Fórum Jaracaty comemora ano de conquistas e de novas parcerias

São Luís Shopping entrega cheque ao Fórum Jaracaty durante Ação de Natal do 3E+

Ações sociais realizadas por patrocinadores e parceiros marcaram a reta final das atividades do Fórum Jaracaty em 2022. O projeto, patrocinado pelo governo do Estado e Equatorial Maranhão, trabalhou para que as festividades celebrassem as conquistas do ano, além de garantir diversão e serviços essenciais para crianças, adolescente e suas famílias.

Na Ação de Natal da Equatorial Maranhão, os programas E+ Reciclagem, E+ Profissional e E+ Educação promoveram uma manhã de atividades lúdicas e serviços na sede do projeto. Corte de cabelo, recreação e palestra fizeram a alegria dos participantes. Na ocasião, o Shopping São Luís, representado pelo Gerente de Operações Nélio Paixão, entregou à diretora do Fórum Jaracaty, Márcia Assunção, um cheque no valor de R$ 4.098, correspondente ao desconto na conta de energia obtido a partir da destinação correta dos resíduos recicláveis gerados no estabelecimento. “É só um passo que está sendo dado. O resíduo que era destinado de forma errada, hoje, tem uma destinação correta e pode ajudar o projeto. É legal pois o São Luís Shopping é vizinho, parceiro, do lado, e a tendência agora é essa ajuda se ampliar”, disse Paixão.

Já a festinha de encerramento das atividades contou com a participação do São Luís Shopping, que na ocasião doou brinquedos e cesta básica às crianças e suas famílias. A visita do Papai Noel e a animação por conta do Palhaço Acerola foram o ponto alto da festa e encantou o público infantil. Para Márcia Assunção, diretora do projeto, momentos como estes reforçam a união em prol do trabalho realizado e geram entretenimento. “Sempre que é possível, realizamos momentos de descontração. Este, em especial, é uma forma de agradecimento aos nossos patrocinadores, aos funcionários, às famílias, aos alunos e professores, que nos deram boas conquistas neste ano”, disse Márcia.

Crianças se divertem na Ação de Natal do 3E+ (Divulgação)

O ano no esporte

Em 2022, o judô do Fórum Jaracaty competiu no Maranhão e em outros Estados. Destes, 9 foram de eventos oficiais, presentes no calendário da Federação Maranhense e Confederação Brasileira de Judô. O resultado não poderia ser diferente: somente em eventos oficiais, foram 47 medalhas de ouro, 15 de prata e 13 de bronze, totalizando 75 medalhas para o projeto no ano.

Cortes de cabelo na Ação de Natal (Divulgação)

Em destaque, o Campeonato Brasileiro Sub-15 e os Jogos Escolares Brasileiros 2022, onde a judoca Kaylanne Azevedo subiu ao pódio, conquistando o terceiro lugar. Kaylanne, aliás, levou o Troféu Mirante Esporte como atleta do ano no Judô, logo no início de 2022.

Da mesma forma, o tênis de mesa fez uma satisfatória campanha neste ano: 34 medalhas para o projeto em eventos oficiais e extraoficiais foram conquistadas na modalidade. De quebra, os resultados durante o ano classificaram, nas categorias Juvenil e Juventude Feminino, Paola Morais em segundo lugar e Ingrid Saraiva em quarto lugar; Hian Sá em terceiro lugar no Infantil Masculino e Esdras Santos em 5º lugar no Mirim Masculino, pelo ranking geral.

Crianças se divertem na festinha de encerramento das atividades em 2022 (Divulgação)

Modalidade esportiva recente no projeto, o futsal também esteve presente em importantes campeonatos. Neste ano, o Fórum Jaracaty participou do Campeonato Maranhense Sub-15, da quarta edição da Copa Interbairros de Futebol 7 e da terceira edição do mesmo campeonato em abril, quando sagrou-se campeão com o time Sub-13.

Além das conquistas no esporte, o Fórum Jaracaty sediou o E+ Profissional, ofertando curso de corte e costura com base no design sustentável e recebeu a equipe do Ceuma para atendimentos psicológicos e orientação nutricional. Para 2023, a expectativa é de garantir mais suporte a quem frequenta o projeto, que muda constantemente a realidade de tantas famílias.

Grupo de humor “Levando o Riso” faz show na Casa Pão pela primeira vez

Apresentação será no dia 22 de janeiro, às 19h

A diversão está garantida com o primeiro show de Stand Up Comedy na Casa Pão com Ovo (Renascença) com o grupo “Levando o Riso”, dia 22 de janeiro às 19h. Os humoristas Jhonny Santos, Carlos Pulico e João Cordeiro comandam a apresentação prometendo várias risadas com os diferentes estilos de humor de cada um.

Carlos Pulico é comediante de stand-up há 5 anos no Maranhão. Ele se destaca na com textos sobre sua própria aparência, além de abordar seu cotidiano de pai, dono de casa e autônomo.

Jhonny Santos é comediante e roteirista há 2 anos. Aborda o bullying que sofria quando era criança até o apoio da mãe e amigos na adolescência. Ele já tem apresentações dentro e fora de São Luís, como o Teatro Arthur Azevedo e Clubes de comédia em São Paulo.

João Cordeiro aborda suas vivências na aviação (não, ele não é piloto), além de suas novas descobertas da vida de casado e suas experiências contra a obesidade.

CASA PÃO COM OVO

A Casa Pão com Ovo foi inaugurada no último dia 23 de novembro, sendo o mais novo centro cultural de São Luís com a cara dos personagens que ganharam a simpatia do público maranhense e de vários cantos do Brasil. O espaço fica localizado próximo a vários cartões postais da Ilha, na Rua das Pipiras, Nº 09, bairro Ponta do Farol.

A casa reserva espaços coloridos, como a cozinha e a famosa sala da Dijé, e o hall da socialite Clarisse Milhomem. A Casa Pão com Ovo conta com palco, som, luz cênica e camarim, além de serviço de bar com um cardápio próprio da casa.

O centro cultural ganhou murais de artistas como Romildo Rocha e Gil Leros, além de contar com um estúdio e uma produtora própria de conteúdo que irá funcionar no local. A casa possui um acervo com fotos e objetos do início da carreira do espetáculo até a atualidade.

Economia na conta de luz: Como evitar o desperdício de energia durante as férias

Equatorial Maranhão dá dicas de como consumir energia elétrica de modo consciente

O mês de janeiro é o mês das férias escolares, tempo de diversão e descanso. Entretanto, esse período pode gerar alguns gastos indesejados, como por exemplo, o aumento no valor da conta de energia, pois nessa época as pessoas costumam passar mais tempo em casa, e consequentemente consumindo mais energia elétrica. Essa rotina atípica faz com que a casa esteja conectada a mais aparelhos eletrônicos, por isso, é importante ter hábitos conscientes durante esse mês.

Com uma quantidade de pessoas em casa maior que o normal, é comum que o uso de televisores, chuveiros elétricos, ventiladores, luzes e outros equipamentos sejam consumidos em excesso. Além disso, durante as férias as crianças ficam muito mais tempo nos computadores, videogames e celulares, por isso cabe aos adultos responsáveis estabelecer horários para uso e orientar para diminuir o desperdício de energia.

Desse modo, para te ajudar a consumir energia elétrica de forma consciente e com menores gastos, a Equatorial Maranhão reuniu algumas dicas orientadas por profissionais que fazem a diferença quando o assunto é economizar energia. • Ao sair de viagem, desconecte da tomada os equipamentos que não são de uso contínuo. Além de evitar o desperdício, essa ação ainda previne possíveis acidentes elétricos;• Ainda no clima de viagem, durante o período de casa vazia mantenha o funcionamento da geladeira no modo de intensidade mínima;• O uso excessivo do ar condicionado, ventiladores, mais eletroeletrônicos conectados, significam consumo extra de energia elétrica no período de férias, é importante dar uma atenção especial, além de ficar de olho na capacidade da instalação para que não haja sobrecargas;• Não deixe os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho;• Evite abrir e fechar a geladeira muitas vezes e não guarde alimentos quentes em seu interior. Uma dica é deixar um litro de água com gelo fora da geladeira para a criançada. Além disso, é importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia;• Evite utilizar chuveiro elétrico, pois é um dos equipamentos que mais consome energia. Mas, se você não abre mão, é importante evitar banhos longos e deixar sempre no modo “verão”, que consome menos energia;• É importante deixar os filtros do ar-condicionado sempre bem limpos, além de utilizar o temporizador para programar o desligamento automático, e não deixar a temperatura muito baixa, assim você evita muito esforço do equipamento. O ideal é manter em 23º ou 24º;• Na iluminação da casa, dê preferência às lâmpadas de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes. Evite deixá-las ligadas durante o dia.

A Gerente de Relacionamento com Clientes, Francila Soares, alerta e ressalta que essas simples medidas devem ser aproveitadas durante o ano todo para gerar economia, evitando grandes mudanças na conta de energia e nas despesas da casa. “A Equatorial Maranhão reforça que é importante manter os cuidados, praticar hábitos de consumo consciente e ficar sempre de olho para não haver desperdício de energia elétrica, assim é possível aproveitar as férias com muito lazer, sem preocupação e sem gastos desnecessários”, pontuou Francila.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima