Assembleia homenageia personalidades com Medalha do Mérito Legislativo e Título de Cidadão Maranhense

Os homenageados com o deputado Duarte Jr. durante a sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (11), a Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ ao atleta Frederico Veloso de Castro, o Título de Cidadão Maranhense ao empresário Jorge Maciel de Souza e ao advogado Guilherme Avellar de Carvalho Nunes e a Medalha do Mérito Legislativo José Ribamar de Oliveira “Canhoteiro” ao atleta Davi Hermes Souza de Oliveira. A proposição das honrarias é de autoria do deputado Duarte Júnior (PSB).

Durante a abertura da sessão, realizada no Plenário Deputado Nagib Haickel, foram exibidos vídeos com a narrativa do perfil biográfico de cada um dos homenageados.

O deputado Duarte Júnior explicou que teve a ideia de realizar uma sessão solene conjunta como forma de homenagear, em cerimônia simultânea, “quatro personalidades que muito contribuíram, de forma direta e indireta, cada um em sua área de atuação, para o avanço do Maranhão rumo ao crescimento social e econômico”.

“Parabenizo estas quatro personalidades por essa justa homenagem. Fica aqui a nossa mensagem de gratidão, reconhecimento e carinho pelo que fazem em favor do povo maranhense”, ressaltou Duarte Júnior.

Em seguida, ele fez a entrega do Título de Cidadão Maranhense ao empresário Jorge Maciel de Souza, nascido na cidade de Recife, em Pernambuco, e ao advogado Guilherme Avellar de Carvalho Nunes, natural da cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.

Duarte Júnior teve o cuidado de dar um caráter bem informal à solenidade, durante a qual também foram homenageados dois desportistas: o campeão de natação Frederico Veloso de Castro e o jovem atleta Davi Hermes Souza de Oliveira, de apenas 19 anos de idade.

Frederico Veloso é natural de Bacabal, tem 32 anos, dos quais boa parte dedicada ao esporte. Foi revelado na escola de natação Viva Água, em São Luís, e é especialista na categoria ‘nado borboleta’. Ao longo da carreira, já integrou os vários clubes e conquistou diversos títulos.

“A trajetória de Frederico Veloso de Castro o faz merecedor da Medalha do Mérito Legislativo por contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do Maranhão por meio de seu trabalho”, frisou Duarte Júnior.

De forma bastante carinhosa, o deputado ressaltou as qualidades do atleta Davi Hermes Souza de Oliveira, admirável desportista, portador da Síndrome de Down. Acadêmico de Educação Física na Universidade Ceuma, Davi Hermes foi atleta de natação da Viva Água. Começou aos 3 meses de idade e aos 12 passou a competir.

“A admirável história de superação de Davi Hermes o faz merecedor da Medalha do Mérito Legislativo José Ribamar de Oliveira “Canhoteiro” por contribuir de forma significativa para a defesa e promoção do desporto em nosso Estado”, ressaltou Duarte Júnior.

De igual forma, o parlamentar ressaltou a trajetória de lutas do empresário Jorge Maciel de Souza e do advogado Guilherme Avellar de Carvalho Nunes. Ao final da solenidade, os quatro homenageados proferiram discursos de agradecimento à Assembleia Legislativa e, de forma especial, ao deputado Duarte Júnior, que tomou a iniciativa de lhes propor a homenagem.

Assembleia realiza testagem de Covid-19 em servidores

Teste busca a detecção do material genético do vírus em amostras coletadas nas vias respiratórias por meio de um swab nasal

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta segunda-feira (11), das 8h às 18h, testagem de Covid-19 nos servidores da Casa. Os testes foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Antes de iniciar a testagem, os servidores passaram por uma triagem para monitoramento do seu quadro clínico, que consiste na investigação de sintomas gripais, tais como febre, coriza, tosse e outros referentes à Covid-19. Em seguida, foram encaminhados para a área de testagem.

O teste busca a detecção do material genético do vírus em amostras coletadas nas vias respiratórias por meio de um swab nasal (haste flexível com algodão). Além das sintomáticas, seu uso pode se estender a pessoas sem sintomas, em protocolos de prevenção de transmissão. O método utilizado permitiu o resultado após cerca de 10 minutos.

Segundo a diretora da DSMO, Melina Sá, em decorrência das festas juninas, houve um número crescente de casos em todo o Estado. “Diante desse cenário, a testagem é fundamental para o controle da transmissão do vírus e para garantir a segurança dos servidores, principalmente porque há pessoas assintomáticas testando positivo”, ressaltou.

“Essas ações preventivas são muito importantes para preservar a nossa saúde e evitar o contágio. Mesmo sem sintomas, vim realizar o teste, porque poderia estar com o vírus e transmitindo para as pessoas sem nem imaginar”, afirmou Denis Ferreira, servidor da Casa.

Vacinação

Além disso, amanhã (12), os servidores do Parlamento Estadual com mais de 30 anos poderão se vacinar com a quarta dose da vacina contra a Covid-19 e os de todas as idades com a terceira. Portanto, a testagem também visa evitar que pessoas com o vírus e assintomáticas se vacinem, em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segurança nas eleições 2022: esclarecimentos da Polícia Federal

A Polícia Federal vem se preparando desde o ano de 2021 para a operação policial de proteção aos candidatos. Foram editados novos normativos internos – regulamentando especificamente a atividade de proteção aos candidatos; com a formação, em todas suas Superintendências Regionais nos estados da federação, de grupos especializados em proteção à pessoa; aquisições; e capacitação dos policiais que atuarão na operação policial.

Dentre as aquisições, destaca-se a de viaturas blindadas, distribuídas a todas as Superintendências Regionais desta PF e que serão utilizadas como carros VIP dos candidatos em seus deslocamentos durante o período em que estiverem protegidos por esta Polícia Federal.

Durante o ano de 2021, todas as unidades especializadas em proteção à pessoa da Polícia Federal foram alinhadas técnica e doutrinariamente através de visitas técnicas da Coordenação de Proteção à Pessoa. E, entre ano passado e este ano, mais de 160 policiais federais foram formados na Academia Nacional de Polícia através do Curso Básico de Proteção à Pessoa, onde tiveram aulas específicas para sua atuação no corrente ano. Foram cerca de 100 horas de treinamento, dentre as disciplinas Segurança de Dignitários, Primeiros Socorros em Atividade Policial, Defesa pessoal Policial, Direção Operacional e Armamento e Tiro.

A operação terá início após a homologação em convenção partidária da candidatura, em observação à legislação vigente (que tem o prazo para acontecer entre 20 de julho e 05 de agosto do corrente ano). Serão mais de 300 policiais envolvidos entre aqueles que comporão as equipes dedicadas de proteção e aqueles das unidades especializadas que apoiarão as equipes dedicadas às visitas dos candidatos aos seus respectivos estados.

Os policiais federais que atuarão nas equipes dedicadas, chefes e operadores, são selecionados levando-se em conta preferencialmente sua experiência na área de proteção à pessoa e operacional.

Por fim, as equipes de cada candidato estão sendo formadas com fundamento em análise de risco feita por grupo de inteligência policial que atuará durante todo o período eleitoral. A referida metodologia de análise foi criada pela Polícia Federal especificamente para a atividade de proteção aos candidatos e é atualizada periodicamente, inclusive levando-se em conta fatores sócio-políticos, subsidiando as ações das equipes de proteção.

Coordenação-Geral de Comunicação Social

5º Juizado Cível abre inscrição para casamento comunitário

5º Juizado Cível da Capital funciona na Cidade Universitária Dom Delgado / UFMA.

Casais residentes em São Luís nos bairros Bacanga, Itaqui, Vila Nova, Vila Mauro Fecury I, Vila Mauro Fecury II, Vila São Luís, Alto Esperança, São Raimundo, Gancharia, Fumacê, Vila Dom Luís, Anjo da Guarda, Vila Isabel, Vila Zagueiro, Jambeiro, Sá Viana e Vila Embratel poderão se inscrever, no período de 13 a 15 de julho, para o Casamento Comunitário, gratuito, promovido pelo 5º Juizado Cível e das Relações de Consumo de São Luís. O atendimento para inscrição deverá ser feito mediante agendamento prévio via WhatsApp Business n. (98) 99981-1659.

As inscrições serão realizadas pelo Cartório Extrajudicial da 2ª Zona de Registro civil das Pessoas Naturais de São Luís, que atenderá no prédio da Casa da Justiça, localizado no Campus Universitário da UFMA, onde funciona o 5º Juizado Especial Cível.

O casamento é coordenado pelo juiz Alexandre Lopes de Abreu, titular da 15ª Vara Cível da Capital e respondendo pelo 5º JEC. O magistrado publicou portaria com as regras para a cerimônia, que ocorrerá no dia 18 de agosto, às 14h30, de modo presencial, no prédio onde funciona o 5º Juizado Cível (UFMA).

Para a realização do casamento, o magistrado considerou o dever constitucional de facilitar a conversão da união de pessoas em casamento, especialmente de casais sem disponibilidades de recursos para suportar as despesas cartorárias, e na busca da legalização das uniões estáveis já constituídas, bem como a dos que pretendem estabelecer uma relação conjugal.

Entre os documentos exigidos no ato da inscrição estão o original e cópias do RG e do comprovante de residência (para todos os nubentes). Noivos solteiros e maiores de 18 anos devem apresentar ainda a certidão de nascimento (original). Já para os maiores de 16 e menores de 18 anos é exigido também o consentimento dos pais. Noivos divorciados precisam apresentar a averbação do divórcio (original). No caso de noivos viúvos, além do comprovante de residência e RG será exigida a certidão de casamento averbada com o óbito.


Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

CAPS AD Estado realizou atividade na praia do Calhau

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Estadual na manhã desta terça-feira (12) realizou diversos atendimentos em saúde a usuários de drogas em tratamento na comunidade terapêutica Bétel, na praia de São Marcos, na avenida Litorânea. Durante a diversos pacientes em tratamento no CAPS AD Estado realizaram atividade física na areia.

“Estas atividades são de grande importância para o tratamento da dependência química na comunidade. Não podemos apenas medicar o paciente que chega até nós. O nosso trabalho tem que ser de reinserção social, pois quando atendemos as comunidades terapêuticas e utilizamos espaços públicos como a praia para praticar atividade física. Estamos realmente derrubando preconceitos e devolvendo estejas pessoas a sociedade integralmente . Fazendo valer os princípios do SUS , universalidade, equidade e integralidade”, disse o diretor geral do CAPS-AD Estadual, Dr. Marcelo Costa.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.     

É NESSA TERÇA-FEIRA: DEBATE GRATUITO SOBRE SAÚDE – DISRUPÇÃO E TECNOLOGIAS

FOTO – DIVULGAÇÃO: O Diretor Regional da FBAH-MA Plínio Tuzzolo, que convida para a Live sobre as Novas Perspectivas da Gestão de Saúde nessa terça (12.07) às 19h

O complexo futuro da gestão de saúde é o tema do amplo debate que acontece nessa terça – feira (12/07) às 19h no evento online (Live) gratuito e voltado para gestores de saúde, diretores, administradores e proprietários de clínicas, hospitais e consultórios médicos. O evento é promovido pela Diretoria Regional Maranhão da FBAH / Federação Brasileira de Administradores Hospitalares; comandada pelo administrador e gestor hospitalar Plínio Valério Tuzzolo.

Com o tema “Novas Perspectivas da Gestão de Saúde – Disrupção e Tecnologia” a Live terá como palestrante convidado o renomado médico sanitarista Dr. Gonzalo Vecina Neto; fundador e ex- diretor presidente da ANVISA, professor da USP e  EAESP / FGV e membro do Conselho Nacional de Gestão em Saúde da FBAH. Além da participação do Dir. Regional Plínio Tuzzolo, contaremos com a participação especial, como condutora do evento, de Malu Sevieri, Diretora Geral da Medical Fair Brasil, parceira da FBAH em todos os eventos e de grande representatividade no setor.

Para participar do evento, os interessados devem fazer sua inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/vZeUmsvgnqWpjruPA . Após a inscrição, a organização do evento irá enviar um link para acesso online à Live.

Expert em logística global e um dos idealizadores do estudo da Nova Rota da Seda da China, do projeto Belt & Road Initiative (BRI), é recebido em São Luís do Maranhão

O palestrante Paul Lee entre o Sec José Reinaldo Tavares (SEDEPE); Representantes do Governo do Estado: Gasmar; Porto do Itaqui e Seinc; UFMA; Fiema e empresas patrocinadoras do evento como a Equatorial Maranhão; GPM e Suzano

Paul Lee, professor da Universidade Zhejiang, na China, abriu o Seminário e apresentou os pontos que tornam a capital maranhense e o Porto de Itaqui pontos estratégicos na Nova Rota da Seda. O evento é uma realização da Fundação Sousândrade e SEDEPE com o apoio do Porto do Itaqui e Gasmar, além do patrocínio do Ceuma; Equatorial Maranhão; Fiema; GPM e Suzano.

No primeiro dia do evento “As Potencialidades do Maranhão na Nova Rota da Seda da China: oportunidades de negócio e de desenvolvimento para o Brasil”, realizado na sede do governo de São Luís, no Maranhão, Paul Lee, professor da Universidade Zhejiang, na China, e um dos idealizadores do estudo Strategic locations for logistics distributions centers along the Belt & Road, de 2022, deu detalhes sobre o projeto Belt & Road Initiative (BRI) e esclareceu porque a capital maranhense é um dos pontos estratégicos para a expansão da Nova Rota da Seda da China.

Ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Reinaldo Tavares, Lee explicou que como um grande parceiro comercial do Brasil, a China busca incrementar ainda mais a exportação de diversas commodities e que um dos diferenciais e potencialidades do estado do Maranhão está justamente em sua posição logística estratégica e também nas particularidades do Porto de Itaqui. “Por conta da profundidade, o Porto de Itaqui permite acomodar grandes navios e embarcações, como os que transportam minério de ferro e grãos. Além disso, o projeto poderá tornar os custos de transportes entre os dois países ainda mais competitivos”, avalia Lee.

Lee apresentou estudos de caso e deu um panorama geral sobre o funcionamento do financiamento e dos negócios da China relacionados ao projeto BRI, além de ressaltar a importância das seguranças alimentar, energética e ambiental. O estudioso também pontuou a importância do movimento de cargas e navios ao redor do mundo e os mecanismos de importação e exportação para a iniciativa.

O estudioso mostrou a atuação do projeto BRI em diversos países e falou também sobre como é possível fazer um modelo de precificação integrada entre os setores de portos e ferrovias para tornar a exportação brasileira mais competitiva. “A rota da seda é composta basicamente por dois componentes: a linha terrestre e as linhas marítimas. No meu estudo propus uma nova rota da seda marítima entre Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e América do Sul”, explica. “A BRI também tem foco no desenvolvimento das questões terrestres – o Brasil, por exemplo, possui portos secos, por conta do tamanho do país. Os portos secos, conectados por ferrovias, estão em inúmeros exemplos no projeto BRI”, aponta.

O Porto de Itaqui no Maranhão já é um dos principais exportadores de grãos e minérios de ferro para a China e o objetivo, de acordo com Ted Lago, presidente do Porto de Itaqui, é dar um segundo passo, ao inserir a América do Sul no conceito da Rota da Seda, uma rota milenar e recentemente reativada pela China na geopolítica internacional. “Nosso propósito é planejar a inserção do Porto de Itaqui no Maranhão na cadeia produtiva chinesa, não só na exportação das commodities, mas também no processo produtivo. Queremos atrair indústrias para cá e buscar mais investimentos em infraestrutura para diminuir os custos em logística”, observa Lago.

Lago esclarece, ainda, que o Porto de Itaqui já está inserido na cadeia logística da China, por movimentar cargas de sete estados da região Centro-Oeste. “Esse é um mercado de mais de 50 bilhões de pessoas. Estamos oferecendo nossa infraestrutura para que as indústrias chinesas também possam ser implantadas no Maranhão, agregar valor, gerar empregos, e também no sentido contrário, de que a matéria prima nacional possa ser exportada para a China, complementa.

Com a inclusão de São Luís na BRI, a China vai garantir vultosos recursos para infraestrutura, centrais de distribuição de mercadorias e acesso privilegiado para exportação a outros países que compõem o projeto. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Reinaldo Tavares, a inclusão de São Luís no maior programa de expansão econômico do mundo inaugura uma fase inédita de desenvolvimento socioeconômico para o Maranhão, a partir de uma discussão que envolve vários aspectos, desde o turismo até infraestrutura, desenvolvimento econômico e segurança alimentar. “É o início de uma possível mudança, muito forte, nas condições do movimento do Estado”, avalia.

Tavares lembrou, ainda, que o professor Lee faz parte de uma elite de grandes pesquisadores e é um dos idealizadores do projeto da Nova Rota da Seda, que inclui São Luís. “Hoje, o Maranhão tem o maior complexo portuário do Brasil, ligado a grandes ferrovias, como a Norte-Sul, e qualquer mercadoria chega a qualquer porto brasileiro com custos muito mais baixos, o que é uma vantagem enorme”, lembra.

O projeto traz, ainda, um impulso em novas oportunidades para o setor de energias renováveis no comércio global. De acordo com Allan Kardec, diretor da Gasmar – Companhia Maranhense de Gás, a perspectiva é de que o gás GNL produzido na bacia do Parnaíba seja exportado a partir do projeto BRI. “Acabamos de fechar um contrato com a Vale, no valor de R$ 1 bilhão, e outro com a Suzano, este de meio bilhão de reais, e enxergamos grandes oportunidades para exportação. O Maranhão pode se viabilizar como um cluster de gás, não apenas pelas grandes indústrias, mas também das pequenas e de gás veicular”, afirma Kardec.

O palestrante Paul Lee entre o Sec José Reinaldo Tavares; Representantes do Governo do Estado: Gasmar; Porto do Itaqui e Seinc; UFMA; Fiema, além do Staff da SEDEPE

Programação Semana
12/07 (terça-feira) – Setor de Logística Marítima na sede do Porto do Itaqui.
13707 (quarta-feira) – Palestra sobre o setor de Logística Ferroviária, na sede da FIEMA.

Sobre a Nova Rota da Seda da China e a importância do Maranhão Desde 2013, a China executa o Plano Belt & Road Initiatives (BRI), uma proposta de cooperação internacional, com objetivo de instituir um gigantesco programa mundial de investimentos, envolvendo países de todos os continentes, que compõem cerca de um terço da economia mundial.

De acordo com pesquisa da Universidade de Fudan (Xangai-China), a Nova Rota da Seda já investiu 59,5 bilhões de dólares, ou seja, cerca de 315 bilhões de reais, em 2021, na infraestrutura de países. O plano de investimento chinês, engloba 65 países, compreendendo aproximadamente 62% da população e 30% do PIB global.

São Luís do Maranhão é apontada no estudo Strategic locations for logistics distributions centers along the Belt & Road, de 2022, elaborado pelos mais renomados especialistas do mundo. A capital maranhense possui extraordinárias condições para receber tal projeto pelas conexões rodoviárias, ferroviárias e condições portuárias excepcionais.

A ligação feita pela Ferrovia Norte-Sul, eixo principal do transporte de cargas do Brasil, interligando malhas ferroviárias das cinco regiões do país, é um exemplo. Na região chamada de Arco Norte, ou seja, acima do paralelo 16, nenhum estado possui condições similares de logística de transporte.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima