Brusque e Sampaio empataram em 1×1 (Foto: Beno Küster Nunes)
O tabu de não vencer fora de casa do Sampaio Corrêa continua. O empate por 1 a 1 entre com Brusque (SC), na noite desta quinta-feira (04) no Estádio Augusto Bauer, pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro,só não teve um final pior para o Tubarão por causa de um erro do VAR . O gol anulado de Patrick que daria a vitória aos donos da casa foi mal anulado.
Patrick, Aos 33 minutos do segundo tempo, recebeu uma assistência dentro da área e só empurrou para o gol. No primeiro momento, o assistente levantou a bandeira e marcou impedimento.
O lance ainda foi analisado pelo VAR, o que animou a torcida do Quadricolor, mas foi mesmo anulado, causando revolta dos torcedores e da comissão técnica do Brusque.
Além disso, o Sampaio Corrêa jogou mal mais uma vez fora de casa. O Tubarão nos 12 jogos que fez longe de cada sofreu 9 derrotas e três empates, o que faz do time um ótimo visitante.
A estratégia do técnico Léo Condé de poupar jogadores pelo desgaste com as viagens e a estratégia de jogo de jogar “por uma bola”, com o time inteiro jogando atrás da linha da bola levou a equipe a mais um jogo horrível longe do Castelão.
Para sorte do Sampaio Corrêa, a equipe volta a campo na próxima terça-feira para enfrentar o Bahia, às 21h30, no estádio Castelão, em São Luís. Em casa o Tubarão está invicto em 10 jogos com 8 vitórias e dois empates.
A vantagem do Sampaio Corrêa leva sobre os adversários em casa é por causa do gramado do Castelão, que por ser muito fofo causa desgaste físico maior nos jogadores que não estão acostumados a jogar neste tipo de gramado.
A grama fofa do Castelão é a única vantagem do Sampaio Corrêa, porque a torcida deixa muito a desejar. Embora a torcida do Tricolor seja a maior do maranhão, ela só costuma ir ao estádio quando tem jogos de times do Rio de Janeiro (Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense).
É triste ver que o torcedor maranhense é provinciano no que se refere o futebol torcendo por clubes do Rio de Janeiro e São Paulo e isso pode ser constatados na quantidade de pessoas presentes nos bares de São Luís quando tem jogos do Flamengo, Vasco, Botafogo e até do Fluminense.
Entre os principais medicamentos utilizados de forma equivocada estão os analgésicos e anti-inflamatórios
No dia Nacional da Sáude, comemorado dia cinco de agosto, a automedicação é um tema que ainda preocupa os especialistas. No Brasil, o consumo negligenciado de medicamentos é uma prática muito comum, influenciada por dicas dos amigos, familiares, buscas simplificadas na internet e por remédios populares que estão sempre na lembrança dos consumidores. Segundo dados do Conselho Federal de Farmácia, cerca de 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem orientação médica.
No ano de 2018, o Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação (ICTQ) realizou um levantamento que indicou os medicamentos mais comuns que são consumidos de forma equivocada, sem prescrição médica. Entre os principais estão os analgésicos, os anti-inflamatórios, os relaxantes musculares, os antitérmicos, os descongestionantes nasais, os expectorantes, os antiácidos e os antibióticos.
O farmacêutico e professor da Faculdade de Medicina de Açailândia – Fameac IDOMED (Instituto de Educação Médica), Antônio Neto, comenta que, por questão de comodidade, muitas pessoas acabam se automedicando e, na maioria dos casos, sequer seguem a posologia correta. Nesses casos, o indicado é que, mesmo com sintomas leves, se procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber atendimento médico.
Os riscos
O especialista reforça que, mesmo os remédios que não exigem prescrição médica, quando ingeridos de forma inadequada, podem causar efeitos colaterais como reações alérgicas, resistência no organismo, dependência e intoxicação. Outro perigo é quando o paciente tem uma impressão, mesmo com a prescrição e uso inicial correto, que o tratamento está ineficaz, levando ao aumento da dosagem na hora do consumo.
“Os Mip’s (Medicamentos Isentos de Prescrição) como, por exemplo, os anti-inflamatórios não esteroides (ibuprofeno, dipirona, paracetamol e nimesulida), podem ser utilizados para tratar os sintomas gripais, porém, se consumidos de forma frequente, podem causar gastrite medicamentosa, além de problemas renais e vasculares. Por isso, a importância de saber a quantidade correta de utilização”, acrescenta o professor do Fameac IDOMED. Antônio reforça que, os sintomas, mesmo sendo tênues e mais simples, exigem atendimento de um profissional da área da saúde para a indicação e o acompanhamento do tratamento correto em cada caso.
Seguem movimentadas as vendas de mesas para o Wine Celebration, evento a ser realizado no dia 7 de outubro, às 21h, no Palazzo Eventos (Araçagi), em regime all inclusive, aos cuidados da AMZ Company. O número é (98) 98414 2874.
A proposta idealizada pelos empresários Emmanuel Márcio Barbosa e Alípio Moraes é aliar bons rótulos de vinho e gastronomia à música de qualidade.
Aliás, está confirmada a presença da experiente sommelière paulista Gabi Frizon nesta edição do evento.
Mais uma vez, ela assinará a carta de vinhos. Profissional habilitada pela ABS Brasil, com Advanced Certificate in Wines pela WSET, Gabi já foi eleita “Sommelière do Ano” pela revista Gosto.
Ela atuou em empreendimentos luxuosos como os hotéis Tivoli Mofarrej e Palácio Tangará, no conceituado restaurante La Tambouille, em São Paulo, e no Emiliano do Rio de Janeiro.
O show exclusivo da edição 2022 da Wine Celebration será do famoso Daniel Boaventura.Área de anexos
Acadêmicos levam o nome de Imperatriz para o mundo, por meio de ações de impacto social realizadas pelo time
O time Enactus Facimp Wyden, grupo de acadêmicos e professores que promovem ações de impacto social na comunidade Açaí Km 1700, vêm conquistando lugar de destaque nas premiações nacionais nos últimos anos. Alunos e docentes do time sempre aparecem e representam Imperatriz e o Maranhão entre os melhores do Brasil em diversas categorias. Porém, no Evento Nacional Enactus Brasil (Eneb) 2022, o tão buscado título veio e a equipe foi premiada na categoria “Liga Principal”, com o reconhecimento da Enactus Brasil, ganhando o troféu de melhor time de acadêmicos do Brasil.
A solenidade foi realizada em São Paulo-SP, num momento reservado para reconhecer os impactos alcançados pela rede Enactus ao redor do Brasil. No ciclo anual foram cerca de 120 times e 200 projetos que envolveram mais de 330 acadêmicos de diversas regiões. Eles são responsáveis por um impacto social positivo nas comunidades do Brasil e auxiliam mais de 98 mil pessoas pelo país.
Os projetos do time Facimp estão relacionados ao aproveitamento do caroço do açaí, muitas vezes descartados na natureza, como o Adubaí (que faz a produção de adubo), Cafeçaí (para produção de café) e o “Tijoloaí” (transforma a matéria-prima da fruta em tijolos ecológicos), chamando a atenção da Enactus Brasil.
Agora, os acadêmicos vão representar o Brasil em Porto Rico, durante a Enactus World Cup, em outubro.
A professora conselheira do time, Raiana Batista, descreve um pouco do sentimento de alegria com a conquista que, segundo ela, é uma consequência do esforço máximo em projetos sustentáveis, de empreendedorismo e empoderamento social na comunidade. “Desde a criação do Enactus Facimp Wyden pensamos no impacto que teriam as nossas ações voltadas para uma comunidade em vulnerabilidade econômica e almejávamos muito uma grande conquista que finalmente veio. Somos um time com poucos alunos, mas que está causando um impacto transformador na vida da nossa comunidade. A premiação como campeão do ENEB 2022 é fruto do trabalho voluntário de mais 3 anos, de alunos que buscam deixar um mundo melhor e que dão o melhor de si”.
Demais destaques
Além do título na categoria “Liga Principal”, o time esteve presente entre os finalistas em outras duas. Na categoria “Universitários do Ano”, a presidente do time de Imperatriz, Isabella Toledo, esteve presente entre os dez melhores acadêmicos e a professora Raiana Batista também garantiu sua colocação no top 10, no “Prêmio Professor do Ano”.
FOTO – DIVULGAÇÃO: O multi talentoso músico e artista Humberto Gessinger se apresenta nesse sábado (06.08) no Palazzo Eventos com uma verdadeira viagem musical pelo melhor do pop rock nacional
O cantor, compositor, multi-instrumentista e escritor Humberto Gessinger apresenta o show do seu quarto disco solo, “Não Vejo a Hora” (Deck) nesse sábado (06.08) no Palazzo Eventos no Araçagy, e promete uma verdadeira viagem musical marcada por grandes sucessos de sua carreira.
Mais que um hsow, será uma imersão musical no melhor do pop rock, que terá também apresentações do cantor Pandha e do DJ Claudinho Polary colocando todo mundo pra dançar.
Os ingressos estão à venda na Bilheteria Digital e nas lojas Degraus, no Shopping da Ilha e no São Luís Shopping. Há opções de ingressos Gold e promoção para Casadinha Gold (dois ingressos com desconto); mesas para quatro lugares e espaço vip suíte. Mais informações pelo fone (98 – 97025 3367).
No palco, Gessinger (vocal, baixo, harmônicas e piano) será acompanhado por Rafa Bisogno (bateria, percussão, bateria eletrônica e voz) e Felipe Rotta (guitarra, violão, bandolim e voz); e vai apresentar clássicos de sua carreira como “Infinita Highway”, “Refrão de Bolero” e “Terra de Gigantes”, além de canções do álbum “Não Vejo a Hora” como “Partiu”, “Bem a Fim”, “Um dia de Cada Vez” e “Estranho Fetiche”. Impossível ficar parado ou não cantar junto!
Com 37 anos de estrada é impossível não associar Humberto Gessinger à banda pop Engenheiros do Hawaii. Mas em carreira solo de sucesso, Humberto lança seu 22º. álbum. E oito DVDs completam a discografia que renderam oito Discos de Ouro, um Disco de Platina, quatro DVDs de Ouro e milhares de fãs apaixonados por sua música.
Em 2013 Gessinger lançou o CD “inSULar” (STR/Stereophonica), o primeiro como artista solo e em 2014, o DVD/CD “inSULar ao vivo” (Coqueiro Verde Records), que recebeu DVD de Ouro em apenas dois meses e foi indicado ao Grammy Latino de melhor álbum de rock.
Em 2016, após três anos viajando por todo Brasil com “inSULar”, Humberto Gessinger lançou a turnê “Louco Pra Ficar Legal”, e dois novos singles, “Pra Ficar Legal” e “Faz Parte”.
Em 2017 lançou o compacto “Desde Aquela Noite”, com faixas já gravadas pelos parceiros das composições, mas inéditas na discografia de Gessinger e estreou a turnê “Desde Aquele Dia – 30 anos A Revolta dos Dândis”, registrada no DVD/CD “Ao Vivo Pra Caramba” lançado em 2018, mesmo ano do projeto “Canções de Amor, Filmes de Guerra” em comemoração aos 25 anos do 1º acústico dos EngHaw, o álbum “Filmes de Guerra, Canções de Amor”.
Paralelamente a seu trabalho como músico, Humberto Gessinger é também autor, e já lançou 5 livros: “MEU PEQUENO GREMISTA”, “PRA SER SINCERO”, “MAPAS DO ACASO”, “NAS ENTRELINHAS DO HORIZONTE” e “SEIS SEGUNDOS DE ATENÇÃO”.
“NÃO VEJO A HORA” – O DISCO
Lançado em 2019 em CD, vinil, K7 e em todas plataformas digitais, o álbum foi gravado no Estúdio Soma em Porto Alegre e conta com duas formações, dois trios distintos: o “power trio” e o trio acústico.
Produzido por Humberto Gessinger, “Não Vejo a Hora” é o primeiro álbum de inéditas desde “InSULar” (2013) e traz 11 canções autorais gravadas com dois trios. São oito faixas com o power trio formado com Rafa Bisogno na bateria e Felipe Rotta na guitarra (músicos que o acompanham na estrada) e Humberto no baixo de seis cordas. Nas três músicas acústicas, Gessinger assume a viola caipira, acompanhado por Nando Peters no baixo acústico e Paulinho Goulart no acordeon. As ilustrações da capa e contracapa são do artista gaúcho Felipe Constant.
“Desde o início, saquei que o material pedia uma produção ágil, rápida, para que a força das composições não se perdesse em firulas no estúdio. Foi o que a gente fez. Com exceção de alguns vocais que eu dobrei, não há overdub no disco.
Não Vejo a Hora é um disco focado na simplicidade dos trios.” Conta Humberto
Beatriz Rosa, Dir. de Enfermagem om a equipe de enfermeiros (as) de referência do HSE / HSLZ
No Dia Nacional da Saúde, celebrado nessa sexta – feira (05.08), merece destaque um modelo adotado pelo Hospital do Servidor (HSE / HSLZ) desde 2017, que tem obtido grandes resultados de qualidade: A enfermagem de referência.
O Hospital do Servidor (HSE / HSLZ), com gestão do Grupo Mercúrio, foi um dos pioneiros no Maranhão na implantação desse serviço, que teve como referência o modelo norte americano PM (Primary Nursing).
Trata-se de uma equipe diferenciada da enfermagem assistencial plantonista, que se reveza nos cuidados gerais dos pacientes internados no hospital, enquanto a enfermagem de referência presta uma assistência mais humanizada e individualizada, voltada para atender às necessidades específicas de cada paciente, e tendo um profissional dedicado ao acompanhamento desse paciente desde a sua internação até a alta, atuando como o elo do paciente e seus familiares junto às demais equipes multidisciplinares. Cada enfermeiro(a) de referência do HSE / HSLZ cuida de até 10 pacientes de forma integral e holística.
O Dir. Geral do HSE / HSLZ Plínio Valério Tuzzolo que ressalta a missão de oferecer assistência humanizada e de alta qualidade para todos os servidores estaduais usuários do FUNVBEN
Segundo a Diretora de Enfermagem do HSE / HSLZ Beatriz Rosa as vantagens desse modelo são diversas:
“Esse modelo gera uma relação de parceria e de muita cumplicidade e confiança entre paciente – profissional. O paciente passa a ter no seu enfermeiro de referência alguém que ele confia, e eles valorizam muito isso. Os pacientes tiram dúvidas, conversam e até se tranquilizam com essa relação. Um dos maiores medos das pessoas quando se internam é o que vai acontecer durante o tratamento, isso é algo aterrorizante para todos os pacientes. E o enfermeiro de referência passa a dar todo o suporte com informações, tirando dúvidas e atendendo demandas pessoais. Isso melhora muito a qualidade da assistência prestada e gera muito valor final na experiência vivenciada pelo paciente no hospital, que se tornou muito mais positiva com esse modelo, pela relação que se estabelece com base na empatia. Esse modelo não traz custos a mais para o hospital, e sim muitas vantagens de alto valor agregado no tratamento, os todos os pacientes aprovam muito esse modelo. Até depois da alta é comum que os pacientes liguem para o enfermeiro de referência para tirar dúvidas. Eu tenho muito orgulho desse trabalho, que foi uma vitória para o nosso hospital, e a qual agradecemos principalmente ao Conselho Administrativo do Grupo Mercúrio e à Diretoria Geral do HSE, que nos permitiram implantar esse modelo e acataram nossa sugestão. Desde 2017 só temos recebido elogios por parte dos pacientes e de seus familiares” revela a Diretora de Enfermagem Beatriz Rosa.
A enfermeira Suelen Caroline Ribeiro tem doze anos de profissão e há dois anos está no HSE, onde atua como enfermeira de referência na clínica geral do hospital. Ela também ressalta que esse modelo permite uma relação bem mais próxima com o paciente e seus familiares, influenciando positivamente no tratamento e até otimizando resultados.
Suelen trabalha junto ao paciente durante todo o período de sua internação. Uma profissional que atua em conjunto com as demais equipes multidisciplinares, mas é dela esse olhar clínico mais próximo e diferenciado, resultando em uma assistência mais pessoal e humanizada:
“Nós observamos mais o paciente, passamos visitas diárias, fazemos exames físicos, observamos as evoluções, conseguimos ouvir e acompanhar o paciente de forma mais customizada e dedicada, a cada caso. Nosso objetivo é oferecer um atendimento ainda mais completo e voltado para minimizar o tempo de internação do paciente, sempre que possível. Atuamos muito próximo das famílias dos pacientes também. É um vínculo bem forte que se cria entre paciente / família e enfermeiro, o que traz muito conforto e um amparo extra ao longo da internação de quem já se encontra psicologicamente mais vulnerável” explica ela.
O Diretor Geral do HSE / HSLZ Plínio Valério Tuzzolo reforça que “a nossa missão de humanização na assistência sempre foi um diferencial, e somada à alta qualidade dos serviços, tem colhido frutos muito positivos junto aos servidores estaduais usuários do FUNBEN / Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão. Toda a equipe coordenada pela Diretora Beatriz Rosa está de parabéns por esse modelo exitoso e do qual fomos pioneiros no Maranhão. Nesse Dia Nacional da Saúde também parabenizo todos os demais colaboradores multidisciplinares que, com a sua dedicação diária, permitem que essa grande engrenagem que é o HSE / HSLZ possa ser eficiente e diferenciada”, disse o Diretor.
O presente do papai está nas lojas Potiguar com opções para todos os estilos e gostos
Em todas as lojas Potiguar chegou a promoção mais esperada do ano e que só acontece uma vez. Até o dia 14 de agosto, está acontecendo em São Luís e em Imperatriz o Feirão Gigante Potiguar, uma campanha especial, grandiosa na variedade de produtos e mais ainda nos descontos.
As ofertas estão em todas as seções das lojas com mega descontos, para que todos possam realizar seus sonhos de construir, reformar ou decorar o lar ou presentear e ainda economizar.
Em todas as lojas Potiguar de São Luís e Imperatriz até o dia 14 de agosto tem mega descontos no Feirão Gigante Potiguar
E vale lembrar que tem muitas opções também para garantir um presente super especial do Dia dos Pais, com produtos para agradar cada tipo e estilo de papai. Furadeiras e ferramentas para aqueles que gostam de fazer reparos e serviço manuais; copos térmicos, bolsas, botas para os mais esportivos, cadeiras gamers e de escritório para usar no home office, churrasqueiras e grill portátil para os amantes de um bom churrasco e muito mais.
Detalhe: As ofertas do Feirão Gigante Potiguar são válidas para compras nas lojas do Grupo, e também através dos canais digitais da Potiguar. É possível comprar pelo site www.apotiguar.com.br, televendas e whatsapp, pelos números (98) 2108-9999 em São Luís e (99) 3221-7000 em Imperatriz. E com opções para retirar na loja ou receber em casa.
Quem quiser sair do calor e investir em um ar condicionado, deve aproveitar o Feirão Gigante Potiguar
O Santander Brasil lançou o edital do Prepara Futuro, programa que destina recursos a organizações sem fins lucrativos que trabalham com inclusão produtiva. No total, serão R$ 2 milhões divididos entre 10 instituições de todo o País, que atuam com formação pedagógica, técnica e comportamental de jovens e adultos ou com o fomento à geração de renda.
O Prepara Futuro irá monitorar e avaliar os projetos apoiados para acompanhar a evolução e oportunidades geradas. “Ser o Banco que apoia a sociedade brasileira na sua transformação para o futuro é mais do que um compromisso, é a estratégia que pauta nossos negócios e está presente nos resultados e mudanças que proporcionamos aos clientes e parceiros”, conta Carolina Learth, líder de sustentabilidade do Santander.
Para ser elegível ao programa as organizações selecionadas precisam ser constituídas em território nacional, ter experiência comprovada na execução da proposta apresentada, capacidade técnica e de gestão e demonstrar transparência em suas prestações de contas. As inscrições para o edital Santander Prepara Futuro podem ser realizadas do dia 01 até 15 de agosto, pelo site https://www.monitorsocial.org.br/santander.
Gonzo’s Quest está sem dúvidas entre um dos slots online mais populares e intuitivos do momento. O jogo foi desenvolvido pela empresa sueca NetEnt em 2011, contando com visuais chamativos, uma boa trilha sonora e enredo refinado, criando uma atmosfera diferente dos jogos mais atuais do tema, se atualizando sempre como um dos mais procurados dentro de plataformas de jogos como a NetBet, por exemplo.
Baseado na história de Gonzalo Pizarro
O jogo baseia-se na história de Gonzalo Pizarro, o conquistador, no ano de 1541. Este explorador chega à costa peruana num galeão e decide abandonar o seu navio e iniciar a busca pelo Eldorado, a cidade do ouro perdida. Ele rouba um mapa do tesouro, salta do navio e começa sua jornada. Isso é apresentado na introdução do jogo. Quando a introdução termina, Gonzo (apelido dado pelo jogo ao protagonista) faz pose no fundo dos tambores, lhe acompanhando enquanto você faz os pontos.
O tema do jogo está baseado nas cultura Inca, que é famosa pela sua arte e arquitetura únicas. A arquitetura forma o pano de fundo do jogo, enquanto as famosas máscaras incas assumem a forma de símbolos, acompanhadas por imagens de animais selvagens com um estilo semelhante.
Habilidade do jogador é fundamental para os bons resultados
A habilidade dos jogadores faz muita diferença nesse slot online em específico, sendo algo não comum de acontecer na maioria dos jogos desse gênero. Dentro do Gonzo’s Quest, os jogadores devem ficar bastante atentos ao que estão fazendo em tela para conseguir as melhores combinações possíveis. Você pode receber diversos bônus de jogadas, ao multiplicar as pontuações e eles são acionados quando você pousa 3 símbolos seguidos em qualquer local da tela.
O jogo também foi desenvolvido pensando nos usuários casuais, tornando-o passível de distribuir bônus variados (em uma escala menor, mas sim) para jogadores sem muita habilidade e bons reflexos na hora de escolher suas jogadas. O bom equilíbrio entre a frequência de acertos e os bons pagamentos desempenha uma parte crucial do que você pode levar do jogo em dinheiro real, no caso de apostas reais envolvidas.
O jogador pode conseguir várias vitórias consecutivas na mesma ronda, na funcionalidade “Avalanche”, mas não quer dizer que será fácil. Todavia, os resultados positivos são gratificantes, pois cada vez que os novos símbolos são adicionados aos tambores, o multiplicador aumenta. Além da “Avalanche” existe a funcionalidade “Queda Livre”, que se refere às rodadas grátis que o jogador pode receber de bônus. Eles são acionados quando o jogador posa em três símbolos de dispersão de quedas livres em qualquer lugar da tela. Isso dá o direito a 10 rodadas grátis, acompanhadas por multiplicadores, o que aumenta bastante as chances de vitória.
Jogo é disponível internacionalmente na NetBet
Líder de pesquisas brasileiras e há 20 anos no mercado internacional, a NetBet é uma plataforma online de jogos de apostas para maiores de 18 anos, por envolver dinheiro real na maioria de seus jogos. No caso, Gonzos Quest pode ser encontrado na plataforma que traz vários benefícios para novos jogadores.
Ao se registrar na seção de jogos online do site, você pode usar o código “NBPREMIOS” para receber diversos bônus e duplicar o seu primeiro depósito, que consequentemente pode ser usado para jogar Gonzos Quest.
Para a diretora de Administração e Finanças e coordenadora do Estadual do Programa Delas Mulher de Negócios, Rachel Jordão, a Caravana pra Elas é uma oportunidade de despertar o empreendedorismo feminino
Ação acontecerá neste sábado (6), no Campus da UFMA, e conta com uma programação gratuita de cursos de capacitação, oficinas, palestras, atendimentos à saúde e orientações sobre crédito
São Luís – A Cidade Universitária Dom Delgado – Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – receberá, neste sábado (6), das 8h às 17h, a Caravana Pra Elas. A iniciativa, que tem o apoio do Sebrae, é um projeto de nível nacional e pretende impulsionar o empreendedorismo feminino, incentivando as mulheres com baixo poder econômico para abrirem o seu próprio negócio.
Durante todo o dia serão oferecidos cursos de capacitação, oficinas, palestras, atendimentos à saúde, orientações sobre crédito, e serviços de beleza e bem-estar. E, para dar mais comodidade às mulheres, também haverá o espaço kids, onde as crianças poderão participar de brincadeiras lúdicas e se divertirem, com segurança.
A programação inicia com o credenciamento, às 8h, no Centro de Convenções. Logo em seguida está prevista a abertura oficial, com a participação do Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento e representantes dos Ministérios da Economia, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A partir das 10h, no Centro Pedagógico Paulo Freire, serão abertos os serviços e atendimentos.
“As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no meio empresarial. No Maranhão, elas respondem por 34% dos donos e donas de negócios e caminham a passos firmes rumo à emancipação social e financeira. O Sebrae, juntamente com os parceiros locais, não poderia deixar de encampar essa iniciativa e abrir portas para que mais mulheres empreendam com pequenos negócios e, consequentemente, gerem riqueza, empregos e renda”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo.
O público-alvo do projeto são mulheres que não têm ocupação e geração de renda autônoma, e as beneficiárias do Auxílio Brasil. Em São Luís, a expectativa é que cerca de 2 mil mulheres sejam atendidas.
MULHERES
Segundo a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão e coordenadora Estadual do Programa Delas Mulher de Negócios, Rachel Jordão, a Caravana pra Elas é uma oportunidade de despertar o empreendedorismo feminino.
“Toda programação foi criteriosamente pensada para que as mulheres maranhenses atendidas neste sábado possam investir em seu próprio negócio. São cursos de capacitação em Educação, Alimentação, Construção Civil, Finanças, e oficinas na área de Beleza e Bem-Estar. Somado a isso, elas ainda receberão atendimento com clínico geral, oftalmologista e dentista, pois entendemos que cuidar da saúde da mulher é importante para garantir a qualidade de vida”, destacou.
PARCEIROS
O presidente do do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, afirmou que no Maranhão, as mulheres respondem por 34% dos donos e donas de negócios
Para Edilson Baldez das Neves, que é presidente do Sistema Fiema – do qual fazem parte o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), parceiros da Caravana para Elas – a adesão da entidade está justificada pela ampla participação feminina no setor industrial.
“O Sistema FIEMA não poderia ficar de fora de um evento dessa magnitude, voltado às mulheres maranhenses, que estão cada vez mais a crescer dentro do setor industrial do nosso Estado. Estamos embarcados nessa caravana, junto com o Sebrae, promovendo serviços e oportunidades para elas, que querem empreender também na indústria. Levaremos uma vitrine do que o Sesi e o Senai oferecem em diversos segmentos da economia. Será um dia de muita informação para a mulher que deseja investir no seu próprio negócio ou que deseja ter mais informações e capacitação para buscar um emprego no mercado de trabalho”, destacou Baldez.
O evento é realizado pelo Sebrae, em parceria com os Ministérios da Economia, da Cidadania, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e apoio local da Fiema, Sesi, Senai, Fecomércio, Sesc, Senac, Senar, UFMA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa, Prefeitura de São Luís, Prefeitura de São José de Ribamar e Prefeitura de Paço do Lumiar.
SERVIÇO
O QUÊ? Caravana pra Elas
QUANDO? 06 de agosto de 2002 (sábado), das 8h às 17h.
ONDE? UFMA – Campos do Bacanga (Centro de Convenções e Centro Pedagógico Paulo Freire). Av. dos Portugueses, 1966 – Vila Bacanga, São Luís-MA, 65080-805.
FONTES:
Ronaldo Vieira Bento, Ministro da Cidadania;
Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão;
Rachel Jordão, Diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão e coordenadora Estadual do Programa Delas Mulher de Negócio;
Albertino Leal de Barros Filho, Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão;
Mauro Borralho, Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão;
Daniela Carvalho, Subsecretária das Desenvolvimento de Micro e Pequena Empresas do Ministério da Economia
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…