Nove empreendedoras maranhenses receberam a premiação por liderarem negócios inovadores e estimularem o engajamento feminino
O Banco do Nordeste (BNB) entregou, nesta quarta-feira (8), o Prêmio BNB de Empreendedorismo Feminino a nove clientes no Maranhão que conduzem pequenos negócios com características de inovação, uso de tecnologia, práticas socioambientais e que estimulam o engajamento de mulheres. A cerimônia foi realizada na Superintendência Estadual, em São Luís, e também ocorreu nos demais estados atendidos pelo Banco. Ao todo, 99 mulheres de áreas rurais e urbanas foram premiadas.
A premiação foi concedida mediante avaliação de critérios de melhoria de produtividade; aumento da capacidade de produção e nível de acesso a políticas de comercialização; aspectos ambientais; incremento de receitas do empreendimento; avaliação do nível de gerenciamento do empreendimento; inovação e empreendedorismo. Em cada estado, foram contempladas duas microempreendedoras urbanas clientes do Crediamigo, uma microempresária ou microempreendedora individual, três microempreendedoras rurais clientes do Agroamigo e três agricultoras do segmento da agricultura familiar.
Segundo o presidente do BNB, José Gomes da Costa, a iniciativa visa estimular outras mulheres em seus projetos. “A ênfase do prêmio é valorizar, acima de tudo, o empreendedorismo feminino, mas também a adoção de práticas ambientais corretas, a inovação e a tecnologia”, afirma.
Em 2022, no Maranhão, o Banco do Nordeste aplicou R$ 2,3 bilhões no empreendedorismo no campo e na cidade por meio dos Programas Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Crediamigo, Agroamigo e para Microempresa.
Uma das clientes beneficiadas com financiamento e que se destacou com a aplicação do crédito foi a Isayane Silva, da cidade de Zé Doca (MA). A empreendedora inaugurou sua clínica de bronzeamento artificial no ano de 2018, e não imaginou que chegaria tão longe. Com apoio do Crediamigo, onde obteve seu primeiro financiamento, Isayane investiu na modernização do seu espaço, adquirindo máquinas atuais de bronzeamento para melhor atender suas clientes. Sempre conectada com a tecnologia, a empreendedora utiliza as redes sociais como estratégia para promover o seu pequeno negócio e ministra cursos a preços acessíveis, ajudando e inspirando e outras mulheres.
“Eu me sinto aqui representando várias mulheres que, como eu, enfrentam lutas diárias onde precisam sempre se reinventar. Nunca imaginei que minha iniciativa fosse ganhar uma proporção tão grande a ponto de eu ser reconhecida em um evento tão importante como esse. Não tenho palavras para agradecer ao Banco do Nordeste pelo apoio e sensibilidade às causas femininas. Me sinto lisonjeada em fazer parte desta história”, compartilhou Isayane, durante recebimento da premiação que reconheceu o sucesso em sua atuação com crédito do Crediamigo.
Danivan Borges Lacerda, superintendente estadual do Banco do Nordeste no Maranhão ressaltou, durante o evento, o brilhantismo e a força feminina no contexto social, onde poucos espaços ainda são ocupados por mulheres. “Infelizmente, ainda existe um abismo enorme de oportunidades entre homens e mulheres em diversos setores de nossa sociedade. Nosso papel, como instituição financeira de desenvolvimento, é dar espaço e incentivo para que as mulheres mostrem todo o seu potencial criativo e empreendedor. Os exemplos das premiadas de hoje nos mostram o quanto esse estímulo faz a diferença”, destacou.
Reconhecimento
O Prêmio Banco do Nordeste de Empreendedorismo Feminino no Maranhão reconheceu, ainda, o sucesso no trabalho das clientes Cleybiane Maria da Silva Silveira, microempreendedora de São José de Ribamar, Silvana Cardoso Amorim, microempresária de Governador Nunes Freire, Maria Lúcia Costa, São Luís, Judith Barbosa, de Presidente Dutra, Eva Pimentel, de Porto Franco, Maria Giseuda da Conceição e Raimunda Coelho, de Caxias, e Cristiane Maia Soares Gonçalves, de Presidente Dutra.
As premiadas foram selecionadas a partir de avaliação técnica de comissão julgadora formada por representantes técnicas do Sebrae/MA, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e das Secretarias de Estado da Mulher, da Agricultura Familiar, do Trabalho e da Economia Solidária, e da Indústria e Comércio.
“As mulheres padecem de uma certa invisibilidade”, conforme declara o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão, Ricarte Almeida. Para ele, o Prêmio é de uma magnitude ímpar, pois os exemplos de vida das premiadas incentiva outras mulheres. “É preciso criar cada vez mais momentos como esse, de reconhecimento às mulheres, para que o empreendedorismo feminino, que é forte aqui no estado, possa ganhar cada vez mais espaço. Este prêmio tem um papel multiplicador à medida que mulheres com esse protagonismo são premiadas, outras mulheres se sentem encorajadas a construírem uma história de sucesso”, pontuou.
Participaram da cerimônia a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, a secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Luzia Resende, a subsecretária da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Patrícia Carlos, a secretária adjunta de Estado da Mulher, Antonieta Lago, a presidente do Conselho da Mulher Empresária do Maranhão, Jacira Haickel, além de representantes do Sebrae/MA, Senar/MA, Fetaema e clientes do Banco do Nordeste.