Defensoria inicia audiências públicas em municípios que receberão ações da Carreta dos Direitos

A partir do dia 9 deste mês, a Carreta dos Direitos, a mais nova unidade móvel da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), começará a rodar o Maranhão para levar atendimentos itinerantes à população. Antecedendo as ações, estão sendo realizadas audiências públicas, nesta semana, nas primeiras cidades que receberão a carreta: Bom Lugar, Marajá do Sena e Paulo Ramos.

As audiências públicas estão previstas no projeto “Inclusão e Cidadania sobre Rodas”, que tem como carro-chefe as ações da Carreta dos Direitos. Esses encontros prévios visam ouvir as necessidades da comunidade, apresentar os serviços da Defensoria e orientar a população sobre o superendividamento e o programa Tarifa Social de Energia Elétrica, bem como esclarecer sobre os atendimentos que serão realizados na carreta.

Nesta terça, dia 2, foi realizada a primeira audiência pública em Bom Lugar, na sede da Prefeitura. O diretor de Assuntos Institucionais e Estratégicos da DPE/MA, o defensor público Alberto Bastos, conduziu o diálogo com a comunidade.

Na quarta, dia 3, serão realizadas duas audiências públicas. Em Marajá do Sena, o encontro está marcado para as 9h e será realizado na Câmara Municipal de Vereadores. No município de Paulo Ramos, o diálogo acontecerá na Igreja Batista, da Rua 7 de Setembro, a partir das 14h.

Ação cidadã – De acordo com o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, as audiências serão importantes ferramentas para a realização das ações da Carreta dos Direitos. “Nesses momentos, vamos principalmente ouvir a população para conhecer suas demandas e levar serviços que atendam essas necessidades”, explicou.

A expectativa é que, com as informações coletadas nas audiências, as ações previstas para a próxima semana sejam ainda mais eficientes. De acordo com o cronograma, a Carreta dos Direitos estará em Marajá do Sena no dia 9, em Paulo Ramos no dia 10 e em Bom Lugar no dia 11.

Durante todo o dia nessas datas, serão ofertados diversos serviços da Defensoria Pública do Estado e de órgãos e instituições parceiras como: o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a Defensoria Pública da União, as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, a Equatorial e cartórios dessas cidades.

Carreta – A unidade móvel da Defensoria, que integra o projeto “Inclusão e Cidadania sobre Rodas”, chegou para contribuir para a ampliação do acesso à Justiça no Maranhão e para a educação em direitos aos mais vulneráveis por meio de ações itinerantes, possibilitando o atendimento em comunidades afastadas.

A Carreta dos Direitos foi adquirida com recursos oriundos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, por meio de um convênio firmado no fim de 2021.  A proposta concorreu com mais de 300 projetos em todo o Brasil.

O veículo é equipado como um grande escritório que possibilita a realização de até 15 atendimentos simultâneos e é todo equipado com banheiro, copa e elevador que garante a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

Serviços disponíveis na Carreta dos Direitos:
Defensoria Pública do Estado
Divórcio
Pensão alimentícia
Registro público
Entre outros.
 
Defensoria Pública da União
Benefícios como: BPC/LOAS, Auxílio Brasil, auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria e outros
 
Assistência Social
Atualização do CadÚnico
 
Atendimento de Saúde
Vacina tríplice viral e Covid
Teste de HIV/Sífilis/Hepatite B e C
Atendimento médico e psicológico
 
IDENT
Emissão de 1º e 2º Via de RG
 
TJMA
Conciliação
Coleta de material para exame de DNA
 
Equatorial
Inclusão no Tarifa Social de Energia
Renegociação de dívidas
Troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de led
 
Cartório
2º via de Certidão de Nascimento/Casamento
Reconhecimento espontâneo de paternidade

Endometriose – o diagnóstico que pode levar anos até ser descoberto

Doença afeta mais de 7 milhões de mulheres somente no Brasil 

No mês em que o Brasil recebeu a notícia de que uma das cantoras mais badaladas do momento daria uma pausa na agenda para cuidar da saúde, surge um alerta para as mulheres. Anitta foi submetida na semana passada a um procedimento minimamente invasivo para tratamento de endometriose. A cirurgia, segundo sua assessoria, foi bem sucedida, sem intercorrências e a artista já se recupera em casa. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença que levou Anitta a suspender seus shows, afeta mais de 7 milhões de mulheres somente no Brasil. A endometriose é uma condição inflamatória crônica em que as células do endométrio se proliferam e perpassam a cavidade uterina, como explica a enfermeira obstetra e docente na faculdade de medicina de Açailândia IDOMED FAMEAC, Arissane Falcão.  

“Ela pode estar presente tanto nas trompas, ovários, na bexiga, intestino e na cavidade abdominal. Essa proliferação das células do tecido que reveste o útero internamente pode provocar dor ao urinar, evacuar, dor muito forte no período menstrual – antes e durante o período menstrual – dor no ato sexual, sangramentos fora do período causando um incômodo exacerbado”. 

Quando devo procurar um médico?  

A enfermeira obstetra orienta que o médico deve ser procurado todas as vezes em que as dores incapacitarem de alguma forma, por exemplo, em um caso de prisão de ventre muito severa no período em que antecede a menstruação ou quadro de diarreia. A endometriose altera essa condição de funcionamento do organismo. 

Tratamento 

Arissane esclarece que o tratamento vai depender muito da condição, do estágio, da quantidade de tecido endometrial fora da cavidade uterina. “Tudo começa pela mudança de hábitos no dia a dia. A mulher precisa cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos. Além disso, é importante esclarecer que o anticoncepcional não é tratamento para endometriose – ele minimiza e pode até mascarar essa condição, portanto, nada de automedicação”.  

Em casos de estágios mais avançados, deve ser realizada a retirada desse tecido através de cirurgia que é a laparotomia. “É importante que a gente deixe bem claro que a endometriose pode levar à infertilidade. Mulheres que não tiveram filhos – cada vez mais comum com 30 ou 35 anos precisam visitar o médico ginecologista anualmente. E a mulher que sentir dores extremas, deve procurar o médico o mais urgentemente possível”, finaliza Arissane Falcão, enfermeira obstetra e docente na faculdade de medicina de Açailândia IDOMED FAMEAC. 

Degustação da Vinícola Thera

FOTO – DIVULGAÇÃO: Uma exclusiva degustação da Vinícola Thera acontece na próxima quinta – feira (04.08) às 19H30 no Ateliê Gourmet, no Empório Fribal na Ponta do Farol. Inscrições pelo fone (98) 988017266

Evento para amantes do vinho acontece no Ateliê Gourmet do Empório Fribal dia 04.08

O elegante e diferenciado sabor dos rótulos produzidos pela premiada vinícola localizada em Bom Retiro, na Serra Catarinense, agora em São Luís, em um evento especial feito para os amantes do vinho.

Trata-se da degustação da Vinícola Thera, que acontece na próxima quinta – feira (04.08) às 19H30 no Ateliê Gourmet, no Empório Fribal na Ponta do Farol. A degustação de exclusivos vinhos brancos, tintos e espumantes dessa vinícola revelação, harmonizados com aperitivos do Chef Ricardo Formigari, será dirigida pelo sommelier da Thera, Felipe Benner e pelo sommelier do Empório Fribal, Afrânio Freitas. Uma verdadeira experiência para despertar os sentidos, do olfato ao paladar.

Vale destacar que a Thera possui uma linha exclusiva de vinhos que expressa seu terroir com muita personalidade. São vinhos do tipo “boutique” e que em São Luís são uma exclusividade do Empório Fribal. Os rótulos da Thera estão presente nos mais sofisticados restaurantes e bares do país, a exemplo da rede de hotéis Emiliano (RJ e SP), nos restaurantes Maní, Evvai, Vista Ibirapuera e do Hotel Tangará, todos em São Paulo. E ainda, no Txai Resort (BA) e em todos os badalados beach clubs de Jurerê (SC) – Acqua, Ammo, Donna e Café de la Musique.

A Thera é uma vinícola familiar, que nasceu do amor herdado em produzir os melhores vinhos, da harmonia com o meio ambiente e de um terroir privilegiado por natureza e pelo clima das altas encostas da Serra Catarinense. Informações e inscrições pelo fone (98) 988017266.

CotaFácil registra aumento de 52,6% na procura por consórcio para compra de automóveis

Setor manteve ritmo de crescimento e registrou alta de 13% no primeiro semestre deste ano para venda de veículos leves

Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), de janeiro a maio de 2022, o total de contemplados com carta de crédito para compra de veículos leves aumentou 6,2% e o volume de créditos comercializados somou R$ 30,94 bilhões, uma alta de 8,3% em relação ao mesmo período de 2021. Atenta a esse movimento do setor, a CotaFácil, maior rede de franquias de consórcios e seguros do Brasil, também registrou aumento de 26,7% em novas adesões desse segmento e 21,04% em liberação de cartas de créditos para compra de carros usados.  

O consórcio está ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo e passa ser uma boa alternativa na hora da compra, principalmente se considerar a supervalorização nos preços dos carros usados em até 28% no período de um ano, de acordo o site da Mobiauto, e a disparada da taxa Selic, que chegou a 13,25%, o que torna o sonho de ter um carro na garagem mais distante.

Diante desse cenário, o consórcio se tornou uma boa opção, pois não tem taxa de juros, como explica Ismael Dias, diretor Comercial da CotaFácil. “Quem opta por uma carta de crédito não paga juros, não precisa dar entrada e escolhe o plano que se encaixa melhor no orçamento, já que existem aqueles de longa ou curta duração”.

As parcelas mensais do consórcio são compostas apenas pelo valor do fundo comum e por uma taxa de administração, fundo reserva e seguro, que são custos importantes para garantir a segurança do acordo. O consorciado participa de sorteios mensais e ao ser contemplado recebe a carta de crédito e pode adquirir o veículo à vista, pois tem o valor integral para negociar valores mais baixos. 

Sobre a CotaFácil:

Fundada em Umuarama, interior do Paraná, em 2015, a CotaFacíl é a maior rede de franquias de consórcio e seguros do Brasil e foi idealizada com o intuito de atender as necessidades e o bolso de pessoas que têm o desejo de se tornarem donos do seu próprio negócio. Atualmente conta com 104 unidades em operação espalhadas pelo país. 

TJMA condena o Banco Santander e a empresa aérea American Airlines a indenizar passageiros

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão condenou o Banco Santander e a empresa aérea American Airlines a indenizar duas passageiras e um cliente, no valor de R$ 15 mil. Duas das três pessoas tiveram o voo cancelado quando estavam no Canadá, por suspeita de fraude no cartão de crédito com o qual foi feita a compra, não comprovada pelas empresas. A decisão modificou a sentença da 16ª Vara Cível de São Luís apenas para reduzir o valor da indenização por danos morais, que havia sido fixada em R$ 20 mil. 

O banco também foi condenado ao pagamento de R$ 2.969,38, pela reparação do dano material, correspondente ao dobro do valor das parcelas debitadas no cartão de crédito. Os desembargadores consideraram configurado o dano moral, já que o banco e a empresa aérea não procuraram minimizar os dissabores sofridos pelos clientes e ainda apontaram como regular a conduta que adotaram, bem como diante do fato de as apeladas terem tomado ciência do cancelamento somente no check-in, em aeroporto de outro país.

De acordo com o relatório, os apelados ajuizaram a demanda, pedindo indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil, sob o argumento de que foram adquiridas passagens aéreas, com cartão de crédito Addvantage American Airlines, para uso da segunda e terceira apeladas em dezembro de 2017, com saída na cidade de Toronto, no Canadá, para a cidade de Miami, nos Estados Unidos.

Narram que, ao chegarem no aeroporto, foram informadas que as passagens haviam sido canceladas, por suspeita de fraude, e impedidas de embarcar, com as dificuldades decorrentes de estarem em outro país, sem qualquer medida adotada pela companhia para minimizar o transtorno.

O banco sustentou que os apelados se aventuraram buscando lucro fácil com dano moral. Alegou que o cartão de crédito tem por finalidade servir como meio de pagamento para as transações de aquisição de produtos e serviços em estabelecimentos credenciados, não possuindo o banco autonomia para realizar o cancelamento ou estorno de uma transação, logo, não haveria nenhuma falha na prestação do serviço, bem como não pode ser responsabilizado por falha na prestação de serviços de terceiros. Alegou que não houve cobrança indevida.

Já a empresa aérea sustentou que o cancelamento das passagens ocorreu por suspeita de fraude e que o procedimento de não comunicar ao passageiro é justamente para não instigar o cliente a refazer outro procedimento potencialmente fraudulento, que poderá ou não ser detectado a tempo de ser evitado. 

Alegou que não houve ato ilícito que viesse a incorrer em dano moral. Mesmo assim, insurgiu-se contra o valor dos danos morais, pois entendeu como excessivos.

VOTO

O relator das apelações, desembargador Josemar Lopes, disse que a situação está relacionada ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Acrescentou que as alegações das empresas, desacompanhadas de qualquer comprovação, reforçam a descrição dos fatos narrados pelos apelados – aquisição de passagens aéreas e cancelamento unilateral dos bilhetes –, respaldadas por conjunto de provas que fortalece a formação do convencimento do magistrado – compra de duas passagens aéreas, as quais geraram o código de reserva e posterior aquisição de bilhetes aéreos, no mesmo dia e para o mesmo percurso, em razão do cancelamento unilateral da primeira compra.

Por entender como não comprovada a existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito dos apelados ou de ato de culpa exclusiva dos consumidores, considerou insuficientes as alegações de que o cancelamento se deu por razões de segurança e que a ausência de comunicação aos apelados ocorreu a fim de “não instigar o cliente a refazer outro procedimento potencialmente fraudulento”.

O desembargador entendeu que as empresas apelantes, ao não informarem aos apelados sobre do cancelamento – fato incontroverso, considerando que nenhuma das empresas refuta ausência de informação –, violaram direito básico dos consumidores previsto em norma do CDC, que consagra o direito básico do consumidor à informação “adequada e clara”.

Disse que tal situação gera não só dever de os apelantes em restituir os valores despendidos com o pagamento de outras passagens, mas também supera mero aborrecimento cotidiano, configurando danos morais indenizáveis.

Informou que a responsabilidade do banco está configurada a partir do momento em que, não somente deixa de informar os consumidores acerca do cancelamento, mas lança, indevidamente, até o ajuizamento da ação e mesmo após, várias prestações das passagens aéreas canceladas.

Destacou que a instituição financeira, na condição de fornecedor de bens e serviços, deixou de comprovar os fatos impeditivos, modificativos ou extintivos da pretensão do consumidor em ver-se indenizado por danos decorrentes de falha no fornecimento de serviço.

O relator ressaltou que, configurada a responsabilidade objetiva dos apelantes, é inegável que a devolução dos valores cobrados indevidamente pela instituição financeira deve ocorrer em dobro, conforme dispõe o artigo 42, parágrafo único, do CDC.

VALOR

Em relação ao valor do dano moral, o relator, após analisar o conjunto de provas dos autos, atentando para as circunstâncias específicas do evento, para a situação patrimonial das partes (condição econômico-financeira), para a gravidade da repercussão da ofensa, acolheu o pedido de redução da quantia fixada a título de danos morais para R$ 15 mil para cada apelado e apeladas, por considerar justo e dentro dos parâmetros utilizados pelo TJMA em casos idênticos.

Os desembargadores Tyrone Silva e Antônio José Vieira Filho acompanharam o voto do relator, pelo parcial provimento do apelo das empresas, a fim de reduzir o valor da indenização por danos morais, de R$ 20 mil para R$ 15 mil.

Agência TJMA de Notícias
[email protected]

Casamento Comunitário com 304 casais movimenta São Bernardo e Santana do Maranhão

Mais de 60 pessoas participaram da organização da cerimônia. foto/divulgação:

Cerca de mil pessoas assistiram à cerimônia de casamento comunitário com a participação de 304 casais das cidades de São Bernardo e Santana do Maranhão na manhã da última sexta-feira, 29 de julho.

Noivas e noivos foram beneficiados pelo projeto “Casamentos Comunitários”, desenvolvido pelo Poder Judiciário para casais de baixa renda, com o benefício da isenção das taxas cartoriais nos atos necessários para a união junto ao cartório de registro civil.

A edição local do projeto foi realizada pelo Poder Judiciário, em parceria institucional com a Prefeitura Municipal e o cartório do Ofício Único de São Bernardo, na quadra de esportes do campus da UFMA, onde noivos e noivas disseram o “sim” que selou o matrimônio.

Participaram da mesa diretora o prefeito municipal João Igor Carvalho; a secretária municipal de assistência social, Tássila Candeira Carvalho e os vereadores Jailton Spíndola; Débora Portela; João Mãozinha e James Lopes.

A juíza titular da Vara única, Lyanne Pompeu Brasil, presidiu a celebração dos casamentos, que se encerraram ao meio-dia. Dentre os casais beneficiados, a cerimônia reuniu  idosos, um deles com 80 anos, e jovens, com 18 anos. Dentre as noivas, duas mulheres oficalizaram a união homoafetiva. 

ORGANIZAÇÃO COLETIVA

As providências para a realização do evento envolveram mais de 60 pessoas na organização dos preparativos, dentre servidores do fórum, do cartório e da prefeitura municipal. Mesas foram instaladas para recepcionar a assinatura dos termos pelos casais, antes do início da celebração.

Ao final da cerimônia, houve sorteio de 24 brindes, como fogão, jogo de panelas e liquidificadores. Os casais também tiveram direito à decoração especial, em branco e amarelo, com mesa bolo, doces, salgados e bem-casados como lembrança do momento que viveram.

A solenidade foi transmitida pela internet, por meio da rede social da Secretaria Municipal de Assistência de São Bernardo, sendo assistida por cerca de mil pessoas, como medida para prevenir a contaminação pela Covid-19.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
[email protected]

Festa Hot Mix terá atração internacional e reviverá efervescência das pistas nos anos 90

Evento acontecerá no dia 27 de agosto, às 21h, no estacionamento do Shopping da Ilha, com a presença do grupo belga Technotronic e dos DJs Claudinho Polary, Henrique Carvalho e Mauro Dejota

São Luís – O mês de agosto em São Luís será marcado por uma viagem ao túnel do tempo com uma parada dançante nos anos 90, que agora passa a atrair as atenções do público jovem devido às séries lançadas pelas plataformas de streaming. É a festa Hot Mix Brasil, dia 27, às 21h, no estacionamento do Shopping da Ilha (Maranhão Novo), tendo como atração principal o grupo internacional de dance music Technotronic, que ainda faz shows por diversos países e desembarcará no Brasil com a primeira parada na capital maranhense.

A festa será comandada pelos DJs Claudinho Polary, Henrique Carvalho e Mauro Dejota, três feras das pick ups com uma trajetória marcante dentro dessa vertente musical. Com 27 anos de história, o selo Hot Mix vai inaugurar uma nova fase, assumindo um status de festa-show para proporcionar ao público uma experiência única na maior pista de dança já formatada em São Luís em homenagem à década de 90, marcada pela explosão do eurodance, que surgiu na Europa, espalhou-se pelo mundo e conquistou o Brasil.

No Maranhão, o gênero ganhou acordes especiais nas rádios e pelas mãos de DJs que agitaram e ainda hoje movimentam a agenda cultural. O evento deverá reunir cerca de 5 mil pessoas, que ao longo do evento entrarão no ritmo do grupo belga Technotronic e de outros projetos que fizeram sucesso e são ouvidos até os dias atuais. Technotronic, que dominou as rádios e as pistas de dança, foi criado em 1988. Atualmente, se apresenta com Daisy Dee nos vocais. Além de canções do grupo como “Pump Up The Jam”, “Move This”, “Get Up” e “This Beat is Technotronic”, a cantora também é conhecida por sucessos como “Crazy“ e “Dance (If You Cannot)”.

Estrutura

A Hot Mix Brasil terá uma megaestrutura de palco, som e iluminação com dezenas de placas de Led. O palco, por sua vez, terá 20 metros de pista estendida. “Trata-se da maior estrutura já montada em São Luís para um evento com esse propósito, ou seja, fazer o público incursionar por uma boate dos anos 90 sentindo aquela batida forte, intensa e que faz esquecer de todo e qualquer problema por algumas horas. Nós teremos uma mistura do público jovem com aquelas pessoas que vivenciaram a época. Podemos afirmar isso porque as primeiras suítes foram vendidas para grupos da nova geração”, revela Claudinho Polary.

A estrutura comportará quatro espaços: Arena Chiquitito, Poperô, Camarote Abracadabra e Suítes. “A estrutura é bastante grande e a junção dos espaços formará uma aconchegante boate dos anos 90. O Camarote Abracadabra, por exemplo, terá capacidade para receber 300 pessoas com direito ao frontstage”, explica Henrique Carvalho.

Hot Mix

O selo Hot Mix, conforme Mauro Dejota, derivou de um programa homônimo de rádio surgido em 1995, que durou oito anos e passou pelas emissoras Cidade e São Luís FM, atual Jovem Pan. Começou a se apresentado pelo DJ Jofran e, mais tarde, por Claudinho Polary e Henrique de Carvalho. Os dois convidaram Mauro DJ para integrar a equipe e fazer sequências de flashback dos anos 1970 e 1980. O programa tornou-se campeão de audiência até os anos 2000.

Com o sucesso da proposta, os DJs levaram o projeto para as boates por onde passaram, entre elas, Ninja, Taj Mahal, Tucano’s, Extravagance, Fábrica, Seven Night, 90 Graus, Clubão da Cohab e Casino Maranhense. Claudinho Polary foi residente da Ninja, Taj Mahal, Tucano’s e Extravagance. Henrique de Carvalho passou pela Boate Lítero, Tucano’s e Fábrica. Já Mauro Dejota foi residente da 90 Graus, Tucano’s e Casino Maranhense. A primeira festa do Hot Mix foi em 1996, no Casino Maranhense (Avenida Beira-Mar), reunindo os dois mais famosos programas de dance da época: Hot Mix e Mix 94, na então Rádio Difusora FM.

Serviço

O quê

Hot Mix Brasil

Quando

Dia 27 de agosto, às 21h

Onde

Estacionamento do Shopping da Ilha

Ingressos à venda na Bilheteria Digital e Óticas Diniz

Projeto Vida Ativa leva dança à comunidade do Monte Castelo

Projeto Vida Ativa leva dança à comunidade do Monte Castelo (Gilson Ferreira/AP Assessoria)

A segunda edição do Projeto Vida Ativa: integração e bem-estar, iniciativa patrocinada pelo Grupo Potiguar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, segue a todo vapor proporcionando lazer à comunidade do bairro Monte Castelo, em São Luís. Lançado oficialmente no fim de julho, o projeto está sendo desenvolvido semanalmente na Praça Mestre Antônio Vieira, reunindo dezenas de pessoas em aulões de dança animados e totalmente gratuitos.

Durante os encontros, haverá aulas de ginástica localizada, de alongamento e de diversas danças específicas. Todos os participantes do Vida Ativa terão suporte de profissionais de educação física e receberão todo o material e instrumentos necessários para a prática das atividades.

Para Maria de Sousa, moradora do bairro Monte Castelo, a iniciativa traz muita diversão e é extremamente importante para o bairro. “A gente gosta bastante de ter esse movimento todo aqui no nosso bairro, e de graça. É uma satisfação muito grande poder vir para essa praça aqui pertinho de casa e fazer exercício físico. A gente se alegra e ainda se movimenta”, enfatizou Maria.

As atividades semanais desta edição Projeto Viva Ativa vão ocorrer aos sábados, sempre a partir das 17h, na Praça Mestre Antônio Vieira. Outras informações do projeto estão disponíveis no Instagram (@projetovidaativaslz).

Lançamento

A segunda edição do Projeto Vida Ativa foi lançada no fim de julho. Um super aulão de dança marcou o início do projeto, que é desenvolvido por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O objetivo do projeto é proporcionar lazer para pessoas da melhor idade de São Luís com atividades teóricas e práticas em espaços públicos da capital maranhense.

A atividade de lançamento contou com a presença de moradoras do Monte Castelo, de diversos bairros do entorno e de outras localidades. Os professores de dança Zíngara Ingrid e Walter Sousa ministraram a aula de zumba e alongamento com muita alegria para a comunidade.

Os participantes do projeto receberam camisas e durante a aula tiveram água à disposição. Além disso, a praça estava organizada com estrutura completa de tenda, palco e som para proporcionar maior conforto à comunidade. As crianças também estiveram presentes e contaram com a distribuição de pipoca, algodão-doce, além das brincadeiras de pula-pula, piscina de bolinhas e brinquedos infláveis.

Equipe Sigma/Kraucher prepara novidades para sequência da temporada

Sigma P1 #12 (William Donizete/MS2)

Depois de flertar com a vitória em duas das três provas disputadas até aqui na temporada do Império Endurance Brasil, a equipe Sigma/Kraucher prepara novidades para a sequência do campeonato. A partir da próxima etapa, no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), o time terá sua área operacional gerida pela Scuderia Chiarelli, liderada pelo experiente chefe de equipe Carlos Chiarelli. Já para a prova seguinte, no mês de setembro, em Goiânia (GO), o time espera estrear uma nova evolução do protótipo Sigma P1.

Segundo o diretor-geral da equipe, Jindra Kraucher, o time vai concentrar seus esforços em apenas um modelo Sigma P1 até o fim de 2022. O bólido será pilotado por Aldo Piedade Jr., Hugo Cibien e Erik Mayrink, já que o outro piloto oficial do time, Beto Ribeiro, se recupera de acidente ocorrido na última etapa, em Santa Cruz do Sul (RS). “Teremos algumas alterações na suspensão, como posição dos amortecedores e barra estabilizadora, mas é o mesmo carro que vinha sendo capitaneado na pilotagem pelo Hugo e pelo Erik nesta temporada”, contou Kraucher. 

A partir de Goiânia, o trio deverá pilotar o Sigma P1 G5, nova versão do protótipo, projetada pelos engenheiros Evandro Flesch e Pedro Fetter. O carro será construído tendo como base o chassis do carro pilotado por Piedade e Ribeiro até aqui na temporada. “O G5 é um modelo que traz grandes evoluções do G4, que já é muito competitivo. Já havíamos programado a construção dele para o fim desta temporada, mas diante do acidente de Santa Cruz do Sul, antecipamos o cronograma”, destacou Kraucher. “Esta evolução somada à presença do Carlão, um chefe de equipe experiente, junto de seu time com currículo repleto de títulos, certamente irá contribuir para um novo patamar de evolução do Sigma”, frisou.

A próxima etapa do Império Endurance Brasil, no autódromo Velocitta, acontece no próximo dia 20 de agosto. Depois, a categoria terá mais quatro provas até o dia 10 de dezembro, data da decisão do campeonato no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

Disputa da Taça Santa Inês começa neste fim de semana

Taça Santa Inês começa neste fim de semana. (Divulgação)

A partir deste fim de semana, começam as disputas da primeira edição da Taça Santa Inês de Futebol de Base, competição patrocinada pelo governo do Estado e pela Potiguar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e com o apoio da Prefeitura de Santa Inês. Quatro jogos vão movimentar a rodada de abertura dos torneios das categorias Sub-13 e Sub-15. As partidas serão realizadas na Arena Antônio Branco, no bairro da Coheb.

No sábado (6) à tarde, a bola rola para dois jogos. Às 15h, Multirão e Atlético Pindareense se enfrentam pelo jogo de ida das quartas de final do torneio Sub-13. Na sequência, pelo Sub-15, o MVP encara o Atlético Pindareense.  

Já no domingo (7), a rodada ocorrerá pela manhã. Às 8h45, a Nação de Craques encara o Fé Brasil pelas quartas de final do Sub-13. Logo em seguida, tem América Canaã x São Cristóvão pela disputa da categoria Sub-15.

Taça Santa Inês

Em sua primeira edição, a Taça Santa Inês de Futebol de Base conta com a participação de 16 equipes, distribuídas nas categorias Sub-13 e Sub-15. A competição tem formato eliminatório, mas em partidas de ida e volta.

“O principal objetivo da Taça Santa Inês é fomentar e incentivar o esporte na região do Vale do Pindaré. Vai ser uma competição boa, que vai atender mais de 350 atletas. Só temos a agradecer ao governo do Estado, à Potiguar e à Prefeitura de Santa Inês por acreditarem neste projeto”, explicou o diretor-técnico do torneio, Waldemir Rosa.

Vale destacar que todos os 16 times participantes receberam kits com uniforme completo (camisa, calção e meião) e bolsas esportivas. Todo o material entregue será utilizado pelas equipes durante o torneio.

Tudo sobre a Taça Santa Inês de Futebol de Base está disponível no Instagram oficial do torneio (@tacasantainesdebase).

Premiação

Ao final das disputas da Taça Santa Inês de Futebol de Base haverá a premiação dos times campeões e vice-campeões que além de receberem troféus e medalhas, serão agraciados com kits de material esportivo contendo bolas oficiais e coletes de treinamento. Durante a solenidade, haverá a entrega dos prêmios individuais: Melhor Jogador, Artilheiro, Goleiro Menos Vazado e Melhor Treinador.

QUARTAS DE FINAL (SUB-13)

Multirão x Atlético Pindareense

Peniel x Vila Militar

América x Cruzeiro

Nação de Craques x Fé Brasil

QUARTAS DE FINAL (SUB-15)

América Canaã x São Cristóvão

Peniel x América

Atlético Pindareense x Meninos do Vale

Esporte Futuro x Flamengo da VM

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima