Olhares compenetrados, atenção às orientações do mestre Ítalo Antony Campos Nunes, e máximo empenho na postura perfeita para desferir os golpes. Toda essa determinação vem de crianças, que ainda estão na creche, entre 2 a 5 anos, que participam do Projeto Criança Feliz, realizado na Creche Nossa Senhora das Graças, no bairro da Vila Nova, em São Luís. Elas não brincam em serviço e demonstram total comprometimento com as aulas de judô. Tão é verdade, que, nos últimos dez meses, os alunos já participaram de doze eventos de artes marciais, e, nesse sábado (27), participarão de mais um, o Torneio FitoSports, na Associação do Ministério Público do Maranhão, localizada na Rua Duque Bacelar, no bairro Quintas do Calhau.
As aulas são de quarta-feira a sexta-feira, pela manhã. Os alunos impressionam, tanto pela extrema concentração ao aplicar os golpes, quanto pela enorme alegria em participar do programa. O Projeto Criança Feliz é financiado pelo Grupo Potiguar e pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel-MA), via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
Para muitos dos alunos da creche, o projeto é a grande chance de praticarem artes marciais gratuitamente.
A alegria de ensinar
O projeto conta com a participação do bicampeão brasileiro e sulamericano de judô Ítalo Antony Campos Nunes, que dá aula para a garotada na creche. Ítalo também é ex-integrante da Seleção Brasileira de Base e medalhista panamericano de judô.
“Passo meu conhecimento e eles me devolvem energia e afeto. Essa troca tem sido maravilhosa em minha vida. A convivência com os ‘meninos da Vila’ é contagiante. Falo para eles a importância de serem bons cidadãos. Não precisa só ser campeão. Ser uma pessoa do bem vale ainda mais”, declarou o sensei Ítalo.
Melhorias
De acordo com Ítalo, o projeto melhorou 100% nas condições financeiras, que possibilitam a compra de quimonos, participações em eventos de judô, estrutura e alimentação das crianças nos campeonatos. Desde o lançamento do Criança Feliz, em outubro de 2021, as crianças da Creche Nossa Senhora, matriculadas no judô, já participaram de 12 torneios ou festivais.
Cada evento, segundo Ítalo, foi custeado pelo Projeto Criança Feliz. “As inscrições, o transporte, os lanches. Essas coisas fazem completa diferença para a qualidade e conforto dos nossos atletas. Antes do Criança Feliz, eles treinavam com quimonos de baixa qualidade”, disse o sensei Ítalo.
“Desde que nós começamos a ter aulas incentivadas pelo Grupo Potiguar e pela Sedel, os meninos já participaram de pelo menos 12 eventos. Sempre com muito êxito, preparo, competência. Apesar de serem crianças, os ‘meninos da Vila’ sempre foram muito bem observados pelas outras academias de judô. Inclusive, ao ponto de receberem convites para treinarem nelas”, destacou Ítalo.
Lei de Incentivo ao Esporte
O Projeto Criança Feliz ensina balé e judô de forma gratuita aos alunos da Creche Nossa Senhora das Graças, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, pelo Grupo Potiguar, e pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel-MA).
No dia 6 de outubro de 2021, houve um evento de lançamento do projeto, que contou com a presença do titular da Sedel, Rogério Cafeteira; da sócia-diretora do Grupo Potiguar, Camila Brasil; além de parceiros, professores, coordenadores e outros colaboradores da creche, dos alunos e seus familiares. Houve, inclusive, uma apresentação de balé e de judô.
Nossa Senhora das Graças
O local de ensino foi construído em 1989. Em janeiro de 1990, houve a inauguração da unidade de ensino com 50 crianças matriculadas para estudarem nela. O local foi inaugurado com 50 alunos inscritos, sendo que hoje há 120. A creche funciona com 14 colaboradores diretos, como professores, cozinheiros e coordenadoras. Os alunos são moradores da Vila Nova e de bairros adjacentes como Anjo da Guarda, Mauro Fecury 1 e 2, e Vila Ariri.