Governador Brandão reúne com vereadores de São Luís e trata de retorno de Paulo Victor à Cultura

– Governador em reunião com comitiva de vereadores de São Luís (Foto: Brunno Carvalho)

Nesta segunda-feira (6), o governador Carlos Brandão esteve reunido com uma comitiva de vereadores de São Luís, entre os quais Paulo Victor e Francisco Chaguinhas. O diálogo tratou da saída de Paulo Victor da Presidência da Câmara Municipal de São Luís para reassumir a função de secretário de Estado da Cultura.

Paulo Victor havia sido empossado como presidente do Legislativo da capital maranhense em 1º de janeiro de 2023, para o biênio 2023/2024. A responsabilidade agora será passada ao vereador Chaguinhas, que até então esteve como 1° vice-presidente da Câmara de São Luís.

O agora ex-presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, irá compor o novo quadro de gestores do Governo Brandão, na liderança da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). O nome do vereador esteve entre os notáveis pelo governador, que realizou a troca de 31 titulares para o novo secretariado.

“Bom diálogo com vereadores da Câmara Municipal de São Luís, que passa a ser presidida pelo vereador Francisco Chaguinhas, agora que Paulo Victor retorna para a Secma. Seguimos alinhados com o Legislativo municipal de São Luís para realizar grandes projetos em nossa capital”, disse o governador Carlos Brandão.

Na última quarta-feira (1º), o novo titular da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) anunciou, por meio de suas redes sociais, a sua partida da Câmara Municipal de São Luís.

“Hoje deixo o plenário da Câmara Municipal de São Luís com o coração orgulhoso por tudo que construímos nesta Casa onde iniciei minha vida política e aprendi grandes lições de empatia, humanidade e liderança. Gratidão aos colegas com quem compartilhei muitos momentos importantes para a cidade”, disse o novo titular da Secma, Paulo Victor.

CCJ aprova parecer favorável a projeto que institui a “Semana da Mulher Rural”

Reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa do Maranhão

Em reunião nesta segunda-feira (6), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei 036/2023, de autoria da deputada Fabiana Vilar (PL), que institui a ‘Semana da Mulher Rural’.

A reunião foi presidida pelo deputado Carlos Lula (PSB), com a presença dos deputados Fernando Braide (PSC), Florêncio Neto (PSB), Glalbert Cutrim (PDT), Neto Evangelista (União) e Wellington do Curso (PSC), além do defensor público-geral do Estado, Gabriel Santana Furtado Soares.

Relevância

Segundo o presidente da CCJ, deputado Carlos Lula, as matérias referentes aos direitos das mulheres em tramitação na Casa terão prioridade de votação, considerando a relevância da semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher – 8 de março.

“Em deferência e consideração às mulheres, focaremos, nesta semana, pela apreciação e votação de matérias relativas aos direitos das mulheres. E uma dessas proposições é a que diz respeito à “A Semana da Mulher Rural”, esclareceu.

Justificativa

A deputada Fabiana Vilar justifica a iniciativa da proposição em primeiro lugar como uma forma de homenagear as mulheres que vivem e labutam na área rural das cidades e que buscam atenção das autoridades no que diz respeito à segurança, educação, saúde, moradia e água potável, dentre outros direitos.

“Nossa propositura visa oportunizar às mulheres agricultoras, assalariadas, pescadoras, quebradeiras de coco, indígenas, quilombolas e lavradoras uma justa homenagem, sobretudo fortalecendo e estimulando a atividade produtiva no campo. Também visa à troca de ideias e conhecimentos ”, complementou.

De acordo com o PL, a ‘Semana da Mulher Rural’ será realizada, anualmente, no período em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e será incluída no calendário oficial de eventos do Maranhão.

Políticas Públicas

A CCJ também apreciou e aprovou pareceres favoráveis aos projetos 014/2023 e 027/2023, de autoria do deputado Carlos Lula, sendo que o primeiro institui a Política Estadual Integrada pela Primeira Infância no Maranhão e o segundo trata da vinculação da matrícula na rede pública de ensino à vacinação.

Subsídios

Tiveram pareceres favoráveis aprovados, também, os projetos de lei  016/2023, 053/2023 e 056/2023, respectivamente, de iniciativa da Defensoria Pública Estadual, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual, os quais fixam o subsídio dos seus membros. 

Atendimentos na área da saúde marcam abertura da Semana da Mulher na Assembleia

Atendimentos foram realizados na Carreta da Mulher Maranhense na manhã desta segunda-feira

Atendimentos na área da saúde realizados na Carreta da Mulher Maranhense abriram, na manhã desta segunda-feira (6), a programação alusiva à Semana da Mulher na Assembleia Legislativa. O evento mobilizou equipes da Procuradoria da Mulher e do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) por determinação da presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB). A programação se estenderá até sábado (11).  

“Desde o início de minha gestão à frente da Assembleia determinei que se pensasse, com muito carinho, em atividades diversificadas e marcantes alusivas ao Dia Internacional da Mulher. E que se trabalhasse uma programação festiva e reflexiva ao mesmo tempo, já que a data é um marco histórico no que diz respeito à luta das mulheres pela conquista de seus direitos”, disse Iracema Vale.

Início das atividades contou com a presença da presidente da Alema, deputada Iracema Vale, e de outros parlamentares

Instalada na principal área de acesso à Assembleia, a Carreta da Mulher Maranhense recebe servidoras, dependentes e familiares. Até esta terça-feira (7), das 8h às 17h, serão disponibilizados diversos serviços, como consultas com mastologista, exames de mamografia, preventivos, ultrassom e testes rápidos para DSTs.

“Parabenizo o Gedema e toda a Assembleia Legislativa por esta importante iniciativa. Estão de parabéns também as mulheres que trabalham nesta Casa, porque saúde é essencial”, frisou Katje Paz, uma das representantes do Gedema, esposa do deputado Guilherme Paz (Patriotas).

Carreta da Mulher está estacionada na principal área de acesso à Assembleia

Além dos serviços ofertados, estão sendo prestadas informações sobre direitos e prevenção à violência contra a mulher. Nesta terça-feira (7), serão disponibilizados consultas e exames de mamografia, preventivos, testes rápidos de glicemia e aferição de pressão. Além disso, haverá palestras e debates.

 A Carreta da Mulher é uma iniciativa do Governo do Estado coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu).

Espetáculo “Marrom, O Musical” que homenageia Alcione, conta com atores maranhenses, figurinos produzidos por internas em ressocialização e o patrocínio da Equatorial

São Luís, terra da homenageada Alcione, está recebendo nesta semana (de 02 a 04/03) o espetáculo “Marrom, O Musical”, no Teatro Arthur Azevedo. Nesta quarta-feira (01) o musical fez sua estreia em uma sessão para convidados, que contou com a presença de autoridades, familiares da artista, patrocinadores, artistas maranhenses, as apenadas que tiveram participação nos figurinos, dentre outros.

Inclusão – Além de trazer a história dos 50 anos de carreira da cantora, o musical traz em seu elenco 04 atores maranhenses escolhidos durante oficinas gratuitas realizadas em São Luís: Anastácia Lia; Millena Mendonça; Jefferson Gomes e Fernando Leite. O espetáculo contou ainda com a participação de apenadas na produção de parte do figurino e oficinas realizadas para elas no sistema prisional, numa parceria sócio-cultural promovida pelo Instituto Humanitas360.

Para a Assistente Social de referência do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Yasmin Pereira, “assistir ao espetáculo, por si só, já foi algo incrível por mostrar de uma forma magnífica a história da nossa conterrânea Alcione. Mas para quem trabalha com o sistema penitenciário, tudo teve um significado maior, pois pudemos ver as internas, acompanhando na plateia, um lugar privilegiado, assistindo a um espetáculo em que elas fizeram parte também – é a concretização de um trabalho de ressocialização, que vem com a cultura, com arte e o trabalho que elas realizam por meio do artesanato. Pudemos ver em cada uma delas a alegria de poder estar ali. Elas se emocionaram com o musical e com a representatividade, pois se viram ali nos figurinos e naquele espetáculo, que está sendo levado Brasil afora,” declarou Yasmin.

Vale destacar também, que o musical gerou mais de 250 empregos diretos e indiretos desde a concepção até o fim da turnê. Durante passagem pelo Maranhão, o espetáculo contará ainda com 04 sessões gratuitas, destinadas a projetos sociais e escolas públicas do estado.

Produção nacional com patrocínio maranhense – A produção do musical conta ainda com o patrocínio da Equatorial Maranhão (por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura), que recebeu o produtor do espetáculo, Jô Santana (idealizador) e Miguel Falabella (texto e direção do musical), ainda em 2020, quando vieram ao Maranhão apresentar o projeto, que faz parte da “TRILOGIA DO SAMBA”, iniciada em 2016 com o musical “Cartola – O Mundo é um Moinho”, em 2018 com “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, e encerrando com “Marrom, o Musical. ”

Carlos Hubert, Executivo de Comunicação da Equatorial Maranhão, conta que “poder acompanhar o nascimento desse grandioso espetáculo em 2020 e vê-lo concretizado é motivo de muita alegria para a Equatorial, que patrocina esse projeto com muito carinho. Temos muito orgulho em fazer parte do ‘Marrom, O Musical’, projeto que traz uma linda homenagem à nossa maranhense Alcione”, destaca Carlos Hubert.

Para o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, “é muito gratificante fazer parte dessa história, que está sendo levada ao mundo, em forma de arte. Somos uma empresa que apoia muito a cultura, e é motivo de muita alegria ver que o projeto envolve diversas atividades de cunho social, como oficinas realizadas com a Cooperativa Cuxá para as apenadas do sistema prisional, a seleção de atores maranhenses para fazer parte do elenco, e poder levar também cultura e arte para escolas públicas e projetos sociais”, enfatizou Sérvio Túlio.

A turnê, que iniciou em agosto de 2022 em São Paulo, já passou pelo Rio de Janeiro e foi visto por mais de 60 mil pessoas. Depois de São Luís, o espetáculo seguirá para João Pessoa, Belém, Salvador, Recife, Aracaju, Belo Horizonte e Vitória; e no segundo semestre atravessará o atlântico para se apresentar em Portugal e na França.

Oficinas pré-produção – “Marrom, O Musical” contou com diversas atividades de pré-produção, que aconteceram durante o ano de 2021 e início de 2022. Dentre essas atividades, Miguel Falabella e Jô Santana realizaram oficinas gratuitas de teatro musical para 55 participantes que foram selecionados dentre os mais de 600 inscritos. Deste grupo saíram os 4 atores maranhenses que foram contratados para integrar o elenco. Miguel e Jô também visitaram a sede do Boi de Maracanã para curadoria de conteúdo.

A equipe do espetáculo também realizou uma oficina de produção cultural do espetáculo “Marrom, O Musical”, que foi ministrada pela gestora cultural Marcia Uchôa e pelo ator e produtor Jô Santana.  A oficina gratuita foi realizada no Casarão Tech – Renato Archer fomentando a produção cultural no estado do Maranhão, qualificando pessoas para concorrerem com projetos, principalmente, em editais relacionados às leis de incentivo estaduais e federais.

Aconteceu também o Curso de Teatro para 30 mulheres, da Cooperativa Cuxá, apenadas do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, a partir de parceria firmada entre o Instituto Humanitas360, Governo do Estado do Maranhão e a produção do espetáculo “Marrom, o Musical”. Na sequência, a equipe de figurino do musical esteve em São Luís para ensinar 15 mulheres da Cooperativa Social Cuxá a bordar e costurar os adereços e figurinos das peças do espetáculo.

Em meio à nova economia, ensino superior torna-se chave para uma carreira de sucesso

Segundo a OCDE, 21% da população brasileira possui ensino superior. Se for feita divisão por região, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro ocupam respectivamente os três primeiros lugares com 17, 11 e 10 por cento de sua população com ensino superior, enquanto Bahia, Pará e Maranhão ocupam os três últimos lugares no ranking no Brasil como estados nos quais têm menos indivíduos com formação universitária (5%, 4% e 3% respectivamente). Pernambuco tem perto de 6% da população com ensino superior.   

É importante a reflexão sobre a importância social da qualificação do trabalho a partir do nível superior, como ressalta o coordenador da Pós-graduação Wyden, Francisco Santana. “Quanto maior o grau de escolaridade, melhores serão os níveis de produtividade sustentável, consciência e função social, assim como diversificação de oportunidades de trabalho. Além do mais, os níveis superiores de ensino, com raras exceções, ajudam a formar os líderes empreendedores, profissionais liberais e (micro) empresários nos quais contribuem com a contratação de grande gama da população a partir de pequenos e médios negócios, sejam em clínicas, restaurantes, consultórios, mercados, lojas especializadas entre outros”, explica.  

A formação em ensino superior vai além da educação básica, abrange o leque de atuação do indivíduo que pode exercer funções estratégicas, táticas e operacionais, diferentemente de quem tem apenas o ensino básico ou médio. O cenário geral oferece dificuldades para todos, no entanto, quem não tem ensino superior fica ainda mais a mercê das movimentações e humor do mercado, como também se estabelece numa parte da sociedade que é a primeira a sentir estas variações.   

Santana, que também é Mestre em Ciências da Linguagem, destaca o cenário mercadológico como fomentador da necessidade de se ter uma atualização em qualificação com o ensino superior. “Diante das atuais exigências e transformações no mercado de trabalho, com o ensino superior o indivíduo associa conhecimentos especializados na resolução de problemas, aumenta seu nível de competência empreendedora, social e ambiental, expande sua relação econômica com o meio inserido, engaja suas competências com habilidades com outros indivíduos para promover melhores soluções instrumentais, tecnológicas, organizacionais e comportamentais em setores públicos e privados, não apenas no curto, mas a médio e longo prazo”, afirma.  

Ele conclui enfatizando que mesmo quem já tem uma graduação, se faz necessário atualizar com outro curso, como forma também de atualização e manutenção frente às carreiras e oportunidades propostas. “Também não trata apenas de fazer o ensino superior apenas quem não tem, atualmente também há uma necessidade para se cursar uma segunda graduação para quem precisa atualizar suas oportunidades, promover mudança de carreira e desenvolver competências que melhor respondam às atuais demandas individuais, corporativas, sociais e de mercado”, conclui.  

Chance de ingresso

E para quem deseja ingressar ainda neste semestre no ensino superior, a Wyden tem a última oportunidade. Nos dias 10 ou 11 de março acontece o vestibular online da instituição. Com condições especiais no primeiro semestre para as formas de ensino presencial e semipresencial. Basta acessar e se inscrever em www.wyden.com.br   

“A Wyden tem professores e infraestrutura de ponta, representa a educação na região e dá relevância a toda cidade, atraindo talentos e negócios; fomenta o desenvolvimento local e conecta-se com instituições e iniciativas que valorizam a região: de empresas e indústrias ao apoio a esporte, cultura e eventos. Projeta a região para o Brasil, despertando o orgulho local”, destaca Paula Villarinho, coordenadora de captação da Wyden. 

Sorteio de geladeiras e cursos gratuitos acontecem em Barreirinhas

Iniciativa da Equatorial Maranhão leva os projetos E+ Profissional e E+ Geladeira Nova no Mutirão Pelo Cliente Todo Dia para a população

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chegou a Barreirinhas com os projetos E+ Profissional e E+ Geladeira Nova, ambos da Equatorial Maranhão. O Mutirão ficará na cidade de terça a sexta-feira (07 a 10/03) na Quadra Poliesportiva Valdir Soares dos Santos (Avenida Joaquim Soeiro de Carvalho, Centro) das 08h às 17h. Na ocasião também haverá cadastro para participar do sorteio de geladeiras novas, troca de lâmpadas, cadastro na Tarifa Social, negociação de débitos e inscrição na oficina de corte e costura.

Para concorrer ao sorteio de geladeiras, por meio do Programa E+ Geladeira Nova, ou inscrever-se no curso de corte e costura em malha (confecção de biquínis) o cliente precisa ter em mãos a conta de energia mais recente, CPF, RG e Número de Identificação Social (NIS). Na oportunidade, também será realizado o cadastro no Programa que garante até 65% de desconto na conta de energia (Tarifa Social de Energia Elétrica) e a troca de até 5 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por novas de LED, que são mais econômicas e eficientes.

Rainilton Andrade, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, ressalta a importância do Mutirão Pelo Cliente Todo Dia para incentivar o consumo consciente de energia e o fomento à educação. “O E+ Geladeira Nova e o E+ Profissional são projetos do Grupo Equatorial Energia que integram o Programa de Eficiência Energética – PEE/ANEEL auxiliando na economia de energia das residências dos clientes beneficiados e fortalece educação profissionalizante para a população local”, pontua.

Além do município de Barreirinhas, a programação de troca de geladeiras pelo Maranhão esse ano já passou pelos municípios de Balsas e Açailândia, em janeiro; Itapecuru Mirim e Santa Inês, em fevereiro; e em março já contemplou as cidades de Timbiras e Santa Luzia do Paruá e ainda contemplará as cidades de Codó, Turiaçu e Viana nesse mês.

Dessa forma, a Equatorial Maranhão tem atuado amplamente em diversos municípios do estado para garantir além do fornecimento de energia, oportunidades de economia aos clientes e ações sociais em benefício das comunidades. Iniciativas como essas representam o interesse da Distribuidora em levar ações de eficiência energética para atender toda a população do estado com responsabilidade social. Equatorial, pelo cliente hoje. Pelo futuro todo dia.

Sofia Duailibe brilha na disputa da Copa Brasil de Águas Abertas

A nadadora maranhense Sofia Duailibe faturou quatro troféus na Copa Brasil. (Divulgação)

Nadadora maranhense se destacou em competição nacional realizada na cidade de Petrolina (PE) e garantiu quatro títulos

A nadadora maranhense Sofia Duailibe teve um desempenho espetacular em sua primeira competição na temporada de 2023. Mostrando mais uma vez o porquê é uma das principais revelações do esporte no Estado, a atleta da DM Aquatic, que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, conquistou quatro títulos na Copa Brasil de Águas Abertas, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e realizada entre sábado (4) e domingo (5), em Petrolina (PE).

Sofia Duailibe iniciou a sua participação na Copa Brasil de Águas Abertas no sábado (4), garantindo a primeira colocação nas categorias Geral e Infantil 1 Feminino na prova de 1,5km. Já no domingo (5), a nadadora maranhense manteve o alto nível e voltou a ser campeã nas duas classes após vencer a disputa dos 2,5km em 23min36.

Os troféus conquistados em Petrolina reforçam o excelente momento de Sofia Duailibe no cenário nacional da natação. No ano passado, ao disputar a etapa de Brasília da Copa Brasil de Águas Abertas, Sofia foi campeã da categoria Petiz 2 nas provas dos 1,5km e 2,5km e ficou na terceira posição da categoria Geral nos 1,5km.

Temporada vitoriosa

Em suas últimas competições de 2022, Sofia sagrou-se campeã da prova dos 800m feminino da Travessia Felipe Camarão e faturou quatro medalhas de ouro no Campeonato Maranhense de Verão da Federação Maranhense de Desportos Aquáticos (FMDA).

Representando o Colégio Literato na última temporada, Sofia Duailibe também faturou a medalha de ouro nos 100m borboleta, garantiu a medalha de prata nos 50m peito e 200m medley, e ficou com a medalha de bronze na disputa dos 400m livre nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), realizados em agosto. Já nos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs), Sofia foi campeã nas provas dos 100m costas e 100m borboleta, além de ficar com o vice-campeonato na competição dos 400m livre.

Também em 2022, Sofia Duailibe foi a campeã da categoria Petiz na prova dos 1.650m do tradicional Desafio do Cassó, no mês de julho, em Primeira Cruz, conquistou três medalhas de ouro nas provas dos 200m medley, 400m livre e do revezamento 4x50m livre misto no Campeonato Maranhense de Natação de Inverno / Troféu Rodrigo Almeida, que ocorreu no início de julho, e sagrou-se campeã dos 1.500m e dos 2.500m na segunda etapa do Circuito Cearense de Águas Abertas, realizado no fim de junho, no Iate Clube, em Fortaleza (CE).

A nadadora Sofia Duailibe é patrocinada pelo governo do Estado e pela Potiguar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Ela ainda conta com os apoios da DM Aquatic e do Colégio Literato.

Café ACM Mulher é nesta terça-feira, 7 de março

Jacira Haickel, presidente do Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial do MA ( foto da edição do Café ACM Mulher de 2022)

Cases de Sucesso de empreendedoras maranhenses estarão dentro da programação

Promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), por meio do Conselho da Mulher Empresária, o Café ACM Mulher chega em sua 3ª edição nesta terça-feira (7) discutindo o tema “O que sua imagem comunica”.

O evento iniciará às 17h no Villa Reale Buffet (Calhau) e, além do talk-show com as empresárias Rafaela Albuquerque e Lara Moreira, ele vem com uma programação diversificada, com exposição de produtos e serviços de empresas maranhenses, e também apresentação 2 cases de sucesso das empreendedoras Nilma Cadete, criadora e fundadora da marca Nilma Cadete Joias, e de Huthelles Meireles, confeiteira com nicho em Dindins Gourmet.

Nilma Cadete, criadora e fundadora da marca Nilma Cadete Joias

O Café ACM Mulher já se consagrou como um dos maiores eventos voltados ao empreendedorismo feminino do estado do Maranhão. Idealizado no primeiro ano da pandemia, o evento tinha o formato virtual, em 2022 foi realizado de forma híbrida e, neste ano de 2023, terá a primeira versão totalmente presencial, ou seja, uma oportunidade muito maior para que mulheres empresárias e outras líderes aumentem ainda mais sua rede de relacionamento com foco em fomentar novos negócios.

Huthelles Meireles, da Dindins Gourmet

De acordo com a presidente do Conselho da Mulher Empresária, Jacira Haickel, a proposta do tema “O que sua imagem comunica”, é debater sobre o quanto a primeiras impressões pessoais são importantes para fortalecer relações na vida profissional e pessoal, e que, sim, esta é uma a das principais ferramentas, o investimento na marca pessoal, na autovalorização, para se alcançar algum objetivo com sucesso.

A 3ª edição do Café ACM Mulher conta com apoio e patrocínio do Grupo Villa – Villa Shoes, Enphoc Eventos, Central de Eventos e Villa Reale Buffet.

Empresas começam a contratar PcDs por mérito e não para cumprir cotas: a diversidade faz bem ao negócio

O defensor público federal André Naves, especialista em Direitos Humanos e Sociais. Foto: Divulgação/Assessoria

 Movimento ainda é tímido, mas vem crescendo; empresas de tecnologia são as que mais contratam portadores de necessidades especiais em processos seletivos

Em um país com quase 46 milhões de brasileiros que declaram ter algum grau de deficiência: física, visual, auditiva ou intelectual (Censo 2010), somente 372 mil deles estão atualmente no mercado formal de trabalho, de acordo com a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, associada ao Ministério da Economia. Essa discrepância mostra que ainda persiste a triste realidade de pouca inclusão de PcDs no mundo corporativo.
 

“A pessoa com deficiência procura trabalho, mas tem dificuldade de encontrar ocupação, pois há pouca aceitação dos empregadores, preconceito; sem falar das dificuldades de acessibilidade para chegar ao local do emprego”, pontua o defensor público federal André Naves, especialista em Direitos Humanos e Sociais.
 

Mas apesar das dificuldades, esse quadro começa a mudar. Muitas empresas já começaram a contratar PcDs não apenas para cumprir a cota obrigatória por lei (para empresas com mais de 100 funcionários) mas sim por reconhecerem e valorizarem a diversidade em seu quadro de funcionários. Isso vem ocorrendo principalmente nas startups e empresas do setor de tecnologia. As AgTechs ou Agrotechs – startups com foco no agronegócio –, por exemplo, já têm 25% de funcionários de grupos minorizados.

“Percebo que várias empresas já estão atentas a esse movimento e querem ser mais inclusivas, mas ainda não sabem exatamente como fazer. Não dá para apertar um botão e do dia para a noite corrigir todo um desequilíbrio social de séculos, de menores oportunidades para esse público. Mas estamos vivendo um momento bom, porque o assunto está em alta e as empresas, principalmente as do setor de tecnologia, começaram a abrir as portas para PcDs”, frisa o defensor público.
 

De acordo com André Naves, algumas startups, inclusive, têm atuado bastante para ajudar nessas contratações. Ele cita o caso da Avulta, que criou uma ferramenta científica para a contratação específica de portadores de necessidades especiais. A empresa desenvolveu, em parceria com a Cia de Talentos, a ANA – Avaliação Neuropsicológica Avulta, uma metodologia gamificada baseada em neurociência que mapeia a funcionalidade de até 10 habilidades cognitivas. O objetivo é identificar o quão hábil a pessoa está para executar tarefas que envolvam competências, como percepção, raciocínio e foco.
 

“O objetivo da ferramenta é ajudar a alocar PcDs em funções que utilizem melhor suas competências e, assim, incentivar as empresas a promover uma seleção mais inclusiva. Eu li que desde setembro de 2022, a metodologia ANA já foi aplicada em 30 mil pessoas com deficiência que participaram de processos seletivos em empresas, como a Vale. Outra startup que atua nesse segmento é a Semearhis, que se autodenomina o Tinder da empregabilidade das pessoas com deficiência. A ideia da empresa é fazer o match entre o candidato e as necessidades do negócio”, ressalta.
 

Outra iniciativa elogiada pelo defensor público é a da Ipiranga, plataforma de mobilidade e conveniência que, com apoio pedagógico da Gama Academy – edtech voltada à formação de profissionais para o mercado de tecnologia -, lançou no mês passado o programa Inclusão Tech. O objetivo é capacitar e contratar pessoas com deficiência para atuar na empresa, na área de Product Design ou de Engenharia de Dados. O Inclusão Tech também vai preparar profissionais para atuarem no mercado de trabalho, estimulando a empregabilidade de mão de obra qualificada. O programa visa formar 300 pessoas até meados desse ano.
 

Mas André Naves ressalta que, além de contratar, as empresas têm que estar preparadas para proporcionar um ambiente de acolhimento a seus funcionários com deficiência, a fim de que se sintam à vontade no dia a dia de suas funções. “É preciso pensar no todo, desenvolver uma cultura inclusiva que funcione bem dentro da empresa, e que pode ser construída investindo em treinamentos e com o auxílio de especialistas que ajudem a criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos os funcionários, inclusive os PcDs”, finalizou.

REPRESENTATIVIDADE E AMOR EM PROL DA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

FOTO – DIVULGAÇÃO: Mulheres unidas em prol da causa da pessoa com deficiência: A Autodefensora Titular Joseana Pereira Assunção Cajueiro; a Pres. da APAE de São Luís Arionildes Silva e Silva e a Autodefensora Suplente Maria Regina Portugal Naiva

Mulheres da Apae de São Luís são exemplos inspiradores de propósito pessoal e profissional

Nesse Dia Internacional da Mulher (08.03) elas têm muito o que celebrar. Duas mulheres com histórias e bagagens de vida bem diferentes, mas ligadas por uma causa em comum: A luta em prol da inclusão social e do respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Arionildes é mãe e ativista; Joseana é uma mulher com deficiência que conseguiu quebrar paradigmas para ocupar com dignidade seu espaço na sociedade.

A atual Presidente da Apae de São Luís, Arionildes Silva e Silva, é mãe de uma filha com a Trissomia 21 (síndrome de Down), a amada Alenilce ou Leninha como a chama. Através dela, descobriu as dores do universo das pessoas com deficiência; mas também lhe foi revelada a força de um amor potente, que a fez abraçar a causa em prol da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla com vigor; engajando-se como voluntária na Apae de São Luís, onde está há muitos anos; e agora eleita Presidente da entidade mais uma vez, para o biênio 2023 / 2025.

“Não se trata de um cargo, mas de uma missão que Deus me confiou. Mais uma vez fui eleita Presidente da Apae de São Luís para somar esforços na continuidade das ações de expansão das atividades da APAE de São Luís nos 3 eixos de atuação: Saúde, Educação e Assistência Social. A luta por mais inclusão e mais respeito para com as pessoas com deficiência precisa avançar na sociedade. O preconceito ainda é enorme, mas igualmente grande é a minha determinação como mãe e como representante Apaeana. Essa é a minha causa, meu propósito de vida e espero cumprir com magnitude essa missão de trabalhar pelo crescimento e desenvolvimento dessas pessoas, considerando suas necessidades e anseios” declara Arionildes.

Segundo a Presidente da Apae de São Luís, os desafios para as mulheres com deficiência são ainda maiores que os das demais:

“Em pleno século XXI as mulheres de modo geral ainda são desvalorizadas e discriminadas em muitos sentidos, e mais ainda quando se trata de alguém com deficiência. Precisamos combater por exemplo o capacitismo, que consiste na desvalorização ou desqualificação desse público, com base no preconceito e em crenças equivocadas, que consideram a deficiência como um estado inferior do ser humano. Diferentes e limitadas sim, mas não incapazes. A mulher com deficiência precisa ser valorizada por suas inúmeras habilidades, e não ser resumida à deficiência que possui” defende Arionildes Silva.

Além da discriminação no mercado de trabalho; outro grave problema das mulheres com deficiência é a questão do Infantilismo presente em muitas famílias. Os familiares às vezes tendem a proteger demais uma filha com deficiência, deixando de dar mais oportunidades de estudo ou trabalho, por medo das reações adversas da sociedade.

Portanto, nada melhor que a representatividade real de uma pessoa com deficiência para defender de maneira mais eficaz seus direitos e lutas, sabendo exatamente quais são as dores, os limites e os preconceitos evolvidos. Essa representatividade real é a síntese do Programa de Autodefensoria da rede das APAES; em defesa da valorização da diversidade e da promoção da dignidade das crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla.

Através desse Programa, a pessoa com deficiência intelectual é incentivada a gerenciar sua própria vida cotidiana, na medida de suas possibilidades. É importante que ela faça suas próprias opções para o atendimento de suas necessidades individuais e a ampliação de suas possibilidades existenciais, na medida em que lhe são proporcionados suportes e condições adequadas de aprendizagem, nos mais diversos campos.

A Autodefensoria no movimento Apaeano vem se estruturando na medida em que as APAES abrem espaço para a participação direta de seus alunos nas tomadas de decisão; motivando-os a se manifestarem sobre determinados assuntos de interesse dos demais colegas e sobre a temática da pessoa com deficiência intelectual e múltipla nas políticas sociais. Para tal, representantes do sexo masculino e do sexo feminino são eleitos pelos seus colegas para o cargo de Autodefensores. Nesse cargo voluntário, eles têm assento, voz e presença assegurada em todos os eventos oficiais promovidos pelas respectivas instâncias nas APAEs: locais, estaduais e nacional.

Na APAE São Luís são os alunos da Escola Eney Santana e os demais assistidos pela Associação que vão às urnas para escolher os seus representantes. Os eleitores fazem jus ao lema da Autodefensoria que é “Nada por eles sem eles”.

E na última eleição para esse cargo, Joseana Pereira Assunção Cajueiro foi eleita pelos colegas como a Autodefensora Titular, tendo como suplente a colega Maria Regina Portugal Naiva; ambas com deficiência intelectual. Além de ativistas, elas são bastante produtivas. Após o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Inserção e Acompanhamento da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (SIAP) da Apae de São Luís; Joseana e Maria Regina são atuantes no mercado de trabalho. Joseana é auxiliar administrativo na Escola Eney Santana e Maria Regina é atendente em uma rede de Fast Food em São Luís. Elas são exemplos de mulheres que estão vencendo os preconceitos e ocupando seus espaços na sociedade.

Atualmente com 41 anos, Joseana é natural de Colinas e veio para São Luís para morar com a avó, em busca de mais oportunidades para se desenvolver. Ela sofreu uma queda ainda bebê, o que provocou sequelas neurológicas e a deficiência intelectual. Mas sempre contando com o apoio da família, entrou na Apae de São Luís ainda criança e lá conseguiu estudar e se desenvolver. Ao longo dos anos, Joseana terminou o Ensino Médio e foi também conquistando autonomia. Com a morte da avó, hoje mora sozinha no bairro Nova Aurora, onde leva uma vida plena e feliz.

Ela divide o tempo entre várias atividades que ama fazer: O trabalho na Escola Eney Santana; os treinos de handeball (ela é atleta da modalidade, viaja para competir e coleciona várias medalhas em Olimpíadas e Jogos com o time apaeano) e as funções como Autodefensora voluntária, eleita pela segunda vez. Quando está em casa ama cozinhar, e garante que faz bonito na gastronomia. Para todas as mulheres com deficiência, o recado de Joseana é claro:

“Acreditem em vocês mesmas. Sejam guerreiras, batalhem para conquistar seu espaço. Sejam persistentes e nunca desistam de seus sonhos” conclama Joseana.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima