CAPS AD Estado promove palestra sobre abuso de substâncias e a relação com violência doméstica e familiar no IFMA do Maracanã

0comentário

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) em parceria com a 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Família de São Luís promoveu a palestra O abuso de substâncias e a relação com violência doméstica e familiar, na manhã desta sexta-feira (23), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), no Maracanã, Zona rural de São Luís. O evento que faz parte do Projeto “NÃO MORRA, MARIA DA PENHA, promoveu ainda diversos serviços de cuidados com saúde, consulta clínica, testes rápidos e avaliação de glicemia e pressão arterial, para os participantes. Participaram do evento o Ministério Público e a Casa da Mulher Brasileira, órgãos que ajudam a dar proteção à mulher vítima de violência e ou em situação de vulnerabilidade.

“Sempre uma satisfação levar informações importantes para uma comunidade tão distante como está do Maracanã, que muito a das vezes não têm acesso a informação. Este é o grande trabalho de destaque do CAPS AD Estado: estar sempre junto da comunidade trabalhando em rede”, disse o diretor geral do CAPS AD Estado, Marcelo Costa.

Projeto “NÃO MORRA, MARIA DA PENHA”, pela juíza da 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Família de São Luís, Lúcia Helena Barros Hiley, e do secretário Judicial da Distribuição, Comarca de Bacabal, José Willian Ferreira da Silva, tem com o objetivo sensibilizar os segmentos da sociedade sobre o fenômeno da violência doméstica e familiar e proporcionar apoio institucional às vítimas.

O CAPS-AD está desde o início do Projeto “NÃO MORRA, MARIA DA PENHA”, tem dado apoio nas questões relacionadas a saúde mental da vítimas e em alguns casos dos infratores quando classificados com doenças mentais.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.     

Sem comentário para "CAPS AD Estado promove palestra sobre abuso de substâncias e a relação com violência doméstica e familiar no IFMA do Maracanã"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS