e de alunos que conciliam os estudos com o emprego. Instituição oferece curso de idiomas, bolsas integrais e aulas remotas com professores nativos

Flávio Murilo, Diretor Nacional de Ensino da Estácio

Estudar no exterior e ser fluente em um segundo ou terceiro idioma podem garantir uma carreira promissora. Um levantamento feito pela Business Marketing International (BMI) mostra que o salário de quem estuda fora do país tem um aumento médio de 50% após a conclusão do curso. Já uma pesquisa da Catho revelou que ter proficiência em inglês pode aumentar a remuneração em até 60%.

“Uma das frentes de nossa atuação é a celebração de convênios com instituições de ensino estrangeiras, que preveem o intercâmbio de alunos dos cursos de graduação. Com um olhar mais pluralizado, é proporcionado o contato com outras realidades culturais e oportunidades de construção de conhecimentos relevantes em sua área de formação” destaca Flávio Murilo, Diretor Nacional de Ensino da Estácio.

Larissa Pochmann CRÉDITO Arquivo Pessoal

Para universitários de instituições privadas que trabalham – são 61,8%, segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semesp – bancar um curso de idiomas e uma graduação ou pós-graduação fora do país pode ser desafiador, como explica Larissa Clare, coordenadora de internacionalização da Estácio. 

“A dificuldade de compreensão de uma língua estrangeira, os custos de uma escola de idiomas e de uma graduação em outro país e o próprio emprego, que impede o estudante de passar um longo período afastado, podem adiar o sonho da mobilidade acadêmica. A boa notícia é que, graças a convênios com instituições prestigiadas e soluções criadas pela universidade de origem, como é o caso da Estácio, é possível vivenciar a internacionalização, uma experiência única que, entre os diversos benefícios, desenvolve soft skills, como empatia e resiliência”, revela.

As parcerias e as bolsas integrais são mais um mecanismo para encurtar o caminho do estudante até a universidade estrangeira receptora. “A Estácio mantém convênio com 21 faculdades dos Estados Unidos, Argentina, Chile, Uruguai, França, Holanda, Portugal e Coreia do Sul. Isso significa que o discente está isento da mensalidade, fica responsável apenas pelo aéreo, moradia e alimentação, e assim que chega ao país, a Estácio o coloca em mobilidade. Durante a sua temporada, que varia de seis meses a um ano, sua vaga no curso aqui no Brasil, bem como outros benefícios que tenha, é assegurada. Já as bolsas integrais – aéreo, transfer, estadia, alimentação e seguro viagem – são viabilizadas por meio de acordos com empresas privadas”, esclarece Larissa.

Mobilidade acadêmica de curta duração

Há ainda a opção de mobilidade de curta duração em que os alunos realizam uma imersão de uma semana. Em julho um grupo com 40 estudantes de cursos de saúde da Estácio no Rio de Janeiro irão para Buenos Aires com todas as despesas pagas. Os alunos farão uma imersão com aulas na Fundação Barceló, considerada uma das melhores instituições privadas de saúde da Argentina, além de conversas com profissionais que atuaram na pandemia e a realização de atividades culturais. “A Estácio criou essa oportunidade para os estudantes como forma de enriquecer ainda mais a sua formação”, descreve a coordenadora. 

Clara Sales

Para a estudante de Biomedicina, Clara Sales (25 anos), mãe da Helena, de cinco anos, o programa de uma semana de duração é mais um incentivo para quem tem filhos e não pode se ausentar por um longo período. Fluente em espanhol, Clara acredita que a vivência na Fundação Barceló será enriquecedora. “Será uma oportunidade de ampliar minhas perspectivas sobre a graduação e minhas habilidades profissionais, tendo contato com especialistas de outro país e falando outra língua. Além disso, conhecerei uma cidade incrível”, declara.  

A percepção da Carla Silva (51 anos) é a mesma, que concilia os estudos de Biomedicina com o trabalho, e participará do mesmo programa na Fundação Barceló. “Será uma experiência única e incrível para a minha vida acadêmica e para um futuro profissional de muito sucesso. Vou aproveitar cada minuto dessa oportunidade de adquirir novos aprendizados e ampliar o meu conhecimento na área da saúde em outro país. Tenho muito orgulho de ter chegado até aqui”, comemora. 

Além dos estudantes da área de saúde, cinco alunas de outros cursos ofertados pela instituição, embarcam em junho para a Espanha, para estudarem na Universidade de Salamanca, via programa Santander Top España, com todas as despesas pagas.

Internacionalização remota

Na impossibilidade de viajar rumo a uma universidade estrangeira por motivos profissionais, Larissa Clare conta que os estudantes podem concorrer a programas remotos de cinco semanas em que as aulas são ministradas por professores nativos. “No primeiro semestre deste ano mais de 280 estudantes da Estácio, de diversas regiões do país, participaram do projeto de língua espanhola e no próximo semestre estão previstas novas vagas para os idiomas Inglês e Espanhol. O critério de seleção considera o desempenho acadêmico, a ideia é premiar com estes programas de mobilidade nossos alunos que possuem as melhores notas, inclusive, como forma de reconhecê-los”, informa. 

Estácio investe há 10 anos na internacionalização da educação

Os programas de internacionalização são lançados duas vezes ao ano por meio de editais. Para a Estácio, trata-se de uma importante ação que prepara a comunidade acadêmica para atuar em um mundo cada vez mais globalizado e integrado. Garante ainda a pesquisa e inovação como bases para as diretrizes educacionais e respostas mais efetivas às novas demandas provenientes de uma sociedade mais interdependente.

De modo a reafirmar o seu compromisso, a instituição continua empreendendo esforços para ampliar parcerias e convênios com instituições em diferentes países. Atualmente a Estácio possui 21 convênios vigentes em 11 países, além de eventos de internacionalização realizados nas unidades e experiências internacionais presenciais e remotas, de acordo com alguns convênios. Para conhecer as oportunidades basta acessar o Programa de Internacionalização.

Carla Silva

Programa de Língua e Cultura

Para auxiliar os estudantes a obterem um segundo idioma, a Estácio também desenvolveu um projeto gratuito de aulas de inglês e espanhol para alunos e professores da instituição, com certificado de proficiência. “O curso tem duração de três meses, ocorre via plataforma, e é um importante ganho para quem está prestes a realizar parte dos estudos em uma universidade estrangeira, mas não domina o idioma local. O mais importante é que todos os discentes, mesmo quem não fará a internacionalização, podem se inscrever. No primeiro semestre deste ano,  tivemos mais de 8 mil alunos participando destas aulas e em breve iremos ampliar o programa, oferecendo também aulas de francês”, descreve Larissa Clare.

Orleans Brandão inaugura areninha esportiva em Colinas

O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, inaugurou nesta quarta-feira (12) a Areninha Esportiva Clodoaldo Sousa, no Povoado Assentamento do Pavio, em Colinas. O Governo do Maranhão também entregou kits esportivos, equipamentos agrícolas e, em parceria com a Prefeitura, a ampliação da Escola Assentamento do Pavio.

“Aqui em Colinas recentemente foram entregues seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras), praça, Areninha no Povoado Almeida, carrinhos do Mais Renda, e agora chega mais essa Areninha no Povoado Pavio, incentivando a prática esportiva e dando mais qualidade de vida para a população. Assim como em Colinas, o governador Carlos Brandão tem feito obras em todo o estado, reforçando o caráter municipalista desta gestão”, disse Orleans Brandão, que representou o governador na inauguração.

A Areninha Esportiva Clodoaldo Sousa é composta por quadra, arquibancada, aparelhos de exercícios físicos, iluminação LED, bancos, passeio e caramanchão. Além do equipamento, também foram entregues motores de rabeta, roçadeiras, forrageiras e kit de irrigação para agricultores de 24 comunidades do município. Em parceria com a Prefeitura, foi ainda inaugurada a ampliação da Escola Assentamento do Pavio, que oferece aulas de Ensino Médio.

“Só tenho a agradecer por essa parceria do Governo do Estado, do governador Carlos Brandão e do secretário Orleans por sempre estarem se preocupando com os municípios e valorizando cada região. As demandas de Colinas estão sendo muito bem atendidas e quem ganha são os colinenses”, afirmou a prefeita de Colinas, Valmira Miranda.

Uma das beneficiadas com as entregas foi Maria da Luz. Ela recebeu uma roçadeira, que vai auxiliar no seu trabalho na agricultura. “Eu nunca na vida tinha tido tanto apoio como agora. Já tinha recebido do governo uma forrageira e agora estou ganhando uma roçadeira. Tem sido de grande valia, pois isso não vai ajudar só a mim e minha família, mas também toda a minha comunidade. Então, sou muito agradecida ao nosso governador e ao nosso secretário”, explicou.

Especialista ensina a tornar a alimentação das crianças atrativa e nutritiva nas férias escolares

Estamos em meio às férias escolares, período em que as crianças costumam ter mais flexibilidade com alimentação. E entre um lanchinho ali, uma sobremesa aqui e um biscoitinho a qualquer momento, o dia é preenchido sem organização alimentar e sem os nutrientes necessários para o desenvolvimento infantil.

Entretanto, mesmo saindo da rotina com mais atividades, viagens, passeios e acordando mais tarde, dá para manter os bons hábitos alimentares junto à criançada. Para isso, é necessário ter um cardápio variado e nutritivo, que contenha todos os nutrientes capazes de repor a energia gasta nas brincadeiras.

A nutricionista do Grupo Mateus, Fernanda Luiza Santana, explica que é necessário manter sempre fixos os horários do café da manhã, almoço, lanches e jantar, sem variações. Além disso, é importante ficar atento à ingestão desmedida de doces, fast-foods e produtos industrializados. Esses produtos podem até ser liberados, mas com moderação, uma vez que contêm alto teor de sódio, gordura e açúcar. “O segredo é o equilíbrio”, complementa a especialista.

Segundo a nutricionista, montar um planejamento e seguir com regularidade para uma rotina nutritiva é sinônimo de saúde e bom humor para a criançada. “É importante manter uma alimentação balanceada com quantidades ideais de vitaminas e minerais, que garantirão o desenvolvimento adequado do pequeno, aumentando a capacidade de concentração e raciocínio, melhorando também o humor e a disposição”.

Dicas práticas

A especialista recomenda incentivar o consumo de bolachas integrais no lugar das recheadas, bem como optar por alimentos grelhados ou assados em vez de frituras. Verduras, frutas e legumes também não podem faltar no cardápio. Fernanda Luiza recomenda priorizar, ainda, as frutas com vitamina C (como, por exemplo a laranja e a acerola), que ajudam a aumentar a imunidade dos pequenos.

“A hidratação também é fundamental para o período, com a atenção voltada ao consumo de líquidos, principalmente água mineral, água de coco e sucos naturais”, finaliza Fernanda.

Polícia Federal combate comércio irregular de madeira e faz prisão em flagrante no Maranhão

Operações reprimem extração e comércio ilegal de madeira oriunda de Terras Indígenas localizadas no noroeste do Estado do Maranhão

A Polícia Federal, com o apoio do IBAMA, do ICMBIO, e do Exército Brasileiro, deflagrou nesta quarta-feira (12) as operações Arrabalde e Kambõ Urucum, com o objetivo de reprimir o comércio irregular de madeira extraída de Terra Indígena Alto Turiaçu, localizada na Amazônia Legal, noroeste do Estado do Maranhão.

A investigação foi iniciada a partir da comunicação da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular de ameaças sofridas por uma liderança da etnia indígena Ka’apor. Madeireiros da cidade de Santa Luzia do Paruá/MA estariam ameaçando o indígena, que apresentou informações sobre empreendimentos que exerciam atividades irregulares no entorno da Terra Indígena Alto Turiaçu.

Com base nesses dados, a Polícia Federal conseguiu identificar os responsáveis por aqueles estabelecimentos, sendo que a grande maioria não tem Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadoras de Recursos Ambientais. Esse cadastro é requisito essencial para a emissão de Documento de Origem Florestal, que constitui licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.

Foi identificado ainda que os responsáveis por alguns dos estabelecimentos já respondem ações penais por diversos crimes ambientais, atuados administrativamente pelo IBAMA e são réus em ação civil pública.

A ação ocorreu nos municípios de Araguanã/MA e Santa Luzia do Paruá/MA e empregou mais de 100 agentes públicos, que deram cumprimento a 13 mandados de busca e apreensão, sete medidas cautelares diversas da prisão de suspensão de atividades econômicas, além de um mandado de prisão preventiva em face de um dos investigados, expedido pelo Juízo da 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da SJMA.

No cumprimento das medidas, uma pessoa foi presa em flagrante delito e uma segunda foi alvo de termo circunstanciado de ocorrência.

Os investigados responderão pelos crimes de receptação qualificada e por vender, expor a venda, ou ter em depósito madeira e outros produtos de origem florestal sem licença válida para o tempo de armazenamento, dentre outros crimes porventura descobertos no curso da análise do material apreendido.

O médico, Érico Cantanhede, recebe título de cidadão ludovicense da Câmara

Sessão Solene aconteceu na tarde dessa quarta, 12 / Fabrício Cunha

Em reconhecimento aos serviços prestados na área médica na capital maranhense, a Câmara Municipal de São Luís (CMSL) entregou em sessão solene, na tarde desta quarta-feira (12), o Título de Cidadão Ludovicense ao médico Érico Britto Cantanhede, natural de Pedreiras (MA).

A cerimônia foi conduzida pelo vereador Álvaro Pires (PMN), autor da proposição que originou a solenidade. No ato, o parlamentar destacou os relevantes serviços prestados pelo homenageado na área da saúde na cidade, em especial na área de cirurgia.

“Essa iniciativa é uma forma justa de reconhecer o trabalho do Dr. Érico Cantanhede, uma figura notável na área da medicina, com vasta experiência e qualificações que o tornam um líder e representante acadêmico e profissional. Essa homenagem é mais do que justa. Fico muito honrado em poder contemplar o amigo com o Título de Cidadão Ludovicense em reconhecimento à sua relevante contribuição para São Luís”, declarou o vereador.

A esposa do homenageado, a senhora Keila Matos Cantanhede, usou a tribuna para agradecer a honraria  ao marido. “Só temos a agradecer, pois essa é uma justa homenagem a um pedreirense de nascença, mas que se tornou um ludovicense de coração”, frisou.


Muito emocionado, Dr. Érico agradeceu ao vereador Álvaro Pires pela honraria e estendeu a homenagem aos pacientes atendidos mensalmente, bem como a todos os servidores do Hospital Socorrão I, onde presta serviços.  


“Estou muito feliz e grato por essa homenagem. É uma grande honra receber esse reconhecimento tornando-me filho de São Luís, um cidadão ludovicense, pelos serviços que presto a este cidade ao longo da minha carreira na medicina,” declarou o homenageado.


Estiveram presentes na solenidade colegas de trabalho e de profissão, bem como amigos e familiares do agraciado. 

História

Érico Britto Cantanhede é natural de Pedreiras (MA). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especializou-se em Cirurgia Geral, pelo Hospital Universitário Presidente Dutra (MA). É mestre em Biologia Parasitária pela Universidade UNICEUMA e Doutor Honoris Causa em Saúde Pública pela Universidade Emill Bruner (Flórida – EUA).


Dr. Érico Cantanhede trabalhou como médico cirurgião em todos os grandes hospitais particulares de São Luís, e como médico cirurgião plantonista nos hospitais regionais de Peritoró, Pinheiro e Pedreiras. Como empresário da área da saúde, é sócio proprietário da clínica Gastro São Luís.


É médico concursado do Hospital Municipal Djalma Marques em São Luís, onde exerceu os cargos de Coordenador da Cirurgia Geral, Coordenador da Clínica Cirúrgica, Diretor Geral, e atualmente exerce o cargo de Diretor Técnico. É também ex-presidente e fundador da Comissão de Ética Médica desse hospital.


O homenageado é, ainda, ex-membro da Diretoria do Sindicato dos Médicos do Maranhão (SINDMED-MA) e ex-conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CRM MA). Fundou e foi presidente da Associação dos Médicos do Socorrão I e II (AMESS), por dois mandatos, destacando-se na luta por melhorias no atendimento da saúde pública do estado e da capital.


Érico Cantanhede é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), considerado como a maior entidade cirúrgica da América Latina; membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES); e, membro imortal da Academia Ateniense de Letras e Artes (ATHEART).


No campo acadêmico, o médico foi professor do curso de Medicina do UNICEUMA. Atualmente, é preceptor da Residência de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Presidente Dutra no hospital Municipal Djalma Marques e preceptor do Internato de Medicina da UFMA em Pinheiro.

Cursos presenciais direcionados à Lei Paulo Gustavo têm início nesta quinta-feira, 13

Realizados pelo Festival Maranhão na Tela, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio a Lei Federal de Incentivo à Cultura, os cursos serão realizados de 13 a 15 de julho

A iniciativa, em parceria com a SEBRAE-MA, contará com dois cursos teóricos, voltados para abordagem de aspectos da Lei Paulo Gustavo direcionados ao audiovisual e acontecerão na mesma semana em que todos os 217 municípios maranhenses aderiram à Lei Paulo Gustavo, que conta com incentivos diretos ao setor da cultura de todo o país. Para o estado do Maranhão, o valor disponível é de 146,5 milhões de reais, sendo 81,2 milhões para o governo estadual e 65,3 milhões para o conjunto dos municípios.

Serão oferecidos os cursos de Legislação, com o detalhamento dos artigos, do decreto e da cartilha confeccionada pelo MINC para o audiovisual, e o de Gestão de Projetos, com o detalhamento da parte executiva e análise das sugestões de modelos de editais, recentemente disponibilizados pelo MINC. Os encontros acontecerão no SEBRAELAB, no Multicenter Sebrae, na altura do n° 50, Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n – Alto do Calhau.

Professores Especializados no Assunto – Os cursos terão como facilitadores Guilherme César, roteirista e produtor criativo, sócio da produtora Caranto Media, formado pelo Curso Superior de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da USP; e Marcella Arnulf, coordenadora no Estado de São Paulo do Circuito Paulo Gustavo para gestores públicos dos Estados e municípios, sob direção do Centro de Referência em Economia Criativa do SEBRAE.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:

Inscrições Cursos – até as 12h do dia 13 de julho

Curso de Legislação Lei Paulo Gustavo – dias 13 e 14 de julho, das 19h às 22h

Curso de Gestão de Projetos para Lei Paulo Gustavo – dia 15 de julho, das 9h às 12h e das 15h às 18h.

MARANHÃO NA TELA 15 ANOS

De 04 a 09 de setembro

Kinoplex Golden – Golden Shopping – Calhau

Realização: Mil Ciclo Filmes

Patrocínio: Instituto Cultura Vale – ICV, Ministério da Cultura – MinC

Todas as atividades têm acesso gratuito

Mais informações:http://www.maranhaonatela.com.br /

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima