Arraiá do Povo 2022 terá programação transmitida ao vivo pela TV e Rádio Assembleia

Programação do ‘Arraiá do Povo’, no estacionamento da Assembleia Legislativa, será transmitido pela TV e Rádio Alema

Pela primeira vez, o ‘Arraiá do Povo’ 2022, realizado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, terá também uma programação veiculada, ao vivo, pela Rádio Alema, por meio da frequência da Rádio Senado (96,9 FM). A cobertura pela Rádio acontecerá na primeira noite da festança, durante a abertura do evento, na próxima quarta-feira (15), das 21h às 22h, logo após o jornal ‘Assembleia em Foco’.

O ‘Arraiá do Povo’, que é coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), será aberto ao público e acontecerá no formato presencial, de 15 a 18 de junho, a partir das 19h, no estacionamento da Casa, com estrutura mais ampla e as melhores atrações do São João maranhense.

“Uma das novidades da nossa transmissão será a cobertura, ao vivo, pela Rádio Senado, da abertura do Arraiá do Povo. Além de trazer músicas tradicionais do nosso São João, o apresentador Emanuel de Jesus terá como entrevistados representantes das principais brincadeiras e, ainda, irá interagir com os repórteres, em tempo real, com flashes, levando a energia da festança para o ouvinte”, explicou a diretora adjunta de Comunicação, jornalista Silvia Tereza.

Já pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, da MAXX TV, no canal 17, e SKY, no canal 309), YouTube (TVAssembleia Maranhão) e página oficial do Facebook (TV Assembleia Maranhão), os telespectadores poderão acompanhar, ao vivo, a programação completa das quatro noites de arraial.

Todos os profissionais do Complexo de Comunicação estarão envolvidos e a postos até o último dia de festa na transmissão do ‘Arraiá do Povo’. Próximo ao palco, foi montada uma cabine onde a equipe de reportagem se posicionará para as transmissões. Além disso, repórteres e cinegrafistas circularão por diferentes pontos da festa para flashes no decorrer da exibição.

Nos intervalos da cobertura, serão exibidas reportagens especiais sobre as diversas brincadeiras juninas do Maranhão.

Programação

DIA 15 – QUARTA-FEIRA

19h00 – DANÇAS TIPICAS DA SEMENTINHA

20h00 – BOI NOVILHO BRANCO

21h00 – BOI LENDAS E MAGIAS

22h00 – BOI DE AXIXÁ

23h00 – BOI DE MARACANÃ

Intervalos com Marcone Gal & Banda

DIA 16 – QUINTA-FEIRA

19h00 – QUADRILHA FOGUEIRA VIVA”

20h00 – BOI DE SONHOS

21h00 – COMPANHIA BARRICA

22h00 – BOI DA MAIOBA

23h00 – BOI BRILHO DA ILHA

Intervalos com Marcone Gal & Banda

DIA 17 – SEXTA-FEIRA

19h00 – SEU RAIMUNDINHO E

FORRÓ PÉ NO CHÃO

20h00 – BOI DE SANTA FÉ

21h00 – CACURIÁ DE DONA TETÉ

22h00 – BOI DE UPAON AÇU

23h00 – LUCAS SEABRA & BANDA

Intervalos com Marcone Gal & Banda

DIA 18 – SÁBADO

19h00 – DANÇA PORTUGUESA

SONHO DE PORTUGAL

20h00 – BOI DA MADRE DEUS

21h00 – BOI ORQUESTRA MOCIDADE DE PINHEIRO

22h00 – BOI DE RIBAMAR

23h00 – BOI ITAPERA DE MARACANÃ

00h00 – BOI DE MORROS

– Intervalos com Marcone Gal & Banda

“Cidadania e Leitura”: crianças têm sábado de atividades na Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès

Dezenas de crianças tiveram uma manhã de muita atividade e conhecimento neste sábado (11), na Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès (sede da ACIB – rua da Igreja, s/n, Vila Ariri). A ação integra o Projeto “Cidadania e Leitura”, realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), com apoio da Lei Rouanet, patrocínio do Instituto Cultural Vale e parceria da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB).

“São momentos como esse, priorizando o lúdico e a literatura, que fazem a comunidade criar vínculo com a biblioteca e com os livros, e também despertar para o rico universo da leitura”, ressaltou a coordenadora do projeto, bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima.

A programação começou com um momento de leitura, com a criançada descobrindo os títulos do acervo do espaço de leitura e do Carro Biblioteca, da SAB. O roteiro seguiu com a Contação de História e um estimulante concurso de desenho, que teve livros infantis como premiação aos vencedores.

Para fechar, houve a apresentação do espetáculo “O Baú Encantado”, com o Grupo Pique Esconde Artes, que trabalha a cultura popular maranhense de forma interativa com a plateia; e a distribuição de um lanche produzido por empreendedores da própria área.

Crianças, pais e responsáveis aprovaram a iniciativa. “Sempre é bom receber iniciativas como essa, e a biblioteca ampliou essas possibilidades aqui em nossa comunidade”, declarou a diretora da Microrregião da ACIB na Vila Ariri, Ruthe Araújo França.

Vida saudável: confira as diferenças entre pré e pós-treino

Que atire a primeira pedra quem nunca prometeu que começaria de uma vez por todas a vida fitness, uma variedade gigantesca de produtos e roupas próprias para academia. Mas você já parou para pensar se existe alguma diferença entre duas coisas muito importantes para quem começou a vida de exercícios, o pré e o pós- treino. 

“A forma de alimentação dos praticantes de atividade física pode contribuir para a melhoria do desempenho. Desta forma, é interessante que alimentos consumidos no pré-treino atendam a algumas características”, pontuou a professora do curso de nutrição no Centro Universitário Estácio São Luís, Gabriele Pereira Rocha. 

Alimentos que tenham em sua composição uma quantidade maior de carboidratos, indica-se carboidratos de baixo a moderado índice glicêmico, com o objetivo de contribuir gradualmente com a oferta de energia ao longo da atividade física e evitar o risco de hipoglicemia. 

Já quando falamos de pós-treino, indica-se alimentos com carboidratos de moderado a alto índice glicêmico, com vistas a repor as reservas de energia e glicogênio mobilizadas ao longo do exercício. “Além disso, fazer uma refeição rica em proteínas no pós-treino pode auxiliar na reparação muscular, pois oferecem os aminoácidos necessários ao organismo.

Nesta estratégia podemos inserir diversos alimentos do grupo das proteínas, como leguminosas e oleaginosas e proteínas de origem animal como leites e derivados, carnes de aves, pescados, bovinos e ovos”, informou a professora. 

Melhores opções para pré e pós-treino:

“Algumas opções de pré-treino são leite batido com frutas, frutas com mel e iogurte ou pasta de amendoim, açaí, tubérculos e bolos ou sanduíches com pão integral”, sugeriu a especialista. 

No pós-treino o cardápio pode ser completo, seguindo o modelo já utilizado para o almoço ou jantar, contendo proteínas e carboidratos, nas quantidades indicadas pelo nutricionista. Mas para quem prefere diversificar, pode escolher a opção de um lanche com recheio de carnes, queijos, patês com iogurtes ou até mesmo, sopas. 

Depois de todas essas dicas e explicações, partiu vida fitness a partir de segunda?

Milho: Uma explosão de diversidade

Queridinho das festas juninas e um dos cereais mais nutritivos do mundo, o milho é um item versátil utilizado como alimento humano e ração animal devido às inúmeras fontes nutricionais presentes em sua composição, como carboidratos, proteínas, complexo de vitaminas B e minerais.

O grão é matéria-prima para vários pratos da culinária brasileira, entre eles, cuscuz, mingau, pamonhas e polenta. Ele é usado também na indústria como componente para a fabricação de amido, azeite, biscoitos, pães, maionese, bebidas e combustíveis. “Além disso, componentes funcionais vêm sendo descobertos na composição do milho e que começaram a ser identificados nos últimos cinco anos, são de grande importância para a dieta humana e capazes de atuar na prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas, como alguns tipos de câncer”, explica Júlia Paiva, professora de nutrição da Estácio e mestre em ciência e tecnologia de alimentos. 

O milho é uma cultura fundamental em todo o mundo, com grande relevância econômica, além de ser uma importante fonte de alimentação humana. Além de ser muito energético, o milho traz em sua composição vitaminas A e do complexo B, proteínas, gorduras, carboidratos, cálcio, ferro, fósforo e amido. As cascas dos grãos são ricas em fibras.

“O alimento apresenta carotenoides ligados à prevenção de algumas doenças degenerativas da visão, como a zeaxantina e a luteína, presentes em maior concentração na região macular da retina do olho, tendo como importância na prevenção da cegueira. Esses carotenoides estimulam o sistema imunológico e agem como antioxidantes. Existem algumas cultivares destinadas a programas de melhoramento genético com concentrações superiores de provitamina A, podendo assim colaborar nos programas de combate à deficiência de vitamina A, principal causa de cegueira em crianças no Brasil”, explica Júlia.

Segundo a nutricionista, o consumo proporciona vários benefícios à saúde, principalmente pelo fato de que, ao contrário do arroz e do trigo, o milho conserva sua casca. “A casca do milho é uma rica fonte de fibras, importantíssimas para a manutenção do ritmo intestinal. As fibras são de origem vegetal que são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado de humanos, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso, agindo de forma benéfica em uma ou mais funções do corpo. Além disso, é rico em carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais”.

O óleo de milho contém em sua composição ácidos graxos insaturados que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares. “Há presença de tocoferóis, compostos biológicos que compõem o grupo da vitamina E, conhecida por suas propriedades antioxidantes. Atualmente, somente cerca de 15% da produção nacional se destina ao consumo humano e, mesmo assim, de maneira indireta na composição de outros produtos. Isto se deve principalmente à falta de informação sobre o milho e uma maior divulgação de suas qualidades nutricionais”, pontua ela.

O milho não é apenas estrela das festas juninas, sob a forma de bolo de fubá, canjica e curau. Está nas pamonhas anunciadas por alto-falantes de carros nas ruas da cidade e comercializadas nos ranchos à beira das rodovias. Está na espiga cozida ou assada à venda nas praias. Está nas pipocas dos cinemas. Temos cuscuz (sendo uma ótima opção para desjejum, lanches da tarde). E, como grão, farinha, xarope ou óleo, entra na composição de alimentos industrializados.

Júlia fala que existem diferentes tipos de milho, como o grão de pipoca. O grão estoura porque essa variedade contém mais água e tem uma casca mais resistente que as dos demais. Quando a semente é exposta ao calor, a água que está lá dentro vira vapor e se expande. Com tanta pressão, a casca acaba se rompendo. Já o amido do milho, ao entrar em contato com o ar, solidifica-se e vira a ‘espuma branca’. Os grãos que não estouram, conhecidos como piruás, ocorrem quando há furos ou rachaduras na casca do milho, fazendo com que o vapor escape e a casca não exploda; ou quando não se atinge a temperatura necessária, ou ainda quando o grão contém água demais ou de menos.

Com o crescimento da produção agrícola brasileira, a partir de 1960 até o ano 2000, as regiões Sul, Sudeste e o Centro-oeste respondiam por aproximadamente 70% da oferta nacional do grão. “Os fatores responsáveis por esta mudança na cadeia produtiva do milho são diversos: expansão da agricultura para o cerrado; busca por novas tecnologias pelos produtores; desenvolvimento de sementes mais adaptadas às condições climáticas de cada região; aquisição de equipamentos de melhor rendimento e desempenho; e criação de técnicas redutoras de perdas físicas e de qualidade”, finaliza Júlia Paiva, professora de nutrição da Estácio e mestre em ciência e tecnologia de alimentos. 

Seja na forma que for, o milho é uma opção saudável e econômica que pode ser aproveitada sem tanta culpa, principalmente nesta época do ano.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima