CAPS AD e IFMA realizam aula pratica do curso técnico de eletrotécnica para seus pacientes

Mais uma nova turma de curso técnico de eletrotécnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) para pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), teve início as aulas práticas ontem. 15 alunos em tratamento para dependência química que serão beneficiados. O curso terá duração de 8 semanas com aulas teóricas e práticas dentro de laboratório. Coma capacitação os pacientes terão condições  de se reinserir no mercado de trabalho.

“Início das aulas práticas de curso profissionalizante de eletricidade, 15 pacientes em plena sexta-feira abençoada de Carnaval. Optaram em aprender. aA drogas vão ficando para traz e as ruas também, assim será durante todo período de festas”, destacou o Dr. Marcelo Costa, diretor geral do CAPS AD Estadual.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea. 

    

Diretor geral do CAPS AD Estadual, Dr. Marcelo Costa dá dicas importantes para o Carnaval

O diretor geral do CAPS AD Estadual, Dr. Marcelo Costa, da dicas importantes para o Carnaval, para não adoecer neste carnaval pelo abuso de álcool e outras drogas:
-Evite ingerir bebida alcoólica sem se alimentar

  • alimentação e hidratação deve se dar antes , durante e depois do uso do álcool
  • alimentação deve ser leve , frutas e grelhados , evitar frituras e comidas gordurosas
    -dar espaço entre um copo é outro , para q o organismo possa eliminar o excesso de álcool
  • jamais dirigir fazendo uso do álcool
  • respeitar as mulheres “ não é não “ sem consentimento não tem clima
  • se abusou !! No outro dia se alimente de maneira leve e evite a auto medicação, analgésicos só agravam funcionamento do fígado, e sistema gastrointestinal

“Início das aulas práticas de curso profissionalizante de eletricidade, 15 pacientes em plena sexta-feira abençoada de carnaval, optaram em aprender , as drogas vão ficando para traz e as ruas também, assim será durante todo período de festas”, disse o Dr. Marcelo Costa, diretor geral do CAPS AD Estadual.

Projeto Educação e Esporte beneficia 60 jovens com atividades no Cohatrac

Sexta edição do Projeto Educação e Esporte completou um mês de atividades. (Divulgação)

O Projeto Educação e Esporte – Escolinha de Futebol, que conta com os patrocínios da Potiguar e das Drogarias Globo por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, completou um mês de atividades em sua sexta edição. Ao todo, 60 meninos entre 8 e 14 anos estão sendo beneficiados pela iniciativa, com aulas de reforço escolar e treinos de futebol de campo na Associação dos Veteranos da Caixa d’Água do Cohatrac, em São Luís.

Com caráter social, o Projeto Educação e Esporte foi idealizado para aliar o estudo e a prática do futebol à vida de crianças de São Luís. Nas edições anteriores, o projeto foi desenvolvido no bairro Vila Conceição, na região do Altos do Calhau.

Na abertura da sexta edição do Projeto Educação e Esporte, ocorrida em janeiro, os alunos da escolinha receberam kits com uniforme completo (camisa, calção e meião), chuteiras, bolsas, caneleiras, squeeze e agenda escolar para participação nas atividades semanais.

“É uma alegria muito grande ver o sucesso de mais uma edição do Projeto Educação e Esporte. Completamos um mês de atividades no Cohatrac com uma ótima participação dos alunos e de suas famílias, que entendem a importância dessa iniciativa no desenvolvimento de uma sociedade melhor para todos, por meio do futebol e das atividades educacionais. Fica o nosso agradecimento ao governo do Estado, à Potiguar e às Drogarias Globo por nos apoiarem em todas as ações da escolinha”, disse Kléber Muniz, coordenador do Projeto Educação e Esporte.

Projeto Educação e Esporte

Em execução desde 2016, o Projeto Educação e Esporte já atendeu mais de 300 crianças. O grande diferencial dessa iniciativa é justamente conseguir levar educação e esporte para as crianças. A dinâmica do projeto é bem simples: semanalmente, as crianças participam dos treinos de futebol acompanhados por profissionais de educação física. Paralelamente ao trabalho desenvolvido em campo, a garotada recebe acompanhamento educacional, com aulas que servem como uma espécie de reforço escolar.

Vale destacar que, nos dias dos treinos, os meninos do projeto recebem acompanhamento de uma pedagoga e de profissionais de educação física. Além disso, eles ainda participam de um lanche coletivo.

Uma história inspiradora para celebrar o Dia do Esportista (19) nesse domingo de carnaval

O corredor Robson Fergusson dos Santos, na foto com o irmão Alexandre que o ajudou a voltar a correr após a deficiência visual parcial

Nesse domingo de carnaval também se comemora no Brasil, desde 1993 quando a data foi criada pela Lei Zico, o Dia do Esportista (19.02). O objetivo é promover uma maior conscientização na população sobre a importância para a saúde da prática regular de esportes nas mais diversas modalidades.

Mas as vantagens de praticar um esporte vão muito além da saúde, e influenciam positivamente na vida pessoal e profissional. É que com o esporte, desenvolve-se habilidades diversas e muito produtivas, tais como: Trabalho em equipe, concentração e foco, disciplina, equilíbrio emocional, planejamento para alcançar metas e resiliência.

E para quem acha difícil começar ou manter o hábito da prática esportiva, a história de Robson Fergusson Borges dos Santos é inspiradora, uma prova do quanto o esporte é importante na vida.

O analista financeiro da Fribal Alexandro Alves de Oliveira, que começou a correr influenciado por Robson, na foto com ele durante uma competição que participaram juntos

Ele é paraense mas radicado em São Luís há muitos anos. Atualmente com 42 anos de idade, é casado e pai de dois filhos adultos. Profissional da área de logística, Robson trabalha como comprador no Grupo Fribal. Ele revela que desde muito jovem praticava esportes como futebol, basquete e vôlei.

“Sou da década de 80 na qual se praticava muitas modalidades. Mas dentre todas, sempre gostei muito de futebol, era meu esporte favorito e praticava muito. Foi então que comecei a praticar também a corrida de rua, com o intuito de melhor meu condicionamento físico para uma melhor performance no futebol. Só que tomei gosto pela corrida até se tonar um hábito” conta Robson.

Mas um acontecimento grave e marcante acabou afastando Robson temporariamente dos esportes. Aos 28 anos ele sofreu um sério descolamento de retina, e acabou ficando com baixa visão. Ele conta que não foi fácil adaptar-se à nova realidade da deficiência visual parcial. Foi preciso ir aos poucos, voltando a realizar tarefas simples, mas que se tornaram um verdadeiro exercício de superação, incluindo a corrida.

“Devido à deficiência visual eu tinha medo de correr e acabei parando. Até que meu irmão mais novo Alexandre Borges dos Santos, que também é corredor, me convidou um dia para correr com ele em 2018. Eu fui bem receoso, mas encorajado pela ajuda dele, concordei em tentar. Aos poucos e respeitando meus limites, voltei a praticar a corrida. No começo só corria acompanhado, até que fui ganhando confiança e reaprendi a correr sozinho também. Prefiro correr na praça perto de casa onde conheço bem o trajeto, assim como na Litorânea e nos Parques do Rangedor e Itapiracó que têm bons circuitos” relembrou Robson.

O Vice – Presidente da Fribal Gustavo de Oliveira (centro), é maratonista e sempre incentiva Robson a participar de competições. Na fato eles comemoram com amigos as medalhas conquistadas na prova

Antes da deficiência visual ele corria todos os dias. Atualmente, intercala as corridas com a prática da musculação que faz todas as noites. Assim, a rotina de corridas agora se resume a trajetos de 5 Km, 3 vezes por semana, de manhã bem cedo antes do trabalho; e nos finais de semana,  quando gosta de correr na Av. Litorânea. E para Robson a corrida além de aliviar o stress, trouxe outros benefícios:

“Me sinto muito melhor correndo, pois além do bom condicionamento físico, a corrida me proporciona mais foco, e melhorou também a minha concentração no trabalho. Sem falar no aspecto motivacional que a superação traz. Hoje estou motivando, e mesmo respeitando meus limites, já sonho em correr uma meia maratona, estou me preparando para isso. O esporte te traz novos sonhos e isso é o que nos move na vida, por isso recomendo a todos serem esportistas” declara Robson.

O exemplo de garra e superação de Robson acabou contagiando seus colegas de trabalho no Grupo Fribal. A empresa já patrocina atletas profissionais e projetos esportivos, o que também acaba influenciando positivamente seus colaboradores. O Vice – Presidente da empresa, Gustavo de Oliveira também é corredor e maratonista, e sempre apoia Robson com as inscrições dele em provas do circuito Trackfield de Corridas. Outro colega, o analista de dados da área financeira da Fribal Alexandro Alves de Oliveira começou a correr com Robson, e incentivado por ele, não parou mais. Hoje disputam algumas provas juntos e são propagadores dos benefícios da corrida.

Desde que voltou às corridas em 2018, Robson já disputou provas em trajetos de 5km, 10km, 12km e 15km. Ele conta que não compete para vencer e chegar nas primeiras colocações, mas como forma de melhorar seu desempenho.

“Respeito meus limites e quando disputo provas foco em melhorar meu tempo, mas sem forçar. A minha competição é pessoal, comigo mesmo. E tenho vencido muitos limites, sempre saio mais forte de cada prova e me sinto sim um campeão por tudo o que já consegui superar” revela emocionado Robson.

Artistas maranhenses são homenageados em Olinda

Bonecos gigantes de Nosly, César Nascimento, Zeca Baleiro e Djalma Chaves desfilam na folia pernambucana deste Carnaval 2023

O Carnaval de Pernambuco está entre os mais famosos do Nordeste, especialmente, na cidade de Olinda, onde todos os olhos, de conterrâneos e turistas, se voltam para lá pela atmosfera festiva e o propósito de se valorizar a tradição da cultura popular, todos os ritmos, cores e personagens dessa genuína folia momesca. 

Entre vários grupos de maracatu de baque virado, baque solto, afoxés, coco, samba reggae, capoeira, frevo, caboclinhos, troças e blocos carnavalescos com seus peculiares bonecos gigantes, está o Bloco Se Me Der Eu Como, fundado em 2017, pelo cantor e compositor maranhense Nosly. Este ano, o bloco leva pelos quatro cantos de Olinda, uma homenagem especial aos artistas do Maranhão, além do próprio boneco de Nosly, foi feita a criação dos bonecos “Coreirão” César Nascimento, Zeca Baleiro e Djalma Chaves, uma obra do artista carnavalesco André Vasconcelos, Presidente da Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda.

O quarteto maranhense de Bonecos Gigantes do Carnaval de Olinda vai arrastar a multidão neste sábado, 18, a partir das 10h da manhã, quando ocorre a concentração do Bloco Se Me Der Eu Como, na Rua do Bonfim. O cortejo sairá ao meio-dia.

César Nascimento, que fez uma passagem no pré-carnaval de São Luís na ocasião do Crioula Festival, partiu da Ilha direto para Olinda, ao lado da esposa Renata Gaspar. “No sudeste, a turma me chama de coreiro, por conta dessa minha ligação com o tambor de crioula, e a nossa cultura popular como um todo, que reflete muito nas músicas que componho e no jeito que toco meu violão, daí veio a ideia do Coreirão. Estou muito feliz com essa homenagem”, disse César. O boneco recebeu ainda uma alusão especial à Ilha Magnética, tendo a vestimenta pintada pelo artista plástico e cantor Betto Pereira. A saber, Ilha Magnética é uma icônica composição de autoria de César Nascimento, sancionada Bem Cultural e Imaterial do Maranhão. 

Folia com Responsabilidade Social – O Bloco Se Me Der Eu Como tem caráter filantrópico. O valor das camisetas vendidas é convertido em cestas básicas para doação a quem precisa. o slogan da brincadeira é “Pedir eu não peço. Mas, Se Me Der Eu Como!”.

SERVIÇO:

CARNAVAL DE OLINDA (PE)

BLOCO SE ME DER EU COMO 

DIA 18 DE FEVEREIRO, SÁBADO, 10H, NA RUA DO BONFIM.

MAIS INFORMAÇÕES: https://www.instagram.com/semedereucomoblococarnavalesco/

Elo de segurança: fiscal de pátio é fundamental para êxito nas operações aeroportuárias

Além do balizamento de aeronaves, profissional desempenha funções como de orientação aos passageiros, condutores de veículos e de equipamentos

Joaquim Barbosa, Fabrício dos Santos, Elida Shayran, Dara Santos, Dilcilene Munis e Cleiton Carlos, fiscais de pátio do Aeroporto de São Luís. Foto: CCR Aeroportos

São Luís, 17 de fevereiro de 2023 – Para que tudo saia conforme planejado em uma operação aeroportuária, é necessário que haja orientação e zelo, tanto pela segurança do passageiro quanto do transporte aéreo. Não à toa, existe um profissional capacitado e específico para essa tarefa, com o qual muitos já se depararam antes de voarem rumo aos seus destinos, sendo por ele orientados a se manterem em traçado indicado para embarque na aeronave, por exemplo. Esse profissional, de olhar minucioso, é o Fiscal de Pátio, cuja importância é celebrada neste sábado, 18 de fevereiro.

No Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), administrado pela CCR Aeroportos, a função é exercida com amor e muita dedicação por uma equipe de mulheres e homens, sempre preparados para todos os desafios que exigem a função, seja o principal deles balizar um avião ou mesmo controlar o tráfego e estacionamento de aeronaves, veículos e equipamentos no pátio, fiscalizar as operações de abastecimento e retirada de resíduos, controlar o movimento de voos não regulares e imprevistos, e inspecionar pátio e pista.

Há mais de 30 anos como fiscal de pátio do aeroporto da capital maranhense, Joaquim Barbosa, 59, se orgulha ao destacar suas responsabilidades e não esconde a emoção quando fala de suas conquistas na profissão. “Ser fiscal de pátio é algo importantíssimo na rotina do aeroporto. Somos profissionais da linha de frente, que trabalham com dinâmica e eficiência. A nossa responsabilidade é muito grande para a aviação, porque evitamos ocorrências, recebemos as aeronaves nos lugares corretos e na hora certa, sempre atentos à operação completa em solo, priorizando a segurança”.

“Construí minha vida, minha família nessa profissão que tanto amo e que me emociona. Sinto uma alegria profunda por trabalhar com o que trabalho, por cuidar de pessoas e conectá-las às suas famílias. Me sinto realizado com os desafios que me são propostos, como quando tenho de realizar a preparação da pista para receber as aeronaves em pouso e decolagem. Não há nada mais satisfatório que poder dizer ‘pista livre e liberada para operação’”, conclui.

Joaquim Barbosa, fiscal de pátio do Aeroporto de São Luís, em operação de balizamento. Foto: CCR Aeroportos

Como se tornar um fiscal de pátio

Para ser um fiscal de pátio no Aeroporto Internacional de São Luís é necessário que o interessado faça um curso voltado para a área. Na CCR Aeroportos, os profissionais contratados têm acesso a cursos de qualificação. Quando selecionados para uma vaga, os candidatos passam por prova teórica e prática para terem suas aptidões avaliadas. Vagas podem ser encontradas aqui!

Sobre a CCR Aeroportos | A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos – https://www.ccraeroportos.com.br/

Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz alerta para doenças típicas do período chuvoso

Plínio Tuzzolo, Diretor Geral da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz e a Coord. Administrativa Thalyta Fernandes alertam a população para os perigos das águas das chuvas e suas contaminações

O período atual é de muitas chuvas em todo o Maranhão, e para muitas crianças e até adultos brincar com a água das chuvas é um prazer, mas que traz riscos sérios à saúde. É que nem todos sabem dos riscos que as águas das chuvas oferecem e quais as principais doenças que podem aumentar nesse período chuvoso.

O alerta vem do corpo médico da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz, unidade voltada para p atendimento exclusivo dos servidores estaduais contribuintes do FUNBEN / Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão. Segundo os especialistas, as fortes chuvas podem influenciar no aumento dos riscos de se contrair doenças graves como Leptospirose, Dengue e Hepatite A. É que por falta de informação e de maiores cuidados, muitas pessoas expõem a pele ao contato das águas oriundas das chuvas, em locais como poças d´água ou valas; sem saber que correm o risco de contrair doenças infecto contagiosas como as mencionadas.  

Muitos desconhecem o fato de que bactérias e vírus se concentram em locais com enchentes, valas de esgoto, locais onde rios transbordam e áreas de alagamentos em geral. Como forma de prevenção, o ideal é proteger a pele e as mãos, e usar calçados fechados e impermeáveis; além de evitar focos de água parada, eliminando a água que fica em pratos de jarros, pneus e outras superfícies que possam conter águas das chuvas. É importante também evitar pisar em valas e não deixar crianças brincarem em poças d´água.

Os principais sintomas da Hepatite A são dores nos músculos e nas articulações; náusea ou vômito, cansaço e perda de apetite. Já a dengue tem como sintomas dores abdominais, presença de manchas vermelhas na pele, febre alta, dor de cabeça e indisposição. E a Leptospirose é uma doença que tem como principal agente transmissor o rato. O contágio acontece quando a pele entra em contato com a urina do rato, comum em águas de enchentes, valas e poças. Entre os sintomas da doença estão olhos amarelados, febre alta, diarreia, náusea e dores nas articulações. Vale lembrar que a Leptospirose tem alto índice de mortalidade.

Para evitar essas doenças o melhor portanto é manter-se bem longe das águas das chuvas, tomando as devidas precauções. Mas em caso de algum sintoma, o indicado é procurar urgentemente um serviço de saúde o quanto antes, para diagnóstico e tratamento imediatos.   

Os servidores estaduais usuários do Funben podem contar com a Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz; localizada no Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão, bairro Maranhão Novo. Lá podem ser feitos exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia; consultas em diversas especialidades e exames de análises clínicas.

A unidade segue o novo modelo do Governo do Maranhão via SEGEP, que descentraliza os serviços médicos e de assistência de saúde de alta qualidade realizados, eliminando a antiga necessidade de se deslocar até a capital maranhense para a realização de consultas e exames médicos, além de exames laboratoriais realizados pelo Lacmar, que possui um dos mais modernos parques tecnológicos de todo o país.

AGENDA DO QUINTAL LAGOA PARA O CARNAVAL

A partir deste sábado, 18, a folia momesca tomará conta do Quintal Lagoa. O único gastrobar com essência de boteco da Lagoa da Jansen está com uma programação especial e recebe grandes atrações que prometem deixar ninguém parado!  

A Casa abre a partir das 18h e agitarão o público: o cantor Neife Nahmias, Rebeca Fernandes, DJ Karley e os grupos Samba de Reis, Pagode do Ivan e Vamu di Samba. O Carnaval no Quintal vai até o dia 20 de fevereiro (segunda-feira) e as reservas podem ser feitas no telefone 98 99230-6994. 

Vale destacar que, além de muita música boa, o Quintal Lagoa oferece ambientes aconchegante e seguros e tem muito petisco de boteco, cerveja gelada e drinks especiais! 

Sobre o Quintal Lagoa  

O Quintal Lagoa, localizado na Lagoa da Jansen, proporciona aos clientes a atmosfera de boteco com ambiente amplo, atendimento personalizado e palco para receber expoentes do samba e artistas locais da nova geração. O estabelecimento funciona de quarta a sábado, das 18h às 2h. Entre quarta-feira e sexta feira, a casa oferece happy hour com preços promocionais de cervejas, caipifrutas e petiscos das 18h às 20h.   

Fevereiro Laranja conscientiza população sobre Leucemias

Dra. Elda Noronha, Assessora Científica do Laboratório Lacmar, alerta para a importância do exame hemograma para a detecção precoce de leucemias

Laboratório Lacmar alerta que exame hemograma é determinante para a o diagnóstico precoce e tratamento da doença

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer / INCA a leucemia é o sexto tipo de câncer mais frequente entre homens na região nordeste, e o nono entre mulheres na mesma região. O instituto prevê ainda que cerca de 11 mil pessoas possam vir a ser diagnosticadas no Brasil com essa doença até 2025.

Elda Noronha, Pós-Doutora em Atenção ao Câncer e Assessora Científica do Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão / Lacmar explica o risco de se confundir a leucemia com outras doenças e, assim, retardar o diagnóstico, levando o paciente a uma situação quase irreversível:

“A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células do sangue, cuja principal característica é acumular células doentes na medula óssea, substituindo as células sanguíneas saudáveis. Os sintomas iniciais da leucemia podem ser facilmente confundidos com sintomas de outras doenças, como febre, fraqueza, dores nas articulações, e com isso há o risco de se retardar o diagnóstico. E consequente, o tratamento desse câncer, que em muitos casos se instala de forma discreta”, destaca Elda Noronha, que recomenda a realização do hemograma completo de três em três meses, de forma preventiva.

O alerta é que alguns sinais devem ser observados com atenção: Fadiga persistente, febre, sudorese noturna, perda de peso sem motivo aparente, dores nos ossos e nas articulações, além de sangramentos e hematomas frequentes.

Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade /SIM a Leucemia Aguda é o tipo de câncer mais incidente na infância e no Brasil, esse tipo de câncer ficou na oitava posição entre as causas de óbito de crianças na faixa etária de 0 a 4 anos e a principal causa de mortalidade entre o público de 5 a 19 anos de idade. Em países desenvolvidos, a taxa de cura desse tipo de câncer entre crianças e adolescentes supera os 80%, e para isso a detecção e o tratamento precoces da leucemia são determinantes.

A row of human blood samples in a medical laboratory ready to be tested. healthcare background 3D illustration.

O diagnóstico precoce da leucemia é fundamental para o sucesso do tratamento, uma vez que esse é um câncer que pode se espalhar rapidamente e comprometer o funcionamento do sistema imunológico. Por isso a importância de realizar exames periódicos. E o principal exame para o diagnóstico de leucemia é o hemograma.

A detecção precoce desse câncer é portanto, fundamental para identificar a doença em fases mais iniciais e obter maiores chance de sucesso no tratamento. A confirmação do diagnóstico é feita por exames mais especializados como mielograma, imunofenotipagem e testes de biologia molecular.

A Dra. Elda Noronha coordenou recentemente para o Laboratório Lacmar a pesquisa “Perfil de doenças onco-hematológicas triadas por hemograma, em pacientes atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H)”. Esse estudo comprova, entre outras realidades, a importância do exame de hemograma na triagem, de forma a acelerar o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento de doenças como leucemias, a partir de exames realizados nas UPAs sob a gestão do Sistema Único de Saúde  / SUS.

O Grande Encontro: Flávia Bittencourt e Vanessa da Mata no carnaval da Ilha

Flávia Bittencourt comanda o Bittencá & Acolá com Vanessa da Mata; com participações especiais de Beto Ehonge e da performer Adriane Bom Bom

Apresentação do Bloco Bittencá & Acolá será na terça – feira (21.02) às 21h na Av. Beira Mar

Sob o comando de Flávia Bittencourt o Bloco de Carnaval Bittencá & Acolá, patrocinado pelo Grupo Mateus via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, promete arrastar uma multidão de foliões nessa terça – feira de carnaval (21.02) na Av. Beira Mar às 21h; com produção executiva de José Pinto.

Como convidada mais que especial o bloco terá a cantora Vanessa da Mata, que vai repetir a icônica apresentação que fez junto com Flávia Bitencourt no mesmo bloco em 2018. As cantoras vão interpretar seus respectivos sucessos, além de músicas icônicas do repertório carnavalesco para todos dançarem muito.

E tem participações especiais também da drag e performer Adriane Bom Bom e do cantor Beto Ehong, que vai cantar a música “Na Fita”. Segundo a anfitriã Flávia Bittencourt tudo foi planejado com o maior profissionalismo, para que o público tenha uma experiência única de música, de alegria e de comunhão artística a exemplo das edições anteriores do bloco:

“Preparamos com muito carinho e profissionalismo o retorno do Bittencá & Acolá às ruas, após a pausa imposta pela pandemia. Estávamos com muita saudade dessa energia linda que desfrutamos com o público já cativo do bloco. E convocamos um time maravilhoso para somar conosco. Na direção musical e guitarra teremos o João Simas; e essa banda incrível com Thierry Castelo (bateria); Davi Oliveira (baixo); Jessé Fonseca (teclado); Gabriel Oliveira (trompete); Dark Brandão (percussão); Sarah Byancci (saxofone); Jadi Seguins (trombone); Kátia e Kekel Espíndola (backing vocal) a participação do Maurício Pacheco (guitarra). Nosso repertório vem super dançante para que todos possam cantar e pular junto, com clássicos dos anos 90, sucessos do Jorge Bem Jor, hits da música baiana, as nossas marchinhas carnavalescas e sucessos meus e da Vanessa em ritmo de carnaval” adianta ela.

Vale ressaltar que Flávia Bittencourt está em uma grande fase de sua bem construída carreira. A cantora, compositora e musicista é também uma intérprete surpreendente e de múltiplas possibilidades musicais; que não ousa inovar, e sempre mergulha fundo em sua arte e em suas verdades artísticas. Ela coloca muita personalidade em cada canção que interpreta. Em suas músicas autorais fala de amor, dores, superação e alegria. Seu mais recente trabalho – sucesso de crítica e de público – foi o álbum e show Volitar. Com repertório leve, dançante e esvoaçante, como sugere o título, com músicas inéditas e autorais como Volitar; Sigo Meu Destino; Com Alegria; Vamo Chamegar; Coco e Qual a Razão?; além de canções cedidas por Carlinhos Brown, como Escavucando o Nada; Rei Gonzaga; Chega João e Desfrutemos do Forró. Como intérprete Flávia vai da MPB ao forró, do xote ao rock, do São João ao Carnaval, sempre colocando sua voz como um instrumento de emoção para seu público.

Vanessa da Mata, que vai lançar em março o álbum “Vem Doce”, se apresenta pela segunda vez no bloco Bittencá & Acolá

Já o bloco Bittencá & Acolá surgiu em 2018, quando em uma conversa com amigos, a cantora teve a ideia de criar um bloco para defender causas importantes como a liberdade, a diversidade e respeito aos gêneros, para protestar contra o racismo e as violências, tendo a música como ferramenta de conscientização social. Além da apresentação de Flávia Bittencourt, o bloco já teve participações de artistas convidados, como Beto Pereira, Maria Gadú, Vanessa da Mata, Baré de Caso, Mariana Aidar e Jaloo. As apresentações acontecem dentro do roteiro oficial do carnaval do Governo do Estado. Esse ano, que será a quarta edição, que promete ser ainda mais especial por ser o reencontro com o público após a pausa forçada da pandemia.

E a convidada Vanessa da Mata volta a São Luís com uma bagagem ainda maior de sucessos. A cantora mato-grossense tem uma rica e premiada produção musical. O início efetivo da carreira solo aconteceu em 2002, quando lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Vanessa da Mata”, com produção de Liminha, Jaques Morelenbaum, Luiz Brasil, Dadi e do sempre presente Kassin. Os destaques ficaram por conta de “Nossa Canção”, trilha sonora da novela “Celebridade”, “Não Me Deixe Só”, que estourou nas pistas com o remix de Ramilson Maia, e “Onde Ir”, da novela “Esperança”. Em 2004 ela lançou outro trabalho que recebeu ótimas críticas e faz crescer ainda mais sua legião de seguidores. “Essa Boneca Tem Manual”, produzido por Liminha, com o mega hit “Ai ai ai…”, que em 20206 foi a música nacional mais executada nas rádios.

A ótima vendagem do álbum “Essa Boneca Tem Manual” rendeu um Disco de Platina à cantora; que conquistou ainda o Prêmio Multishow de Melhor Música com “Ai, Ai, Ai”. O terceiro álbum de Vanessa da Mata foi lançado em 2007: “Sim”. Produzido por Kassin e Mario Caldato, o CD teve cinco faixas gravadas na Jamaica com a participação dos ícones locais Sly & Robbie. A grande parceria foi o astro americano Ben Harper, com quem Vanessa dividiu os vocais na canção “Boa Sorte/Good Luck”, sucesso absoluto nas rádios, sendo a mais tocada do ano no Brasil e Portugal, e umas das mais tocadas na Europa.

Vanessa ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro, com “Sim”, além da indicação para Melhor Canção Brasileira com “Acode”. Ela já levou ainda o Prêmio Multishow de Melhor Música com “Boa Sorte/Good Luck” e com “Amado”. Em 2019, se aventurou pela primeira vez como produtora musical em “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina”, sétimo álbum de estúdio, o mais autoral de todos e um dos mais aclamados discos da carreira. O primeiro single “Só Você e Eu” dava o tom do que o disco seria por inteiro: Um apanhado de histórias sobre a vida e o amor. No total, Vanessa tem 7 álbuns gravados em estúdio e mais 2 ao vivo; além de colecionar prêmios e muitos sucessos cantados em todo o Brasil.

Durante a pandemia realizou diversas lives solidárias; em setembro de 2020, Vanessa da Mata e Seu Jorge fizeram uma live no YouTube do Teatro Bradesco. Ela não para de compor e cantar. Vanessa encerrou o ano de 2022 com o primeiro single de seu próximo álbum. A primeira música “Vem Doce”. “Foice” foi o segundo single do projeto, que chegou às plataformas musicais em janeiro desse ano. Inteiramente composta e produzida por Vanessa, a faixa também conta com Jaques Morelenbaum no violoncelo. A cantora fez mais, uniu sua potente voz ao forró na terceira música desse novo álbum. Ela disponibilizou duas versões da faixa “Comentário a respeito de John”, um clássico de Belchior; agora gravada com uma com participação do cantor “piseiro” João Gomes e a outra somente com seus vocais. Essa regravação chegou acompanhada de um videoclipe, já disponível nas plataformas musicais. O próximo álbum de Vanessa Mata  “Vem Doce” terá 15 faixas inéditas e tem lançamento previsto para o próximo oito de março, Dia Internacional da Mulher.

Mas bem antes disso, aqui na apresentação do Bloco Bittencá & Acolá o público maranhense já vai ter um gostinho e tanto de Vanessa da Mata, que promete entregar tudo – dos hits antigos e que nunca saem de moda às novas músicas, além de passear por clássicos do carnaval na apresentação conjunta com Flávia Bittencourt. Nem precisa dizer que é imperdível…. O Bloco é aberto ao público e gratuito, portanto é só agendar e se jogar no Bittencá & Acolá, nessa terça – feira de carnaval, para encerrar a folia na Ilha com muita alegria e música não de boa, mas de excelente qualidade.

FICHA TÉCNICA / BLOCO BITTENCÁ E ACOLÁ

Cantores: Flávia Bittencourt, Vanessa da Mata e Beto Ehonge

Co-produção – Hebe Rodrigues, Quilana Viégas e Klycia Paiva

Produção Técnica – Jorge Bavu

Técnico de áudio – Cid Campelo

Maquiagem e Cabelo – Luiz Paula

Figurino – Desalinho

Designer – Guilherme Cerveira

Assessoria de Imprensa – Intermídia Comunicação Integrada (Adriana e Danielle Vieira)

Mídias Sociais – Casa3 Comunicação

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima