
Hoje, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) teve aula prática parte da segunda turma do projeto de extensão na forma de uma oficina de eletricidade básica residencial, promovido em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). O curso tem duração de 30 horas de aulas teóricas e laboratorial. Ao todo, 15 pacientes em fase final em tratamento para dependência química. A formação favorece a recolocação destas pessoas no mercado de trabalho ou até mesmo como autônomos, pois já terão uma profissão.
“Após a segunda turma do projeto de extensão na forma de uma oficina de eletricidade básica residencial teremos logo em seguida o de eletricidade predial, dando ainda mais ênfase no mercado de trabalho profissional”, falou o Dr. Marcelo Costa, diretor geral do CAPS AD Estadual.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.