Moto Club firma TAC com Ministério Público para garantir transparência financeira

0comentário

O Ministério Público do Maranhão firmou, no dia 24 de agosto, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Moto Club de São Luís, para que o clube efetive os mecanismos de relacionamento e transparência financeira exigidos pela legislação. O objetivo é corrigir falhas nos serviços prestados pelo clube de futebol aos torcedores e interessados.

Pelo MPMA, assinou o documento a titular da 1ª Promotoria de Justiça do Consumidor, Alineide Martins Rabelo Costa. Subscreveram pelo clube o vice-presidente em exercício, Carlos Eduardo Fernandes Maciel, e o advogado Francisco Rodrigues Frazão Júnior.

O termo está fundamentado nas disposições contidas no Código de Defesa do Consumidor, no Estatuto do Torcedor e na Lei Pelé, que dispõem sobre os mecanismos de relacionamento e transparência financeira dos clubes de futebol.

Pelo acordo, o clube se comprometeu a manter, por meio de perfil no Instagram (nome: motocluboficial), informativo que contemple as diretrizes básicas de seu relacionamento com os torcedores, estabelecendo a forma de acesso ao estádio, aos locais de venda dos ingressos e valores, bem como mecanismos de vinculação por meio do sócio torcedor.

O clube se comprometeu também a publicar, no prazo de 30 dias úteis, por meio do perfil no Instagram, documento esclarecendo os mecanismos de transparência financeira adotados, inclusive com disposições relativas a realização de auditorias independentes.

O Moto Club se comprometeu, ainda, a elaborar demonstrações financeiras anuais e, após apreciação por auditoria independente, providenciar a publicação no Instagram, até o ultimo dia útil do mês de abril do ano subsequente, por período não inferior a três meses. Além do acesso à informação, os interessados devem ter a possibilidade de fazer download do PDF do demonstrativo.

Cópias das demonstrações financeiras devem ser encaminhadas à Federação Maranhense de Futebol (FMF) para que a entidade também publique no seu site.

MULTA

O descumprimento das disposições firmadas no TAC resultará em multa no valor de R$ 20 mil a ser revertida ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor.

Notícias de fato foram instauradas para apurar questões semelhantes nos clubes Sampaio Corrêa, Maranhão Atlético Clube (MAC) e Instituto de Administração de Projetos Educacionais Futebol Clube (Iape), para adoção de providências similares.

Sem comentário para "Moto Club firma TAC com Ministério Público para garantir transparência financeira"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS