Na noite da última quinta-feira (1º), policiais rodoviários federais deram ordem de parada a um carro de passeio que transportava ilegalmente no porta-malas, em três gaiolas grandes, pássaros silvestres das espécies Curió, Trinca-ferro e Pipira-Azul, no km 576 da BR-316, próximo ao povoado Brejinho, no município de Caxias.
Durante abordagem, ao ser solicitada a documentação do condutor e do veículo, em consultas aos sistemas, os policiais verificaram que já havia registro de ocorrência criminal para o condutor e, ao ser realizada busca no interior do veículo, foram encontradas no porta-malas três gaiolas grandes com um total de 161 pássaros, com 117 na primeira gaiola da espécie Curió, 29 na segunda também da espécie Curió, e a terceira gaiola com 13 pássaros da espécie Trinca-Ferro, e dois da espécie Sanhaçu-Cinzento, também chamados de Pipira-Azul.
Os animais eram transportados em pequenos espaços, privados de comida e água, o que caracteriza maus-tratos.
O envolvido informou que veio de Fortaleza/CE para a cidade de Zé Doca, no estado do Maranhão, e que se dirigiu até a zona rural onde adquiriu todos os animais.
Esta é a quarta vez que PRF prende o envolvido pelo mesmo motivo. A primeira foi em fevereiro de 2018 em Mossoró/RN, a outra em março de 2020 em Chorozinho/CE, e a mais recente em maio deste ano, em Caxias.
O veículo do crime ficou retido na UOP de Caxias para encaminhamento ao órgão ambiental competente. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA na cidade de Teresina/PI.
O detido foi qualificado como autor de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre e Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.