Grandes marcas apostam na abertura de lojas no Maranhão e o Shopping da Ilha se consolida como a principal porta de entrada desses empreendimentos.
Comemorando o início de uma nova década, o Shopping da Ilha celebra seus 11 anos com muitas novidades e ratifica sua posição de principal empreendimento do segmento no Estado do Maranhão, com 247 operações e mais de 70 marcas exclusivas. Dentre essas marcas destacam-se: Tok & Stok, Bodytech, Carter’s, Le Lis Blanc, Morena Rosa, Farm, Dudalina, Colcci, Granado, Cia Marítima, Oculum, Sunglass Hut, Criamigos, Avatim, UZA Shoes, Reserva, Loungerie, Authentic Feet, Kings Sneakears, Live!, Intimissimi, Valisére, Jef, Democrata, Quem Disse Berenice?!, Victor Hugo, BioMundo, Nação Rubro Negra, La Vertu, Liz Lingerie, entre outras.
2022
Durante o ano de 2022 o Shopping da Ilha trouxe mais de 30 novas marcas para o Maranhão, aproximando o público maranhense do padrão de consumo de grandes centros do país, como: Youcom, Body For Sure, Simple Organic, Luiza Barcelos, Adcos, Moncloa, Lupo Sports, Raphael Steffens, Drogasil, CS Young, World Tennis, Natura e a Hering Mega Store, primeira loja nesse novo modelo no Norte e Nordeste do país.
Recentemente duas mega lojas chegaram para completar o mix do Shopping e a vida do maranhense: a NIKE UNITE, com padrão internacional de operação e a GUIDE SHOP AMARO, marcas que tem presença garantida nos principais centros comerciais do país e, agora chegam ao Maranhão, no Shopping da Ilha.
NOVIDADES
Outro ponto alto do empreendimento foi o anúncio de grandes operações para o ano de 2023, dentre elas, uma das marcas mais aguardadas pelo público: o Outback que tem previsão de inauguração em março de 2023. Ainda no tópico gastronomia, mais um grande projeto para 2023 é a ampliação de uma nova área gourmet, com a inauguração do restaurante Tio Armênio.
Sem sombra de dúvidas, para o Shopping da Ilha, a retomada do mercado de varejo Shopping Center é uma realidade efervescente e, ele fecha o ano com números positivos, que superam inclusive a perspectiva de crescimento da Associação Brasileira de Shopping Center (ABRASCE).
Serão oferecidas 40 bolsas integrais em diferentes regiões do Brasil
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsas integrais dos cursos de Medicina autorizados no âmbito do Programa Mais Médicos das instituições de ensino que integram o Instituto de Educação Médica (IDOMED). Interessados podem se inscrever pelo site econ.rio.br/bolsistas23-1e realizar a inscrição até o dia 12 de janeiro. A seleção é destinada para ingresso no primeiro semestre de 2023 e, ao todo, serão 40 vagas distribuídas em diferentes regiões do país.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, entre 2017 e 2021, e atender às condições estabelecidas no edital de cada unidade, como: não ter diploma de curso superior, ter renda familiar mensal que não exceda o valor de 1,5 a 3 salários-mínimos por pessoa, a depender da instituição escolhida e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Também é necessário enviar a documentação que comprova a participação no ENEM e ser residente e natural da região onde está estabelecida a escola médica. Alguns editais possuem valor de salários diferentes, contudo, dentro da faixa acima. Outra característica dos pré-requisitos é o local de residência e nascimento. Em Alagoinhas, não há essa exigência e em Juazeiro-BA, também são permitidos residentes e naturais de Petrolina-PE.
O edital prevê quatro vagas para Angra dos Reis (RJ); três para Iguatú (CE); cinco para Quixadá (CE); três para Canindé (CE); cinco para Açailândia (MA); cinco para Castanhal (PA); duas para Jaraguá do Sul (SC); uma para Juazeiro (BA); sete para Alagoinhas (BA) e cinco para Ji-Paraná (RO).
O resultado será divulgado no dia 25 de janeiro após 18h no site do IDOMED e a matrícula deverá ser efetuada no dia 26 de janeiro, presencialmente, nas secretarias dos campi.
Ao longo do curso, os alunos terão acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real, no Laboratório de Simulação Realística, além de terem acesso a estudo em realidade virtual. As escolas de medicina do IDOMED disponibilizam também laboratórios de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem – tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras), de anatomia e de técnicas cirúrgicas simuladas.
Além da infraestrutura e tecnologia, as escolas médicas do IDOMED oferecem um curso de Medicina com elevado nível de qualidade à população local e de seu entorno. Dessa forma, os candidatos que sonham em seguir essa carreira terão a oportunidade de ingressar no curso sem sair de sua terra natal, fomentando e aprimorando também a rede de saúde regional.
“A seleção de bolsistas residentes gera um grande impacto positivo nas regiões que possuem unidades do IDOMED, pois pessoas da própria cidade recebem a oportunidade de cursarem medicina em uma instituição renomada, com foco no desenvolvimento humanizado do futuro médico. Ao término do curso, os bolsistas poderão atuar no próprio município, auxiliando o sistema de saúde local e ofertando uma melhor qualidade de vida aos moradores da região”, destaca o diretor executivo nacional do IDOMED, dr. Silvio Pessanha Neto.
Sobre o IDOMED
O IDOMED é um grupo que reúne 17 escolas médicas e consolida a tradição de mais de 25 anos de experiência nesse segmento. Está presente em todas as regiões do país, com aproximadamente oito mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada, desenvolvimento docente e conexão com a carreira médica. O grupo oferece programas de graduação, pós, especialização e cursos de atualização, e está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.
Itens de higiene pessoal ou de uso coletivo, como apagador, giz, pincel para quadro branco, cartucho de impressora, álcool ou copos e pratos descartáveis. Todos esses itens são considerados materiais de uso coletivo e, sendo assim, não podem constar na lista de material escolar. A orientação, baseada na lei, é do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão (Sinepe/MA). “Cabe ao Sinepe a orientação e a assessoria aos estabelecimentos de ensino da iniciativa privada no Estado, sejam da Educação Básica, Ensino Médio ou Ensino Superior”, explica o assessor jurídico do sindicato, Edgar Carvalho Sales Neto.
O advogado explica que a divulgação prévia da lista de material escolar é uma prática orientada pelo sindicato. De acordo com o profissional, a lista deve ser disponibilizada juntamente com o edital de matrícula.
“A legislação estabelece normas para a adoção de materiais escolares e para que os estabelecimentos de ensino definam quais são os seus materiais didáticos, respeitadas a autonomia de cada escola, as normas legais e a transparência no repasse de informações às famílias”, pontua Edgar.
MATERIAL
Assuntos como matrícula escolar, uso de material didático e reajuste de mensalidades são definidos, atualmente, pela Lei nº 9.870, de 23 de novembro de 1999. De acordo com a norma, caracterizam-se como materiais escolares os itens de uso individual do estudante e restritos ao processo pedagógico.
Estão incluídos nessa listagem, por exemplo, livros e cadernos. A função desses itens é servir de referencial teórico durante as aulas ou de contribuir para a construção do conhecimento pela experiência. “São, portanto, diferentes de materiais de higiene pessoal, de expediente ou uso coletivo”, explica.
O profissional reforça inclusive que a ausência do material didático pode comprometer a aprendizagem do estudante. “Alunos que não portam devidamente o seu material terão prejuízo na sua educação e no seu futuro”, avalia.
FOTO – DIVULGAÇÃO: A pesquisadora Elda Noronha, Pós-doutora em atenção ao câncer e Assessora Científica do Lacmar, que vai apresentar a pesquisa inédita sobre doenças onco-hematológicas no 2º Comac
Representantes do Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão (Lacmar) participarão ativamente do 2º Congresso Maranhense de Análises Clínicas (Comac), a ser realizado nesse mês de janeiro, entre os dias 26 a 28, no Multicenter Sebrae.
O evento contará com a presença de profissionais reconhecidos na área de saúde como o influenciador digital Dr. Bactéria e Berlley Silva Meira – sendo este último, uma referência nacional em citologia. O público, que se faz em sua grande maioria de estudantes e profissionais da área da saúde, terá à sua disposição workshops, palestras e rodas de conversa para facilitar a troca de conhecimento.
Durante a programação, um dos assuntos mais esperados será abordado pela pesquisadora Elda Noronha, Pós-doutora em atenção ao câncer e Assessora Científica do Lacmar. Ela falará um pouco sobre a pesquisa que tem chamado atenção por sua importância nacional. Sob o tema: “Perfil de doenças onco-hematológicas triadas por hemograma, em pacientes atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H)”, o estudo foi realizado na grande São Luís, e já teve destaque até em São Paulo.
Para o diretor executivo do Lacmar, Vinícius Braid, este estudo é tão importante para a sociedade brasileira, que a partir dele foi possível analisar e quantificar diversos tipos de doenças onco-hematológicas, sendo as Leucemias Mieloides Agudas as mais frequentes:
“Nós estamos muito felizes e orgulhosos de realizar esse estudo que pode direcionar políticas públicas para ajudar pacientes que chegam às UPA’s, a obter um diagnóstico precoce e assertivo”, destacou Vinícius.
O estudo reforça, sobretudo, que os exames laboratoriais, como o hemograma e a análise microscópica criteriosa, são de grande importância para o diagnóstico antecipado de doenças onco-hematológicas. “E quem ganha com estudos como esses são os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontou Susana Viana, gestora administrativa e técnica do Lacmar.
Vale lembrar que essa pesquisa que será apresentada no 2º Comac, já obteve grande repercussão no Congresso de Hematologia, que aconteceu em São Paulo, no último mês de outubro. E agora poderá ser acompanhada em detalhes durante a programação do 2º Congresso Maranhense de Análises Clínicas (Comac) em São Luís.
Com alguns cuidados, a economia também pode ser sentida financeiramente
Não é novidade que o consumo de energia elétrica nos lares aumenta significativamente com a chegada das férias. Afinal, é tempo de videogame, computador, streaming nas smart tvs e demais entretenimentos para a criançada. Isso sem contar os eletrodomésticos e as luzes, que ficam acesas por mais tempo, já que há mais pessoas em casa. Tudo isso reflete no gasto de quilowatt (kWh) por hora. O susto chega no final do mês, com a conta de energia.
O coordenador de engenharias do Centro Universitário Estácio São Luís, Renato Mortari, explica que algumas estratégias são indispensáveis para evitar surpresas na cobrança mensal da energia. “É preciso equilíbrio e planejamento para não exagerar no uso do computador e da TV. O lazer entre os familiares pode ser uma das saídas para driblar o alto consumo de energia. Uma dica é substituir os eletrônicos por um passeio no parque ou uma ida à praia”, sugere.
Renato também indica a interação social, principalmente entre as crianças. Algumas brincadeiras entre irmãos ou até mesmo entre as amizades vizinhas, podem substituir o uso dos eletrônicos, além de serem práticas mais saudáveis.
Luz natural
Utilizar os recursos naturais ao seu favor também pode ser uma ótima forma de economizar. Tem certeza que você precisa acender as lâmpadas mesmo naquele cômodo em que a luz solar entra com facilidade, ou ligar o ar-condicionado num ambiente bem arejado? “E, se for o caso de precisar mesmo acender a luz, opte por modelos em LED, que representam economia de até 80% em relação aos tradicionais”, orienta.
O professor recomenda, ainda, dosar a utilização dos eletrodomésticos que consomem mais energia, tais como ferro de passar, máquina de lavar roupas e chuveiro elétrico. “Hábitos como passar e lavar várias roupas de uma só vez e optar por banhos mais rápidos ou que não necessitem de eletricidade, podem fazer toda a diferença na conta de energia”, conclui.
O designer de sapatos mais famoso do Maranhão, Cláudio Carvalho, também conhecido por toda sua irreverência, está nos últimos preparativos para a terceira edição do Bloco “Aceita ou Chora” que promete ser um dos melhores eventos pré carnavalescos da capital maranhense.
Com atrações lacradoras que prometem não deixar ninguém parado!!! Thais Moreno, Dressah e banda, DJ Marcone Cutrim e várias participações especiais, inclusive de Guilherme Torres.
A festa vai ser realizada dia 15 de janeiro, às 18:57h, no Athenas Bistrô, no bairro do Turu.
As camisas já estão à venda na loja Cláudio Carvalho. Não fique de fora do evento mais destruidor e lacrador de São Luís.
Bruna Cardoso e Marinaldo de Araújo que passaram a faixa de Autodefensores da APAE de São Luís para Denilson Pereira e Joseana Assunção; juntamente com os seus suplentes Weberth Cristhian e Maria Regina Portugal
A APAE de São Luís realizou a Assembleia Geral Ordinária da instituição, para a eleição de novos membros dos Conselhos Fiscal e de Administração, Autodefensores e Diretoria Executiva, com atuação no biênio de 2023 / 2025.
No evento que na última quinta – feira (05.01) na sede da entidade, o Presidente no biênio 2020/2022 Sebastião Vanderlaan Rolim recebeu homenagens e mensagens de gratidão por parte dos conselheiros e colaboradores, pelos desafios enfrentados em sua gestão com muita coragem, eficiência e determinação. Ele foi saudado, juntamente com a Ass. Jurídica Conceição Rolim, pela gestora Christiane Diniz. Em seguida, o agora ex-Presidente passou a faixa presidencial da APAE de São Luís à nova Presidente Arionildes Silva e Silva, assim como para a Vice – Presidente Marilene Filgueiras.
A nova Presidente da APAE de São Luís para 2023/2025 Arionildes Silva e Silva entre os Conselheiros da entidade, entre os quais está o ex- Presidente Sebastião Vanderlaan Rolim
A nova Pres. empossada para o biênio 2023/2025 tem uma longa história de dedicação à causa APAEANA em defesa da pessoa com deficiência; já tendo atuado em outros mandatos como Presidente e Vice Presidente da APAE de São Luís. Arionildes Silva e Silva agradeceu a confiança e prometeu dar continuidade às ações de expansão das atividades da APAE de São Luís nos 3 eixos de atuação da entidade – Saúde, Educação e Assistência Social.
Grupo da Faculdade CEST – Santa Terezinha, com a Diretora Geral Profa. Maria de Nazareth Mendes e a Vice – Diretora Geral e Ass. Jurídica Dra. Conceição Rolim entre docentes e assessores
Também foram empossados os novos Conselheiros, Autodefensores e Diretores. Um time de voluntários que atuam de forma apaixonada para manter e expandir o legado de amor na defesa dos interesses e direitos da pessoa com deficiência; iniciado há 51 anos pelo Prof. Expedito Melo.
Arionildes Silva e Silva e Marilene Filgueiras, respectivamente Presidente e Vice- Presidente da APAE de São Luís para o biênio 2023- 2025
“Vou dar continuidade aos projetos que visam o crescimento da APAE de São Luís, que foram tão bem conduzidos pelo meu antecessor, que mesmo tendo em sua gestão os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, soube driblar as dificuldades e só fortaleceu a APAE e a nossa causa comum de defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Que possamos ir mais e mais longe sempre” disse a nova Presidente da entidade.
A nova Pres. da APAE de São Luís Arionildes Silva e Silva que recebeu a faixa presidencial das mãos do Ex – Presidente Sebastião Vanderlaan Rolim (2020-2022) na Assembleia Geral Ordinária da instituição
Ao se referir ao orçamento, Tebet reforçou que não haverá descuido com os gastos públicos – Foto: Filipe Araújo
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta quinta-feira (05/01) que o objetivo do governo é incluir as camadas mais vulneráveis do país nos projetos e no orçamento público. A afirmação foi feita durante a cerimônia de transmissão do cargo, em Brasília (DF).
“Os pobres estarão, prioritariamente, no orçamento público. Mas não apenas eles: a primeira infância, os jovens e idosos estarão no orçamento. As mulheres, os negros, os povos originários, estarão no orçamento. As pessoas com deficiência, a comunidade LGBTQIA+ estarão no orçamento. Os trabalhadores brasileiros estarão no orçamento. Nosso plano de governo tem que abarcar todas essas necessidades sem causar desarranjo nas contas públicas, de olho na dívida pública e nos indicares econômicos”, assegurou ela.
A solenidade contou com as presenças do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ex-presidente José Sarney, e de ministros, parlamentares e diversas autoridades.
Antes de começar a discursar, Tebet lembrou-se da surpresa que sentiu ao ser convidada para a pasta do Planejamento e Orçamento pelo presidente Lula. “Presidente, nesta pauta nós temos divergências econômicas”, ressaltou. “Ele simplesmente me ignorou, como quem diz: ‘É isso que eu quero. Porque eu sou um presidente democrata e um presidente democrata não quer apenas os iguais. Quer os diferentes para se somar’. É assim que se constrói uma nação soberana, igual, justa e para todos”, recordou a ministra.
Simone Tebet adiantou os desafios que terá à frente e disse que trabalhará atenta à Lei Orçamentária, mas também de olho no Plano Plurianual, “porque saberemos o que queremos fazer no primeiro ano, no segundo ano, nos quatro anos e deixaremos um planejamento organizado para os próximos oito, doze, vinte, trinta anos no Brasil”.
Ela também se posicionou a favor da aprovação urgente da reforma tributária, “para que possamos ter um sistema tributário menos regressivo, com simplificação e justiça tributária. Somente assim teremos o crescimento necessário para garantir os empregos e renda para a nossa população.”
A ministra declarou que conta com o apoio dos dados demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos estudos analíticos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para apresentar os melhores diagnósticos para o país. E frisou que o meio ambiente e a sustentabilidade vão fazer parte de cada uma das pastas e de cada item do orçamento.
Ao se referir ao orçamento, Tebet reforçou que não haverá descuido com os gastos públicos. “Aí se verá o nosso lado firme, austero, mas conciliador. Conciliaremos as necessidades e prioridades de cada ministério com os recursos disponíveis. Definidas as prioridades por cada ministério, caberá ao Planejamento, em decisão técnica e política com as demais pastas econômicas e com o presidente Lula, o papel de enquadrá-las dentro das possibilidades orçamentárias.”
A ministra lembrou que uma das primeiras metas do governo passado foi extinguir o Ministério do Planejamento e ressaltou que a recriação da pasta foi uma das principais determinações do presidente Lula.
Ela citou números que dão a dimensão do desafio que o país tem pela frente nos próximos anos: 33 milhões de pessoas passando fome, 125 milhões com algum grau de desnutrição ou insegurança alimentar, 40 milhões de empregos informais sem qualquer segurança trabalhista e 5 milhões de desalentados, que atualmente não têm esperança de encontrar uma vaga de emprego.
“São muitos os desafios: combater a inflação, os juros altos, o aumento da dívida pública, a miséria e a fome. Não há problema maior em uma economia do que a inflação. A inflação come o salário dos trabalhadores brasileiros. A inflação encarece também os investimentos, atrapalha a criação de empregos e cria uma ciranda negativa”, enumerou Simone Tebet.
Segundo ela, uma das prioridades será tirar do papel um plano nacional de desenvolvimento regional, uma vez que há diferenças enormes entre as realidades experimentadas nas cinco regiões do país.
“Sabemos que cada ministério tem as suas especificidades e as suas prioridades. O planejamento global vai tentar evitar rota de colisão e vai tentar evitar que os ministérios direcionem suas ações todas para um mesmo lado, deixando outras áreas descobertas. A duplicação de funções resultaria na perda de recursos públicos que nãos não temos em abundância numa área e a falta deles em outra. Não temos margem para desperdícios ou erros”, avisou Tebet.
Currículo de Simone Tebet
Tebet foi senadora pelo Mato Grosso do Sul entre 2015 e 2022. Começou a vida pública há mais de 20 anos como deputada federal. Depois, foi eleita prefeita da sua cidade natal, Três Lagoas (MS), por duas vezes. Foi vice-governadora e secretária de Governo de seu Estado.
No ano passado, Simone Tebet aumentou a sua projeção como uma voz em defesa dos direitos femininos ao se lançar candidata à Presidência da República. Saiu das urnas como a terceira mais votada. No segundo turno, apoiou o presidente Lula e participou de sua campanha.
Como senadora, foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Foi também líder do MDB; líder da Bancada Feminina; presidente da Comissão Mista de Combate à violência contra a Mulher e teve atuação de destaque na CPI da Pandemia.
Simone Tebet é advogada e foi professora universitária de Direito. Ela foi considerada pela BBC uma das mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo. Entrou na lista “BBC 100 Women 2022”, ao lado de outras duas brasileiras (Alice Pataxó, Erika Hilton) e de personalidades que atuam em defesa do protagonismo e progresso feminino.
Para conferir o áudio do discurso na íntegra, acesse o Link
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.
FOTO – DIVULGAÇÃO: Para participar da campanha Construção Premiada basta comprar nas lojas Potiguar, trocar as notas e depositar nas urnas. O sorteio de valiosos prêmios acontece no próximo dia 14.01.23
Que tal reformar a casa e ainda ganhar prêmios valiosos…O Grupo Potiguar participa com todas as suas lojas da campanha promocional da ACOMAC-MA / Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Maranhão intitulada “Construção Premiada” que visa estimular as vendas de materiais de construção com o sorteio de prêmios valiosos.
A cada R$ 200,00 em compras o cliente ganha um cupom para concorrer a prêmios como 1 carro 0Km, 4 motos 0KM e 3 TV´s. A ação está em seus últimos dias, e vai somente até 12.01.2023, com sorteio final no próximo dia 14 de janeiro de 2023.
A campanha é válida para todas as lojas do Grupo Potiguar em São Luís, Imperatriz e Bacabal. Não é nada mal começar 2023 reformando, decorando ou equipando o lar e ainda ganhar valiosos prêmios. Fica a dica!
FOTO – DIVULGAÇÃO: Combater os gotejamentos em torneiras é uma das principais medidas para evitar desperdícios e economizar na conta de água
Neste mês de janeiro, no qual muitas pessoas costumam sair de férias, a BRK orienta sobre as boas práticas de consumo consciente para que não haja surpresas ao voltar para casa e ainda ter uma boa economia. As dicas são simples e podem ser praticadas também em qualquer momento do ano e não apenas nas férias. São cuidados que podem evitar um aumento inesperado na sua conta e prevenir prejuízos especialmente para o meio ambiente.
O Gerente de Operações da BRK no Maranhão, Jefferson Alves, explica que essa observação deve ser dada tanto para torneiras e chuveiros gotejando, quanto para rachaduras em um encanamento:
“Mesmo não parecendo significativos, os cálculos mostram que uma abertura de apenas 2 milímetros é capaz de gastar de 174 litros de água por dia. Já em 30 dias, isso significa um desperdício de 5.220 litros. Só este volume equivale mais que o consumo comum de uma pessoa” alerta ele.
Jefferson ainda dá dicas para quem vai sair de férias: “Fechar bem as torneiras e chuveiro, certificar-se de que não há gotejamento; observar rachaduras e infiltrações próximas a encanamentos e torneiras; caso seja possível, fechar seu hidrômetro e deixar a piscina coberta, evitando assim a perda de água por evaporação e pela ação do vento.
A concessionária também dá dicas para quem não vai viajar, mas vai receber visitas em casa. Raniere Siqueira, gerente comercial da BRK alerta que essa mudança de rotina também pode aumentar o gasto de água, já que aumentam os banhos, idas ao banheiro e o uso da cozinha:
“Há maneiras eficientes de receber a família evitando o desperdício de água, pois quanto maior o uso, mais gastos, e o orçamento pode ficar comprometido. Monitorar o consumo por meio do hidrômetro; incentivar a redução do tempo de banho; desligar a torneira quando for escovar os dentes; ensaboar as louças todas de uma vez só; e mais, avaliar o funcionamento das descargas e lavar carros e calçadas com balde e evitando torneiras abertas por longos períodos são algumas medidas que ajudam a economizar no consumo da água” ensina ele.
“A resposta está em pequenas mudanças de atitudes dentro de casa, mas com impactos significativos para a economia no valor final da conta de água. Priorizar o uso sustentável desse precioso recurso é importante para o futuro, faz bem para natureza e para o bolso do cliente”, finaliza Raniere.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…