Conforme começamos a nos afeiçoar por vinhos, normalmente despertam interesses ímpares sobre o assunto. É comum querer entender melhor sobre o que está sendo consumido, seus detalhes e características e desenvolver métodos para apreciar de forma mais intensa.
Os brasileiros mostraram nos últimos anos que seu interesse por vinho quase se equipara aos cidadãos de países cujo o vinho é primordial no cotidiano, como França e Itália. Alguns vinhos brasileiros são até reconhecidos internacionalmente.
É claro que profissionais da área tendem a degustar todo estilo de vinho, e é natural que isso aconteça quando a bebida está ligada à sua vida profissional. Já nós, leigos, amadores e iniciantes no assunto, costumamos moldar nosso paladar para tipos específicos de vinhos e alguns deles se tornam nossos preferidos.
Pensando nisso, decidimos listar algumas dicas de como encontrar o vinho que mais agrade seu paladar.
Comece pelo mais fácil
Vamos começar colocando o dedo na ferida dos amantes de vinho que sempre discutem qual estilo entre seco e doce é melhor.
Bom, a discussão até faz sentido, porque estes dois são completamente opostos. Isso se dá pelo fato de que quanto mais seco menos glicose a bebida apresenta.
É possível encontrar vinhos com níveis diferentes de taninos, sendo alguns mais secos que outros.
Já o vinho suave costuma agradar aqueles que estão iniciando, exigindo menos desenvoltura do paladar.
A dica é que, caso tenha preferência pelo vinho suave mas deseja conhecer os secos, comece por estilos que possuem taninos macios, para evoluir gradualmente até o extra-seco.
Tenha disposição
Se já decidiu manter-se inserido entre os apaixonados por vinhos, chegou a hora de saber que o paladar é adaptável. É possível passar a sentir prazer consumindo aquilo que antes achava desagradável.
Vinho não é a bebida mais fácil do mundo, então chegará o momento em que se aventurar pelos rótulos exigirá disposição e paciência.
Mas não confunda disposição com chute. Pesquisar e entender são palavras comuns quando se começa a ir atrás de bons vinhos, esteja sempre bem inteirado antes de arriscar.
Por exemplo, antes de comprar um vinho branco, entenda as características, aromas e sabores para definir qual o melhor para iniciar.
Considere clubes de vinho
Os clubes de vinho estão em alta ultimamente, principalmente para aqueles que estão iniciando. Há diversos clubes pelo Brasil que apresentam ótimos serviços de assinaturas mensais e anuais, que podem lhe oferecer planos que incluem rótulos para iniciantes ou experientes, estilos diversos e até revistas com informações como sabor, aroma e harmonizações.
Um clube de vinho pode ser seu braço direito para começar e aprender, além das vantagens que o próprio clube oferece também pode lhe agregar conhecimentos que evitem erros ou confusões na hora de consumir vinhos por fora.
Divirta-se e cuide-se
Vinho pode ser um assunto sério quando se tem o sonho de atuar profissionalmente com a bebida ou de chegar a um alto patamar de conhecimento. Mas não se sinta pressionado e nem tenha pressa, o vinho pode ser apenas um meio de descontração e divertimento.
Além de entender as características da bebida, é importante entender os efeitos que ela pode gerar no corpo e tomar cuidado quanto à saúde.