Assembleia inicia preparativos em Caxias para a sessão itinerante nesta sexta-feira

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), comandará os trabalhos, que incluem sessões deliberativa e solene

O Plenário Vereador Edson Vidigal está recebendo toda a estrutura necessária para a sessão itinerante

Foram iniciados os preparativos para a segunda edição da ‘Assembleia Itinerante’, que ocorrerá na Câmara Municipal de Caxias, nesta sexta-feira (5), a partir das 15h. A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), comandará os trabalhos, que incluem sessões deliberativa e solene.

O evento está sendo aguardado com muita expectativa por toda a classe política da região Leste maranhense e a sociedade civil organizada. A instalação da ‘Assembleia Itinerante’ em Caxias foi proposta pelas deputadas Daniella (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT).

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Rodrigues (PT), falou da satisfação para a cidade de Caxias sediar uma sessão itinerante do Parlamento Estadual e das expectativas para o evento.

“A Câmara Municipal de Caxias se sente honrada em receber os seus representantes estaduais. Estamos em fase final de readequação da estrutura da Casa para receber os deputados. E quem ganha com uma ação desse porte é a região Leste do Maranhão e não só a cidade de Caxias”, disse.

Técnicos da TV Assembleia fazem a instalação dos equipamentos que serão utilizados para a transmissão do evento

Programação

A ‘Assembleia Itinerante’ será aberta às 15h, com a sessão solene de instalação. Em seguida acontece a sessão ordinária, na qual haverá apreciação de matérias de interesse da população maranhense.

Logo após, ocorrerá uma sessão solene com homenagens e concessão de Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” à ex-deputada Cleide Coutinho; e in memoriam aos ex-deputados Humberto Coutinho e Zé Gentil, todos com um legado de trabalho em prol do município de Caxias e região.

Na ocasião, também será concedido o Título de Cidadã Maranhense à juíza Marcela Santana Lobo, natural do Rio de Janeiro, que é titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Caxias.

Iracema Vale participa do ato de assinatura da MP que institui programa ‘Casa Esperança’

Programa será implantado pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos

Deputada Iracema Vale com autoridades após a assinatura da Medida Provisória que institui o programa ‘Casa Esperança’

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na manhã desta quinta-feira (4), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, da cerimônia de assinatura da Medida Provisória que institui o programa ‘Casa Esperança’, a ser implantado pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe).

Acompanhada dos deputados Roberto Costa (MDB) e Júnior Cascaria (Podemos), a parlamentar manifestou  apoio à iniciativa. “A Assembleia é uma casa plural, mas posso assegurar que esta Medida Provisória será aprovada pelos deputados e deputadas, dado o elevado alcance social deste programa. Desde já, manifestamos nosso apoio”, frisou.

Ao assinar o texto da MP, o governador Carlos Brandão explicou que ‘Casa Esperança’ é um programa inédito de desenvolvimento humano no Maranhão, baseado nas teorias do economista James Heckman, Prêmio Nobel de Economia (2000), que vai criar espaços públicos onde serão disponibilizados serviços especializados e multidisciplinares de atenção integral a crianças na primeira infância (0 a 5 anos e 11 meses de idade) e assistência às gestantes, assim como de seus núcleos familiares.

“Este programa, inspirado no tripé saúde, renda e educação, é fruto de um projeto extremamente sensível e humanitário que, com certeza, vai mudar o Maranhão. Por isso, espero contar com o apoio do nosso Poder Legislativo e de toda a classe política”, afirmou Carlos Brandão.

Presidente da Alema, Iracema Vale, assinando a MP que institui o ‘Casa Esperança’, a ser implantado pelo Governo do Estado

Redenção social

Logo no início da cerimônia, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares, fez uma explanação do programa

“Ele será a redenção social do Maranhão. E com um nível de excelência e de monitoramento que precisamos ter para mudar a realidade de crianças e, consequentemente, a realidade maranhense. Para isso, buscamos o que existe de melhor para fundamentar e dar substância a ele”, declarou José Reinaldo durante a cerimônia, que contou também com a presença de diversos secretários de Estado, assessores do governo e de representantes de entidades da iniciativa privada.

De acordo com o texto da Medida Provisória, o atendimento será voltado, sobretudo, às crianças e gestantes em condição social de carência ou risco social. Com o ‘Casa Esperança’, o Governo do Maranhão espera propiciar às crianças o fortalecimento dos processos de aprendizagem e interação; qualidade de vida junto às famílias; desenvolvimento econômico com redução de custos sociais, além da promoção da qualidade na execução das atividades para o desenvolvimento da primeira infância.

A partir dessa  iniciativa, as gestantes serão assistidas com atenção integral e humanizada, com prevenção da mortalidade materna e infantil. Além da saúde, as mães terão ainda apoio nas áreas da qualificação profissional, cultura e lazer.

Ministério Público pede cancelamento de evento festivo em Passagem Franca

“Franca Folia” está programado para os dias 5 a 7 de maio; município enfrenta precariedade em serviços públicos

Em Ação Civil Pública ajuizada nesta quarta-feira, 3, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) requereu, liminarmente, que o prefeito de Passagem Franca, Marlon Torres, cancele imediatamente a realização do evento “Franca Folia”, previsto para os dias 5 a 7 de maio, para comemorar o aniversário de 188 anos do município. O evento teria shows dos artistas Fabrícia, Wallas Arrais e Japãozin. Mesmo instada, a Prefeitura não informou os valores que seriam gastos no evento.

Na manifestação, o promotor de justiça Gustavo Pereira Silva (que responde temporariamente pela comarca) também solicita que o gestor municipal não realize pagamentos relativos aos gastos acessórios às apresentações (montagem de palco, iluminação, som, recepção, alimentação, hospedagem, abastecimento de veículos de artistas ou pessoal de apoio).

Pede, ainda, que seja proibida a contratação de outras atrações artísticas da mesma magnitude. Outra solicitação é adoção de providências, no prazo máximo de 24h, para comunicar o cancelamento do evento no sítio eletrônico da Prefeitura e nos mesmos meios utilizados para divulgar o evento (redes sociais).

Para garantir o cumprimento da decisão judicial, o MPMA também requer autorização do uso de força policial, corte de energia elétrica, remoção de pessoas e coisas.

PRECARIEDADE

 “O município de Passagem Franca enfrenta grande precariedade nos serviços de saúde, educação, saneamento básico, estradas etc. A cidade está transportando alunos em ‘pau de arara’ (inclusive em carros que transportam porcos), postos de saúde sem profissionais, escolas abandonadas e pontes inacabadas na zona rural”, relata o promotor de justiça.

Segundo ele, o Ministério Público não tem nada contra a realização do evento. Porém, devido à precariedade enfrentada pela população local, a realização da festividade afronta princípios de legalidade, moralidade, eficiência, proporcionalidade e razoabilidade que orientam a administração pública.

“Não é que não se possa realizar as festividades, mas o valor das despesas e as condições econômicas, sociais e administrativas do município devem ser avaliadas, observando princípios da razoabilidade e da proporcionalidade e aplicando-se critérios aceitáveis, racionais e equilibrados”, destaca Gustavo Silva.

DESCUMPRIMENTO

A multa por descumprimento sugerida pelo MPMA é de R$ 50 mil diários, a ser paga pelo prefeito Marlon Torres e transferida ao Fundo Estadual dos Direitos Difusos.

Proteja sua família: Equatorial Maranhão alerta para os riscos com eletricidade no dia a dia

A energia elétrica é um bem que proporciona qualidade de vida, conforto e desenvolvimento. Os benefícios e possibilidades de evolução trazidos pela energia ao longo dos anos faz com que ninguém se imagine sem ela novamente. Porém, é necessário utilizá-la com cuidado, entendendo que se trata de algo de natureza invisível, que em contato inadequado com o corpo humano pode causar graves danos, ou até a morte.

Por isso, a Equatorial Maranhão, preparou algumas dicas para você entender como utilizar a energia de forma segura para evitar este tipo de situação em qualquer ambiente. De acordo com a Executiva de Segurança da Equatorial Maranhão, Leiziane Carvalho, todos precisam conhecer os riscos para utilizar a energia de forma segura. “Alguns princípios fundamentais devem ser seguidos na utilização da energia elétrica: instalações elétricas adequadas (demanda elétrica total, tomadas permanentemente livres para usos de eletroeletrônicos móveis, tomadas exclusivas para aparelhos que demandam muita potência como chuveiro, secadora de roupas, lavadora de pratos e micro-ondas, e aterramento). É fundamental lembrar do perigo que é a combinação água e energia elétrica. A água é um excelente condutor de eletricidade, por isso, jamais se deve mexer com eletricidade com o corpo ou piso molhados. E quando se tratar de manutenções elétricas deve-se desligar a chave-geral (disjuntor) para evitar choques elétricos”, pontua.

Fique de olho e coloque em prática:

Áreas molhadas – Lavanderia, cozinha e banheiro são locais nos quais se utiliza água com frequência e é preciso ter total atenção para não deixar equipamentos elétricos em contato com água e nem os utilizar com as mãos ou corpo molhado. Quem está cozinhando, por exemplo, e vai utilizar o liquidificador sempre precisa estar calçado e secar as mãos antes de conectar na tomada e/ou ligar o eletrodoméstico. A tomada da máquina de lavar ou tanquinho não deve estar próxima ou em em contato com a água e lembre-se: o bom funcionamento dos equipamentos e a sua segurança dependem do aterramento elétrico adequado (aterrar o neutro no padrão de entrada é uma exigência da distribuidora de energia e a instalação do sistema de aterramento específico da residência que deve seguir as exigências da norma ABNT NBR 5410:2004) antes de começar a usar o equipamento.

Atenção com as chuvas – Durante as chuvas, jamais faça manutenção em telhados e cercas elétricas, nem em equipamentos elétricos ligados à tomada. Observe se há goteiras e paredes molhadas ou úmidas para evitar o contato e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas no local. No caso de chuvas com raios e trovões, a primeira dica é retirar da tomada equipamentos como televisão, aparelho de som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros. Faça isso utilizando calçados com solados isolantes (de borracha). Se você estiver na rua, não fique em áreas abertas como campos de futebol, piscina, praias, perto de árvores, mastros ou locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. Procure um abrigo imediatamente. E ao primeiro sinal de alagamento, siga as orientações da Defesa Civil e só volte ao local quando for orientado pelos órgãos competentes.

Mantenha distância da rede elétrica – Jamais se aproxime de fios e cabos partidos e não toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Ao realizar atividades próximas da rede elétrica, como obras, instalação de antenas ou manutenções em telhados, respeite a distância segura de pelo menos 3 metros. E caso algum objeto caia sobre a rede elétrica, jamais tente resgatar. Se for instalar cercas elétricas, jamais faça de forma improvisada. A instalação e parametrização de cercas só deve ser feita por profissionais qualificados, respeitando a lei nº 13.477/2017, as normas técnicas (ABNT NBR IEC 60335-2-76:2007) e com uso de equipamentos de segurança adequados. Vale lembrar que instalar cercas elétricas clandestinas é crime.

Ligações Clandestinas e intervenções irregulares na rede elétrica – Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), grande parte dos acidentes acontecem com pessoas não capacitadas que manuseiam a rede elétrica. Assim, a Equatorial não recomenda ligação de energia feita de forma clandestina e/ou por conta própria. Além dos riscos à vida, esta prática sobrecarrega a rede, causando faltas de energia e prejuízos a todos. Portanto, somente profissionais capacitados, habilitados e autorizados podem intervir na rede.
Uso do celular e aparelhos eletrônicos – Para evitar o superaquecimento, não exponha qualquer aparelho eletrônico ao sol, nem deixe-os em ambientes muito quentes. Se precisar atender uma ligação ou enviar mensagens enquanto o celular estiver carregando, desconecte-o da tomada. Atenção também para as marcas de carregadores, pois aqueles que não são originais, apesar de mais baratos, podem danificar os celulares e expor o usuário ao risco de choque elétrico, explosões e princípios de incêndio.

Quem também pode dar origem a um curto-circuito ou um incêndio é o famoso “T” (benjamim) quando usado para ligar vários equipamentos eletrônicos ao mesmo tempo. O correto neste caso é usar o filtro de linha.
Mais dicas para evitar acidentes dentro de casa:
• Faça a manutenção periódica das instalações elétricas, revisando-as a cada 5 anos;
• Instale o sistema de aterramento, DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos) e os dispositivos DRs (Diferencial Residual), pois estes equipamentos garantem a segurança em relação à eletricidade e previnem acidentes;
• Quando possível, substitua as tomadas fora do padrão (2 pinos) por tomadas do novo padrão (3 pinos);
• Prefira a instalação de novas tomadas ao invés de utilizar benjamins, extensões e “Ts”;
• Não utilize aparelhos eletrodomésticos em mau estado;
• Ao comprar cabos elétricos, atente para os requisitos exigidos pela legislação do INMETRO, ou seja, cabos certificados e compatíveis com a quantidade e a potência identificada no levantamento de carga;
• Não utilize emendas inadequadas nas instalações elétricas da casa;

A Equatorial Maranhão orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar retirar/tocar na pessoa que está recebendo a descarga, evitando assim uma possível nova vítima. A melhor forma de ajudar é desligando o disjuntor ou a chave geral, afastando a pessoa da fonte elétrica que estava provocando o choque, usando materiais não condutores e secos como a madeira, o plástico, panos grossos ou borracha e ligar imediatamente para a emergência no 193 (corpo de bombeiros) ou 192 (SAMU).

Pixote celebra os 30 anos do grupo no lançamento do Samba Brasil neste sábado (6), em São Luís

Os Parças, Feijoada Completa e DJ Rogério Mix, também estão na programação, na casa de shows Matuto

Formado em 1993 na zona leste da cidade de São Paulo (SP), o grupo Pixote chega a São Luís neste sábado (6), com a turnê comemorativa dos 30 anos de carreira, a partir das 20h, na casa de shows Matutos (Av. São Luís Rei de França). Na programação, os Parças, Feijoada Completa e DJ Rogério Mix, também estão confirmados no evento que marca também abertura do Festival Samba Brasil, a ser realizado pela 4Mãos Entretenimento.

Considerados um dos grupos mais românticos do pagode, o Pixote é formado por Douglas Fernando Monteiro (o Dodô, vocalista do grupo), Thiago Carvalho Santana (o Thiaguinho, nos teclados) e Agnaldo Nascimento Apolinário (o Tiola, no tantã). O evento chega para marcar mais um momento histórico do grupo, que será recheado por muitas emoções. Os ingressos estão disponíveis na 4Mãos Store (São Luís Shopping) e Bilheteria Digital (site e app).

Os artistas vão apresentar singles inéditos, além de relembrar os seus maiores hits e feitos marcantes de uma carreira de muito sucesso.

Sobre Pixote:

Tudo começou em 1993, quando sete adolescentes que se divertiam tocando em uma praça de São Paulo, iniciaram despretensiosamente a carreira musical com um grupo chamado “Revelação do Samba”. Pouco tempo depois eles passaram a ser conhecidos como “Grupo Pixote”. Dois anos mais tarde, gravaram o primeiro disco, batizado de “Brilho de Cristal”, cuja faixa-título fez sucesso nas rádios de todo o país até hoje.

Não se pode falar em “Insegurança”, “Mande um Sinal”, “Saudade de Nós”, “Beijo Doce”, “Fã de Carteirinha” e não lembrar deste grupo, que conquista espaço nos corações de todas as multidões por onde passaram, independentemente da idade, e só falando em território nacional, Douglas Fernando Monteiro (Dodô), Agnaldo Nascimento Apolinário (Tiola), e Thiago Carvalho Santana (Thiaguinho), podem riscar muitos estados do mapa, quase todos, pois já andaram pelos mais diversos cantos do Brasil, sem contar os shows fora do país, o Grupo Pixote é referência por onde passa.

Serviço

Pixote no lançamento do Samba Brasil em São Luís

Quando: Sábado, dia 06 de maio

Onde: Matuto Show (Av. São Luís Rei de França)

Abertura dos portões: 20h

Atrações: Pixote, Grupo Os Parças, Feijoada Completa e DJ Rogério Mix

Vídeo: https://youtu.be/QxamVP2dJCA

Ingressos: 4Mãos Store (São Luís Shopping) e on-line: Bilheteria Digital | Ingressos PIXOTE SLZ

Classificação: 16 anos

Realização: 4Mãos Entretenimento 

Equatorial Maranhão promove mutirão “Pelo cliente todo dia” para a comunidade do Novo Renascer

Ação leva serviços gratuitos para famílias baixa renda

A Equatorial Maranhão, realizará neste sábado (06), um mutirão de serviços gratuitos em parceria com a União de moradores do Residencial Novo Renascer, localizado na região da Cidade Olímpica, em São Luís. O mutirão “Pelo cliente todo dia”, levará diversos serviços às famílias da comunidade, como a solicitação de ligação nova, troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED novas, cadastro e atualização no Tarifa Social de Energia Elétrica, negociação de débitos e outras orientações.

O mutirão acontecerá das 8h às 12h, na Rua da União, S/N, Residencial Novo Renascer (próximo à Cidade Olímpica). Para participar, é necessário levar a última conta de luz, RG e CPF. Para se cadastrar no Tarifa Social, é preciso ter em mãos o NIS atualizado. Cada cliente poderá trocar até cinco lâmpadas fluorescentes e incandescentes por novas de LED. Para participar da troca, o cliente deve levar até 5 lâmpadas por conta contrato e elas precisam estar funcionando. As lâmpadas de LED, além de mais econômicas, possuem uma vida útil maior, não geram calor e são sustentáveis.

Para o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Rainilton Andrade, “ações como essa são acontecem rotineiramente pela Distribuidora com o objetivo de proporcionar o acesso à energia de forma segura e consciente em todo o estado, com foco nos clientes, através de ações de colaboração mútua com a sociedade. O objetivo é alcançar o maior número de clientes de forma rápida, ampliando a oportunidade de participação da comunidade”.

A ação é uma iniciativa do programa de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, que busca garantir acesso à energia de forma segura e consciente em todo o estado, através de ações colaborativas com a sociedade.

Apae de São Luís promove arrecadação solidária para o Dia das Mães

Doar faz bem, ainda mais quando a doação é destinada para aquelas que geram vidas e não poupam esforços em prol de seus filhos: As Mães!

É com esse apelo, de homenagear 650 mães de alunos e de pessoas com deficiência assistidas pela instituição, que a Apae de São Luis está promovendo a campanha voltada para a arrecadação de 650 cestas básicas, as quais serão repassadas a essas mães que lutam diariamente pela dignidade e pela inserção social de seus filhos, pessoas com deficiências. São lutadoras incansáveis, que no seu dia especial, merecem esse presente como um gesto de carinho e solidariedade.  

Para aderir a esse movimento de amor e solidariedade, qualquer pessoa pode e deve participar. Basta doar R$ 60,00, valor referente a uma cesta básica, com depósito nas contas bancárias: Banco do Brasil (Ag:0020-5 / CC: 5646-4) ou Caixa (Ag: 4250 /CC: 00000082-0/Operação:003). E também via PIX (telefone):98984232007 Banco do Brasil. Após o depósito ou pagamento via pix, deve ser encaminhado o comprovante para o whatsapp (98)984232007.

Ou se preferir, o(a) doador(a) pode realizar a entrega de uma ou mais cestas básicas na sede da APAE de São Luís, que fica localizada na Rua Granja Barreto, N.01, no Outeiro da Cruz. Cada cesta básica entregue fará muita diferença na vida dessas mães e seus familiares.

AÇÕES DE SAÚDE NO ABRIL VERDE DO GRUPO POTIGUAR

FOTO – DIVULGAÇÃO: Time da Potiguar Bacabal que participou ativamente da ação de saúde do Abril Verde

Cuidar da saúde e segurança dos colaboradores também faz parte da missão de negócios do Grupo Potiguar. A empresa 100% maranhense atua com foco no desenvolvimento de uma cultura de cuidado e desenvolvimento de cada um dos seus mais de 1 mil colaboradores.

Exemplo disso foi a recente celebração do Abril Verde junto aos colaboradores da Potiguar. O Abril Verde foi instituído pela OIT / Organização Internacional do Trabalho visando aumentar a conscientização de empresas e de trabalhadores sobre a importância de se manter ambientes mais seguros e saudáveis; e fomenta a realização de palestras e eventos com esse foco.

Nas lojas Potiguar ao longo desse mês de abril aconteceram palestras e ações de saúde, como aferição de peso, IMC e de pressão arterial e medição de glicose. Esses são importantes marcadores, e que podem indicar a presença de doenças silenciosas como a hipertensão e a diabetes, e por isso, devem ser acompanhados com regularidade. As ações aconteceram nas lojas Potiguar e foram feitas em parceria com as clínicas Selpmed, Samed e Maminagem.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima