Cerca de 40% dos idosos com mais 80 anos sofrem quedas, aponta estudo

0comentário

Especialista dá dicas para prevenir os acidentes

Quem convive com uma pessoa idosa certamente nota que a locomoção nessa fase da vida necessita de cuidados especiais. Afinal, a coordenação motora já não é a mesma de antes. Uma das grandes preocupações dos familiares é com as quedas, por isso, prevenir esses acidentes exige monitoramento constante dos familiares.

Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia estima que 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem com quedas todos os anos. Entre aqueles que residem em instituições de longa permanência, asilos ou casas de repouso, a incidência de quedas é ainda mais elevada: metade deles está propenso a sofrer esse tipo de acidente.

FATORES DE RISCO

Segundo a coordenadora de enfermagem da atenção primária da Hapvida NotreDame Intermédica, Helayne Moura, algumas circunstâncias e quadros de saúde aumentam as chances de queda da pessoa idosa. Patologias como a artrose, artrite, osteoporose, mal de Alzheimer, doença de Parkinson, diabetes e hipertensão estão entre os fatores mais comuns que aumentam o risco desses acidentes, já que podem afetar a cognição e a coordenação motora dos idosos. 

“Outra situação bem comum que resulta nas quedas é a limitação visual. A visão periférica do idoso diminui de acordo com a idade, então a movimentação passa a ser um risco maior”, completa a especialista.

Segundo Helayne, algumas dicas simples podem ajudar tanto a evitar as quedas quanto a prevenir os quadros mais graves. Confira:

– Mantenha os ambientes bem iluminados. Assim, o idoso poderá identificar mais facilmente a presença de obstáculos ao se locomover. 

– A pessoa idosa deve usar calçados seguros e confortáveis. Uma opção é usar sapatos fechados, que não escapem do pé. 

– Instale barras de apoio nos ambientes frequentados pela pessoa idosa, especialmente no banheiro. Esse é um dos ambientes de maior risco, por ser mais fechado, de difícil locomoção e propensos a escorregões por causa da água e sabão. 

– Facilite o acesso aos itens pessoais. Mantenha a casa sempre organizada, evitando que o idoso tenha que se locomover muito, se abaixar ou subir em móveis para ter acesso aos seus pertences.– Cuidado com fios, tapetes e panos de chão. Pense sempre em acessibilidade. Fios, tapetes e panos de chão oferecem risco, já que a pessoa idosa pode tropeçar em fios no caminho e tapetes podem sair do lugar.

sem comentário »

Matéria: Defensoria, MP, Alema e Câmara cobram do Município a garantia de vagas na rede pública de ensino de São Luís

0comentário

Em audiência pública promovida nesta quinta-feira (27), a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), cobrou providências do Município de São Luís quanto à disponibilização de vagas na rede pública de ensino da capital. O encontro, ocorrido na sede da DPE, contou com a presença de autoridades dos três Poderes, trabalhadores da educação, representantes de conselhos tutelares, movimentos sociais, além de pais, estudantes e comunidade em geral.

Dentre os encaminhamentos, a elaboração de um relatório que será enviado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), solicitando informações e documentos variados, como o Plano de Ação do Município relacionado ao setor de educação e o Recurso Adicional do Fundeb, referente ao precatório e as diretrizes de gasto com recurso, de modo a incluir a ampliação de vagas; um estudo sobre a revisão de vagas e proximidade do domicílio dos alunos, que deverão ser encaminhados para a Promotoria e a Defensoria.

Na oportunidade, o defensor público Davi Rafael Veras, um dos titulares do NDCA e idealizador da audiência, lamentou a ausência dos gestores responsáveis pela pasta. “Seria importantíssimo que a secretária ou até mesmo o prefeito estivessem aqui para debater com a comunidade essa grave violação de direito e da cidadania de nossas crianças. Infelizmente, não foi desta vez. Mas discutimos o tema junto a autoridades, sociedade civil e ouvimos a comunidade estudantil, para vislumbrar a quantas anda nosso sistema escolar”, destacou Davi Veras, que presidiu o evento ao lado do 2º subdefensor-geral Paulo Costa.

Também presente no debate, o 1º Promotor de Justiça de Defesa da Educação, Paulo Avelar, ressaltou que muitos destes problemas acontecem pela falta de planejamento. “Precisamos planejar o setor da educação, não apenas para a gestão atual, mas para garantir uma política educacional eficiente e independente da gestão”, disse Avelar, que contou com o apoio do 2º promotor de Justiça, Lindonjonson Sousa.

Um dos problemas mais recorrentes é a falta de vagas nas escolas públicas, principalmente nas regiões mais carentes e densamente povoadas. Isso resulta em longas listas de espera, crianças sem escola para frequentar e, consequentemente, o direito à educação sendo negado a muitas delas. “A questão do acesso à educação já deveria ter sido suprida há anos. Não podemos mais continuar discutindo o fato de que existem 2 mil crianças fora da escola, em pleno século 21”, frisou a professora Maria Dolores Silva, representante do Sindicato de Educação do Município.

Representando o Município de São Luís, a secretária adjunta Gusmaia Mouzinho destacou que o Poder Executivo tem envidado esforços para garantir o acesso de todas as crianças e jovens às escolas. Apresentou dados e informações sobre reformas e construção de novas escolas e creches. Ainda reforçou que a Secretaria encaminhará todas as informações que foram solicitadas.

Ainda participaram da audiência o deputado estadual Wellington do Curso, representando a Assembleia Legislativa, a co-vereadora do Coletivo Nós, Raimunda Oliveira, a ouvidora-geral da DPE, Fabíola Diniz, a representante do Projeto Meninas Cidadãs, Júlia Abate, o conselheiro tutelar Ribamar Barros, além de pais, estudantes, conselheiros tutelares e comunidade em geral.

sem comentário »

Maranhão tem saldo de quatro mil vagas formais em junho

0comentário

No acumulado desde o início do ano, o estado soma 14,4 mil empregos formais. País supera a marca de um milhão de vagas com carteira assinada no primeiro semestre

O mês de junho foi o melhor para o Maranhão na relação entre vagas formais criadas e desligamentos em 2023. O estado registrou um saldo de 4.889 vagas com carteira assinada no mês de junho, resultado de 23,5 mil admissões e 18,6 mil desligamentos. Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quinta-feira, 27/07.
 

No acumulado desde o início do ano, o estado soma 14.468 vagas formais, a partir de 123,9 mil admissões e 109,5 mil desligamentos. Levando em conta os últimos 12 meses, o Maranhão acumula 32 mil empregos.
 

Os cinco setores da economia avaliados pelo Caged tiveram saldo positivo de vagas de emprego formal em junho de 2023 no Maranhão. O destaque no estado foi a indústria, com 2.652 admissões e 1.379 desligamentos, em um saldo de 1.273. Na sequência aparecem os setores de Comércio (1.159), Construção (1.042), Serviços (957) e Agropecuária (458).


BRASIL — Nos primeiros seis meses de 2023, o Brasil teve um saldo de mais de um milhão de empregos criados com carteira assinada. Entre janeiro e junho, houve 11,9 milhões de contratações e 10,8 milhões de demissões registradas, saldo de 1,02 milhão.


Com isso, o Brasil chega a um total de 43,4 milhões de pessoas no mercado formal, o maior valor já registrado na série histórica levando em conta tanto o período do Caged (junho de 2002 a 2019) quanto do Novo Caged (a partir de 2020).

Em junho, o saldo foi de 157 mil postos formais, com variação positiva em 24 dos 27 estados e nas cinco regiões do país. O país contabilizou 1,91 milhão de admissões e 1,75 milhão de demissões no período. Levando em conta os últimos 12 meses, o saldo positivo é de 1,6 milhão de vagas criadas.


O maior crescimento do emprego ocorreu no setor de Serviços, com um saldo de 76,4 mil postos formais — destaque para a área de “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, com saldo de 40 mil postos. A Agropecuária foi o segundo maior gerador de postos no mês, com 27,1 mil empregos gerados, favorecido pelo cultivo de laranja, em especial no estado de São Paulo, e de soja.


A Construção Civil veio em seguida, gerando 20,9 mil postos, com destaque para obras de infraestrutura, acompanhada pelo setor do Comércio (saldo de 20,5 mil postos). A Indústria gerou 12,1 mil vagas com carteira assinada no mês.

REGIÕES — No recorte regional, o Sudeste lidera em número de vagas formais em junho: 76 mil. Os destaques ficam com São Paulo (36,4 mil empregos formais), Minas Gerais (25,5 mil) e Rio de Janeiro (13,4 mil). Os três são os estados com maior variação positiva do país em junho. No recorte dos seis primeiros meses do ano, o saldo no Sudeste é de 525 mil empregos, ou mais da metade das vagas formais criadas no país.


O Nordeste registrou 33,6 mil vagas de saldo em junho, números puxados por Bahia (8,3 mil), Ceará (6,5 mil) e Pernambuco (5,3 mil). No Centro-Oeste, o saldo positivo é de 21,5 mil vagas nos primeiros seis meses do ano, sendo que 10,6 mil tiveram registro em Mato Grosso. No Sul, foram 9,5 mil vagas de saldo e protagonismo do Paraná, com 7,8 mil vagas. Já na Região Norte, o acumulado foi de 14 mil novas vagas, quase metade delas no Pará (6,8 mil).


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
 

Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.

sem comentário »

Concurso Alema – Candidatos que solicitaram devolução da taxa de inscrição do certame anulado começam a ser ressarcidos

0comentário

Certame estava sob a responsabilidade da banca Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro CEPERJ/RJ e a primeira etapa das provas objetivas foi anulada em junho de 2022

Os candidatos inscritos no concurso público anulado da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) e que solicitaram a devolução da taxa de inscrição começaram a ser ressarcidos na última segunda-feira (24). Até o momento, já foram realizadas 88% das devoluções solicitadas. O certame estava sob a responsabilidade da banca Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro CEPERJ/RJ e a primeira etapa das provas objetivas foi anulada em junho de 2022.

Vale ressaltar que os candidatos aptos à devolução do valor da taxa de inscrição deverão validar sua chave PIX, que deve ser, obrigatoriamente, o número do CPF. Segundo Lylian Soares, diretora de Finanças da Alema, à proporção que as pessoas cadastrarem a chave CPF estarão aptas a receber o valor, que será creditado automaticamente.

“A chave PIX pode ser cadastrada em qualquer instituição bancária, mas precisamos que seja o número do CPF. Se o candidato colocar e-mail ou telefone, não vai funcionar. Precisamos que seja o CPF, porque o programa que utilizamos para ressarcimento só permite que o PIX seja o CPF”, enfatizou.

O prazo final para que seja efetuado o cadastro via PIX é de até 30 dias corridos, a contar do dia 24 de julho. Após esse período, não haverá mais devolução, pois o convênio com o Banco do Brasil para essa finalidade será encerrado.

sem comentário »

CAPS AD Estado realiza Ação Resgate na Praça Deodoro

0comentário
O coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa, destacou os atendimentos realizados na Ação Resgate

Em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) promoveu, nesta quinta-feira (27), a décima primeira edição da Ação Resgate do ano. Os atendimentos foram realizados na Praça Deodoro, região central da capital. Foram ofertados diversos serviços em saúde para as pessoas em situação de rua, usuários de entorpecentes e população em geral.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), e levou testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de serviços como verificação de glicemia capilar, avaliação com médico clínico, aferição de pressão arterial e a disponibilização de internação para dependência química. Também foram oferecidas vacinas contra hepatite, tétano, pneumonia e febre amarela. 

“Mais uma ação importante do CAPS AD Estado, onde levamos um braço da saúde da rede estadual para próximo da população. Realizamos atendimentos para dependência química alem de diversos exames médicos, com isso, vamos fortalecer a atenção básica e diminuir os agravos maiores na saúde”, destacou o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.

Os atendimentos foram realizados na Praça Deodoro, região central da capital

Serviço

O CAPS AD Estadual fica localizado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea. O serviço atende pacientes por demanda espontânea, encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de hospitais gerais.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. É um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. A unidade possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.

sem comentário »

Dr. Ricardo Lages filia-se ao Partido Progressista no Maranhão

0comentário

O político é forte liderança em Itapecuru-Mirim

O médico Ricardo Lages, que já foi candidato a prefeito no município de Itapecuru-Mirim, em 2020, filiou-se ao Partido Progressista (PP) no Maranhão, comandado pelo deputado federal André Fufuca. A filiação foi realizada durante essa semana no diretório, localizado em São Luís.

Na ocasião, Lages estava acompanhado de seu irmão, o ex-deputado estadual Wendell Lages. Em uma publicação nas redes sociais, o Dr. Ricardo afirmou que está animado em fazer parte do PP e que pretende trabalhar para fortalecer os trabalhos em Itapecuru-Mirim.

“Com entusiasmo, anuncio minha filiação ao Partido Progressista no Maranhão, liderado pelo amigo e deputado federal, André Fufuca. Estou animado em fazer parte desse grupo comprometido em fortalecer os trabalhos em Itapecuru-Mirim. Juntos, vamos impulsionar o progresso e construir um futuro promissor para nossa cidade e para os itapecuruenses”, escreveu Dr. Ricardo.

A sua filiação ao PP é uma importante conquista para o partido, que busca reforçar sua presença no estado do Maranhão. Ricardo é também uma figura conhecida e respeitada em Itapecuru-Mirim e tem grande potencial de conquistar votos para o PP nas próximas eleições, inclusive, na última eleição obteve aproximadamente 40% dos votos válidos.

sem comentário »

Fundação Antonio Dino expandirá rede de hospitais para Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz

0comentário
Antonio Dino Tavares anuncia apoio do Maracap na expansão da rede hospitalar da Fundação para as regiões de Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz

Em entrevista aos apresentadores de TV, Amanda Couto e Sérgio Murilo, durante o programa dominical do Bilhete Premiável Maracap, transmitido via emissoras de rádio e televisão e pela internet, o vice-presidente da Fundação Antonio Dino (FAD) – mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB), Antonio Dino Tavares, anunciou a expansão da rede hospitalar da referida Fundação, com ajuda do Maracap, para os municípios de Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz.

Segundo Dino, graças a ajuda do Maracap e outros parceiros institucionais, a FAD está conseguindo fazer o Hospital do Câncer Dr. Antonio Dino, no município de Pinheiro, na Baixada Maranhense. Ele antecipou ainda que a inauguração está próxima. Para isso, a Fundação aguarda a conclusão de um convênio que permitirá o funcionamento do referido hospital durante um ano. O hospital de Pinheiro está pronto. Agora a expansão da rede hospitalar seguirá para outras cidades.

Cinco unidades hospitalares

“O nosso plano de expansão contempla os municípios de Santa Inês, onde já temos um terreno doado. Estamos fazendo as obras de prospecção do terreno e trabalhando um projeto, para no futuro, expandirmos também às cidades de Caxias e Imperatriz”, disse Antonio Dino Tavares. Sobre o Hospital de Pinheiro, o vice-presidente anunciou que a Fundação aguarda agora apenas receber os recursos que já foram destinados pela bancada federal para agendar a inauguração.

“A Fundação Antonio Dino trabalha para fazer cinco unidades hospitalares no Estado. Todas voltadas ao combate ao câncer, à prevenção e ao diagnóstico, oferecendo vários serviços. Não vamos levar a radioterapia porque é muito caro. Mas, já vamos tirar muitas pessoas da estrada, porque a maioria delas precisa vir para São Luís, ir a Imperatriz ou a outros estados para fazer o tratamento. Agora, esperamos levar o tratamento para mais próximo da casa das pessoas”, disse Antonio Dino.

Ajuda do Maracap

“Dessa forma, vamos também humanizar o tratamento e esperamos diagnosticar precocemente, porque as chances de cura, quando diagnosticado precocemente, elevam exponencialmente. Em São Luís, recebemos muita gente com o câncer avançado metastático. Podendo ter um acesso prévio, anterior, teriam a vida mudada com isso. Essa expansão é fruto de quem acredita na gente, Acredita no Maracap. Quem compra e faz esse benefício ao Hospital!”, finalizou Antonio Dino.

sem comentário »

O mundo cor-de-rosa da natureza: alimentos repletos de nutrientes e sabor

0comentário

Desde que o longa metragem “Barbie” estreou nas telonas no último dia 20 de julho, uma onda rosa tomou conta do mundo. A cor passou a fazer parte do vestuário, dos cenários e da paisagem dos brasileiros. Na natureza, a cor também está presente: muito além da beleza visual, os alimentos em cor-de-rosa são fontes ricas de nutrientes essenciais para a saúde.

A nutricionista do Grupo Mateus, Olímpia Fontenelle, explica que a cor rosa presente em frutas e legumes geralmente é resultado da presença de pigmentos naturais como licopeno, antocianinas e betalaínas. “Esses compostos não apenas embelezam nossos pratos, mas também desempenham um papel fundamental na manutenção da nossa saúde e bem-estar”, afirma a especialista.

O licopeno, geralmente encontrado em alimentos como tomate e melancia, é um poderoso antioxidante, associado à redução do risco de doenças cardiovasculares e ao combate dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. E, quando se pensa em fruta cor de rosa, o primeiro alimento que vem à mente é a pitaya, correto: Pois saiba que, além de refrescante, essa fruta é rica em vitamina C, cálcio e magnésio. “Essas são substâncias importantes para o sistema imunológico, para os ossos e os dentes”, enumera a nutricionista.

Já entre os legumes, o rosado mais comum é o da beterraba e dos rabanetes. “A beterraba é uma excelente fonte de ferro e potássio, contribuindo para a saúde do sistema cardiovascular e para o bom funcionamento do sistema nervoso. Os rabanetes são ricos em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e em fibras, que auxiliam na digestão. O repolho roxo, com sua tonalidade rosa-arroxeada, é uma fonte valiosa de antioxidantes, vitamina C e vitamina K. Contribui para a saúde óssea, redução do colesterol e proteção contra danos causados pelos radicais livres. Todos são ótimas opções para saladas e acompanhamentos”, recomenda Olímpia.

Incluir alimentos cor-de-rosa em nossa dieta é uma forma divertida, deliciosa e saudável de aproveitar os benefícios oferecidos por esses pigmentos naturais, mas é importante lembrar que uma dieta equilibrada deve abranger alimentos de várias cores. “Assim, você garante a ingestão de nutrientes diversos e essenciais”, reforça a nutricionista”.

sem comentário »

Finais do Desafio 1×1 de Futebol ocorrem nesta sexta (28)

0comentário
Duelos decisivos do Desafio 2×1 ocorrem na Arena Olynto. (Ariel Lemos/AP Assessoria)

Os campeões da primeira edição do Desafio 1X1 de Futebol Sintético, competição, patrocinada pelo governo do Estado, pelo Grupo Audiolar e pelo Armazém Paraíba por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, serão conhecidos na noite desta sexta-feira (28). A Arena Olynto, no Olho d’Água, será o palco dos duelos válidos pelas semifinais e, posteriormente, das finais das categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-19 e Sub-21. Os jogos decisivos começam às 19h45. 

A programação oficial terá início com os duelos das semifinais do Sub-13. No campo 1 da Arena Olynto haverá a disputa entre as duplas Gabriel/Aylsson e Italo Isaac/Ykaro. Simultaneamente, no campo 2, Raffael Fonseca/Marcos Paulo encara Miguel/Gabriel. Os vencedores se enfrentarão na decisão da categoria, que ocorrerá ainda na noite de sexta-feira. 

Após as semis do Sub-13, a bola rola pelas demais categorias. No Sub-15, Izack Kelson/Hudsom Carlos e Thiago Pitbull/Lucas se enfrentam por um lugar na decisão. Na outra semifinal, a dupla Thiago Leite/Pedro Nunes encara Rômulo/Renan. 

Na sequência, ocorrem as disputas das semifinais do Sub-17, Sub-19 e Sub-21. Após a definição de todos os finalistas, ocorrem os duelos para conhecer os campeões da primeira edição do Desafio 1X1 de Futebol Sintético. 

Vale lembrar que 16 duplas participaram em cada uma das categorias do Desafio 1X1 de Futebol Sintético. No 1X1, os times são formados somente por um goleiro e um jogador linha e nada mais. Ganha a partida quem fizer mais gols e, em caso de empate, a decisão vai para o shoot-out

“São Luís estava precisando de um grande evento de X1. O Desafio 1X1 de Futebol Sintético será uma competição bem legal, com a participação de 80 duplas distribuídas em cinco categorias, sendo 16 times em cada. Quem quiser ver boas disputas e lances de habilidade não pode perder este desafio. Nosso muito obrigado ao governo do Estado, ao Grupo Audiolar e ao Armazém Paraíba por estarem patrocinando a competição e incentivando o crescimento do X1 na capital maranhense”, afirmou Waldemir Rosa, diretor-técnico do torneio. 

Duelos decisivos do Desafio 2×1 ocorrem na Arena Olynto. (Ariel Lemos/AP Assessoria)

Disputa 

Durante o lançamento do Desafio 1X1 de Futebol Sintético, as 80 duplas participantes receberam uniformes completos (camisas, calções e meiões) para a disputa do torneio que terá formato eliminatório: oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.  No mesmo dia, houve o congresso técnico da competição que sorteou os duelos iniciais da competição. 

Os jogadores dos times campeões e vice-campeões, de cada categoria (Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-19 e Sub-21), ganharão, respectivamente, troféus individuais. Tudo sobre o Desafio 1X1 de Futebol Sintético está disponível no Instagram oficial do torneio (@desafio1x1slz). 

PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS (28.7.23) // ARENA OLYNTO

SEMIFINAIS (CAMPO 1)

19h45 – Gabriel/Aylsson x Italo Isaac/Ykaro (Sub-13)

A seguir – Izack Kelson/Hudsom Carlos x Thiago Pitbull/Lucas (Sub-15)

A seguir – Paquetá/Caio x Erick Riquelme/Tiago César (Sub-17)

A seguir – Welkson/Paredão x Balota/Iury Gabriel (Sub-19)

A seguir – José Gustavo/Hilton x Alan/Gabriel (Sub-21) 

SEMIFINAIS (CAMPO 2)

19h45 – Raffael Fonseca/Marcos Paulo x Miguel/Gabriel (Sub-13)

A seguir – Thiago Leite/Pedro Nunes x Rômulo/Renan (Sub-15)

A seguir – Charmosinho/Luís x Marcos Vinicius/Nando (Sub-17)

A seguir – Raryson/Biel x Eric Donaldson/Isael Correa (Sub-19)

A seguir – Jonnata/Riquelme x Paulo Junior/Titão (Sub-21) 

FINAIS (CAMPO 1)

21h – Sub-13

A seguir – Sub-15

A seguir – Sub-17

A seguir – Sub-19

A seguir – Sub-21 

sem comentário »

Imperatriz Cup revela talentos do futebol de base maranhense

0comentário

Atletas patrocinados pela Fribal foram premiados

O Projeto Alvorada foi campeão do Imperatriz Cup nas categorias sub-17 e sub-12 e vice-campeão no sub-19

Formar atletas de base é garantir o futuro do protagonismo esportivo em todas as modalidades, a exemplo do futebol. Trata-se de um projeto amplo de médio e longo prazo, que requer investimentos para viabilizar treinos, viagens e competições entre jovens atletas em formação.

É nesse contexto que o Grupo Fribal aporta, desde o ano de 2020, recursos via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, para patrocinar os programas esportivos e educacionais do Projeto Alvorada. Criado em Imperatriz, o projeto já beneficia mais de 2.500 crianças e jovens entre 7 a 17 anos,

além de ofertar assistência a familiares e pessoas da comunidade em um total de 19 polos distribuídos por 9 cidades maranhenses (São Luis, Imperatriz, Senador La Roque, Buritirana, Ribamar Fiquene, Campestre, Lajeado Novo, João Lisboa e Davinópolis), com mais de 2.500 jovens sendo beneficiados.

Atletas destaques do Imperatriz Cup: Gerson Yuri Gomes (Sub 17) melhor goleiro da competição; Renan Rodrigues (Sub17) melhor goleiro; Eminen Vinicius (Sub12) melhor jogador e Júlio Silva (Sub17) melhor artilheiro

Os frutos desse investimento já começaram a aparecer em diversas modalidades, a exemplo do futebol de base. Prova disso foram os resultados que os times do Alvorada alcançaram nesse mês de julho no Imperatriz Cup, considerada a maior competição de futebol de campo da região tocantina e que reuniu diversos times e grandes talentos em desenvolvimento no futebol de base maranhense.

O Projeto Alvorada foi campeão do Imperatriz Cup nas categorias sub-12, sub-17 e vice-campeão no sub-19. Entre seus atletas, foram destacados e premiados: Gerson Yuri Gomes,  eleito o melhor goleiro da competição. Na competição sub-17, Júlio Silva foi eleito o melhor artilheiro e Renan Rodrigues foi eleito o melhor goleiro. Já na categoria sub 12, Eminen Vinicius foi eleito o melhor jogador.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/wp-admin/
Twitter Facebook RSS