Ainda como parte das comemorações pelos 50 anos do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), nesta segunda-feira, 29 de agosto, a Câmara Municipal de São Luís homenageará a em sessão solene proposta pelos co-vereadores do Coletivo Nós (PT). A iniciativa justifica-se pela longa trajetória do Sindeducação como sendo primordial na busca por respeito e valorização para a categoria dos (as) professores (as) da rede pública municipal de São Luís.
“Propomos esse reconhecimento ao Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís, por entendermos que a sua atuação é fundamental na nossa cidade, diante das inúmeras lutas e conquistas da categoria dos professores e professoras todos esses anos.”, declarou a co-vereadora Raimunda Oliveira.
A sessão, marcada para acontecer às 14h, deve reunir autoridades da Casa, lideranças sindicais, de movimentos estudantis entre outras organizações, antigos e atuais diretores do Sindeducação, bem como funcionários e prestadores de serviços da entidade.
Para a gestão “Da unidade vai nascer a novidade”, o reconhecimento da Câmara Municipal de São Luís é bastante significativo neste momento de celebrações, pois nestes 50 anos uma entidade que luta junto com a categoria vem sendo construída. O Sindeducação hoje é um dos sindicatos mais expressivos do Maranhão com mais de 4 mil professores (as) filiados (as) em nossa capital e será um momento simbólico e ímpar receber homenagem daqueles que também têm se comprometido cotidianamente em defender, de acordo com suas atribuições, a educação pública de qualidade, democrática e transformadora.
Para a atual diretoria do Sindeducação, que agradece a iniciativa do Coletivo Nós e de todos os parlamentares que aprovaram essa justa homenagem, esse reconhecimento traz à mente todos os desafios enfrentados e que estão por vir, o que faz chegar à conclusão que a força de um sindicato vem do esforço coletivo de pessoas que acreditam que a atuação dos (as) docentes tem impacto dentro e fora de sala de aula e que a valorização desses (as) profissionais é o primeiro passo para uma educação de qualidade.
“A homenagem, neste meio século da nossa entidade, acontece em um momento de muita mobilização e reflexão sobre os retrocessos sofridos pela educação e por nossa categoria. Vivemos em um contexto carregado de ataques, inclusive aos direitos já conquistados. A nossa união é um dos instrumentos essenciais para lutar contra esses retrocessos”, avaliaram os diretores do Sindeducação.