Especialista explica que cuidados se deve ter na hora de adquirir esses itens
Eletrodomésticos e eletroportáteis estão entre os principais itens da lista para presentear as mães este ano. O dado é da Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do Estado do Maranhão (Fecomércio/MA). Segundo pesquisa realizada pela entidade, cerca de um terço dos maranhenses está disposto a presentear as mães com aparelhos como geladeiras, air fryer, televisores, liquidificadores, cafeteiras ou ainda, secadores e chapinhas de cabelo.
Na hora da escolha desses artigos, porém, é importante atentar para as questões relacionadas à segurança e à eficiência energética, conforme orienta o engenheiro mecânico e coordenador de engenharias do Centro Universitário Estácio São Luís, Renato Mortari Filho. “É importante observar as questões de eficiência energética para que não se tenha problemas de saúde, inclusive com descargas ou choques elétricos”, alerta.
Ao escolher geladeiras, fogões e televisores, é preciso observar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – uma etiqueta do Inmetro que informa acerca do nível de consumo de energia daquele equipamento. A escala vai de A a G, sendo que A é o nível mais eficiente, isto é, aquele com menor gasto de energia. Além disso, o selo do Inmetro garante que o equipamento foi testado para risco de choque elétrico e inflamabilidade.
Na hora de usar
Ganhou de presente uma chapinha, secador ou ferro de enrolar cabelos? Muita atenção na hora de usar. “Esses equipamentos geralmente são usados no banheiro, mas não podemos esquecer que esse é um lugar úmido e a água é um grande condutor de energia elétrica”, alerta o especialista. Segundo Mortari, o ideal é, inclusive, procurar outro cômodo da casa para usar esses eletroportáteis.
Como esses materiais também trabalham com altas temperaturas, o especialista também recomenda que eles não seja guardados logo após o uso. “Não guarde logo depois que terminar de utilizar. Aguarde para que eles esfriem, do contrário pode haver risco de queimadura ou até incêndio”, alerta.
Saiba mais
De acordo com a pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Mães 2023, mais de 60% dos maranhenses querem presentear alguém na data. De acordo com a Fecomércio/MA, esse resultado mostra a consolidação da retomada da confiança das famílias e o fim efetivo dos efeitos da crise sanitária sobre o consumo.