A Polícia Federal deflagrou, em conjunto com a Receita Federal, nesta terça-feira, 7/3, a Operação Fraus, visando combater a importação e comércio de produtos falsificados no Centro da capital maranhense.
Foi dado cumprimento a mandado de busca e apreensão, deferido judicialmente, sendo apreendidos diversos objetos com indícios de falsificação e oriundos da China. Após os procedimentos de praxe, o material seguiu para o depósito da Receita Federal.
Os investigados poderão responder por crimes contra as relações de consumo, contrabando, descaminho, com penas que podem chegar a mais de 13 anos de prisão.
Deputada Iracema Vale, após a reunião, com Guga Fernandes, Katje Paz e Patrícia Heluy
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), recebeu, na tarde desta terça-feira (07), a visita de cortesia da presidente da Associação das Mulheres Empreendedoras do Maranhão (AME), empresária Guga Fernandes. A vice-presidente da entidade, Patrícia Heluy, e a associada e empreendedora Katje Paz também participaram da reunião.
Na ocasião, foi discutida a viabilidade de uma sessão solene em homenagem às empreendedoras maranhenses. “As mulheres vêm lutando há muito tempo por igualdade social e por mais espaço no mercado de trabalho. As empreendedoras também estimulam a economia e precisam do mesmo incentivo”, afirmou Iracema Vale.
Segundo Guga Fernandes, o diálogo com lideranças femininas tem grande potencial transformador ao diversificar os pontos de vista na tomada de decisões, além de contribuir com a redução das diferenças de oportunidades profissionais entre os gêneros.
“A AME nasceu com o propósito de impulsionar o empreendedorismo feminino, visando a um futuro exitoso para todas as associadas. Manter o diálogo com lideranças femininas está entre nossos objetivos para viabilizar, cada vez mais, espaço às mulheres empreendedoras e empoderadas do nosso Estado”, enfatizou a presidente da AME.
Na tribuna, Abigail Cunha disse que tem como seu maior desafio representar bem todas as mulheres maranhenses
Em pronunciamento de despedida, na sessão plenária desta terça-feira (7), a deputada Abigail Cunha (PL) recebeu o apoio e o reconhecimento dos parlamentares por sua indicação pelo governador Carlos Brandão (PSB) para assumir a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).
Em sua fala de despedida, Abigail Cunha disse que não deixará de defender as causas nas quais acredita e que tem como seu maior desafio na nova missão o de bem representar todas as mulheres maranhenses. “Agradeço a Deus, em primeiro lugar, e a todos os colegas pelo apoio. Tudo farei para fortalecer as políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres. Tenho consciência do desafio que tenho pela frente”, ressaltou.
Em aparte, a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), disse que Abigail desenvolverá um grande trabalho em favor de todas as mulheres maranhenses. “É uma mulher muito valorosa e dedicada às causas que acredita. Nos sentimos representadas e temos certeza de que fará um grande trabalho no sentido do fortalecimento das políticas públicas em defesa dos direitos das mulheres”, afirmou a parlamentar.
Deputada Abigail com colegas de Parlamento após discurso de despedida no Plenário para assumir a SEMU
Desafio
Os deputados Florêncio Neto (PSB), Wellington do Curso (PSD), Neto Evangelista (União), Yglésio Moysés (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Roberto Costa (MDB), Rafael (PSB), Osmar Filho (PDT) e as deputadas Mical Damasceno (PSD), Andreia Rezende (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Cláudia Coutinho (PDT), Solange Almeida (PL), Dra. Vivianne (PDT), Edna Silva (Patriotas), Daniella (PSB) e Janaína Ramos (Republicanos) manifestaram-se, de forma unânime, prestando apoio a Abigail por aceitar o desafio de comandar a Secretaria de Estado da Mulher.
“Tenho certeza de que desempenhará com brilhantismo a missão que abraça, neste momento. Eu me solidarizo com Vossa Excelência. Algumas missões nos escolhem. A senhora deixará a secretaria maior do que quando entrou”, declarou Florêncio Neto.
Em nome das bancadas do PL e feminina na Casa, a deputada Solange Almeida parabenizou a Abigail por sua indicação. “Você tem o nosso irrestrito apoio. Conte sempre conosco nessa nova jornada. Você não está só. Estamos juntas”, salientou.
“Neste momento não falo como deputada ou Procuradora da Mulher da Assembleia, mas como mulher. “Nos sentimos representadas por você. Sua capacidade e determinação para contribuir com a luta das mulheres por mais espaço na sociedade é inquestionável. Tens o apoio pleno da bancada feminina nesta Casa”, afirmou Daniella.
Antônio Pereira, Dra. Vivianne, Yglésio, Carlos Lula, Júlio Mendonça e Wellington do Curso em discurso na tribuna
Os deputados Antônio Pereira (PSB), Júlio Mendonça (PCdoB), Wellington do Curso (PSC), Carlos Lula (PSB), Dra. Vivianne (PDT) e Yglésio Moyses (PSB) repercutiram, na sessão plenária desta terça-feira (7), o sucesso da ‘Assembleia Itinerante’ em Imperatriz, evento realizado na sexta-feira (3). Os parlamentares parabenizaram a condução da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), e o empenho dos servidores envolvidos.
Antônio Pereira agradeceu a receptividade dos imperatrizenses, em especial da Câmara de Vereadores, lideranças políticas, prefeitos, vice-prefeitos e sociedade civil, que participaram ativamente do evento.
“Presidente Iracema, agradeço em meu nome e do Rildo, representantes daquela região, mas, principalmente, em nome das lideranças políticas e do povo de Imperatriz e Região Tocantina, pelas condições que deram a esta Casa de fazer aquele grande movimento político e, também, de oportunizar àquelas pessoas conhecerem o trabalho da Assembleia”, completou.
O deputado Júlio Mendonça também parabenizou a presidente Iracema Vale pela itinerância e destacou o trabalho de todos os servidores da Alema.
“Quero também, neste momento, agradecer, do fundo do coração, a todos os servidores desta Casa, que não mediram esforços para nos receber e auxiliar. Muito obrigado a todos pela dedicação e zelo no desempenho de suas funções”, assinalou o parlamentar.
Aproximação
Wellington do Curso falou sobre a necessidade da aproximação do Legislativo com os municípios e a sociedade. “Nós, que temos um mandato popular e participativo, ficamos muito satisfeitos e agraciados com mais esta etapa de trabalho realizado pela Assembleia Legislativa ”, declarou.
Dra. Vivianne destacou a importância das sessões itinerantes. “Nosso estado é muito grande. É grande em extensão territorial e em riquezas. Daí a importância de cada um de nós, deputados, conhecermos melhor este estado”, afirmou.
Carlos Lula agradeceu a acolhida da população imperatrizense. “Ao tempo em que subscrevo os elogios já feitos à sessão itinerante na cidade de Imperatriz, agradeço pela acolhida do povo daquela cidade”.
Yglésio Moyses acrescentou que o sucesso do evento mostrou a capacidade de organização da Assembleia Legislativa. “Principalmente no momento em que as coisas ainda estão tomando forma. A gestão da presidente Iracema acerta em fazer o evento em conjunto com o Governo do Estado”, finalizou.
F0TO – DIVULGAÇÃO: A Conselheira do Grupo Mercúrio e Dir. Financeira da Natus Lumine Hospital e Maternidade Patrícia Vasconcelos e a Gestora Administrativa do Laboratório Lacmar Susana Viana são exemplos da força feminina em posições de alta liderança
No Mês da Mulher, vale a reflexão de que precisamos ter mais mulheres em posições de alta liderança. A presença feminina no mercado de trabalho ainda é um desafio global, mas, pouco a pouco, barreiras têm sido superadas e a realidade está cada vez mais distante daquela que se tinha há algumas décadas. Hoje, além de chefes de família, mães solo, esposas, irmãs e tias, muitas mulheres são também profissionais de reconhecida excelência; e alavancam com a sua expertise o desenvolvimento de grandes segmentos, como os de cuidado e o setor de saúde.
De acordo com a Organização das Nações Unidades (ONU) as mulheres são a maioria no segmento de saúde e um exemplo disso vem do Grupo Mercúrio, uma holding de saúde maranhense, que aposta forte nas mulheres; valorizando a força feminina em todos os níveis, incluindo o C-Level e a alta liderança através de empresas como a Natus Lumine Maternidade e Hospital onde 90% dos colaboradores são do sexo feminino; e do Laboratório Lacmar, que conta com mulheres ocupando 80% de todo o quadro funcional, inclusive da alta liderança.
Nessas duas empresas do Grupo Mercúrio onde as mulheres são maioria, é graças à competência delas que ambas organizações são mais produtivas, mais humanas e com excelentes resultados e crescimento exponencial.
Patrícia Vasconcelos, Conselheira do Grupo Mercúrio e Diretora Financeira da Natus Lumine Maternidade e Hospital, explica que a presença majoritária de mulheres no Grupo Mercúrio reflete um compromisso da empresa que inclusive está expandido suas instalações e operação: “Temos orgulho da equipe que estamos fortalecendo, formada quase completamente por mulheres, em um hospital que logo se tornará referência também na alta complexidade” disse a executiva que ocupa posição no C-Level do Grupo.
Na mesma linha, Susana Viana, farmacêutica-bioquímica está na alta liderança. Ela é gestora administrativa do Laboratório Lacmar; e destaca a presença, em sua maioria, de colaboradoras mulheres na empresa: “A presença feminina no Grupo Mercúrio é uma evidência de que a holding busca qualidade, comprometimento e diversidade para alcançar altos resultados e contribuir para com a sociedade” declarou ela.
Saiba mais
A Natus Lumine Hospital e Maternidade está localizada estrategicamente no bairro do Olho d’ Água, e ocupa uma área total de 8.000 m². Dispõe de uma estrutura moderna, além de profissionais reconhecidos no mercado. Atua com mais de 370 colaboradores, oferecendo alta qualidade, segurança e muito conforto para seus clientes.
O Laboratório Lacmar conta com uma equipe multiprofissional e possui uma rede de colaboradores atuando em unidades de atendimento e na coleta ambulatorial; em pronto atendimento 24h; além do Núcleo Técnico Operacional, com estrutura e parque tecnológico de última geração. No total, o Lacmar possui atualmente 318 colaboradores, sendo a grande maioria profissionais do sexo feminino.
Líderes da Montisol se reúnem para discutir liderança, políticas discriminatórias e redes de apoio à mulher. Na última segunda-feira (06), líderes dos mais importantes setores da Montisol se encontraram para discutir questões estratégicas de cultura organizacional para o cotidiano da empresa.
O objetivo da reunião foi oferecer um momento de reflexão sobre o papel do líder, políticas discriminatórias e redes de apoio à mulher em situação de violência.
A palestra Gestão de pessoas que faz bem – Valores para um bom líder, a diretora executiva Danielle Sanches, lembrou a importância de um líder inspirador, listando uma série de qualidades requeridas no mercado, para quem está à frente no trabalho com grandes grupos de colaboradores. Durante a palestra, os líderes foram convidados a discutir as principais oportunidades e desafios que o papel de liderança enfrenta diariamente e como superá-los, favorecendo o desempenho de todo o time.
Para Tatiani Santos, refletir sobre o papel do líder é uma atitude diária: “vivemos em um constante ciclo de desafios, numa dinâmica que se recicla rapidamente. No momento em que superamos um desafio, 2 ou mais surgem. Daí a necessidade de ter muitos braços… Orquestrar esses braços a atingir resultados com excelência, de forma segura e saudável no sentido de que cada um se sinta incluído é a missão do líder”, a coordenadora de contratos.
Segundo João Américo, o papel da liderança e a formação adequada para o cargo, promovem a colaboração e os resultados que se busca conquistar: “o sucesso de uma organização passa, antes de tudo, por uma equipe determinada e comprometida com a missão e objetivos da empresa. Quando todos estão alinhados e visando o mesmo objetivo, a empresa está pronta para superar os desafios e alcançar o sucesso nos negócios”, enfatizou o diretor executivo da Montisol.
Para tratar e esclarecer sobre a discriminação no meio institucional, o juiz Marco Adriano, do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão – TJMA, contextualizou, de forma histórica, o lugar que ocupa as principais formas de discriminação, as leis maisimportantes voltadas para barrar atitudes discriminatórias, bem como as ações e campanhas educativas que o TJMA vem desenvolvendo em todo o estado.
Mês da Mulher
Tendo em vista que março chama para o debate sobre o papel da mulher na sociedade, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão – CEMULHER -TJMA, levou a palestra Conceitos e rede de apoio para a proteção às mulheres. Abordando as principais formas de violação dos direitos femininos, os líderes participaram de dinâmicas e receberam uma cartilha que identifica a violência doméstica e familiar e indica quais os caminhos buscar para sair desse tipo de situação.
Segundo a analista judiciária e assistente social, Josemary Almeida, debater o fenômeno da violência contra a mulher é imprescindível para o esclarecimento de toda a sociedade: “entendo que ampliar o debate sobre a equidade de gênero e o fenômeno da violência contra as mulheres é fundamental para o enfrentamento dessa problemática. É importante destacar que é dever de toda a sociedade garantir às mulheres uma vida sem violência e as instituições privadas têm papel importante nessa dinâmica, pois as suas ações impactam diretamente na vida dos seus colaboradores e nas comunidades onde se fazem presentes”, afirmou a analista.
Fluminense vai em busca do tricampeonato da Copa Santa Inês.
(Divulgação)
Duelo decisivo será realizado no próximo domingo (12) no Campo da Capoeira
Chegou a hora da grande final da terceira edição da Copa Santa Inês de Futebol Amador, iniciativa patrocinada pelo governo do Estado e pela Indústria de Água Aguafina, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. No próximo domingo (12), as equipes do Fluminense e do Parque Santa Cruz duelam pelo título da competição. A decisão está marcada para as 9h e ocorrerá no Campo da Capoeira.
Bicampeão da Copa Santa Inês, o Fluminense chega bastante motivado à final após boas vitórias nas fases anteriores. Nas oitavas de final, o time tricolor superou o Grêmio por 2 a 0. Na sequência, nas quartas, o Flu superou o Barcelona por 3 a 2. Já nas semifinais, vitória por 3 a 1 sobre a Vila Olímpica e o sonho de conquistar o tricampeonato do torneio segue vivo.
Se por um lado o Fluminense vai em busca do tri, o Parque Santa Cruz tentará sua primeira conquista. Para isso, o time aposta na boa fase de seu ataque, que já marcou 9 gols em três jogos. Após eliminar o Angelim nos pênaltis e golear o MEC por 6 a 2, o Parque Santa Cruz superou a Vila Marcony nas semifinais e carimbou sua vaga para a final.
Copa Santa Inês
A terceira edição da Copa Santa Inês de Futebol Amador foi lançada oficialmente no fim do ano passado. Na ocasião, todos os 16 times participantes receberam kits completos de uniformes (camisa, calção, meião e bolsas esportivas), que estão sendo utilizados durante a competição.
Tudo sobre a Copa Santa Inês de Futebol Amador está disponível nas redes oficiais do evento (@copasantaines).
PRÓXIMO JOGO // FINAL
9h – Parque Santa Cruz x Fluminense (Campo da Capoeira)
Em 2023, serão disponibilizadas 112.168 vagas, 67.301 delas no primeiro semestre; a relação de pré-selecionados será divulgada na próxima terça-feira (14)
Universitários da rede privada interessados em financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem se inscrever pela internet entre esta terça-feira (7/3) e a próxima sexta-feira (10/3), por meio do Sistema de Seleção do Fies, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A relação dos pré-selecionados será divulgada na próxima terça-feira (14/3) e os candidatos nesta condição terão os dias 15, 16 e 17 para complementar as informações. Já a convocação da lista de espera ocorrerá entre 21 de março e 18 de maio.
Apenas para o primeiro semestre do ano são ofertadas 67.301 vagas de um conjunto de 112.168 disponíveis em 1.389 instituições de todo o país. No Portal Único, os candidatos têm acesso a detalhes de vagas por instituição, curso, estado e município. Cada candidato pode apontar três opções de curso, em ordem de prioridade.
São elegíveis aos recursos do Fies alunos cuja renda familiar mensal bruta, por pessoa, seja de até três salários mínimos. Além disso, é preciso que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, com média acima de 450 pontos e nota na redação superior a zero. Ainda podem concorrer alunos com bolsa parcial do programa Universidade Para Todos (Prouni), para cobrir percentuais não cobertos pelo benefício.
Criado em 2001 para conceder financiamento a estudantes de cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições participantes do programa, o Fies foi ampliado nos primeiros governos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O Fundo foi fundamental para democratizar o acesso e incluir jovens periféricos no ensino universitário.
SERVIÇO
Inscrição para o Fies Período de inscrição: 7 a 10/3 Onde se inscrever: Portal Único de Acesso ao Ensino Superior Divulgação de pré-selecionados: 14/3 Período para informações adicionais: 15 a 17/3 Chamada para Lista de Espera: 21/3 a 18/5
A cantora Patrícia Ribeiro faz pocket show na Villa do Vinho Bistrô na quarta – feira (08.03), no Jantar Especial do Dia Internacional da Mulher
Sob o comando de Werther Bandeira, o restaurante e loja de vinhos Villa do Vinho Bistrô já está com tudo pronto para celebrar a data voltada às conquistas e lutas femininas
Nessa quarta – feira (08.03) o restaurante promove o Jantar Especial do Dia Internacional da Mulher, à partir das 19h. Além do menu a la carte, foi criado um Menu Especial, que inclui entrada, prato principal e sobremesa, e para essa opção há a cortesia de uma taça de vinho para um brinde especial.
Em homenagem às clientes, à partir das 20h30 tem show da cantora Patrícia Ribeiro, sem cobrança de couvert artístico. Com sua voz suave, ela vai interpretar o melhor dos repertórios nacional e internacional.
Quem preferir celebrar a data em casa, tem a opção de encomendar as delícias da Villa do Vinho Bistrô pelo Ifood. Mais informações e reservas pelo fone (98) 31814908 ou (98) 981253311.
Jantar Especial do Dia Internacional da Mulher, na Villa do Vinho Bistrô no dia 8 de março, para brindar e celebrar
Evaristo Piza deixa o ASA como vice-líder do Alagoano. Foto: Oficial ASA
O presidente Sergio Frota, em comunicado na manhã desta terça-feira, 7, informou que Felipe Conceição não não é mais o técnico do Sampaio Corrêa. Porém o dirigente do Tricolor não perdeu tempo e já acertou com o treinador Evaristo Piza, que no final da noite de segunda-feira,6, acertou a sua saída doASA, de Arapiraca(AL). O motivo da troca é simples: a proposta de trabalho ao técnico foi irrecusável. O demitido Felipe Conceição, foi apontado pela torcida como principal culpado pelos maus resultados do time, recebido com protestos na volta da delegação, na noite de ontem, em São Luís (MA).
O Sampaio Corrêa vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, embora ainda tenha chance de brigar pelo título maranhense. Além disso, ainda briga para chegar às quartas de finais da Copa do Nordeste. É quinto colocado do Grupo A, com sete pontos, três atrás de CRB e Ferroviário-CE, respectivamente, quatro e terceiro colocados. O clube do Maranhão ainda terá mais dois jogos. Quarta-feira (8) recebe o Campinense e depois vai sair diante do Sergipe.
Evaristo Piza tem 50 anos e começou na base do Guarani, de Campinas (SP), em 2002, onde foi jogador. Foi observador da base do São Paulopor três anos até que em 2005 iniciou a carreira de técnico no Paulínia FC, da cidade de mesmo nome que fica bem perto de Campinas.
Depois passou por muitos clubes do Interior paulista como Primavera, Flamengo de Guarulhos, Portuguesa Santista, Barretos, Taubaté, Velo clube, Capivariano, Mirassol, Penapolense e XV de Piracicaba. Com experiência passou a trabalhar em outros Estados, passando com sucesso pelo Botafogo-PB (2018/2019), América-RN e Manaus (2021 e 2022). Em 2023 vinha fazendo um bom trabalho no ASA. O time de Arapiraca é vice-líder com 11 pontos, atrás somente do CRB, com 19.
Felipe Conceição deixa o comando do Sampaio Corrêa (Foto: Ronald Felipe)
Em nota no site oficial do Sampaio Corrêa o presidente Sérgio Frota agradeceu ao treinador Felipe Conceição. “Agradeço ao Felipe, que é um profissional dedicado, trabalhador e competente, mas chegamos a conclusão que a troca de comando faz-se necessária. Desejo sorte no transcorrer de sua carreira, pois trata-se de um profissional com grande currículo e excelente caráter “, declarou.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…