O USO RACIONAL DA ÁGUA

O Ger. Raniere Paiva, gerente comercial da BRK no Maranhão, lembra que o hidrômetro ajuda a avaliar e planejar melhor o consumo coletivo

O hidrômetro é um equipamento que registra o volume de água consumido em um imóvel conectado ao sistema de abastecimento de água tratada. Ele é indispensável para que o cliente controle o volume de água utilizado e mantenha hábitos de consumo consciente, fundamentais para planejar o orçamento familiar e para a preservação do meio ambiente.

Os hidrômetros seguem rigorosas normas técnicas de fabricação, têm avançada tecnologia e são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). O equipamento registra o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício e, por consequência, contra a escassez de água. A leitura dos hidrômetros é realizada mensalmente e a fatura é calculada com base no volume consumido ao longo do mês. O valor da fatura é o resultado da diferença entre a leitura atual e a que foi registrada na fatura do mês anterior.

“Além de ser muito importante para que os clientes conheçam o seu consumo e possam fazer o controle de sua economia doméstica, o hidrômetro também tem uma relevância social. A partir das medições dos aparelhos nos domicílios, a concessionária consegue mapear os hábitos da população, detectar excessos e perdas, propor campanhas de conscientização e projetar investimentos futuros no sistema de abastecimento” alerta Raniere Paiva, gerente comercial da BRK no Maranhão, concessionária de água e esgotamento sanitário nos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

O hidrômetro mede apenas o volume de água utilizado, mas o equipamento pode ajudar a evidenciar vazamentos nas instalações hidráulicas internas que não eram percebidos anteriormente. Raniere explica que “na maioria dos casos, um eventual aumento aparente no consumo pode ser atribuído a vazamentos nas instalações hidráulicas internas. Esses vazamentos podem estar ocultos dentro das paredes do imóvel, o que dificulta sua identificação. Existem ainda outras possibilidades no aumento do consumo, como a elevação da temperatura em meses mais quentes, visitas de parentes ou amigos, ou ainda outras mudanças de hábitos de consumo. O ideal é que o cliente monitore seu consumo regularmente pelo hidrômetro, assegurando o valor correto e justo, compatível com o uso ao longo do mês” alerta ele.

A concessionária garante a qualidade dos medidores instalados nas cidades onde atua. A instalação do novo aparelho é gratuita, exceto nos casos em que a troca seja solicitada pelo cliente sem justificativas confirmadas pela concessionária (como um  defeito comprovado, por exemplo) ou fora do cronograma de substituições previsto pela empresa. Já o cuidado com o aparelho contra danos e roubos é responsabilidade do usuário, que responderá pelas despesas sempre que ficar demonstrada a falta de proteção e guarda do equipamento. Além disso, furtos ou adulteração no hidrômetro podem levar a multas e até outras penalidades.

Outra dúvida comum é sobre o uso dos eliminadores de ar, equipamentos comercializados que prometem reduzir a conta de água, supostamente eliminando ou bloqueando o ar existente na rede de abastecimento de água. Não há no mercado nenhum equipamento com essa finalidade que tenha eficácia comprovada.  A instalação destes aparelhos pode, inclusive, prejudicar a vazão e a pressão da água distribuída, além de possibilitar a entrada de agentes contaminantes no sistema de abastecimento.

Em caso de dúvidas, a BRK mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. Nesse momento devido à pandemia, a concessionária incentiva seus clientes a priorizarem o uso dos canais digitais, e o atendimento está disponível no e-mail [email protected], nas páginas da concessionária nas redes sociais e pelo novo canal de atendimento no WhatsApp, no número (11) 99988 0001.

E+ Reciclagem realiza doação de livros para escola na África

Projeto da Equatorial Maranhão rompe fronteiras praticando a sustentabilidade e disseminando aprendizagem

O projeto E+ Reciclagem, da Equatorial Maranhão, realizou a doação de livros e materiais de estudo para uma escola de educação infantil localizada em Moçambique, na África. A ação vai muito além dos objetivos sustentáveis do programa, representam também o engajamento com a sociedade e o compromisso com um futuro melhor para todos, principalmente para as crianças.

A doação foi realizada a pedido da professora Flor de Cassia, que participa do E+ Reciclagem e procurou a equipe do projeto para ajudar nas doações dos livros infantis. Desse modo, nos postos de coleta foi feita a separação dos livros e juntamente com eles foram doados cadernos, cartilhas de alfabetização, lápis, canetas, borrachas, giz de cera, lápis de colorir e outros materiais escolares. As doações foram destinadas ao Projeto Social Irmãs Franciscanas Missionária de Suza, que atua em Moçambique. Sendo assim, é possível perceber que os benefícios da reciclagem são capazes de atingir positivamente não só o meio ambiente, mas também a sociedade, ultrapassando limites geográficos.

Através do E+ Reciclagem, a Equatorial Energia, que tem a responsabilidade social e ambiental como um de seus valores, também estimula a doação de bônus na conta de energia para instituições sociais. Para ajudar as instituições filantrópicas é preciso se dirigir a um dos postos de coleta e trocar os resíduos recicláveis por descontos na conta de energia, basta sinalizar para qual instituição deseja doar. O valor do desconto é proporcional a quantidade de material coletado, podendo até zerar o preço da fatura de energia por vários meses. Dessa forma, além da preservação ambiental, o programa oferece suporte a diversas instituições que ajudam diretamente a sociedade, como hospitais, escolas e abrigos.

Atualmente, além do Maranhão, o projeto E+ Reciclagem atua em outros estados de concessão da Equatorial Energia: Pará, Piauí e Alagoas. Aqui no estado, são 17 pontos de coleta, sendo 7 postos fixos em São Luís, 1 em Timon, 1 em Caxias e 3 em Imperatriz. Outros 5 postos itinerantes (móveis) funcionam em São Luís em parceria com associações em bairros distintos. Consulte os endereços e funcionamento em www.equatorialenergia.com.br.

ÚLTIMA SEMANA DO DRIVE TRHU JUNINO E BOX “SONHO DE CATIRINA” NA VILLA DO VINHO BISTRÔ

Werther Bandeira, da Villa do Vinho Bistrô e o Box Junino “Sonho de Catirina” com um mix do melhor da culinária maranhense que estará disponível para os clientes só até a próxima semana

Menu Junino disponível Disponível para retirada no restaurante ou pedidos no IFood

Já virou tradição o menu junino da Villa do Vinho Bistrô e ele está de volta, mas só até a próxima semana! Com o melhor das delícias típicas da culinária maranhense. E está disponível para encomendas com retirada no restaurante ou pedidos via IFood, no período das 10h às 23H30 de segunda a sábado e aos domingos até à 16h.

Os clientes provaram, aprovaram e já é sucesso…. Todas as delícias podem ser pedidas em porções individuais ou o menu completo no Combo Junino Sonho de Catirina, com pratos como Arroz de Batipuru e Cuxá; Tortas de Camarão e Caranguejo; Vatapá; Mingau de Milho; Bolos de Tapioca, Fubá Cremoso e Macaxeira; Manuê e Canjica.

Há também o prato típico composto por porções de Torta de Camarão; Arroz de Cuxá, Vatapá e Farofa. Tudo com o sabor, qualidade e alto padrão da Villa do Vinho Bistrô direto para a casa dos clientes.  

Com o cuidado necessário, musculação é sinônimo de bem-estar para os idosos

Indicado pelos especialistas e contrapondo o receio da maioria das pessoas, o treinamento resistido, popularmente conhecido no Brasil como musculação, é recomendado para a qualidade de vida e uma maior autonomia na rotina por parte dos idosos. Claro, com alguns pontos de atenção que passam pelas checagens da situação física e a investigação da saúde do idoso, se há alguma doença ou estado que exijam a suspensão, ou um cuidado diferenciado.

O acompanhamento do profissional de educação física é essencial para garantir uma musculação sem riscos na terceira idade. O professor do curso de Educação Física do Centro Universitário Estácio São Luís, Raphael Furtado, enumera alguns cuidados indispensáveis no envelhecimento saudável através da musculação. “Antes de iniciar o processo de musculação é necessária uma avaliação prévia, que serve para investigar a prontidão desse idoso para fazer essa atividade, além de checar possíveis fatores de risco que podem levar a alguma complicação durante a prática”.

O profissional de educação física deve ser o responsável por conduzir todo o processo de avaliação e prescrição dos exercícios de maneira individualizada, explica Raphael, pois no acompanhamento é possível controlar a carga de peso, a quantidade de repetições, os intervalos de descanso e os tipos de aparelhos físicos devem ser usados pelos idosos.

O professor da Estácio recomenda que as pessoas da terceira idade devem somar pelo menos 150 minutos de atividades moderadas por semana, além disso, devido todas as perdas provocadas pelo processo de envelhecimento como a redução da massa óssea (osteopenia e osteoporose) e redução da massa muscular (sarcopenia) e consequentemente a perda de força, eles devem participar de programas de exercício que envolvam treinamento de força e também de equilíbrio, e nesse sentido a musculação é uma modalidade muito eficiente nesses objetivos.

Segundo os especialistas, a prática da musculação fortalece as articulações, alivia dores e pode prevenir doenças cardíacas e ósseas, além de também ajudar no controle da glicemia, importante nos casos das diabetes tipo 2.

Raphael ainda acrescenta algumas dicas que vão além da academia e passam pelos hábitos de vida no dia a dia. “O idoso deve priorizar um estilo de vida ativo, com mais movimento e autonomia, e a família nesse processo, precisa incentivar e evitar, quando possível, aquela imagem atrelada a fragilidade e dependência na terceira idade. Com relação à rotina alimentar, é necessário um ajuste no consumo de nutrientes, pois a demanda é diferente das outras faixas etárias, por isso uma equipe multiprofissional é importante para fazer esse tipo de controle, como, por exemplo, o acompanhamento junto ao nutricionista”, finaliza.

Vacinação – um ato de amor e responsabilidade

O Ministério da Saúde divulgou no final do mês de junho a liberação para que os Estados e municípios ampliassem a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos 6 meses de vida, ou enquanto durarem os estoques da vacina contra a influenza. De acordo com o órgão, o objetivo da medida é evitar complicações decorrentes da doença.

A campanha nacional de imunização contra a influenza já acontece desde o dia 4 de abril. O Ministério da Saúde distribuiu 80 milhões de doses adquiridas para imunizar a população brasileira.

Na capital São Luís, a vacinação contra a gripe foi ampliada para o público geral de forma escalonada, por faixa etária. Para evitar aglomerações nos postos de saúde e contágio pela covid-19, a vacinação de crianças a partir dos 6 meses de idade, pessoas a partir de 60 anos e grupos prioritários continuam podendo se imunizar. E o primeiro grupo a ser vacinado, fora desse público-alvo, é o de crianças de 5 a 12 anos de idade. Além disso, serve um alerta também para a população com 30 anos ou mais poderá tomar a 4ª dose da vacina contra a covid-19 (o público infantil de 5 a 11 anos também precisa tomar a 1ª e a 2ª dose da vacina. Desse público, apenas 51% já se imunizou com a 1ª dose e 33% com a 2ª, números muito abaixo do esperado).

A imunização contra a gripe é importante para evitar casos graves da doença. A vacina aplicada na campanha deste ano é a Influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

“As vacinas são fundamentais para prevenir doenças graves e reduzir risco de internar e morrer. Ao tomar uma vacina, se induz uma proteção antes de ter contato com os microrganismos. No caso da vacina contra gripe, as crianças são as mais afetadas e as que mais desenvolvem quadros graves, podendo evoluir até à morte. A gripe ocorre principalmente no período chuvoso por conta das aglomerações e no retorno às escolas ou creches”, pontuou a médica infectologista do Sistema Hapvida, Mônica Gama.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2021 foram registrados 175 casos de síndrome respiratória aguda grave, em decorrência do vírus influenza, e 10 pessoas morreram. 

Desde o último sábado (2), os municípios do Maranhão estão autorizados a ampliar a campanha de vacinação contra a influenza para toda a população, a partir dos 6 meses de vida, ou enquanto durar o estoque da vacina. O esquema de imunização fica a critério de cada município.

“Não deixem de levar suas crianças para vacinar pois apenas com as coberturas vacinais elevadas conseguiremos manter as doenças imunopreveníveis – aquelas que podem ser evitadas com vacinas – sob controle – meningite, pneumonia, diarreia, gripe, dentre tantas outras”, alertou a infectologista.

Caso tenha perdido o período de vacinação, é aconselhável procurar uma unidade de saúde e atualizar a carteirinha. “É necessário que busque a unidade de saúde o mais breve possível para garantir a atualização do calendário vacinal para que a criança mantenha-se saudável – leve a caderneta, pois na unidade os profissionais de saúde saberão como garantir a atualização das vacinas”, finalizou Mônica Gama.

Primeira edição da Taça Santa Inês será lançada na 2ª feira

Taça Santa Inês terá disputas nas categorias Sub-13 e Sub-15. (Gilson Ferreira/AP Assessoria)

A primeira edição da Taça Santa Inês de Futebol de Base, competição patrocinada pelo governo do Estado e pela Potiguar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, será lançada oficialmente na segunda-feira (11). A solenidade ocorrerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Santa Inês (Semed), a partir das 18h30, com a presença dos representantes das equipes participantes.

Durante o lançamento, a organização da Taça Santa Inês de Futebol de Base realizará o congresso técnico da competição que, nesta edição, será disputada em duas categorias: Sub-13 e Sub-15. Ao todo, 16 times vão participar do torneio que terá formato eliminatório, mas em partidas de ida e volta.

Vale destacar que todas as equipes participantes receberão kits esportivos com uniforme completo (camisa, calção e meião) e bolsas esportivas para serem utilizados durante toda a competição. Tudo sobre a Taça Santa Inês de Futebol de Base está disponível no Instagram oficial do torneio (@tacasantainesdebase).

“O principal objetivo da Taça Santa Inês é fomentar e incentivar o esporte na região do Vale do Pindaré. Vai ser uma competição boa, que vai atender mais de 350 atletas. Só temos a agradecer ao governo do Estado, à Potiguar e à Prefeitura de Santa Inês por acreditarem neste projeto”, explicou o diretor-técnico do torneio, Waldemir Rosa.

Premiação

Ao final das disputas da Taça Santa Inês de Futebol de Base haverá a premiação dos times campeões e vice-campeões que além de receberem troféus e medalhas, serão agraciados com kits de material esportivo contendo bolas oficiais e coletes de treinamento. Durante a solenidade, haverá a entrega dos prêmios individuais: Melhor Jogador, Artilheiro, Goleiro Menos Vazado e Melhor Treinador.

Cacá Feitosa conquista dois títulos no Campeonato Maranhense de Fisiculturismo -IFBBMA

A atleta de fisiculturismo Cacá Feitosa foi a melhor nas categorias Wellness Master e Wellness Sênior no Campeonato de Fisiculturismo

No último sábado (2), a fisiculturista Cacá Feitosa, de 53 anos, conquistou dois títulos noCampeonato Maranhense de fisiculturismo realizado pela Federação Maranhense de Musculação Fisiculturismo e Fitness (IFBBMA). O campeonato foi realizado no teatro João de Valle em São Luís (MA). 

A atleta foi a melhor nas categorias Wellness Master e Wellness Sênior, garantindo as conquistas nestas.  

Cacá vai aumentando ainda mais sua extensa galeria de títulos: Campeonato Maranhense Welness Master, Top 6 Copa World. 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima