Deputados Othelino Neto e Wellington do Curso com o time maranhense de futebol de surdos
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, na manhã desta terça-feira (10), a equipe da Federação Maranhense Desportiva dos Surdos (FMADS/MA), vencedora do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Futebol de Surdos 2022. Os atletas estavam acompanhados pelo deputado estadual Wellington do Curso (PSC).
Com a vitória, o time tornou-se o primeiro campeão do Nordeste na modalidade. “Parabenizo os jogadores por esta importante conquista para o Maranhão, assim como o deputado Wellington pela iniciativa de apoiá-los. Desejo que continuem trazendo muitas alegrias para nosso estado. Podem contar sempre conosco para ajudar naquilo que for possível”, afirmou Othelino.
Wellington do Curso agradeceu ao presidente do Legislativo maranhense pela receptividade e apoio. “Fiz questão de trazer nossos campeões à Assembleia porque sempre contei com o apoio de um presidente respeitador, inclusivo, que reconhece esta conquista como um orgulho para o Maranhão”, disse o parlamentar.
O presidente da Federação Maranhense Desportiva dos Surdos, André Sthefano, falou da experiência e demostrou gratidão pelo apoio recebido. “Tivemos uma ótima experiência, ainda mais por termos conquistado, pela primeira vez, uma vitória tão importante nessa modalidade para o Maranhão, especialmente para a comunidade surda. Com a ajuda do deputado Wellington, junto ao Governo do Estado, conseguimos maior visibilidade e chegar mais longe”, ressaltou.
O encontro, que foi acompanhado pelo intérprete de libras da Alema, Ricardo Oliveira, contou também com a presença do procurador-geral da Casa, Tarcísio Araújo; do chefe do Gabinete Militar, coronel Marcelo Jinkings; e dos diretores Braúlio Martins (Mesa Diretora) e Aristeia Barros (Cerimonial).
Bolívia Querida fechou a preparação para estrear na temporada (Foto: Ronald Felipe)
A bola vai rolar para Sampaio Corrêa e Iape nesta quarta-feira, (11), às 20h30, no Estádio Nhozinho Santos, pela primeira rodada do Campeonato Maranhense 2023. Será o primeiro teste da equipe do Tricolor na temporada.
Depois de uma pré-temporada que durou um mês, após um mês de intensas atividades, que serviram para o treinador Felipe Conceição conhecer melhor o grupo e implantar a sua metodologia de trabalho. Foram dias de muitos treinos físicos, atividades técnica e táticas, além de três amistosos disputados.
A preparação para estrear oficialmente na temporada foi finalizada na tarde desta terça-feira, com movimentação realizada no CT José Carlos Macieira. O treinamento serviu para Conceição fazer os últimos ajustes na equipe e definir o time titular para encarar o Iape.
Luiz Daniel comemorou a chegada da tão esperada estréia. “Foi uma pré-temporada muito proveitosa, mas não víamos a hora de entrar em campo pra valer. Enfim, a bola vai rolar e agora é tentar se concentrar ao máximo para estrear da melhor forma possível”, declarou o goleiro boliviano.
O Supermercado Camino estabelecimento comercial deverá indenizar um cliente que teve alguns pertences furtados de dentro de seu automóvel. Ele havia estacionado o carro na calçada do estabelecimento comercial, que fica na avenida Guajajaras. A sentença foi proferida pelo 12º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís. Na ação, de reparação por danos morais e materiais, o autor sustentou que, na manhã de 19 de agosto de 2022, dirigiu-se às instalações do referido estabelecimento. Lá chegando, estacionou seu veículo próximo à entrada do supermercado, vez que o estacionamento ao lado estava com sua capacidade lotada.
Frisou que as vagas que ficam na calçada do supermercado são habitualmente utilizadas por todos os clientes, até porque o mesmo é inclusive demarcado pelo próprio estabelecimento comercial para estacionamento de veículos de clientes, situação essa que, por si só, já permite concluir que o referido espaço sobre a calçada é de responsabilidade do requerido. Sustentou, ainda, que no dia e hora citados, ao descer do veículo, procedeu, como de costume, ao travamento do carro. Afirmou que permaneceu por cerca de 10 minutos no supermercado. Sustentou que, ao chegar em sua casa, percebeu que alguns pertences que estavam no interior do veículo foram subtraídos.
Relatou que, após observar a ausência dos pertences no interior do seu veículo, dirigiu-se até ao supermercado requerido, onde comunicou o ocorrido e solicitou que fossem verificadas as imagens das câmeras do estabelecimento, o que lhe foi informado que consumiria um certo tempo. Sustentou, por fim, que horas depois retornou ao estabelecimento, momento em que recebeu a informação de um funcionário que as imagens foram verificadas e ficou constatado que o furto foi realizado por dois homens, que conseguiram abrir a porta do passageiro. Houve audiência de conciliação, mas as partes não chegaram a um acordo.
CONTESTAÇÃO
O requerido, na sua contestação, negou que o estacionamento fosse de sua responsabilidade, bem como pelos prejuízos advindos do furto do veículo do requerente. Tal afirmação motivou a realização de inspeção judicial in loco, onde foi comprovado que o estacionamento é de responsabilidade do demandado, vez que é auxiliar do principal que fica pela parte do dentro do estabelecimento, sendo o auxiliar é marcado com identificação ‘estacionamento’, pintado com a cor amarela, tendo batedor, vaga reservada para idosos, pessoas com deficiência e gestante, tudo de acordo com a norma regente.
“Diante da comprovação de que o estacionamento é de responsabilidade do requerido, por meios das provas juntadas ao processo, bem como pela inspeção judicial e, principalmente, pelo depoimento do gerente da época que se encontrava no dia do corrido, dúvida não há de que o demandado é responsável pelos prejuízos causados ao demandante em razão na falha da prestação do serviço, segundo as regras do Código de Defesa do Consumidor”, destacou a Justiça na sentença, frisando que o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
Por fim, citando decisões semelhantes proferidas por outros tribunais, o Judiciário decidiu: “Diante de tudo o que foi demonstrado, deve-se condenar o requerido a pagar o valor de R$ 2.293, referente aos danos materiais sofridos pelo requerente em razão do furto ocorrido dentro das instalações de responsabilidade do demandado (…) Deverá o demandado, ainda, proceder ao pagamento de R$ 10.000.00, a título de danos morais”.
A Vara de Interesses Difusos e Coletivos condenou o Estado do Maranhão a indenizar os danos causados ao meio ambiente e à ordem urbana e doar ao Município de São Luís imóvel de igual ou maior tamanho que a Área Verde (nº 8) do Loteamento Cidade Operária, que foi transferida para um casal de moradores, sem a concordância do Município de São Luís.
A sentença, do juiz Douglas de Melo Martins, acolheu pedidos feitos pelo Ministério Público (MP) estadual, com base em representação formulada pelos moradores da Unidade 201 da Cidade Operária, que resultou na investigação sobre denúncia de venda e usurpação desse imóvel público.
De acordo com informações do processo, prestadas pela EMARHP, e confirmadas pela SEMURH, a propriedade do imóvel de uso comum do povo, constituído da Área Verde nº 8 do Loteamento Cidade Operária, foi transferida para um casal. O ato teria se dado sem o conhecimento do Município de São Luís, segundo informação do gabinete do prefeito municipal.
O Ministério Público Estadual a Ação Civil Pública contra o Estado do Maranhão, pleiteando a indenização e a destinação de imóvel semelhante ao poder público municipal. Conforme o MP, o imóvel em questão foi ocupado com edificações consolidadas.
“Considerando as consequências que as demolições dos imóveis trariam para terceiros, a providência jurisdicional que se pleiteia é a da compensação do bem transferido com a doação, pelo Estado do Maranhão, de imóvel de igual tamanho e utilidade a constituir nova área verde da Cidade Operária”, diz o pedido da ação.
Nos documentos juntados ao processo, consta informação de notificação da Blitz Urbana para que fosse feita a demolição do muro que foi construído irregularmente sobre a praça pública, pelo responsável. Constata-se, ainda, certidão expedida pelo 2º Cartório de Registro de Imóveis da Capital, declarando que a EMARHP “transferiu” o imóvel objeto desta demanda para o casal Edson Correa e sua mulher, Ana Cléia Martins.
PARCELAMENTO DO SOLO URBANO
O juiz fundamentou a decisão na Constituição Federal e no Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), que prevê o instituto do parcelamento do solo. De acordo com a fundamentação jurídica, a Lei nº 6.766/79, que regula a criação de parcelamentos urbanos, prevê a reserva de área proporcional ao loteamento para ser destinada à instituição de espaços públicos de uso comum.
Essas áreas públicas se destinam a instalação de praças, áreas verdes, jardins; ou equipamentos comunitários, tais como: creches, escolas, delegacias, postos de saúde e similares. “São consideradas bens de uso comum do povo (Código Civil, artigo 99, inciso I), inalienáveis, indisponíveis e imprescritíveis”, registra o juiz na sentença.
“Ocorre que, os bens de uso comum do povo não são passíveis de utilização exclusiva por parte de particulares, sob pena de desvirtuar sua destinação afeta ao uso comum. Outrossim, não são suscetíveis de desafetação pelo Município, tampouco pelo Estado. Ressalte-se, ainda, que a contestação do réu não negou a existência do fato, qual seja, a ocupação ilegal de área verde, nem a transferência irregular, logo, resta incontroverso”, conclui o juiz Douglas Martins ao acolher o pedido ministerial.
Piloto brasileiro Marcelo Medeiros (quadriciclo #159)
(Duda Bairros/Fotop)
Shaybah (Arábia Saudita) – Um das regiões mais esperadas da 45ª edição do Dakar iniciou nesta quarta-feira, 11, o Empty Quarter, ou quarteirão vazio. Ao todo, serão três etapas por uma imensidão de areia e dunas no Sudeste da Arábia Saudita. Marcelo Medeiros, piloto da TAG Racing, venceu a 10ª etapa do 45° Dakar entre Quadriciclos FIM. O maranhense finalizou o dia em 02h04min28seg. No acumulado geral da competição, o titular da Yamaha Raptor 700, #159, permanece na 11ª posição, com o total de 75h39min39seg.
A 10ª etapa do 45º Dakar entre Haradh e Shaybah teve com clima firme, além de um longo trecho deslocamento com um total de 623,94 quilômetros, mas contou com uma especial mais curta do rali com 113 quilômetros. Foi o primeiro dia de travessia do Empty Quarter, ou quarteirão vazio, uma imensidão de areia e dunas no Sudeste saudita. Os competidores passaram por cadeias de dunas intermitentes, que intercalavam com os pisos arenosos que foi um verdadeiro jogo de concentração para navegar o longo do trajeto peculiar do roteiro.
“A equipe esteve concentrada em deixar o quadriciclo perfeito para as próximas etapas e deu tudo certo hoje. O equipamento segurou bem todos os obstáculos desta quarta e conseguimos andar a nossa primeira vitória na geral. Estou feliz!”, declara o maranhense.
Nesta fase da competição o contador atingirá quase 4.000 quilômetros de especiais logo após a largada. O dia terá 428,27 quilômetros totais e 273 quilômetros de especiais e a prova (12ª etapa) nesta quinta-feira, 11, levará os participantes para um território de resistência extrema. Os organizadores da rota marcaram, sem surpresa, a ocasião com uma etapa cansativa em meio aos densos areiões. Por isso, manter os veículos inteiros será crucial.
O piloto da TAG Racing e seu Yamaha 700 enfrentam, durante estas duas primeiras semanas do ano, a um total de 8.422,80 quilômetros, dos quais 4.502 quilômetros serão especiais cronometrados e o restante divididos entre trechos iniciais e finais de deslocamento. O Dakar teve início no domingo, 01 de janeiro e prossegue até 15 de janeiro com chegada em Damman, no Golfo Pérsico.
Marcelo Medeiros realiza a segunda participação consecutiva na Arábia Saudita, no ano passado completou em sexto, vencendo três etapas. O piloto pentacampeão do rali do Sertões conta com outras três participações no Dakar, quando a competição aconteceu na América do Sul. Em sua estreia, em 2016, e no ano seguinte o maranhense não finalizou a prova. Em 2018, ficou em quarto lugar entre os quadriciclos.
O Dakar 2023 soma pontos para o Campeonato Mundial de Rally Cross Country (FIA e FIM). Mais informações: www.dakar.com e App Dakar Rally 2023.
Marcelo Medeiros conta com patrocínio do Governo do Estado do Maranhão, através da Lei de Incentivo Estadual ao Esporte com a empresa Centro Elétrico, no Dakar 2023.
A10ª etapa teve início pelo trajeto do ?Quarteirão Vazio
(Marcelo Machado de Melo / Fotop)
DAKAR 2022
RESULTADO 10ª ETAPA – QUADRICICLOS FIM (EXTRA-OFICIAL)
A moderna sede da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz que está localizada no Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão
Em Imperatriz servidores estaduais ligados ao FUNBEN contam com serviços assistenciais da Policlínica do Servidor Estadual
As férias, sejam escolares ou laborais, para muitos é sinônimo apenas de diversão, viagens e descanso. Mas deveriam ser também sinônimo de tempo para investir mais em saúde preventiva e qualidade de vida. Um tempo a ser dedicado às consultas médicas anuais básicas, em especialidades como ginecologia ou urologia; pediatria ou clínica geral; oftalmologia e cardiologia por exemplo. Mesmo que a pessoa não sinta nada, esses check ups anuais são importantes e muitas vezes ajudam a detectar doenças importantes que se instalam sem sintomas aparentes, e só conseguem ser diagnosticadas mediante consultas e exames médicos.
Após a consulta médica, geralmente iniciada na especialidade da clínica geral, o paciente normalmente é submetido a uma série de exames laboratoriais e/ou de imagens que ajudam a identificar possíveis males e avaliar as condições físicas. Os exames laboratoriais têm objetivo de acompanhar ou identificar problemas como diabetes, alterações nos níveis de colesterol, anemia ou alguma disfunção hormonal (caso do hipotireoidismo) que podem impactar na saúde de modo geral.
Esses são os exames mais comuns que devem ser realizados em um check up médico: Colesterol e triglicerídeos – após os 40, o exame de sangue deve ser anual, pois é essencial na prevenção contra o infarto. Perfil lipídico: Previne contra a aterosclerose. Glicemia: é possível diagnosticar portadores de diabetes melito, analisando a taxa açúcar no sangue. O diagnóstico precoce é vital para o tratamento, uma vez que essa é uma doença perigosa e que se instala de forma silenciosa e inicialmente sem sintomas aparentes. Creatina e taxa da filtração glomerular: Exame que avalia a função renal. Dosagem do hormônio estimulante da tireoide (TSH): Identifica de forma precoce as alterações funcionais da glândula tireóide.
Plínio Tuzzolo, Diretor Geral da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz com gestão HSLZ e a Coord. Administrativa Thalyta Fernandes
Também são importantes exames como o Eletrocardiograma: utilizado com o intuito de analisar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, tornando-se possível identificar arritmias cardíacas (alterações no ritmo do coração), distúrbios na condução elétrica ou alterações estruturais no coração.
Já o Ecodopplercardiograma é um exame também cardíaco, de imagem por ultrassom, que permite detectar alterações da musculatura, das cavidades, das válvulas e da função do coração.
Na parte ginecológica, o exame Papanicolau anual é essencial para prevenção do câncer no colo do útero das mulheres. A partir dos 18 anos, independente do histórico sexual da paciente, este exame deverá ser realizado de forma regular. Depois dos 30 anos, com maior frequência de miomas e de outras doenças relacionadas com o útero e os ovários, o médico ginecologista pode solicitar também a ultrassonografia transvaginal.
Para o público masculino, existe o exame de Dosagem do antígeno específico prostático (PSA), utilizado na investigação de doenças na próstata; complementando as informações do exame físico durante o toque retal da glândula prostática.
Em Imperatriz, os servidores estaduais contribuintes do FUNBEN / Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão contam com os serviços oferecidos pela Policlínica do Servidor Estadual. A unidade segue o novo modelo do Governo do Maranhão via SEGEP, que descentraliza os serviços médicos e de assistência de saúde de alta qualidade realizados na cidade de Imperatriz, eliminando a antiga necessidade de se deslocar até a capital maranhense para a realização de consultas e exames médicos, além de exames laboratoriais realizados pelo Lacmar, que possui um dos mais modernos parques tecnológicos de todo o país.
A sede da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz está localizada no Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão, bairro Maranhão Novo. Lá podem ser feitos exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia; consultas em diversas especialidades e exames de análises clínicas.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…