Grupo Tricolor segue treinando forte no CT (Foto: Ronald Felipe)
Na segunda semana de pré-temporada, os treinos seguem em ritmo intenso no Sampaio Corrêa. Após um dia de atividade em tempo integral, na terça, a comissão técnica reservou movimentação de período único, na tarde desta quarta-feira (!$).
Os trabalhos integrados continuam no CT, com treinamentos físicos e intensificações tática e técnicas, sob o comando do treinador Felipe Conceição, que vai implementando paulatinamente a sua filosofia de jogo.
O zagueiro Allan Godoi destacou o início dos trabalhos com a nova comissão técnica: “Já deu pra perceber que temos um grupo forte, que vai brigar muito para dar alegrias à nossa torcida. O professor Felipe tem mostrado que conhece bastante de futebol, e tenho certeza que vai nos ajudar a fazer uma temporada positiva no centenário do Sampaio”, afirmou.
Nesta quinta-feira (15), o grupo Tricolor volta a treinar em período integral no CT, enquanto a comissão técnica analisa a possibilidade de marcar uma partida amistosa nos próximos dias.
O Sampaio Corrêa estreará no Campeonato Maranhense no dia 18 de janeiro, contra o Chapadinha.
A sessão solene de diplomação dos 42 deputados estaduais eleitos e reeleitos no Maranhão acontecerá no próximo sábado (17), às 17h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma. A solenidade será realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) e conduzida pela presidente da Corte, desembargadora Ângela Salazar.
No mesmo ato, também serão diplomados o governador Carlos Brandão (PSB), o vice-governador Felipe Camarão (PT), o senador Flávio Dino (PSB), a primeira suplente de senador, Ana Paula Lobato, e a segunda suplente, Maria de Lourdes Pereira; os 18 deputados federais e os primeiros suplentes de cada partido, tanto no Legislativo estadual como federal.
A diplomação é o ato por meio do qual a Justiça Eleitoral formaliza a escolha dos eleitos pela maioria dos eleitores nas urnas, atestando que eles estão aptos a tomarem posse. Assim, o ato marca o encerramento do processo eleitoral.
A entrega dos diplomas ocorre após o término do pleito, quando os prazos de questionamentos e de processamento do resultado já foram encerrados.
O PL, de autoria do deputado Duarte Júnior (PSB), vai à sanção governamental
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (14), os projetos de lei 585/2019, que prevê diretrizes para a política pública de identificação e acompanhamento educacional de alunos com epilepsia na rede estadual de ensino, e 533/2019, que trata do direito dos usuários do sistema de saúde privado a acompanhante ao longo do tempo de permanência em atendimento ou internação. Ambos os PLs, de autoria do deputado Duarte Júnior (PSB), vão à sanção governamental.
O primeiro PL configura-se como um mecanismo estratégico de enfrentamento aos problemas resultantes de algumas limitações impostas aos alunos com epilepsia e às desigualdades educacionais e pedagógicas visando à garantia de direitos, inclusão e promoção social e educacional de alunos com epilepsia, no Maranhão.
De acordo com o autor da proposição, o aluno identificado com epilepsia tem o direito de receber acompanhamento educacional que permita seu aprendizado e convívio escolar em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
Em relação ao PL 533/2019, Duarte explicou que todo usuário do sistema de saúde privado tem direito a, pelo menos, um acompanhante durante o tempo de sua permanência em atendimento ou internação nos serviços de saúde, de livre escolha do usuário. Fica assegurada, ainda, a possibilidade de revezamento e que o serviço de saúde deve proporcionar condições adequadas para a permanência do acompanhante, inclusive em tempo integral.
Othelino Neto e Flávio Dino participaram da posse do novo presidente do TCU, Bruno Dantas
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), prestigiou, nesta quarta-feira (14), em Brasília, a posse do novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas. O parlamentar estava acompanhado do senador eleito Flávio Dino (PSB), que comandará o Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Na ocasião, o ministro Vital do Rêgo também foi empossado vice-presidente e corregedor da Corte de Contas. Othelino Neto desejou sucesso ao novo presidente do TCU e destacou a importância do órgão para o país.
“Desejo êxito ao ministro Bruno Dantas nesta nobre missão que é comandar o Tribunal de Contas da União. Tenho certeza de que fará um excelente trabalho à frente desse importante órgão”, afirmou o chefe do Legislativo maranhense.
Em seu discurso, o ministro Bruno Dantas afirmou que assume a Corte de Contas com muita responsabilidade e otimismo. “Vamos ajudar a reconstruir o Brasil. Todas as instituições devem estar irmanadas para o desenvolvimento do nosso país. O TCU não é um mero órgão contábil, mas garantidor das políticas públicas e da democracia”, declarou.
Solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, em Brasília
Também presente ao evento, o senador eleito e próximo ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula, Flávio Dino (PSB), disse que o ministro Bruno Dantas dará uma grande contribuição ao trabalho já executado pelo TCU.
“O Tribunal de Contas da União tem uma tradição em nosso país, tem competências que lhes são próprias e conhecimento da auditoria das políticas públicas. E, sem dúvida, o ministro Bruno Dantas dará grande contribuição ao trabalho que já é desenvolvido pelo órgão”, ressaltou.
Sócio Fundador da Ocular, o médico oftalmologista Dr. Élcio Cosseti recebeu homenagens em evento promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Central Estadual de Transplantes, pelo seu pioneirismo como cirurgião em transplante de córnea no Maranhão. Realizada pela Central Estadual de Transplantes, com apoio da SES, a programação alusiva ao Dia Panamericano de Doação de Córnea destacou a importância da conscientização para a doação do órgão.
A solenidade foi prestigiada pelo secretário-adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinicius Ribeiro; a superintendente de Assistência à Saúde, Josélia Alves, e a superintendente de Acompanhamento à Rede, Katia Lobão. A cerimônia de entrega da homenagem reuniu ainda médicos oftalmologistas, enfermeiros do Banco de Olhos do Maranhão, ex pacientes que receberam transplantes e familiares de doadores. O evento visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de córnea, em um cenário onde a fila é crescente e a doação, principalmente com o surgimento da pandemia, apresenta números ainda mais baixos de doadores.
Evolução no Maranhão
O Maranhão registrou o primeiro transplante de córnea em 1988. O pioneirismo da cirurgia deve-se ao sócio fundador da Ocular, o oftalmologista Dr. Élcio Cosseti. “Quando surgiu a oportunidade de realizar a cirurgia de transplante de córnea, vimos a necessidade e falta de oportunidade para alguns pacientes. As pessoas que tinham mais necessidade, que não tinham condições de buscar esse recurso fora do Estado, ficavam sem atendimento. Então, realizamos o primeiro transplante de córnea no então Hospital Dutra, hoje, Hospital Universitário da UFMA”, comentou Élcio Cosseti.
Na época, as condições para a realização de um transplante com tal complexidade não existiam. O empenho do Dr. Cosseti e de sua equipe abriram as portas para a implementação de uma rede voltada para a coleta e transplantação do órgão. Graças ao seu empenho e ao pontapé inicial dado para a realização do primeiro transplante e a visualização do potencial de profissionais, organização e ordenamento de uma estrutura em rede, hoje, o Maranhão dispõe de uma estrutura. Um resultado que é fruto da coragem e do trabalho do Dr. Élcio e de sua equipe há 34 anos.
“Não tínhamos equipe preparada. Realizamos a cirurgia a noite, com equipe de enfermagem e anestesista. O caso era grave, mas salvamos o olho do nosso paciente”, lembrou o cirurgião. Em reconhecimento ao seu pioneirismo e a esse importante avanço na medicina do Maranhão, o Dr. Cosseti foi homenageado pelo governo estadual. Para ele, o cenário da doação ainda é desconhecido por parte da sociedade, mas a educação e a informação, por meio das campanhas realizadas pelos órgãos de saúde são de extrema importância para a conscientização das pessoas que aguardam na fila, quanto para as pessoas que são potenciais doadores.
“As dificuldades são grandes. Só quem trabalha no sistema, que conhece o dia a dia sabe as dificuldades reais que envolvem o transplante. O transplante em si é a cereja do bolo. Depois que todo o processo da doação aconteceu é que vamos para a cirurgia. Se não houver a doação, não existe o transplante. O potencial de fazermos mais, existe de fato, mas passa pela conscientização de doadores e seus familiares, concluiu Dr°. Cosseti.
Sofia Duailibe conquistou várias medalhas durante toda a temporada.
(Divulgação)
A nadadora Sofia Duailibe, que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e do Banco da Amazônia, está preparada para mais um desafio na reta final da temporada de 2022. A atleta da Atlef/Nina está confirmada na Travessia Felipe Camarão, uma das provas mais tradicionais da natação maranhense, que será realizada na tarde deste sábado (17), a partir das 14h50, com largada no Centro de São Luís e chegada no Iate Clube.
Antes de participar da Travessia Felipe Camarão, Sofia Duailibe se destacou no Campeonato Maranhense de Verão da Federação Maranhense de Desportos Aquáticos (FMDA), faturando quatro medalhas de ouro nas provas dos 100m medley, 200m medley, 400m livre e 4x100m livre misto. Em setembro, a jovem atleta foi campeã da categoria Petiz 2 nas provas dos 1.500m e 2.500m e ficou na terceira posição da categoria geral nos 1.500m da Copa Brasil de Águas Abertas, em Brasília.
Representando o Colégio Literato, Sofia Duailibe faturou a medalha de ouro nos 100m borboleta, garantiu a medalha de prata nos 50m peito e 200m medley, e ficou com a medalha de bronze na disputa dos 400m livre nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), realizados em agosto. Já nos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs), Sofia foi campeã nas provas dos 100m costas e 100m borboleta, além de ficar com o vice-campeonato na competição dos 400m livre.
Também em 2022, Sofia Duailibe foi a campeã da categoria Petiz na prova dos 1650m do tradicional Desafio do Cassó, no mês de julho, em Primeira Cruz, conquistou três medalhas de ouro nas provas dos 200m medley, 400m livre e do revezamento 4x50m livre misto no Campeonato Maranhense de Natação de Inverno / Troféu Rodrigo Almeida, que ocorreu no início de julho, e sagrou-se campeã dos 1500m e dos 2500m na segunda etapa do Circuito Cearense de Águas Abertas, realizado no final de junho, no Iate Clube, em Fortaleza (CE).
Outras competições
Sofia Duailibe conseguiu um grande desempenho na disputa do Festival Norte-Nordeste Mirim e Petiz de Natação – Troféu Pedro Nicolas Sena da Silva, realizado em maio, em São Luís, conquistando uma medalha de prata no revezamento 4×50 medley misto e cinco medalhas de bronze nas provas dos 50m costas, 100m costas, 100m livre, 200m livre e 400m livre. Já em abril, Sofia foi medalha de ouro na prova dos 400m livre do Torneio Nordestinho e campeã geral feminina nos 1500m da primeira etapa do Circuito Cearense de Águas Abertas, na cidade de Fortaleza.
Confirmando sua grande fase na temporada de 2022, Sofia Duailibe faturou três medalhas de ouro nas provas dos 50m livre, 200m medley e 400m livre do Troféu João Victor Caldas do Norte, além de registrar o melhor índice técnico da competição na categoria Mirim/Petiz.
Pouco antes, em fevereiro, Sofia Duailibe conquistou quatro medalhas de ouro nas provas dos 50m costas, 100m medley, 200m livre e revezamento 4x50m misto livre do Torneio Início / Seletiva Escolar, organizado pela Federação Maranhense do Desporto Escolar (Femade).
A nadadora Sofia Duailibe é patrocinada pelo governo do Estado e pela Potiguar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e pelo Banco da Amazônia. Ela ainda conta com os apoios da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Maranhão (Apcef/MA) e do Colégio Literato.
O surfista Kadu Pakinha é uma das revelações do esporte do Maranhão.
(Divulgação)
Uma das principais revelações do esporte maranhense, o surfista Kadu Pakinha, que conta com o patrocínio do governo do Estado e da Potiguar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, encerrou a temporada de 2022 com resultados expressivos no Circuito Maranhense de Surf. Após se sagrar campeão antecipado da categoria Sub-16, o jovem atleta de 14 anos garantiu presença nas semifinais da categoria Open na quarta e última etapa do Estadual, que foi realizada entre os dias 9 e 11 de dezembro, na praia do Olho d’Água, em São Luís.
Com a confiança elevada pelas três vitórias consecutivas que lhe renderam o título da categoria Sub-16, Kadu Pakinha chegou à última etapa do Circuito Maranhense com o objetivo de fazer uma grande campanha na categoria Open, que conta com atletas de todas as faixas etárias. Mesmo competindo contra surfistas mais experientes, Pakinha mostrou muita habilidade, avançou às semifinais e se consolidou entre os principais nomes da modalidade no estado.
“Estou muito feliz pela ótima participação que tive durante todo o Circuito Maranhense. Além de ser campeão estadual Sub-16, também consegui um excelente desempenho na categoria Open, onde tive a alegria de vencer a terceira etapa e chegar às semifinais da última etapa. Isso mostra o quanto estou evoluindo e serve de motivação para treinar ainda mais forte, já pensando em 2023. Mais uma vez, agradeço à Potiguar e ao governo do Estado pelo patrocínio e pela confiança no meu potencial”, disse Kadu Pakinha.
Outros resultados
Dono de dois títulos maranhenses, Kadu Pakinha se destacou em duas importantes competições de surf de base no Ceará durante o mês de novembro. Além de chegar às semifinais da categoria Sub-16 e garantir classificação para as quartas de final do Sub-14 no Iguape Pró, na cidade de Aquiraz, o jovem maranhense atingiu as quartas de final nas categorias Sub-14 e Sub-16 do Maresia Ondas do Futuro, em Fortaleza.
Antes do Iguape Pró e do Maresia Ondas do Futuro, Kadu Pakinha acumulou experiência em outras competições interestaduais em 2022. Além de conquistar a quinta colocação na categoria Sub-14 e chegar às quartas de final da categoria Sub-18 do Circuito Caucaia, em outubro, o atleta maranhense participou, no fim de setembro, da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Surf de Base, em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul, onde garantiu o Top 30 do país na categoria Sub-14.
Também em 2022, Kadu Pakinha ficou na quinta colocação na categoria Open da segunda etapa do Circuito Maranhense, venceu duas etapas dos Jogos Escolares e conquistou a quinta posição no Brasileiro Sub-14, realizado no Pará.
A APAE de São Luís recebe a visita da Caravana com o Papai Noel e sua Trupe para um momento lúdico junto aos alunos com deficiência da Escola Eney Santana
A APAE de São Luís recebe nesta quinta-feira (15), a partir das 14h30, a apresentação da Caravana do Papel Noel da campanha Natal Show de Prêmios da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL).
Mais de 250 alunos da Escola Eney Santana, mantida pela APAE de São Luís, irão acompanhar o cortejo natalino que conta com o Papai Noel e personagens da Trupe Doce Natal em uma apresentação temática e lúdica; tendo também a Banda do Bom Menino executando temas do Natal.
O Coral da APAE de São Luís “Vozes APAExonadas” vai apresentar repertório natalino nessa quinta – feira (15) na sede da instituição
O evento irá contar ainda com uma apresentação do “Coral Vozes APAExonadas”, composto por alunos com deficiência, pais e funcionários da APAE de São Luís. Eles prometem emocionar apresentando um repertório de tradicionais canções natalinas, além de dança temáticas, para contagiar a todos com o espírito natalino. A proposta é lembrar que o Natal é uma ocasião de revitalizar os sentimentos de fraternidade, amor, esperança e solidariedade entre todos, não apenas com os entes queridos, mas uma verdadeira comunhão de pessoas. E reforçar que a música, a exemplo do Coral Vozes APAExonadas é também uma importante forma de inclusão das pessoas com deficiência.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…