Atletas de futebol do Projeto Alvorada estão no São Paulo Futebol Club em testes

Essa semana é de grande expectativa para três meninos de Imperatriz, atletas mirins de futebol do Projeto Alvorada, ONG que conta com o patrocínio da Fribal através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte; e fomenta esporte e educação para mais de 1.600 maranhenses em situação de vulnerabilidade social, de 6 a 20 anos de idade.

Mais que uma viagem ou uma aventura, para Luan Henrique de 11 anos; Samuel Santos de 10 anos e Pedro Vitor de 9 anos a chance de participar de um treino técnico – uma espécie de peneira – na sede do São Paulo Futebol Clube na capital paulista é a grande oportunidade de desde cedo poder ser descoberto por um grande time, para uma futura carreira profissional em um dos maiores clubes do país.

Os meninos, que treinam futebol há aproximadamente um ano no Projeto Alvorada  em Imperatriz, viajaram para São Paulo na companhia dos pais; e na sede do SPFC estão participando de testes e treinos nas categorias sub-12 (Luis Henrique), sub-11 (Samuel Santos) e sub-9 (Pedro Vitor) ao longo dessa semana, até a sexta – feira (08.07).

A expectativa dos colegas e familiares é grande assim como a torcida de todos do Projeto Alvorada. Vale lembrar que, recentemente outros atletas de futebol do Alvorada foram selecionados por grandes clubes e já treinam como contratados dos times Goiás Esporte Clube (GO), Vila Nova Futebol Clube (GO) e Fluminense (RJ).

Para o Presidente do Grupo Fribal, Carlos Francisco Oliveira, apostar no esporte é um forte valor, que ajuda a desenvolver atletas na base até o nível máximo em diversas modalidades:

“A Fribal patrocina muitos atletas profissionais de alto nível, mas também apoiamos o Projeto Alvorada que trabalha a base do esporte, na formação inicial dos atletas em diversas modalidades, ajudando crianças e jovens a terem mais educação, foco e disciplina. E para a nossa satisfação, está revelando futuros jogadores para grandes clubes. Isso prova a seriedade com que o Major Alan e sua esquipe do Alvorada estão conduzindo o projeto” elogiou.

Dia da Saúde Ocular: especialista da Pitágoras explica a importância do cuidado com os olhos

A OMS prevê que somente no Brasil tenha cerca de 50 milhões de pessoas com algum tipo de distúrbio visual 

Comemorado em 10 de julho, o Dia da Saúde Ocular tem o intuito de alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças oftalmológicas. Boa parte destas enfermidades, na falta de tratamento, podem ocasionar cegueira ou perda parcial da visão. 

Um relatório mundial sobre visão publicado em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que ao menos 2,2 bilhões de pessoas são afetadas com alguma deficiência visual ou são definitivamente cegas em todo o mundo. Deste total, aproximadamente metade dos casos poderiam ter sido evitados caso fossem diagnosticados precocemente e tratados da maneira adequada. 

A OMS também estima que entre 60% a 80% das pessoas cegas poderiam ter evitado a condição se houvesse um acompanhamento frequente com o médico oftalmologista. A Organização prevê que somente no Brasil tenha cerca de 50 milhões de pessoas com algum tipo de distúrbio visual. 

“Cuidar bem dos olhos deve fazer parte da rotina de todos, pois contribui imensamente para a qualidade de vida e bem-estar. O diagnóstico breve é essencial para prevenir o avanço e possíveis complicações ocasionadas por essas doenças. O aconselhável é consultar um oftalmologista uma vez por ano”, pontua o médico oftalmologista e professor do curso de Medicina da faculdade Pitágoras, Abraão Neto Kós. 

O especialista chama atenção de portadores de doenças crônicas: Quem possui comorbidades deve redobrar os cuidados. Problemas como diabetes mellitus e a hipertensão arterial exigem maior atenção. O diabetes, por exemplo, pode acentuar os problemas de visão, acelerando a degeneração e levar à cegueira”, explica o oftalmologista.

 Em adultos acima de 50 anos acredita-se que as principais causas de cegueira são catarata, glaucoma, degeneração macular em virtude da idade e os erros de refração. Já nas crianças são mais comuns as infecções congênitas, a catarata congênita, o glaucoma congênito e a retinopatia da prematuridade. Com isso, o docente sinaliza sobre o acompanhamento durante a gestação. 

“A gravidez é o primeiro momento de atenção contra doenças que podem afetar a visão do bebê. A mãe precisa se vacinar contra rubéola e toxoplasmose, pois essas infecções podem causar cegueira e transtornos neurológicos no feto. O recém-nascido deve ser levado para realizar o ‘teste do olhinho”. Este exame auxilia na detecção de anormalidades na estrutura ocular. Catarata congênita, hemorragias e retinoblastoma – um câncer mais comum na infância, são algumas das enfermidades que podemos diagnosticar precocemente com o teste”, explica o doutor Abraão. 

Exames oftalmológicos nos primeiros anos de vida de uma criança também são essenciais para a prevenção e diagnóstico. A combinação de atividades ao ar livre e diminuição do tempo de exposição às telas (celulares, computadores, tablets, televisão) podem diminuir a progressão dos erros de refração, como a miopia, e reduzir o risco de suas complicações, como o descolamento de retina. 

A melhor maneira de prevenir doença da visão é ir ao oftalmológico, fazer consultas. O diagnóstico precoce pode evitar a cegueira, o que reforça a importância dos exames de rotina”, aconselha.   

O especialista reforça que o diagnóstico e tratamento de doenças da visão é responsabilidade do médico oftalmologista. “É preciso atenção para confirmar se o profissional que lhe atendeu é médico e possui registro no Conselho Regional de medicina e é especialista em Oftalmologia, pois dessa forma estará garantido um atendimento oftalmológico de qualidade”, aconselha. 

Equatorial Maranhão e Santa Casa de Misericórdia assinam termo de cooperação por meio de ações de eficientização energética

contece nesta terça-feira (05), a assinatura do termo que tem por objeto estabelecer as condições para cooperação assistencial da Equatorial Maranhão por meio de ações de eficientização energética a serem realizadas no Hospital Santa Casa de Misericórdia, através de instalação de um Sistema Fotovoltaico de 101,20 kWp, substituição de 216 (duzentos e dezesseis) lâmpadas existentes por lâmpadas mais eficientes de LED de 18W, 20W e 150W e a substituição de 16 (dezesseis) equipamentos de condicionamento ambiental de 9.000, 12.000, 18.000 e 24.000 BTU.

O valor economizado representa mais possibilidade de investimentos em equipamentos contribuindo para o aumento da capacidade de atendimento do Hospital, trazendo melhoria no atendimento dos pacientes e seus familiares.

SERVIÇO

O QUÊ: Assinatura do termo de cooperação por meio de ações de eficientização energética entre Equatorial Maranhão e Santa Casa de Misericórdia

QUANDO: 05/07 (terça-feira), às 16h

ONDE:  Hospital Santa Casa de Misericórdia – R. PASSEIO, S/N , CENTRO SAO LUIS – CEP: 65010-000 – MA.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima