FOTO – DIVULGAÇÃO: O ex-craque do Flamengo e atual comentarista esportivo Athirson Oliveira vem a São Luís para o lançamento do jogo festivo “Amigos do Romário x Estrelas”
Nessa segunda (19.06) acontece o coquetel de lançamento do jogo festivo “Amigos do Romário x Estrelas” . O evento é exclusivo para a imprensa, patrocinadores e convidados e terá a presença confirmada de Athirson, ex-craque do Flamengo e atual comentarista esportivo no canal BandSports.
Athirson Mazzoli e Oliveira brilhou nos campos como lateral-esquerdo com habilidade ofensiva, eficiência na defesa e raça que fizeram dele ídolo da Nação Rubro Negra. Ele foi revelado nas divisões de base do Clube de Regatas do Flamengo, onde ganhou projeção para defender a Seleção Brasileira e clubes do exterior. Com 253 partidas pelo rubro-negro, o ex-camisa 6 foi homenageado pelo Projeto Fla Nação.
Tudo começouaos 8 anos, quando Athirson jogava em uma escolinha de futebol na Urca, e foi para o Flamengo. Lá ele percorreu toda divisão de base até chegar ao time dos profissionais em 1996. Já no primeiro ano como titular, suas atuações conquistaram a torcida flamenguista. Ao se destacar marcando gols, inclusive de falta, ganhou a Bola de Prata da Revista Placar como prêmio por sua performance no Campeonato Brasileiro de 2002. Ele também defendeu a Seleção Brasileira na Olimpíada de Sidney, na Austrália, em 2000. Fora do Brasil, atuou ainda na Juventus, da Itália, no Bayer Leverkusen, da Alemanha e no CSKA, da Rússia.
Athirson vem a São Luís a convite do empresário Leonardo Morais, que promove o jogo festivo “Amigos do Romário x Estrelas” em agosto no Castelão. Nesse evento de lançamento, serão apresentados mais detalhes sobre a partida, que conta com total apoio do ex-craque flamenguista.
“Apoio o evento e o organizador Leonardo Morais, que faz esses jogos em diversos Estados do Brasil. Eu sempre participo com muito prazer, pois é uma oportunidade única para que as novas gerações conheçam um pouco do futebol arte e os ídolos de seus pais. O povo do Maranhão não pode perder esse evento, que com certeza será um grande espetáculo de futebol no próximo dia 6 de agosto” disse Athirson.
Sobre a importância do futebol no mundo, o ex-craque flamenguista fez questão de lembrar que o poder do futebol vai muito além dos gramados e precisa ser incentivado sempre: “O futebol tem poder para acabar com a fome e parar uma guerra, e sempre leva alegria para as pessoas” declarou Athirson.
Apresentações de diversas brincadeiras de Bumba Meu Boi, quadrilhas, grupos alternativos e show de forró marcaram o primeiro dia de festança no “Arraial da Assembleia”
A abertura do “Arraial da Assembleia” contou com a presença de grande público
Uma multidão prestigiou o primeiro dia de festança do ‘Arraial da Assembleia’, na noite desta quinta-feira (15). O terreiro junino da Casa do Povo abriu com grandes atrações e muita animação, em uma estrutura grandiosa para oferecer à população quatro dias de festejos, no maior São João já realizado pelo Parlamento Estadual. A presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), fez a abertura oficial do evento, acompanhada da presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Carol Duailibe.
Com muita animação e sob os aplausos do público, o Boizinho Sementinha e a Dança Sol Nascente, instituições mantidas pela Alema, fizeram a apresentação de estreia no palco do “Arraial da Assembleia”. A programação do primeiro dia contou ainda com a contagiante exibição do Bumba Meu Boi Encanto da Ilha, Bumba Meu Boi de Upaon-Açu, Bumba Meu Boi de Maracanã, Boi da Matinha e Boi Estrela da Cohab.
O arraial contou também com apresentações da Quadrilha Buscapé da Ilha, Boi Prenda de Cururupu, Grupo Alternativo Invasores do Tapuio, Bumba Meu Boi de Morros e show de Daysa e Banda, encerrando a primeira noite de festança junina no “Arraial da Assembleia”.
Bumba Meu Boi de Upaon Açu foi um dos que se apresentaram no primeiro dia do Arraial da Assembleia
A chefe do Legislativo Estadual, Iracema Vale, disse que a Assembleia não poderia ficar fora de jeito nenhum da maior festa do estado e que o povo do Maranhão ama. “É a festa mais linda da cultura do Maranhão. Agradeço a todos os servidores que trabalharam para organizar esse evento. Fizemos tudo com muito carinho e esmero para oferecer o melhor às famílias e ao povo em geral”, afirmou a parlamentar, na abertura oficial do “Arraial da Assembleia”.
Iracema Vale agradeceu a parceria do governador Carlos Brandão (PSB) e convidou o povo maranhense para se divertir, brincar e se confraternizar no “Arraial da Assembleia”. Preparamos um ambiente bonito, arrumado, seguro e muito tranquilo para todos”, ressaltou.
Boi de Morros abrilhantou a festança junina do Arraial da Assembleia, na abertura do evento
Presenças
Estiveram presentes os deputados Antônio Pereira (PSB), Fabiana Vilar (PL), Florêncio Neto (PSB), Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PSB), Cláudio Cunha (PL), Eric Costa (PSD), Fernando Braide (PSD), a deputada federal Amanda Gentil (PP), Davi Brandão (PSB), Júnior Cascaria (Podemos), Neto Evangelista (União Brasil), Daniela (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Roberto Costa (MDB), Leandro Belo (Podemos), Ricardo Arruda (MDB) e Rodrigo Lago (PcdoB); o secretário de Estado de Cultura, Yuri Arruda, o secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, e o prefeito de Belágua, Herlon.
Grandiosidade
A presidente do Gedema, Carol Duailibe, ressaltou a grandiosidade do evento. “Estamos oferecendo ao povo maranhense o melhor e maior de todos os arraiais que a Assembleia Legislativa do Maranhão já realizou”, frisou.
Bumba Meu Boi Encanto da Ilha e o bailado de suas índias encantaram o público no primeiro dia de festança
O diretor-geral da Assembleia, Ricardo Barbosa, também avaliou positivamente o evento. “Tudo está dentro do planejado. Estamos muito felizes com a participação das pessoas. A população atendeu nosso chamado. A festa é para o povo e ele veio nos prestigiar”, disse.
O aposentado José Geraldo Ferreira Ramos, morador de Urbano Santos, disse que o “Arraial da Assembleia” está uma “coisa de cinema”. “Tudo muito lindo. O mais bonito que eu já vi aqui, e não me surpreende porque tudo o que Iracema faz é muito bem feito”, avaliou.
O servidor público federal, Antônio Carlos Serrão, morador de Bacurituba, parabenizou a organização e as atrações do “Arraial da Assembleia”. “Está uma festa linda, um arraial maravilhoso. Não poderia deixar de vir prestigiar esse momento ímpar de cultura popular. Parabéns a presidente Iracema pela linda festa que proporciona ao povo maranhense”, assinalou.
A vereadora Juça, de São João do Caru, também enalteceu a organização, as atrações e a segurança. “Muito bom. Tudo muito organizado e de muito bom gosto. A gente se sente seguro para se divertir aqui”, afirmou.
O Boizinho Sementinha e Sol Nascente mostrou seu encanto na estreia do ‘Arraial da Assembleia ‘
Atrações
O segundo dia do “Arraial da Assembleia” vai contar, dentre outras atrações, com a apresentação do Boi de Nina Rodrigues, o Cacuriá de Dona Teté, o Bumba Meu Boi Encanto do São Cristóvão, Coco Pirinã, Bumba Meu Boi Itapera de Maracanã, Dança Portuguesa Império de Lisboa, Companhia Vem BB, Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues e Thais e Banda.
FOTO – DIVUGAÇÃO: Trio que dá voz à nova versão do jingle da Potiguar: Fauzi Beydoun, Anastácia Lia e Erasmo Dibel
O Maranhão é um celeiro de talentos artísticos e de ritmos musicais. Além da musicalidade das manifestações folcóloricas, há também ritmos que consagram o Maranhão a exemplo do reggae, que de tão tocado e apreciado por aqui, já deu ao Estado o título de Jamaica Brasileira.
Do Maranhão, também teve origem a banda que é sinônimo do melhor reggae contemporâneo autoral, a Tribo de Jah consagrada internacionalmente; e cujo vocalista Fauzi Beydoun apesar de ser paulista de nascimento, é radicado em São Luís e um cantor que carrega a maranhenseidade regueira por onde quer que se apresente, cante e encante com sua voz rouca.
Da nova safra de talentos maranhenses, merece destaque a cantora e atriz maranhense Anastácia Lia; uma das artistas selecionadas para atuar no musical sobre Alcione, como uma das cantoras que protagonizou o papel da Marrom nesse espetáculo. Considerada uma jovem revelação, Anastácia Lia já é uma estrela na cena musical maranhense e brasileira, graças a sua elogiada interpretação da Marrom nos palcos.
E o sul do Maranhão não fica a dever em musicalidade para nenhuma oura região maranhense. É de Carolina (MA) por exemplo, o cantor Erasmo Dibel, um compositor e intérprete que possui uma obra musical relevante. Além de lindas melodias, Dibel coleciona em seu acervo autoral músicas com letras fortes, diversidade de ritmos e abordando com muita personalidade questões sociais, a exemplo de “Filhos da Precisão”. Erasmo Dibell é um dos artistas mais populares do estado e um dos melhores compositores maranhenses que surgiram a partir da primeira metade dos anos 90.
E para valorizar ainda mais esses ícones da música e a nossa maranhensidade, o Grupo Potiguar reedita um outro grande sucesso musical, numa clara demonstração de respeito aos artistas, à música e à cultura maranhenses.
Estamos falando do Jingle “Minha Casa”. Criado pela agência Quadrante em 2003, a música fala do sonho da conquista da casa própria e de ter um lugar para poder desfrutar de momentos de paz e de tranquilidade com a família, contado sempre com o apoio da Potiguar, que tem o melhor para o seu lar. Um verdadeiro hit, cantado e reconhecido pelos maranhenses de todas as idades e classes sociais, o jingle da Potiguar já teve algumas versões criativas: uma só instrumental e outra assobiada.
Eis que agora, essa música ganhou uma nova roupagem, nas vozes desses ícones da música maranhense: Erasmo Dibel, Fauzy Beidoun e Anastácia Lia, que interpretam juntos o jingle em um videoclipe, numa reafirmação do orgulho de ser maranhense e de cantar um símbolo do Maranhão que é a Potiguar. Um verdadeiro convite para se cantar um sucesso popular com algumas das vozes mais representativas da cena musical contemporânea.
O clipe musical foi gravado pela equipe da Centopeia Filmes e teve como diretor Isaque Jr. e como produtor musical Josifran Melo. E apresenta um novo arranjo do jingle, com sons de matracas, acordes regueiros e uma pegada pop; mas mantendo a letra original: “Minha casa tá pronta, agora eu tenho meu lugar. Ver minha família feliz, e os meus filhos a brincar. Pensou em construir, pensou em reformar: Potiguar, o melhor em acabamento pro seu lar. Vem pra Potiguar”.
Os três artistas ficaram bem felizes com o resultado da gravação, e atestaram o respeito e a admiração que têm pelo Grupo Potiguar, por sempre ter apoiado a cultura e os artistas maranhenses em diversas iniciativas.
Para Anastácia Lia esse trabalho é mais uma declaração de amor do Grupo Potiguar à cultura maranhense, a qual a empresa sempre incentivou em diversas ações e patrocínios. Erasmo Dibel sentiu-se honrado pelo convite e por estar ao lado dos colegas; e para o vocalista da Banda Tribo de Jah, Fauzi Beydoun, o trabalho tem tudo para viralizar e ser um grande sucesso, graças à forte identidade e à proximidade que a Potiguar tem com os maranhenses em geral:
“Sou cliente da Potiguar, que é uma empresa de total credibilidade, com um serviço de qualidade e um atendimento de excelência. A Potiguar tem essa identidade local, está inserida no dia a dia dos maranhenses. Por tudo isso, participar desse projeto para mim foi muito honroso, também por estar ao lado dessas figuras talentosíssimas como Anastácia Lia e Erasmo Dibel. Tem tudo para ser um grande sucesso” completou Fauzi.
A Diretora de Marketing e sócia do Grupo Potiguar Camila Brasil convida a todos para conferirem o novo jingle nas redes sociais da empresa. E reafirma a satisfação da empresa em valorizar o que é genuinamente maranhense.
“A Potiguar sente muito orgulho em ser uma empresa 100% maranhense, que emprega maranhenses e que não mede esforços para valorizar a arte e a cultura feita no Maranhão, pelos artistas locais. E nada melhor que ter o nosso jingle que é um imenso sucesso, uma música que atravessou os anos sendo cantado e lembrado por pessoas de diferentes gerações, agora na voz desses três artistas maravilhosos, que tão bem representam a diversidade artística do nosso Estado. Feliz do povo que possui uma cultura popular rica e diversa como a nossa. A Potiguar reafirma essa valorização à cultura, e convido a todos e todas a ouvirem e cantarem o nosso jingle, que representa também esse sonho que é de todos, de ter um lar feliz para reunir a família. É para proporcionar essa felicidade aos maranhenses que a Potiguar existe” frisou Camila Brasil.
O nadador maranhense Davi Hermes brilhou na disputa dos JUBs, em Brasília.
(Divulgação)
Um dos principais nomes do esporte do Maranhão, o nadador Davi Hermes teve um desempenho histórico nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que foram realizados entre segunda-feira (12) e quarta-feira (14), em Brasília. Referência na natação paralímpica brasileira, mais uma vez o atleta da Viva Água, que conta com o patrocínio do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, mostrou todo seu talento nas piscinas. Nesta edição dos JUBs, representando a Universidade Ceuma, Davi foi imbatível: venceu todas as cinco provas que disputou.
Na competição de natação dos JUBs, cujas provas ocorreram na piscina da ASBAC, Davi Hermes faturou a medalha de ouro nas provas dos 50m, 100m e 200m livre, além dos 50m e 100m borboleta. O nadador maranhense também registrou quatro melhores tempos da carreira em piscina de 50m. Com os títulos de Davi, a Universidade Ceuma ficou em terceiro lugar no quadro de medalhas da natação paradesportiva dos JUBs.
“Fim de competição e mais cinco medalhas de ouro nos JUBs.Fiz meus melhores tempos pessoais em piscina de 50m em quatro provas. Tal resultado colocou a Universidade Ceuma na terceira colocação geral no quadro de medalhas na modalidade natação paradesportiva. Agradeço a Deus pela vida e a todas as graças alcançadas. Obrigado à minha família e a todos que me apoiam. Meu muito obrigado ao governo do Maranhão e à Potiguar pelo patrocínio pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, que foi fundamental para eu chegar a todas estas conquistas”, afirmou Davi Hermes.
Vale destacar que o desempenho do nadador maranhense nesta edição dos JUBs já supera os resultados que ele obteve em 2022 na mesma competição. No ano passado, Davi Hermes também conquistou cinco medalhas, sendo três de ouro (50m livre, 50m borboleta e 200m livre), uma de prata (100m borboleta) e uma de bronze (100m).
Temporada vitoriosa
Antes de fazer história nos JUBs, Davi Hermes conquistou grandes resultados no Campeonato Brasileiro de Natação CBDI 2023, competição realizada em abril, em São Paulo. Davi terminou o evento com três medalhas de ouro – com direito à conquista do tetracampeonato nas provas dos 50m e 100m borboleta e do tricampeonato nos 200m borboleta –, e uma prata nos 50m livre.
Também na temporada de 2023, Davi Hermes conquistou três medalhas de ouro nas provas dos 50m borboleta, 200m borboleta e 400m livre no Torneio Início, competição promovida pela Federação Maranhense de Desportos Aquáticos (FMDA), e faturou três medalhas no Torneio Grão-Pará da Amizade Master de Natação, com uma prata nos 50m borboleta e dois bronzes nas disputas dos 50m livre e 100m borboleta.
O planejamento da festança priorizando as brincadeiras e o folclore local foi mencionado pelos deputados presentes no primeiro dia do Arraial da Assembleia
Presidente da Alema, Iracema Vale, fez a abertura oficial do Arraial da Assembleia e convidou a população
A valorização da cultura popular genuinamente maranhense foi destacada pelos deputados estaduais ao analisarem o primeiro dia de festança do ‘Arraial da Assembleia’, na noite desta quinta-feira (15). A presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), fez a abertura oficial do arraial, oportunidade na qual convidou a população a prestigiarem o evento, que acontece até domingo (18), no estacionamento da Casa do Povo.
A chefe do Legislativo maranhense disse que foi elaborada uma vasta programação para contemplar apresentações de diversos grupos folclóricos maranhenses e montada uma grande estrutura para receber o público com muita alegria, segurança e tranquilidade.
“A Assembleia não podia ficar fora desta festa tão amada pelo povo maranhense. Agradeço a todos os servidores pela organização e ao governador Carlos Brandão pelo apoio. Tudo foi feito com muito carinho e esmero para proporcionar às famílias e ao povo em geral o melhor do nosso São João”, afirmou Iracema Vale.
Deputados prestigiaram o primeiro dia de festança do Arraial da Assembleia
Estiveram presentes os deputados Antônio Pereira (PSB), Fabiana Vilar (PL), Florêncio Neto (PSB), Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PSB), Cláudio Cunha (PL), Osmar Filho (PDT), Eric Costa (PSD), Fernando Braide (PSD), a deputada federal Amanda Gentil (PP), Davi Brandão (PSB), Júnior Cascaria (Podemos), Neto Evangelista (União Brasil), Daniella (PSB), Claudia Coutinho (PDT), Ana do Gás (PCdoB), Roberto Costa (MDB), Ricardo Rios (PCdoB), Leandro Bello (Podemos), Ricardo Arruda (MDB) e Rodrigo Lago (PCdoB).
Também prestigiaram o ‘Arraial da Assembleia’ os secretários de Estado Yuri Arruda (Cultura), Rubens Pereira (Articulação Política), Orleans Brandão (Assuntos Municipalistas); o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia; o prefeito de Belágua, Herlon Costa; a presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Carol Duailibe, entre outras autoridades.
A abertura oficial do Arraial da Assembleia contou com a presença de diversos deputados e autoridades
Organização
De acordo com Antônio Pereira, a festança junina organizada pela Assembleia promete ser a maior já realizada pela Casa. “É um momento de valorização da cultura popular maranhense, com segurança e conforto, viabilizando também um rendimento aos barraqueiros que integram o programa ‘Mais Renda’, que é uma iniciativa do Governo do Estado”, afirmou.
No mesmo sentido, o deputado Neto Evangelista enalteceu a realização do arraial. Ele destacou a variedade culinária e a quantidade de barracas disponibilizadas, além da participação dos barraqueiros integrantes do ‘Mais Renda’. “A inclusão dos pequenos comerciantes integrantes desse importante programa social é uma ação inédita no Arraial da Assembleia. Sem dúvida, é mais uma oportunidade de geração de renda para famílias de baixa renda, com ajuda do Governo do Estado”, enfatizou.
Para o deputado Roberto Costa, a valorização das tradições maranhenses e da culinária regional são fundamentais para preservar as características genuínas das festas juninas locais. “A presidente Iracema Vale sempre teve essa preocupação em valorizar o que é popular e típico da nossa gente”, frisou.
As deputadas Iracema Vale, Ana do Gás, Solange Almeida e Janaína Ramos, no Arraial da Assembleia
O deputado Carlos Lula elogiou o planejamento da festança, que priorizou a valorização da cultura popular maranhense. “Vemos que foi um planejamento feito para contemplar nossas manifestações folclóricas mais tradicionais”, disse.
Já a deputada Ana do Gás classificou o Arraial da Assembleia como um gol de letra da atual gestão da Alema. “É sempre bom prestigiar eventos desta natureza pela importância de valorizar o que é nosso”, enfatizou.
Presidente da Alema, Iracema Vale, com o deputado Antônio Pereira e a presidente do Gedema, Carol Duailibe
Copa Golzinho de Praia define campeões neste domingo
(Ariel Lemos/AP Assessoria)
Chegou a hora da decisão na segunda edição da Copa Golzinho de Praia, competição de futebol de travinha patrocinada pelo governo do Estado, pelo El Camiño Supermercados e pela Potiguar. As semifinais e as finais das categorias Sub-17 Masculino, Adulto Feminino e Adulto Masculino serão realizadas na manhã deste domingo (18), a partir das 9h, na Praia do Calhau, em São Luís.
A abertura do último dia de disputas da Copa Golzinho de Praia terá os confrontos entre Trivela x Espias e Fênix x Atlético Cohab, às 9h, pelas semifinais da categoria Adulto Feminino. Pouco depois, a partir das 9h45, ocorrem as semifinais do torneio Sub-17 Masculino, entre América x Audaz e Athletico x Palmeirão.
Os últimos jogos das semifinais da Copa Golzinho de Praia, pela categoria Adulto Masculino, terão início às 10h20: o VP Chopp enfrenta os Veteranos, enquanto Craques da Veneza e Academy Alemanha duelam pela segunda vaga na decisão.
As finais da Copa Golzinho de Praia vão começar às 11h, com a decisão da categoria Adulto Feminino sendo realizada no Campo 1 da Praia do Calhau e a última partida do torneio Sub-17 Masculino ocorrendo no Campo 2. A final da categoria Adulto Masculino, por sua vez, terá início às 11h30, no Campo 1.
Copa Golzinho de Praia
Sucesso em 2022 com a realização de disputas das categorias Adulto Feminino e Adulto Masculino, a Copa Golzinho de Praia cresceu neste ano. Isso porque houve a inclusão da categoria Sub-17. Ao todo, 48 times iniciaram a competição, sendo 16 por categoria.
Vale destacar que, durante a solenidade de lançamento da Copa Golzinho de Praia, realizada no mês de março, todas as equipes participantes receberam coletes e bolsas esportivas personalizados para serem utilizados durante toda a competição.
Quer saber mais sobre a Copa Golzinho de Praia? Nas redes sociais oficiais do torneio no Instagram e no Facebook (@copagolzinhodepraia) estão disponíveis todos os detalhes da competição.
TABELA DE JOGOS
Domingo (18/06) / Praia do Calhau
Adulto Feminino
9h – Trivela x Espias (semifinal 1)
9h – Fênix x Atlético Cohab (semifinal 2)
11h – Final
Sub-17 Masculino
9h45 – América x Audaz (semifinal 1)
9h45 – Athletico x Palmeirão (semifinal 2)
11h – Final
Adulto Masculino
10h20 – VP Chopp x Veteranos (semifinal 1)
10h20 – Craques da Veneza x Academy Alemanha (semifinal 2)
O Grupo Equatorial Energia iniciou uma nova fase, a partir desta quinta-feira (15), com a inauguração do primeiro Hub de Inovação da empresa, o EQT Lab. O ambiente multifuncional, localizado na Rua do Giz, Centro Histórico de São Luís (prédio onde funcionou a Aliança Francesa) materializou o conceito de inovação aberta, onde abrigará todas as etapas e atividades de crescimento com base científico-tecnológica, como: Grupo Equatorial Energia entrega o EQT Lab, Hub de Inovação em casarão promover pesquisa e desenvolvimento de soluções no setor elétrico, fomentar inovação através de incubação de equipes de desenvolvimento; capacitar mão-de-obra especializada para inovação e transformação digital; criar uma base de fornecedores maranhenses para o setor elétrico; aproximar o setor elétrico da academia, empresas, pesquisadores e mão-de-obra; oferecer local acessível para visitação voltado a inovação, tecnologia e transformação digital no setor elétrico.
O evento de lançamento do EQTLab reuniu o CEO do Grupo Equatorial Augusto Miranda, o Secretário da Casa Civil Sebastião Madeira, representando o Governador do Estado, Carlos Brandão, e outras autoridades, que tiveram a oportunidade de conhecer, em primeira mão, toda reforma do Casarão Colonial e os ambientes que o EQT Lab oferece. Para conectar o futuro, com inovação e tecnologia e, passado, com valorização e representatividade histórica, todo o projeto do casarão foi acompanhado e validado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), já que a área é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.
A reforma contemplou o casarão que possui aproximadamente 667 metros quadrados distribuídos em dois andares do prédio histórico que estava bastante deteriorado. O ambiente conta com um espaço moderno e inovador, sem comprometer a sua arquitetura original, onde suas fachadas, pisos e telhados foram preservados e restaurados para criar um ambiente único e inspirador. Coworking, salas de reunião e de aula, sala Design Thinking, laboratório maker, zona de descompressão e diversas outras áreas de trabalho e convivência compõem a arquitetura do EQT Lab. Mais sobre o EQT Lab
O projeto faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Equatorial em parceria com a Aneel, e servirá como um espaço central para a execução de projetos estratégicos com foco em inovação e transformação digital.
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o EQT Lab disponibiliza salas de reunião e de trabalho para equipes de tecnologia, inovação e transformação digital do Grupo. Para os visitantes, o espaço térreo oferece uma cafeteria aberta ao público, com opções de lanches e cafés especiais, um auditório para palestras, seminários, exposições e outros eventos dentro do cenário de pesquisas da ciência e da inovação. O pátio aberto interno é uma opção ao ar livre, totalmente acessível, que faz EQUATORIAL ENERGIA MARANHÃO www.ma.equatorialenergia.com.br
Assunto: São Luís recebe primeiro Hub de Inovação do Grupo Equatorial Energia Contatos: [email protected] a experiência no EQT Lab ainda mais agradável e conectada com o ambiente, com destaque para a grafitagem do artista maranhense Hagar. Para entender as regras de uso dos espaços direcionados ao público, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] e fazer o agendamento.
O espaço disponibilizará ao público conteúdos virtuais divulgando programações, promovendo cursos, campanhas educativas, o que inclui palestras com temas relacionados ao empreendedorismo, setor de energias e tecnologias exponenciais. Serão convidados profissionais locais e externos para compartilhar conhecimentos e experiências com a comunidade maranhense. Tudo gratuito. Para acompanhar essa agenda basta seguir o @eqtlab.grupoequatorial no Instagram. Os agendamentos de visitas podem ser feitos no e-mail: [email protected]
Para Maurício Velloso, diretor de Clientes e Serviços do Grupo Equatorial, o EQT Lab tem um propósito visionário de incubar soluções tecnológicas do setor elétrico e promover capacitação de times de desenvolvimento associados a projetos de P&D financiados pela Equatorial. “Estes projetos serão contratados junto a universidades públicas e privadas, além de startups e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). Dentre os objetivos centrais estão os de pesquisar e desenvolver soluções no setor elétrico, capacitar mão de obra especializada para inovação e transformação digital, bem como aproximar o setor elétrico da academia, empresas e pesquisadores”, destaca Maurício.
Alinhar desenvolvimento, inovação e sustentabilidade tem sido um dos grandes desafios no mercado e, com foco nesse cenário, o Grupo Equatorial vem se aproximando cada vez mais das tendências e práticas que estejam alinhadas com o plano estratégico da empresa, em todas as frentes de negócios, inclusive com as práticas de ESG (Meio
Ambiente, Social e Governança). “É notório o crescimento do Grupo Equatorial e sua diversificação de empresas em todo o território nacional, por isso precisamos estimular projetos de pesquisa e desenvolvimento, seja de forma autoral ou em parceria com universidades e outras instituições. O EQT Lab será, sem dúvidas, um ponto de fomento e transferência tecnológica e de know-how desses estudos em inovação do Maranhão para todo Brasil”, afirma o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda.
Adote um Casarão
Adote um Casarão é um programa do Governo do Estado do MA, executado em 2021, que disponibilizou, por meio de editais, imóveis pertencentes ao Governo, no Centro Histórico de São Luís, para revitalização, manutenção do imóvel e utilidade. Tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural. No caso do prédio adotado pela Equatorial Energia, o tempo de uso será por 30 anos.
Ao proporcionar diversas facilidades para o ingresso na graduação e pós-graduação, a plataforma Quero Bolsa já transformou a vida de mais de um milhão de brasileiros
O mês de junho é um momento importante para quem quer entrar em uma graduação ou realizar uma pós-graduação no segundo semestre. Os estudantes do Maranhão com esse foco podem contar com as mais de 67 mil bolsas de estudo no estado oferecidas pela Quero Bolsa, maior site de bolsas de estudos do Brasil.
A plataforma preenche uma importante lacuna da educação brasileira. Apenas 21% dos jovens brasileiros, entre 25 e 34 anos, concluíram o ensino superior, aponta o estudo ‘Education at Glance’, elaborado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em outra faixa etária, a situação é ainda mais alarmante. No Brasil, 31% dos jovens entre 18 e 24 anos não estudam nem trabalham, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021.
Visando mudar esse cenário, a Quero Bolsa reúne os descontos de mais de 1,3 mil graduações e pós-graduações e de 100 mil cursos em todo o país. O benefício é válido até a conclusão do curso e pode chegar a até 80% do valor das mensalidades, nas modalidades presencial e a distância (EaD).
Jonathan Ferreira Oliveira é um dos mais de um milhão de estudantes que conseguiram realizar o sonho de fazer uma graduação e ter melhores oportunidades de carreira com a Quero Bolsa. “Antes da bolsa de estudo, eu não tinha condição de pagar uma faculdade por questões financeiras. Eu moro sozinho em Curitiba. Sempre tentei faculdade pública, porém nunca consegui passar, e graças à Quero Bolsa, ingressei na faculdade”, afirmou.
Segundo Marcelo Lima, diretor da Quero Educação – empresa responsável pela plataforma Quero Bolsa -, cada vez mais a oferta de bolsas de estudo tem se consolidado como alternativa aos programas públicos de estímulo ao ingresso ao ensino superior como Fies e Prouni, cada vez mais restritos. “Se você tem um objetivo, lembre-se de que o passo inicial é crucial. As bolsas de estudo têm se mostrado uma poderosa ferramenta de inclusão de estudantes no ensino superior”, afirma.
Como conseguir uma bolsa de estudo
O funcionamento da plataforma Quero Bolsa é simples. O estudante pode se inscrever no site da Quero Bolsa (https://querobolsa.com.br/), sem necessidade de comprovação de renda ou de ter feito o Enem, basta ter concluído o Ensino Médio. Na sequência, precisa pagar a pré-matrícula e comparecer à instituição de ensino escolhida para prosseguir com o desconto até o final do curso.
A central de atendimento da Quero Bolsa no telefone 0800 123 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00, também pode ser utilizada para a inscrição.
Nos dias 16 e 17 de junho, sexta-feira e sábado, a Cidade Olímpica e Vila Embratel recebem o Mutirão de Serviços “Pelo cliente todo dia”, um conjunto de serviços oferecidos pela Equatorial Maranhão, com diversos atendimentos de forma gratuita. Nas ações as comunidades poderão trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes (em funcionamento) por novas de LED (até 5 por cliente), além de realizar cadastro e atualização na Tarifa Social Baixa Renda, negociação de débitos, entre outros serviços.
A ação desta sexta-feira, 16, será realizada na Associação de Moradores da Cidade Olímpica (AMCOL), de 9h às 17h. Além dos serviços citados acima, o Mutirão Pelo Cliente da Cidade Olímpica também oferece serviços de saúde (aferição de pressão arterial e teste de glicemia), inscrições para oficina de design de sobrancelhas, além de uma palestra de segurança sobre riscos e cuidados com energia elétrica. Já no sábado, a ação acontece na Escola Francisco de Assis Ximenes Aragão Filho, Avenida Sarney Filho, bairro Vila Embratel, a partir de 8h, até às 17h. Para participar das ações basta levar o CPF, RG, NIS e a conta de energia mais recente.
O Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Rainilton Andrade, reforça que ações como essa são coordenadas diariamente pela Distribuidora com o objetivo de proporcionar o acesso à energia de forma segura e consciente em todo o estado. “Através das ações de responsabilidade social, a Equatorial pretende atender o maior número de clientes possível. A ideia é alcançar as famílias de maneira eficiente e prática, de modo que garanta ampla oportunidade de participação, levando informação e muitos benefícios. ”, enfatizou.
A iniciativa faz parte do programa de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, que tem atuado amplamente em diversos municípios do estado para garantir o fornecimento de energia elétrica e oportunidades de economia aos clientes. Com foco na colaboração mútua com a sociedade, as ações em prol dos clientes fortalecem o compromisso da Distribuidora com a população maranhense.
Todo santo dia, a rua Bralândia e adjacências vivem um drama. São furtos de hidrômetros, residências, fiação elétrica e de telefonia móvel… Parte da via transformou-se em lixão a céu aberto. De tanto cavar na retirada do lixo descartado irregularmente, o trator da limpeza quebrou o asfalto e expôs por meses a tubulação do Sistema Italuís. Até Milhões de moradores de São Luís correram o risco de ficarem sem água. A boa notícia! A Caema solucionou esse problema e o drama da rua Bralândia chegou na Câmara Municipal de São Luís.
Na última quarta-feira, 14, o vereador Andrey Monteiro (Republicanos) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Câmara, solicitando que o referido ofício seja enviado ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide, com cópia à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) e ao Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLP), solicitando providências urgentes para que sejam realizados os serviços de limpeza e de recuperação asfáltica na rua caótica Bralândia, que fica no final do Sítio Leal, em São Luís.
Estudantes – Mesmo sem ter asfalto e calçamento, sobrevivendo sem iluminação pública adequada e invadida pelo lixão a céu aberto, a rua Bralândia resiste e é um dos principais acessos do SAMU para atendimentos no Coroadinho, Sacavém, Coheb, Parques Timbiras e dos Nobres e região. Situada atrás da Subestação da Equatorial-Filipinho, a via é uma das ruas principais de acesso à Policlínica da Africanos e à Unidade Vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…