O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Estadual recebeu a visita de um dos seus primeiros pacientes a serem atendidos na unidade em 2009. O mesmo na época já havia tido várias internações em clínicas psiquiátricas e no Hospital Nina Rodrigues, mas foi com a inauguração do CAPS AD Estadual em dezembro de 2008 que devolveu a ele a perspectiva de uma nova vida. Hoje após 13 anos, que teve alta do seu tratamento o senhor Waldsom, que encontra-se trabalhando , reconstruiu sua família e resolver vir na unidade que o devolveu a saúde e a sociedade.
“Eu como especialista e gestor do CAPS AD Estadual há 14 anos fico muito feliz de ver uma pessoa que antes de nós implantarmos o serviço não tinha outra saída se não fosse internações psiquiátricas que não surtiam efeito e só agravavam a situação. O no CAPS AD Estadual por ser um serviço aberto e comunitário foi mais fácil devolvê-lo ao seio da sociedade com sua saúde plenamente restabelecida. Nosso sentimento é de q estamos sempre no caminho certo e sem dúvida precisamos ampliar nossas redes CAPS AD Estadual”, destacou o diretor geral do CAPS AD Estadual, Dr. Marcelo Costa.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.