Equatorial Maranhão realiza inspeções de segurança nos barracões das escolas de samba nesta segunda-feira (13)

A Equatorial Maranhão realiza nesta segunda-feira (13), das 14h às 18h, inspeções de segurança nos barracões das Escolas de Samba de São Luís, como parte das suas ações preventivas de segurança para o período carnavalesco.

Objetivo – As visitas acontecem para reforçar as orientações de segurança, tirar dúvidas e verificar possíveis situações que possam oferecer riscos de acidentes com a rede elétrica, para que sejam ajustadas e não haja intercorrências durante o carnaval.

Visitas – Os barracões das 10 escolas de samba serão visitados por duas equipes de segurança. As escolas Unidos de Fátima, Terrestre do Samba, Mocidade da Cohab, Turma do Quinto, Turma da Mangueira serão inspecionadas pelo Técnico de Segurança Carlos Prazeres; e as escolas Favela do Samba, Flor do Samba, Império Serrano, Túnel do Sacavém e Marambaia, serão visitadas pelo Técnico de Segurança Johnathan Taveira.

Inspeções –  Os técnicos avaliam aspectos como a altura dos carros alegóricos e trios elétricos e orientam a importância de serem deslocados desmontados para o local do desfile, além de ter altura máxima de até 4,5 metros e a distância de segurança a ser mantida com relação a rede de energia elétrica.


Ações como essas minimizam a possibilidade de acidentes durante o período de carnaval e reforçam a necessidade de ter cuidado com a rede elétrica.

SERVIÇO:

O QUE: Visitas Técnicas de Segurança Carnaval 2023

DATA: 13 de fevereiro (segunda-feira)

QUEM: Carlos Prazeres e Johnathan Taveira –  Técnicos de Segurança da Equatorial Maranhão

HORA: a partir das 8h30 – Manhã e Tarde.

Pesquisa da UEMA estuda como multiplicar mudas do abacaxi de Turiaçu em laboratório

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) estudam alternativas biológicas biotecnológicas que podem proporcionar melhorias na produção de mudas de abacaxi do município de Turiaçu em laboratório, para garantir qualidade genética e fitossanitária da planta, por meio da propagação in vitro.

A partir da pesquisa realizada pelo doutorando Givago Lopes Alves, com orientação dos professores Dr. Fabrício Oliveira Reis e Dra. Thais Roseli Corrêa, foi desenvolvido um protocolo de micropropagação para o abacaxi de Turiaçu.

“Nesse protocolo, escolhemos a planta com características fenotípicas mais adequadas. Retiramos uma gema lateral ou ápice da planta (explante), fizemos uma limpeza manual para desinfestação e depois inoculamos o explante no sistema in vitro. Após essa fase, é feita a multiplicação, na qual o pequeno explante, exposto a um meio de cultura específico (com balanço hormonal) e utilizando biorreatores de imersão temporária, torna-se possível propagar em várias outras plantas. Uma muda pode gerar até 20 explantes”, explica Givago Alves.

Segundo Givago Alves, no campo, um abacaxizeiro demanda muito tempo para se multiplicar em outras mudas. “Se fizermos um comparativo, uma planta leva cerca de um ano e seis meses no campo para gerar de 10 a 12 mudas. Já no cultivo in vitro, nesse mesmo período, é possível gerar aproximadamente 60 mil mudas por meio da clonagem do explante”, disse.

Para a professora Thais Corrêa, que é uma das coordenadoras do Laboratório de Cultura de Tecidos da UEMA, o protocolo proporciona plantas que podem ser livres de várias doenças, que são comuns nos abacaxizeiros em plantios convencionais, pois é realizado uma “seleção” e “limpeza” das plantas em processos de propagação em laboratório.

“Hoje é uma realidade no Brasil que os produtores adquiram mudas de plantas advindas de laboratórios, porque eles desejam propagar uma planta com sanidade e qualidade genética. Laboratórios comerciais com esse objetivo é uma realidade em muitos estados brasileiros, para diversas plantas, seja frutíferas, florestais ou ornamentais, e o Maranhão ainda é um dos estados que não apresenta laboratórios neste segmento, e nosso laboratório é pioneiro nessas pesquisas, e o primeiro a fazer esse tipo de trabalho com o abacaxizeiro de Turiaçu. Se há, aqui, o plantio comercial com mudas que vieram de laboratório, provavelmente foram adquiridas em outros estados”, comentou Thais Corrêa.

Além do protocolo de propagação, os pesquisadores trabalharam com a aclimatação das plantas no sistema ex vitro, ou seja, transferência das mudas para a casa de vegetação ou para o campo. Após o processo de adaptação no sistema ex vitro, as mudas podem ser cultivadas no campo novamente, e os frutos produzidos em escala comercial.

De acordo com Givago Alves, esse processo diminui a necessidade de insumos e pesticidas para tratar as plantas, pois as novas mudas estarão limpas e com qualidade superior. O protocolo pode servir como base para avanços em pesquisas relacionadas à biotecnologia do abacaxizeiro de Turiaçu. 

Projeto Craques do Amanhã completa quatro meses de atividades em São Luís

Projeto Craques do Amanhã conta com atividades de iniciação e treino de futebol. (Paulo de Tarso Jr / AP Assessoria)

Escolinha atende 80 crianças e adolescentes de forma gratuita no bairro Vicente Fialho

Após um curto recesso para as festas de fim de ano, o Projeto Craques do Amanhã, escolinha de futebol desenvolvida com os patrocínios do governo do Estado do Maranhão e do Grupo Audiolar via Lei de Incentivo ao Esporte, retomou as suas atividades no Campo do Verona, no bairro Vicente Fialho, em São Luís. A iniciativa, que está em sua primeira edição e completa quatro meses em fevereiro, atende, gratuitamente, 80 crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos, do sexo masculino e feminino, com atividades de iniciação e treinamento de futebol.

Os treinos do Craques do Amanhã ocorrem às terças e quintas, nos turnos matutino e vespertino, com os 80 alunos sendo divididos em quatro turmas. Para melhor execução das atividades da escolinha, foi criado um núcleo de desenvolvimento, com um gestor-coordenador, um monitor-administrativo, um auxiliar-administrativo, um treinador-professor e um auxiliar técnico para atender as crianças e os adolescentes nos 12 meses de duração do projeto. Na abertura do projeto, os alunos receberam uniformes completos, bolsas e squeezes para jogos e treinamentos.

A ideia do Projeto Craques do Amanhã é contribuir para o processo formativo e de saúde das crianças, estimulando a conclusão das etapas do ensino escolar, o respeito às regras da sociedade, a reflexão sobre uso de drogas e a violência, além de democratizar o acesso ao esporte e lazer.

“É uma alegria ver a dedicação e a felicidade dessas crianças em todas as atividades promovidas pelo Craques do Amanhã. O esporte é muito importante para a construção de uma sociedade melhor, e esses jovens atletas estão aprendendo valores que vão levar para toda a vida. Mais uma vez, agradecemos ao governo do Estado e ao Grupo Audiolar por todo o apoio para o desenvolvimento da escolinha”, afirmou Antônio Maria Pereira, coordenador do projeto.

Tudo sobre o Projeto Craques do Amanhã está disponível no perfil oficial da escolinha no Instagram (@craquesdoamanhaslz). Vale destacar que a primeira etapa da iniciativa social conta com os patrocínios do governo do Estado do Maranhão e do Grupo Audiolar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Suíços estreitam parceria com Governo Federal para restaurar relógio histórico danificado em 8 de janeiro

O relógio antes e depois dos atos de vandalismo. Fotos: reprodução de circuito interno de vídeo

Especialistas e artesãos do país europeu vão trabalhar com curadores e profissionais brasileiros na recuperação do objeto do Século XVII, que foi danificado durante a invasão ao Palácio do Planalto

A Embaixada da Suíça no Brasil ofereceu o suporte de especialistas e artesãos do país europeu para auxiliar o Governo Federal Brasileiro no trabalho de restauração e recuperação do relógio histórico Balthasar Martinot Boulle, do Século XVII, que pertenceu a D. João VI. O relógio ficava exposto no Palácio do Planalto, em Brasília, e foi bastante danificado durante a tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro deste ano.
 

Segundo nota divulgada pela Embaixada da Suíça no Brasil, os graves acontecimentos “despertaram profunda emoção na Suíça, assim como uma forte solidariedade com as instituições e a democracia brasileira. A Embaixada da Suíça em Brasília apresentou às autoridades brasileiras (Presidência da República, Ministério da Cultura e IPHAN) uma iniciativa de restauração do patrimônio histórico danificado, parte fundamental da identidade e da memória do país”.
 

Um produtor suíço de relógios de longa tradição e experiência ofereceu o apoio de alguns dos maiores especialistas e artesãos para a restauração da peça. Os detalhes da cooperação ainda estão sendo definidos. Numa primeira avaliação, levando em conta os graves danos sofridos e as características e complexidade do relógio, será necessário o engajamento de um conjunto de especialistas. Ainda durante este mês de fevereiro 2023, está prevista a visita de uma primeira missão técnica de especialistas suíços sob supervisão de curadores e especialistas brasileiros. Na sequência, será definido um cronograma para as diferentes etapas de restauração do relógio.
 

“A Suíça e o Brasil têm relações históricas de amizade e cooperação baseadas sobre valores comuns. A colaboração que decorre da nobre missão de proteger o património histórico e artístico é um elemento emblemático que reforçará ainda mais a amizade entre os nossos dois países”, indicou a nota da Embaixada da Suíça no Brasil.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
 

Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.

Iracema Vale prestigia solenidade de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral

Deputada Iracema Vale participou da solenidade de entrega da mais alta comenda do Tribunal Regional Eleitoral

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou, na tarde desta sexta-feira (10), a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral ‘Ministro Arthur Quadros Collares Moreira’, mais alta comenda concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). O evento, que reuniu membros dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e sociedade civil, foi realizado na sede do órgão.

“É um momento muito importante e aproveito esta oportunidade para, mais uma vez, reconhecer o trabalho de excelência do Tribunal Regional Eleitoral durante as eleições de 2022. O Maranhão teve um pleito sério, com a atuação de pessoas competentes, o que nos deu segurança, tranquilidade e reforçou a nossa democracia. Estou muito feliz em participar desta solenidade”, disse Iracema Vale. 

Entre os condecorados estavam o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB); o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos); o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau; o procurador Regional Eleitoral do Maranhão, Hilton Melo; o presidente da  Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Holídice Cantanhede Barros, entre outros juristas e profissionais de carreira do TRE-MA e da força de segurança estadual.

A presidente do TRE-MA, desembargadora Ângela Salazar, destacou o simbolismo da Medalha do Mérito Eleitoral ‘Ministro Arthur Quadros Collares Moreira’. “Esta medalha foi instituída para homenagear personalidades que prestaram relevantes serviços ou contribuições à Justiça Eleitoral maranhense, como também para fortalecer a democracia brasileira”, frisou.

Iracema Vale entre o governador Carlos Brandão, a desembargadora Ãngela Salazar, o prefeito Eduardo Braide e membros do TRE-MA

O governador Carlos Brandão afirmou que se sentiu lisonjeado em receber a comenda. “Estou muito feliz e lisonjeado por ter sido agraciado com esta medalha tão importante e cujo simbolismo fortalece ainda mais a relação de respeito entre os poderes”, disse.

A Medalha do Mérito Eleitoral ‘Ministro Arthur Quadros Collares Moreira’ foi instituída pelo TRE-MA em 12 de agosto de 2003 e recebeu esse nome em memória ao primeiro maranhense a tomar assento na Corte do Tribunal Superior Eleitoral.

Garra, amor e muita dedicação são ingredientes da receita de sucesso dos Atletas Profissionais

O Dia do Atleta Profissional é celebrado em 10 de fevereiro, uma data que busca valorizar tudo o que existe por trás daqueles que se dedicam de forma profissional e obstinada a uma determinada modalidade esportiva: Garra, determinação, foco, persistência e superação por anos na busca dos melhores resultados.

Um exemplo desse perfil é a kitesurfista Socorro Reis. Ela que é conhecida como “a rainha dos mares” começou praticando o kite surf nas praias de São Luís como forma de aliviar o stress da vida profissional na área de saúde. Mas foi tomando gosto pelo esporte, se destacando em competições até perceber que seu propósito maior era se tornar uma profissional na modalidade Hydrofoil Pro. E para tal, além de dedicar-se a uma maior rotina de treinos, era necessário também viajar para competir em diversas provas nacionais e internacionais, para poder pontuar em sua categoria; e assim viabilizar o sonho de tentar uma vaga para participar da Olimpíada de Paris 2024; a primeira edição a ter o kitesurf como modalidade olímpica. Um sonho caro, mas que foi possível graças ao patrocínio da Fribal, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Com esse apoio ela tem treinado com afinco e participado de um calendário de provas, com o objetivo de ranquear pontos para brigar pela vaga olípica.

Vale lembrar que Socorro Reis já abriu o ano de 2023 com novas conquistas. Ela participou da prova Clearwater US Open nos Estados Unidos, terminando em segundo lugar das Américas e em 9ª colocação geral. E assim, de mar em mar, a kitesurfista vai vencendo o vento e as ondas para levar o Maranhão e o Brasil cada vez mais longe no Hydrofoil Pro.

Iracema Vale prestigia solenidade de posse do novo chefe-geral da Embrapa Cocais

Presidente da Assembleia, Iracema Vale, na cerimônia de posse do novo chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Bomfim

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), marcou presença, na manhã desta sexta-feira (10), na solenidade de posse do novo chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cocais, Marco Aurélio Bomfim. O ato aconteceu no Cine Teatro Viriato Correia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

“Temos muita admiração e interesse nos trabalhos executados pela Embrapa Cocais. Nós, deputados, bem como o governador Carlos Brandão, atuamos com visão municipalista e essa unidade ecorregional trabalha lá na ponta, onde realmente a vida das pessoas são transformadas”, afirmou Iracema Vale.

Segundo Marco Bomfim, a Embrapa Cocais atua majoritariamente em inovação aberta. “Não queremos perder essa vantagem competitiva. Por isso, estamos buscando reforçar e consolidar esse alinhamento, identificar onde a Embrapa e outras instituições de ciência e tecnologia podem fazer a diferença”, enfatizou.

A solenidade também contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Diego Rolim, representando o Governo do Maranhão; e dos deputados estaduais Florêncio Neto (PSB) e Júlio Mendonça (PCdoB), além de outras autoridades.

Reflexões sobre a Humanização na Saúde no Dia Mundial do Enfermo

A cumplicidade do casal Maria Soledad Oliveira e Agenor Pereira dos Santos, na saúde e na doença

Hospital do Servidor (HSE) dá o exemplo de gestão humanizada com realização de casamento de um paciente internado

O Dia Mundial do Enfermo (11.02) é celebrado nesse sábado, e serve para refletirmos sobre a necessidade de serviços de saúde mais humanizados, que aproximem as famílias das equipes médicas, para que juntos somem esforços em prol da recuperação de pacientes. E que se entenda que mesmo na doença, é possível seguir vivendo para realizar sonhos e ressignificar a vida, enquanto a mesma durar.

Um exemplo de como um serviço de saúde humanizado é possível e faz a diferença na vida de um paciente, vem do Hospital do Servidor Estadual, conhecido como HSE; com gestão privada do Grupo Mercúrio / HSLZ sob o comando do Dir. Geral Plínio Tuzzolo.

“Nossa gestão no HSE/HSLZ se pauta na excelência dos serviços prestados e também na máxima humanização, pois entendemos que o paciente não é um número ou um caso patológico a ser tratado; mas um ser humano, o amor de alguém, que teve sua vida interrompida por alguma doença e que busca em nosso serviço acolhimento, empatia e alívio para suas dores, que são também as dores de seus entes queridos. Acreditamos no poder do amor e do carinho, da arte como alívio para dores e fomento de emoções positivas; e buscamos aproximar as famílias das nossas equipes multidisciplinares para todos somarmos esforços em prol de uma experiência menos fria, mais humana e menos dolorosa para cada paciente; visando sua melhor e mais rápida recuperação, sempre que possível” resumiu o Diretor.

O Pastor Wdnilson Dias oficializou e abençoou a união de 40 anos do casal, perante familiares e equipes médicas e assistenciais na sede do HSE/HSLZ

E mesmo em casos de patologias mais graves, o amor é sempre a melhor receita. Por isso as equipes do HSE / HSLZ se engajaram para promover um evento especial, que teve como palco o auditório do hospital e que foi marcante e emocionante para todos os envolvidos.

Flores, doces e bolo, música ao vivo e a presença de amigos e familiares no auditório do hospital. O cenário perfeito foi montado para realizar um antigo sonho de amor: A oficialização da união estável de mais de 40 anos entre a dona de casa Maria Soledad Oliveira Lisboa e o policial aposentado Agenor Pereira dos Santos ou Santos como é mais conhecido; que estava internado há três meses no HSE.

O Dir. Geral do HSE / HSLZ Plínio Tuzzolo e o médico Dr. Francisco Veras, entre os noivos e equipes do HSE/HSLZ que se engajaram para viabilizar o casamento

As união do casal foi oficializada pelo pastor Wdnilson Dias, que lembrou a todos como é melhor estar acompanhado de quem se ama, pois assim fica mais leve enfrentar a vida e seus desafios. E quantos desafios esse casal já precisou vencer para chegar até esse dia feliz….

Após uma bateria de exames realizados em sua internação no HSE, seu Santos foi diagnosticado com um câncer medular (Mieloma Múltiplo), foi quando ele manifestou o desejo de realizar o casamento o quanto antes, no que contou com todo o apoio da Diretoria e do médico que o assistia, Dr. Francisco Veras.

O carinho e gratidão do paciente Agenor Pereira dos Santos para com o Dir. Geral do HSE/HSLZ Plínio Tuzzolo

Nas bodas, o médico foi inclusive convidado para ser testemunha dos noivos, demonstrando a amizade que se criou entre médico e paciente. Clínico geral experiente e conceituado, Dr. Francisco acredita no poder das boas emoções influenciando positivamente na recuperação de um paciente.

“Fiquei honrado com o convite. Foi gratificante ver que nosso trabalho não foi em vão, e que pudemos de alguma forma contribuir para a felicidade dessa família. Acredito que tudo isso será revigorante para o paciente. Fatores como fé, família, música e amor são comprovadamente contribuem muito positivamente na evolução clínica dos enfermos” explicou Dr. Francisco Veras.

O casal Maria Soledad e Santos com seu convidado de honra, o médico e testemunha do casamento Dr. Francisco Veras

Para a noiva, Maria Soledad nunca é tarde para celebrar o amor: “Eu sempre sonhei com esse dia e agradeço a Deus pela realização desse sonho. Até aqui Deus tem me sustentado. E quando há amor, tudo se suporta”, disse a companheira do seu Santos que já provou ser fiel na saúde e na doença; e que juntamente com os cinco filhos do casal e demais familiares seguirão dando todo o suporte, para dar a melhor qualidade de vida ao paciente, que seguirá sua luta pela vida.

O noivo Agenor dos Santos revelou que o desejo de realizar o casamento partiu dele durante a internação no hospital. “Tive uma visualização de Deus e recebi esse chamado, para oficializar essa união e quis fazer isso o mais rápido possível. Agradeço a todos do HSE por terem nos ajudado e viabilizado essa celebração. Vou ter alta e deixar o hospital com mais forças para fazer meu tratamento oncológico, e lutar para realizar ainda em vida, outros sonhos e projetos, sendo o maior deles o de dar o testemunho do poder de Deus publicamente” revelou emocionado seu Santos.

Iracema Vale discute com autoridades ações de incentivo a doações de sangue no Maranhão

Iracema Vale com o procurador Eduardo Nicolau, o vereador Paulo Victor, o deputado Carlos Lula e a promotora Glória Mafra

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), reuniu-se com o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, e o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Paulo Victor, para discutir ações que incentivem doações de sangue no Maranhão. O encontro aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na manhã desta sexta-feira (10).

Estavam presentes, ainda, promotores de justiça da área da saúde e os deputados estaduais Carlos Lula (PSB), Florêncio Neto (PSB) e Ricardo Rios (PCdoB). Na ocasião, Iracema Vale ressaltou que o governador Carlos Brandão (PSB) também se comprometeu em impulsionar a campanha.

“Doar sangue é salvar vidas. O ato mais importante que existe é a pessoa ajudar o próximo. Vamos trabalhar para atrair e conscientizar a população maranhense de que as doações recorrentes ajudam a manter os nossos estoques de bolsas de sangue em níveis adequados”, afirmou a chefe do Parlamento Estadual.

Baixo estoque

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) mantém constantemente uma rotina de ações para manutenção e aumento do fluxo de captações, no intuito de garantir a ampla oferta de hemocomponentes às unidades de saúde no Maranhão. Apesar disso, os estoques da instituição estão com níveis críticos para todos os tipos sanguíneos.

“O Hemomar abastece unidades de saúde em todo o estado e há sempre pessoas necessitando de sangue. São as doações que possibilitam o atendimento de todas as demandas de transfusão de sangue do hemocentro e também nos hospitais”, explicou Eduardo Nicolau.

Segundo o procurador-geral, se o hemocentro estiver com o estoque baixo, alguém que precise de uma transfusão sanguínea pode acabar tendo a saúde comprometida. “As cirurgias, por exemplo, para acontecerem contam com os estoques de bolsa de sangue disponíveis”, acrescentou.

Iracema Vale participou de reunião sobre doação de sangue na Procuradoria de Justiça

Doações

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Os candidatos à doação passam por uma triagem para avaliação de outros critérios. 

“É importante que as pessoas tenham empatia com o próximo e se conscientizem que qualquer um de nós pode precisar de sangue em algum momento. Faremos uma grande campanha, em conjunto, para reverter essa situação e abasteceremos novamente os estoques do Hemomar”, concluiu o vereador Paulo Victor.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima