O Dia do Atleta Profissional é celebrado em 10 de fevereiro, uma data que busca valorizar tudo o que existe por trás daqueles que se dedicam de forma profissional e obstinada a uma determinada modalidade esportiva: Garra, determinação, foco, persistência e superação por anos na busca dos melhores resultados.
Um exemplo desse perfil é a kitesurfista Socorro Reis. Ela que é conhecida como “a rainha dos mares” começou praticando o kite surf nas praias de São Luís como forma de aliviar o stress da vida profissional na área de saúde. Mas foi tomando gosto pelo esporte, se destacando em competições até perceber que seu propósito maior era se tornar uma profissional na modalidade Hydrofoil Pro. E para tal, além de dedicar-se a uma maior rotina de treinos, era necessário também viajar para competir em diversas provas nacionais e internacionais, para poder pontuar em sua categoria; e assim viabilizar o sonho de tentar uma vaga para participar da Olimpíada de Paris 2024; a primeira edição a ter o kitesurf como modalidade olímpica. Um sonho caro, mas que foi possível graças ao patrocínio da Fribal, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Com esse apoio ela tem treinado com afinco e participado de um calendário de provas, com o objetivo de ranquear pontos para brigar pela vaga olípica.
Vale lembrar que Socorro Reis já abriu o ano de 2023 com novas conquistas. Ela participou da prova Clearwater US Open nos Estados Unidos, terminando em segundo lugar das Américas e em 9ª colocação geral. E assim, de mar em mar, a kitesurfista vai vencendo o vento e as ondas para levar o Maranhão e o Brasil cada vez mais longe no Hydrofoil Pro.