Pela primeira vez, capital maranhense recebeu uma seletiva de ginástica rítmica. Iniciativa foi promovida pelo Centro de Ginástica Patrícia Mello e contou com a participação de 46 atletas
A ginástica rítmica é um esporte simplesmente encantador. Conhecida por sua beleza e plasticidade, é uma modalidade que consegue combinar técnica e expressão corporal em coreografias. Talvez, um dos motivos que faz desse esporte atrair tanto a atenção de crianças e jovens. Aos poucos, a prática da ginástica rítmica tem crescido em São Luís. E a evolução deste esporte está bastante atrelado ao surgimento do Centro de Ginástica Patrícia Mello há sete anos. Inclusive, foi o CG quem inovou e promoveu, pela primeira vez, uma seletiva de ginástica rítmica na capital maranhense.
A seletiva, realizada no último sábado (18), na sede da Apcef, é resultado do sonho das professoras Patrícia Mello e Naiane Alves em fomentar a prática da ginástica rítmica em São Luís. Ao todo, 46 meninas com idade entre 6 e 16 anos tiveram a oportunidade de participar desta iniciativa inédita do desporto maranhense.
“Em 2023, o Centro de Ginástica Patrícia Mello vai completar 7 anos de existência e, a cada ano, trabalhamos cada vez para desenvolver a nossa modalidade tanto em São Luís quanto em todo o Maranhão. A seletiva que realizamos é um marco histórico para o esporte maranhense porque é dessa forma que acreditamos no crescimento da modalidade e no surgimento de novos talentos. Não tem nada mais gratificante do que abrir as portas da ginástica rítmica para as pessoas”, afirmou a professora Patrícia.
A seletiva, inclusive, também incentivou a participação de atletas de fora da capital maranhense. Foi o caso, por exemplo, das meninas do município de Bacabeira, localidade que possui um polo de treinamento voltado exclusivamente para a ginástica rítmica. “Tenho certeza de que foi uma experiência incrível para as meninas de Bacabeira. Participar da seletiva para elas é o início de um belo sonho”, destacou a idealizadora da seletiva.
Oportunidade
Durante a seletiva, as participantes foram avaliadas por profissionais de diversas áreas, uma vez que a ginástica rítmica é uma espécie de mistura de arte que envolve elementos do balé e da dança teatral. O corpo técnico foi composto pelos professores Idelfonso Loyola, Aline Ribeiro, Patrícia Mello, Crislane Furtado, Vanessa Mendes, Ester Santos e Maryland Barros, pelas árbitras Naiane Alves e Ticiane Araújo e pelo atleta Júnior da Conceição, um dos principais ginastas do Estado. A diretora da Apcef, Gisele Menezes, também marcou presença no evento.
As meninas selecionadas vão compor o Time Patrícia Mello de Ginástica e participar das sessões de treinos semanais. Além disso, as jovens atletas terão a oportunidade de representar o clube em competições locais, regionais e estaduais ao longo do ano de 2023.
“Sabemos que a ginástica rítmica precisa de mais para seguir evoluindo, mas estamos fazendo a nossa parte. É apenas o início de um sonho. É importante incentivar cada vez mais os nossos atletas e dar oportunidades. O CG Patrícia Mello só tem a agradecer a todos que apoiaram a realização da nossa seletiva por acreditar no nosso trabalho e no potencial da nossa modalidade”, concluiu Patrícia Mello.
A I Seletiva do Centro de Ginástica Patrícia Mello contou com os apoios da Associação do Pessoal da Caixa Econômica (Apcef-MA), do Conselho Regional da Educação Física da 21ª Região (Cref21), da Microway Informática e do Ceogim.
CG Patrícia Mello
O Centro de Ginástica Patrícia Mello foi criado em 2016 com o objetivo de fomentar a ginástica rítmica na cidade de São Luís. Com apenas sete anos de existência, o CG já é reconhecido como um dos principais clubes da modalidade no Estado.
Atualmente, o CG Patrícia Mello possui quatro polos de treinamento, sendo três em São Luís e um na cidade de Bacabeira. Ao todo, cerca de 160 crianças são atendidas por esse projeto.