Buriticupu: Com o auxílio da Defensoria, mãe consegue realizar o registro civil tardio dos quatro filhos

A dona de casa Alexsandra Nascimento dos Santos, de 34 anos, conseguiu recentemente registrar os quatro filhos com a assistência do Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) em Buriticupu. O adolescente de 16 anos e três crianças de 6, 5 e 3 anos não tinham o registro civil de nascimento e, consequentemente, nenhum outro documento, o que os tornava invisíveis para o Estado.

Alexsandra perdeu todos os documentos pessoais há anos, o que impossibilitou que ela e o marido registrassem seus filhos à época do nascimento das crianças. Com isso, os filhos da dona de casa enfrentaram diversas dificuldades por causa da falta de documentos, inclusive ter frequentado a escola apenas como ouvintes, sem matrícula oficial.

No entanto, essa história ganhou um novo capítulo recentemente quando a mãe buscou o Núcleo Regional da DPE em Buriticupu. A equipe do núcleo atuou pela via extrajudicial para conseguir a segunda via da certidão de nascimento da dona de casa e, posteriormente, acionou os cartórios da região e a Justiça para garantir o registro dos quatro filhos de Alexsandra.

Nesta semana, o defensor público Ronald da Luz Barradas Junior entregou os registros civis dos filhos para a mãe, o primeiro passo para o exercício pleno da cidadania. 

Sub-registro – A atuação no caso dos quatro filhos de Alexsandra está alinhada ao Plano Institucional para Erradicação do Sub-Registro de Nascimento lançado pela gestão atual da Defensoria Pública do Estado. Com a iniciativa, a DPE pretende irar da sombra e da invisibilidade milhares de maranhenses que hoje não têm nenhum documento que comprove a própria existência.

O plano institucional prevê a realização de audiências públicas e mutirões em todo o Maranhão, sobretudo, nos municípios com menores índices de desenvolvimento humano, a fim de identificar as pessoas que nunca tiveram a certidão de nascimento.

O projeto foi idealizado com base na missão de transformar o cenário de violações de direitos que afetam, principalmente, adolescentes e adultos não registrados.

Por apenas 24h a Estácio vai conceder condições especiais para ingresso na graduação

Campanha Entrou, Brilhou! oferece descontos e mensalidades pagas em diversos cursos em diferentes formatos

Os candidatos interessados terão apenas 24h para realizar a inscrição para ingresso no ensino superior. Na ação, que terminará às 23h59 do dia 30 de janeiro, é possível encontrar cursos com mensalidades de R$149,00 ao mês, até o final da graduação, além de duas mensalidades pagas. Para saber mais sobre os formatos de ensino, condições e os cursos disponíveis na campanha basta acessar o regulamento no site estacio.br ou ligar para 4003-6767 (Regiões Metropolitanas) ou 0800 880 6767 (Demais regiões).

Com mais de 50 anos, a Estácio é uma instituição reconhecida pela qualidade do ensino e infraestrutura de ponta. Com um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas, a instituição oferece um portfólio completo de cursos em diversos formatos de ensino e tem um compromisso com a ascensão social e a empregabilidade dos alunos.

 O Centro Universitário Estácio São Luís possui um portfólio de cursos bem amplo e diferentes formatos de ensino. Dentre os cursos ofertados estão Direito, Nutrição, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Pedagogia, Engenharias, entre outros.

Problemas respiratórios: atenção com as crianças precisa ser redobrada no período chuvoso

Medidas preventivas podem reduzir as chances de infecções

Durante a estação chuvosa, período em que a umidade relativa do ar aumenta, crescem também os casos de doenças respiratórias. Quem já sofre com o problema pode inclusive ter o quadro agravado, e pessoas que têm recorrência nesses quadros também podem ter seus quadros agravados. Diante do risco, os tutores devem ficar atentos aos riscos e tomar medidas para prevenir o contágio das viroses infantis.

A médica infectologista do Hapvida NotreDame Intermédica, Mônica Gama, afirma que a maior parte das infecções respiratórias desse período são virais, autolimitadas e benignas. “A criança na faixa etária de dois a três anos vai ter algum resfriado pelo menos mensalmente. Isso acaba preocupando os pais, mas se a criança estiver com uma alimentação saudável, bem hidratada, usando soro nasal para manter o nariz limpo e a higiene do ambiente estiver adequada, esses episódios vão ser bem mais limitados e menos impactantes”, explica a profissional. 

Outras medidas preventivas importantes são usar roupas adequadas ao clima, evitar horários e locais com grande aglomeração de pessoas, bem como limpar regularmente o ar-condicionado, ventiladores e filtros de ar. Crianças alérgicas devem, ainda, evitar contato com carpetes e tapetes, já que são mais vulneráveis aos ácaros.

Tipos mais comuns e sintomas

As viroses mais recorrentes são as respiratórias (adenovírus, rinovírus e sincicial) e as intestinais (rotavírus e astrovírus). As viroses respiratórias podem iniciar com uma inflamação da mucosa nasal, acompanhada de espirros (coriza). Esse quadro pode evoluir para tosse acompanhada de secreção. Em alguns casos, a criança fica com o corpo febril. No caso das viroses intestinais, os sintomas mais recorrentes são diarreias, febre e vômitos.

Caso os sintomas persistam, a recomendação é procurar um médico. “ É importante buscar ajuda de um profissional de saúde para saber se há necessidade de algum exame ou, até mesmo, instituir algum tratamento mais específico e prolongado. Não se automedique e não medique o seu filho sem orientação. Procure o profissional da saúde para que seja bem conduzido”, finaliza Mônica Gama.

Futsal: conhecidos os campeões estaduais Sub-7, Sub-9, Sub-11 e Sub-13

Juventude Maranhense é campeão maranhense Sub-11 (Paulo de Tarso Jr./AP Assessoria)

Domingo (29) de finais do Campeonato Maranhense de Futsal – temporada 2022, competição promovida pela Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma). O Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, foi palco para as decisões de mais quatro categorias de base. No Sub-7 e no Sub-9, o título ficou com a garotada da Apcef/Cruzeiro Soccer. Já na disputa do Sub-11, o título estadual é do Juventude Maranhense e, no Sub-13, o Nova Era soltou o grito de campeão.

A manhã de finais começou em grande estilo com o duelo entre as equipes da Apcef/Cruzeiro Soccer e da Apcef/São Luís Academy pelo torneio Sub-7. No fim, os meninos da Apcef/Cruzeiro Soccer se impuseram em quadra com gols de Lucas Matheus, David Gael e Guilherme Rodrigues e conquistaram o título com uma boa vitória por 3 a 1.

Na sequência, a bola rolou pela decisão da categoria Sub-9. Com dois gols marcados por Pedro Vieira, a Apcef/São Luís Academy fez 2 a 0 sobre o time da School Futsal Alemanha e sagrou-se campeão estadual.

Já na final da categoria Sub-11, o Juventude Maranhense mostrou força e bateu a Apcef/São Luís Academy. Davi Soares, André Luís e Samuel Asafe foram às redes e comandaram o triunfo do Juventude por 3 a 1.

Na última decisão estadual do domingo, Nova Era e Palmeirinha fizeram um confronto emocionante. O duelo foi equilibrado do início ao fim, no entanto, nos momentos decisivos, o Nova Era foi mais eficiente para vencer a partida por 2 a 1, com gols de William Pinheiro e Ewerton Ferreira.

Outras categorias

Vale destacar que os torneios estaduais de outras três categorias (Sub-19 Masculino, Adulto Feminino e Adulto Masculino) já haviam sido concluídos ainda no fim do ano passado. As finais também foram realizadas no Ginásio Costa Rodrigues.

Na disputa do Sub-19 Masculino, o título ficou com a equipe do Ruf Futsal que superou o Arari City Futsal por 8 a 7 nos pênaltis, após empate por 3 a 3 no tempo normal. Já pelo Adulto Feminino, as meninas do 2 de Julho/AFC derrotaram o Magnolia/CT Sports por 2 a 1 de virada.

Pela final da categoria Adulto Masculino, Balsas Futsal e Sampaio Araioses colocaram à prova a principal rivalidade do futsal maranhense dos últimos anos. Desta vez, melhor para o time balsense que venceu o adversário por 2 a 0 e sagrou-se campeão estadual pela décima vez.

30 DE JANEIRO – DO QUE VOCÊ SENTE SAUDADES ?

Para o psicólogo Carlos Eduardo Pereira a saudade passa a ser uma experiência que precisa de atenção quando causa prejuízo na rotina das pessoas

Quem já não sofreu de saudades? Seja de um grande amor, dos amigos da época da escola, de familiares que já se foram, de nós mesmos quando os sonhos eram outros. Muita se fala sobre essa palavra só existir na língua portuguesa, mas o sentimento certamente é universal. Para o psicólogo e professor da Estácio, Ernani Gomes sentir saudade pode ser compreendido como a sensação da falta de algo ou alguém e serve de gatilhos para outros sentimentos “É muito comum, que pessoas depressivas façam esse tipo de comparação: as coisas eram melhores antes do que são no presente”, alerta.

Para o psicólogo Carlos Eduardo Pereira a saudade passa a ser uma experiência que precisa de atenção quando causa prejuízo na rotina das pessoas. “Neste caso, precisamos olhar com cuidado. Sentir saudades numa perspectiva esporádica é natural, é desejável e saudável. Mas, sentir saudade numa intensidade que causa prejuízo precisa ser mais bem observado para que a gente não deixe de perceber um quadro mais grave”, alerta.

        Os dois profissionais fazem questão de destacar que, ao contrário do que fórmulas milagrosas oferecem, não há um remédio para a saudade “trata-se de um sentimento que está relacionado a pessoas que conhecemos, situações que vivemos”, explica Ernani. O doutor em psicologia Carlos Eduardo Pereira lembra que as medicações neste caso estão relacionadas a quadros que envolvem ansiedade e/ou depressão, “naturalmente as pessoas vão sentir saudades mesmo não sendo expressa, como chamamos, de maneira mais regulada emocionalmente. Às vezes, a pessoa não reconhece, não aceita o que sente, mas isso pode gerar somatização, ansiedade e vários outros problemas de saúde. Por isso é muito importante que a gente aprenda a reconhecer e expressar nossos sentimentos da maneira mais saudável possível”, aconselha.   

Ernani destaca que, em sua área de atuação, a Terapia Cognitiva Comportamental, são trabalhados três pontos muito importantes: pensamento, comportamento e sentimento “sempre fazemos uma associação dos três. Se a saudade ou outro sentimento ligado a ela é negativo, muito provavelmente vai gerar pensamentos intensos e negativos. Através da terapia conseguimos elaborar junto com o paciente a razão dos seus sentimentos”, exemplifica.

Saudade x luto

Professor Ernani explica que, quando falamos da saudade relacionada ao luto não se trata de algo necessariamente ruim “significa que estamos no último estágio, pois quando a pessoa sente saudades significa que ela já aceitou a perda e a saudade vem como acalento”, explica. Opinião compartilhada pelo também professor de psicologia da Estácio, Carlos Eduardo Pereira: “as pessoas que estão aprendendo a conviver com a perda de alguém ou algo significativo precisam de ajuda em algum momento para desenvolver estratégias de adaptação e formas de revisitar sua visão de mundo. E nesta etapa o profissional de psicologia pode ajudar muito na adaptação, na expressão emocional e na validação dessas emoções que a gente sabe que não são socialmente reconhecidas”.

Cozinha Potiguar recebe nutricionista Cadu Ferreira no workshop sobre Alimentação Saudável em parceria com a Ricco Alimentos

FOTO – DIVULGAÇÃO: O nutricionista e personal diet Cadu Ferreira, que comanda o workshop sobre receitas funcionais no curso da Cozinha Potiguar nesse sábado (04.02) na loja Potiguar do Cohafuma

Muita gente deseja se alimentar melhor, mas não sabe como. Outros já pensam que comida saudável é sinônimo de receitas sem gosto. Mas nada disso é verdade. A alimentação natural pode ser feita com receitas saborosas, fáceis de fazer e com ingredientes que são verdadeiros aliados da saúde. Essa é a proposta do próximo evento que acontece na Cozinha Potiguar

Sempre buscando oferecer experiências diferenciadas ao seu público, o Grupo Potiguar promove nesse sábado (04.02) às 9h30 mais uma edição da Cozinha Potiguar, em parceria com a Ricco Alimentos. Nesse workshop, o convidado é o nutricionista Cadu Ferreira, que vai ensinar como preparar um Menu do Chef, baseado em alimentação saudável e funcional. Cadu é nutricionista clínico, professor universitário, pós-graduado em nutrição funcional e fitoterapia e mestrando em educação para saúde. Além disso, trabalha como personal diet.

Serão ensinadas receitas funcionais para entrada, prato principal e sobremesa. Todas as receitas integram o E-book “Receitas Funcionais”, de autoria do nutricionista Cadu Ferreira, que busca promover uma alimentação saudável e apetitosa. Esse E-book terá seu lançamento oficial durante essa edição do Cozinha Potiguar.

A Cozinha Potiguar está localizada dentro da loja Potiguar no Cohafuma. As inscrições são online e gratuitas. Para fazer a inscrição, basta acessar o link no perfil do instagram @potiguarhomecenter.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima