Clientes baixa renda poderão trocar geladeiras antigas que consomem muita energia por novas, de graça

A ação faz parte do programa de eficiência energética da Equatorial Maranhão junto com a ANEEL

Dando continuidade às ações de incentivo ao consumo eficiente de energia elétrica, a Equatorial Maranhão levará nas próximas semanas o programa E+ Geladeira Nova para alguns municípios maranhenses. A iniciativa faz parte do programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL). Ao todo, serão mais de mil geladeiras sorteadas.

A ação contempla o cadastro de famílias baixa renda que tenham uma geladeira velha em funcionamento em suas casas, para participarem de sorteios, e poder trocar esse equipamento que está consumindo muita energia por outro novinho e assim reduzir consideravelmente a sua conta de energia.

Também haverá troca de até 5 lâmpadas fluorescentes/incandescentes em funcionamento por novas de LED, negociação de débitos, cadastro na tarifa social baixa renda e na promoção Energia em Dia.

Para participar – As famílias cadastradas na tarifa social baixa renda devem se dirigir aos endereços abaixo, com a conta de energia em dia (não pode possuir débitos) e os documentos pessoais em mãos. Fique atento aos locais e municípios contemplados.

A troca de geladeiras desta temporada do E+ Geladeira acontecerão nos municípios de: São Luís, São Domingos do Maranhão, Chapadinha, Porto Franco, Bacabal, Timon, Grajaú, São José de Ribamar, Pinheiro, São Raimundo do Doca Bezerra, Raposa, São Bento e Imperatriz.

Nos dias 12/07 e 13/07 os cadastros acontecerão nos seguintes municípios:

Porto Franco

Praça da Família (mais conhecida como Praça do Coco) – Das 8h30 às 17h30.

Chapadinha

Praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo) – Av. Presidente Vargas – Das 8h30 às 17h30.

São Luís

Praça Duque de Caxias – em frente o 24 BIS – João Paulo – Das 8h30 às 17h30.

Os demais municípios terão data e local de cadastro divulgadas posteriormente. Acompanhe o site www.equatorialenergia.com.br e as redes sociais da distribuidora para saber mais.

CAPS-AD Estadual homenageia funcionária da instituição

O diretor geral do CAPS-AD Estadual, Dr. Marcelo Costa, ao lado de Dona Amélia

Todo mês o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Estadual realiza o Aniversariante do Mês, evento no qual forma é homenageada a equipe da instituição. Este mês foi homenageada a funcionária Amélia, que com mais de 40 anos de serviço público e há 10 anos na recepção do CAPS-AD Estadual.

“É uma honra poder trabalhar com esta equipe em especial. Hoje, parabenizar Dona Amélia que é a amostra que idade não é documento. Funcionária pontual, dificilmente falta e está sempre disponível para ajudar, muita das vezes tenho que intervir para poupá-la. Parabéns e que Papai do Céu à abençoe sempre”, disse o Dr. Marcelo Costa, diretor geral do CAPS-AD Estadual.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.     

O que é melhor, fazer as compras semanais ou mensal?

No Brasil, a forma de consumo na hora de garantir os alimentos e produtos de limpeza é focada em dois estilos, as compras semanais e as mensais. Afinal, é melhor ir toda semana ao supermercado ou apenas uma vez ao mês? Diversas questões precisam ser analisadas na hora de tomar essa decisão, que pode ser importante para o bolso e aproveitamento dos itens.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) a compra de alimentos representa cerca de um quarto da renda de famílias que ganham até 2 salários mínimos. Quanto maior a família, mais o preço da comida tende a pesar no percentual de comprometimento econômico familiar, por isso é essencial pensar na melhor estratégia.

Para entender melhor e decidir sobre a frequência de compra a ser a escolhida, o professor de Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio São Luís, Reis Rocha, responde qual a melhor forma. “O aconselhável é buscar a opção que mais se adequa à renda e aos hábitos de consumo familiar. Por exemplo, se o salário é concentrado em uma única data do mês, normalmente na primeira semana do mês, a compra mensal pode ser uma alternativa melhor. Agora, se a renda for semanal, ir às compras no fim de semana é uma opção a ser considerada”.

Vamos entender as vantagens e desvantagens de cada estilo de compra:

Compra mensal

Prós: Reis aponta que nessa frequência de consumo é possível aproveitar os preços de atacado, o que diminui o valor de varejo nos alimentos e produtos. Deve ser analisado, claro, se a necessidade na quantidade ofertada atenderá no consumo.

Na compra mensal há a possibilidade da ganha de tempo e economia em deslocamentos – sem ir muitas vezes ao supermercado, é possível inclusive evitar as compras efetuadas por impulso.

Contra: A possibilidade é bem maior de não conseguir aproveitar as promoções semanais que o supermercado realiza, além do consumo de produtos em grande quantidade, que podem perder a validade, causar desperdício e não serem utilizados na dosagem adequada.

Compras semanais

Prós: O consumidor pode aproveitar promoções pontuais em diferentes supermercados, já que a frequência de ida é maior.

Também é mais fácil evitar desperdícios, comprando apenas o necessário para aquela semana ou não comprando grandes quantidades de produtos.

Outro importante ganho para quem opta por esse estilo é a possibilidade de adquirir alimentos mais frescos, especialmente no caso de frutas, verduras, legumes e carnes.

Contra: A pessoa perde tempo se deslocando ao estabelecimento e enfrentando filas, com uma maior chance de adquirir itens desnecessários, já que a exposição a esses produtos e o desejo dos consumos desnecessários acontecerá mais vezes dentro do mês.

Cuidado com o excesso

Reis comenta que não é indicado fazer um intervalo enorme entre as compras, pois, já foi constatado que o consumo num espaço de tempo muito longo, faz a pessoa comprar muito mais do que deveria por incertezas e achar que a sua despensa está vazia.

Um último conselho dado pelo professor da Estácio é pensar no planejamento para gastar menos ao comprar os itens que vão abastecer a despensa de casa. “Estabeleça um teto máximo para o valor total do consumo e faça de tudo para não ultrapassar esse limite, seja comprando itens mais baratos ou mesmo cortando das compras as mercadorias que não são essenciais”.

Passeio na rua e os cuidados com a limpeza das patinhas dos pets

Basta pegar a coleira ou então, fazer zoada de chave que lá vem eles correndo, abanando o rabinho e já sabendo que chegou a tão esperada hora do passeio na rua. Para eles, tudo é motivo de alegria, afinal de contas, ninguém merece ficar trancado em casa, não é mesmo? Mas por trás de toda essa felicidade requer um cuidado especial por parte dos tutores, principalmente para aqueles que costumam deixar seus pets em sofás e, até mesmo, subir na cama. Esse cuidado precisa ser redobrado.

Eis que surge a dúvida de muitos papais de animais de estimação. Como devo cuidar da limpeza das patinhas do meu pet depois de cada passeio na rua? É preciso higienizar todas as vezes mesmo que esse passeio seja feito por diversas vezes ao longo do dia? A médica veterinária do PetMania, Amanda Taylla, esclarece essas e outras dúvidas pra gente. 

De acordo com Amanda, não basta somente limpar as patinhas dos animais, é necessário fazer uma vistoria mais a fundo para evitar a chegada de alguns “intrusos” no ambiente familiar. “É preciso sempre higienizar as patinhas do pet, além disso, fazer uma vistoria prévia no animal para verificar se há algum carrapato ou pulga presos na pelagem”, destaca a veterinária. 

Mas por qual motivo devo fazer essa rotina a cada passeio? “As patinhas acabam pisando em locais sujos. Em alguns casos, até sujo com fezes. E as fezes podem conter alguns tipos de helmintos e protozoários que são transmitidos até mesmo para nós humanos como, por exemplo, a giardia, isospora, etc”. 

Os responsáveis pelo pet devem evitar usar álcool, que pode ressecar a pele, e produtos não recomendados por veterinários, pois podem causar alergias. O ideal é lavar as patinhas com água e sabão à base de glicerina, mas existem produtos adequados para esse procedimento. “Use lenços umedecidos veterinários sempre que ocorrer o passeio ou se perceber a patinha suja. Evite produtos como o álcool em gel, pois o pet pode acabar lambendo a região após a higienização”, finaliza a veterinária.

Saiba mais

Uma outra dica super importante é usar meias feitas para cães e gatos, que podem poupar os responsáveis do trabalho da limpeza das patas, pois é só retirá-las ao chegar do passeio e lavar, sem a necessidade de higienizar o animal. Mas fique atento, pois nem todos os bichanos se adaptam ao acessório.

Projeto Futebol Inclusivo será lançado em Bacabal nesta terça-feira (12)

Projeto Futebol Inclusivo será realizado esta semana em Bacabal. (Divulgação)

A primeira edição do projeto Futebol Inclusivo, que conta com os patrocínios do governo do Estado do Maranhão e da Construnorte Materiais de Construção por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, além do apoio da Prefeitura de Bacabal, será lançada oficialmente na tarde desta terça-feira (12), a partir das 16h, no Estádio Antônio Ferreira da Silva, o Merecão. Criada com o objetivo de incentivar a prática esportiva em Bacabal, a iniciativa promoverá doações de uniformes e coletes de treinamentos, além de realizar minicampeonatos de futebol de campo.

O projeto Futebol Inclusivo contará com a participação de escolinhas esportivas e iniciativas sociais que atendem crianças carentes em Bacabal. Cada escolinha receberá 22 conjuntos de uniformes de jogo completo (camisa, calção e meião), 20 coletes com elástico para a realização de treinamentos e duas camisas para professores.

Os minicampeonatos do projeto Futebol Inclusivo, por sua vez, contarão com a presença de 12 escolinhas, divididas em três categorias: Sub-10, Sub-12 e Sub-14. O torneio deve contar com até 264 atletas, já que cada equipe poderá inscrever 22 jogadores. As competições do projeto serão realizadas nesta quarta e quinta-feira (13 e 14), com todos os jogos ocorrendo no Estádio Merecão.

De acordo com a organização do projeto Futebol Inclusivo, os minicampeonatos serão disputados em formato mata-mata, com semifinais, decisão de terceiro lugar e final, totalizando quatro jogos em cada categoria. O congresso técnico e o sorteio das semifinais dos torneios do Futebol Inclusivo serão realizados durante o evento de lançamento do projeto.

Premiação

A cada minicampeonato do projeto Futebol Inclusivo, ocorrerá uma solenidade de premiação com entrega de troféus e medalhas para a equipe campeã, além da entrega de medalhas de participação para os times que ficarem em segundo, terceiro e quarto lugares. As competições também terão como premiação bolas de futebol, obedecendo a uma proporção de acordo com a posição do time: o campeão recebe 20 bolas, o segundo colocado fica com 15 bolas, o terceiro colocado ganha 10 bolas e a equipe que ficar na quarta posição leva cinco bolas.

“Estamos muito felizes com o lançamento da primeira edição do Futebol Inclusivo, que chega para dar essa oportunidade aos jovens talentos de Bacabal, além de apoiar as escolinhas e projetos sociais. Essas iniciativas fazem um grande trabalho na comunidade e precisam de um bom material esportivo para a realização de suas atividades. Agradecemos ao apoio e confiança do governo do Estado e da Construnorte nesse projeto tão importante”, afirmou Waldemir Rosa, diretor-técnico do Futebol Inclusivo.

Todos os detalhes do projeto Futebol Inclusivo estão disponíveis nas redes sociais oficiais do evento no Instagram (@futebolinclusivo.bacabal). O projeto conta com os patrocínios do governo do Estado do Maranhão e da Construnorte Materiais de Construção por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, além do apoio da Prefeitura de Bacabal.

Equipes participantes do projeto Futebol Inclusivo:

Sub-10: Verona, União, Real Madrid e Barcelona

Sub-12: Corinthians, Bom de Bola, União e JC Lideral

Sub-14: Verona, Corinthians, Portuguesa e Real Madrid

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima