O Ministério Público do Maranhão vai prestar homenagem, no dia 17 de março, ao centenário do Sampaio Corrêa, na 17ª edição do programa ESMP Literária, com a promoção de um debate e a abertura de exposição com troféus, objetos e materiais comemorativos do referido clube de futebol de São Luís. As atividades serão realizadas no Centro Cultural do MPMA.
Organizada pela Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP) e pelo Centro Cultural, as atividades pretendem destacar o esporte e, em particular, o futebol, em um contexto de garantia de direitos e de incentivo à atividade desportiva.
No debate do programa ESMP Literária, a ser realizado no auditório do Centro Cultural, às 10h, estarão reunidos dois autores de obras literárias sobre o futebol maranhense: o professor de educação física Hugo José Saraiva Ribeiro e o historiador e servidor do MPMA Claunísio Amorim Carvalho. O primeiro é autor do livro “Sampaio Corrêa: uma paixão dos maranhenses”. O outro escreveu “Terra, grama e paralelepípedos: os primeiros tempos do futebol em São Luís (1906-1930).
Também vão participar o promotor de justiça José Frazão Sá Menezes Neto (cujo pai foi um antigo ídolo do futebol maranhense), o procurador de justiça Raimundo Nonato de Carvalho Filho, torcedor do Sampaio Corrêa, e o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho, Gerson de Oliveira Costa Filho. A mediação será feita pelo promotor de justiça Carlos Henrique Rodrigues Vieira, diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão da Procuradoria Geral de Justiça.
Na exposição, que será aberta no Espaço de Artes Ilzé Cordeiro, estarão reunidos os troféus mais importantes da história do Sampaio Corrêa, conquistados tanto pelo time de futebol quanto pelo time de basquete feminino, além de camisas, luvas, chuteiras, bolas, placas, medalhas, recortes de jornais e fotografias. A visitação é gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 15h.