Promotoria Itinerante presta contas das atividades no Santa Cruz, em São Luís

0comentário
Relatório de atendimentos foi apresentado a moradores do Santa Cruz e adjacências

A Promotoria de Justiça Comunitária Itinerante promoveu, na noite desta segunda-feira, 3, audiência pública de prestação de contas das atividades no bairro Santa Cruz, Conjunto Radional, Vera Cruz e adjacências. A solenidade, realizada na sede da igreja Assembleia de Deus, no referido bairro, foi coordenada pelo promotor de justiça Vicente de Paulo Silva Martins, que apresentou o relatório aos presentes. A Itinerante ficou instalada na região desde o mês de março.

Membros do Ministério Público do Maranhão, representantes de secretarias do Executivo Municipal e de outros órgãos públicos, lideranças comunitárias e moradores dos bairros atendidos compareceram à audiência.

As principais demandas apresentadas pelos moradores e entidades dos bairros atendidos foram referentes à infraestrutura das ruas (pavimentação, drenagem, recapeamento e recomposição asfáltica), drenagem, iluminação pública, limpeza pública, reforma de logradouros, construção e melhoria de pontes, paisagismo, transporte, educação e saúde.

Também foram reivindicadas melhorias referentes à segurança pública, abastecimento de água, esgotamento sanitário, desporto, lazer e trânsito.

Vicente de Paulo Martins conduziu as atividades durante a audiência

ATENDIMENTOS

Entre as demandas atendidas estão a capina e roçagem da praça Reginaldo Corrêa, no Conjunto Radional, e da praça do Santa Cruz; a recomposição asfáltica das ruas Marly Sarney e Vicente Fialho, ambas no Santa Cruz; as podas de árvores nas praças do Santa Cruz e da praça Reginaldo Corrêa, no Radional; a colocação de grades nas galerias na avenida M, no Radional.

Foi informada ainda, pela Prefeitura de São Luís, o início do funcionamento, no mês de julho, do posto de saúde localizado no Radional, cuja obra foi concluída.  

Uma das principais reivindicações dos moradores do Santa Cruz, a reforma da ponte de madeira conhecida como ponte da Matança, que liga a região a outros bairros como o Anil, não foi realizada. Após intervenção da Itinerante, a Prefeitura prometeu fazer um levantamento no local para apresentar uma resposta sobre a demanda.

Autoridades e gestores compuseram mesa de abertura

Outros pedidos dos moradores do Santa Cruz foram o aumento da frota da linha que atende a comunidade, a melhoria da qualidade dos ônibus e a integração da linha aos terminais da Cohama e Praia Grande. A Prefeitura de São Luís informou que a linha será integrada aos referidos terminais no mês de agosto.

“O objetivo dessa audiência é fazer essa prestação de contas. Gostaria que os gestores presentes levassem ao prefeito que o meu desejo é aprimorar essa parceria com o Poder Público para que tenhamos respostas mais ágeis e possamos atender melhor as demandas da população”, afirmou Vicente de Paulo Martins.

Também compuseram a mesa de abertura e se manifestaram durante a audiência o superintendente da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Augusto Prazeres; o representante da Polícia Militar, major Jeferson; o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Walber Filho; o diretor de operações da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Erione Campelo, e o advogado da Secretaria Municipal de Governo, João Guanaré.

Presidente da União dos Moradores do Santa Cruz, Jarbas Coqueiro, elogiou o Ministério Público

Do MPMA, participaram os promotores de justiça Gilberto Câmara França Júnior (presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão – Ampem), e Reinaldo Campos Castro Júnior (vice-presidente da Ampem).

“Sempre digo que todo gestor que assumisse a Prefeitura de São Luís deveria chamar o dr. Vicente para conversar nos primeiros dias de mandato, porque poucas pessoas conhecem tão bem os problemas da capital quanto ele. As reivindicações mediadas pela Promotoria Itinerante refletem de fato a realidade das comunidades de São Luís”, declarou Gilberto Câmara durante a audiência.

Antes do final da audiência, moradores e representantes de associações dos bairros se pronunciaram sobre a prestação de contas. Uma delas foi o presidente da União dos Moradores do Santa Cruz, Jarbas Coqueiro, que agradeceu o empenho do Ministério Público em favor das comunidades de São Luís. “O Ministério Público conseguiu aproximar o Poder Público da comunidade. Nós só temos o que agradecer, porque o trabalho da Itinerante é excelente. Agora, nós sabemos a quem procurar e como procurar”, ressaltou.

Criada em 1998, esta foi a 38ª instalação da Itinerante e foi a primeira vez que o órgão atendeu a região do Santa Cruz.

Sem comentário para "Promotoria Itinerante presta contas das atividades no Santa Cruz, em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS